Feiras gastronômicas em Berlim: Markthalle 9 e Village Market

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Markethalle 9

É mundial: do Smorgasburg no Brooklyn aos food parks em São Paulo, as feiras gastronômicas de comida de rua com pegada hipster são uma febre.

O fenômeno chegou a Berlim em abril de 2013, com a Street Food Thursday no Markthalle 9, em Kreuzberg. Logo depois foi a vez do Bite Club, que funciona num navio ancorado em Treptow (região de canais de Kreuzberg). O ano seguinte trouxe mais uma feira: a Village Market, que agora acontece todo sábado e domingo em Friedrichshain.

Fui conferir duas delas.

Street Food Thursday, no Markthalle 9

Markthalle 9

A feirinha de comida de Kreuzberg tem pedigree: acontece no Markthalle 9, um mercado histórico que de uns anos para cá se especializou em produtos orgânicos e regionais. Nada mais ~natural~ que acabasse como endereço de feira gastronômica.

Markthalle 9

Markthalle 9

Markthalle 9

Markthalle 9

A Street Food Thursday acontece toda quinta-feira das 17h às 22h. Passear pelo (apinhado) mercado é dar uma volta ao mundo nas comidinhas: tem de kimchi a spätzle, de ramen burger a panqueca indiana, de picadinho nigeriano a fogazza italiana. Ah: tem água de coco, também (e com fila!) -- mas a 5 euros o coco, acho mais negócio enfrentar a fila da microcervejaria Heiden Peters (que abre também na terça, sexta e sábado).

Markthalle 9

O evento já deu cria: todo terceiro domingo do mês o Markethalle 9 faz o Breakfast Market, das 10h às 17h, só com comidas de café da manhã do mundo inteiro.

Como chegar ao Markethalle 9

O mercado fica na Eisenbahnstrasse 42-43, a quatro quadras de duas estações de metrô da linha U1: Görlitzer Banhof e Schlesisches Tor.

Village Market, em Friedrischshain

Village Market

O Village Market é a mais nova feirinha gastrô de Berlim: acontece todo sábado e domingo, do meio-dia às 10 da noite, numa área industrial abandonada perto da muvuca de Friedrischshain.

Village Market

Village Market

O cenário não poderia ser mais berlinense: os galpões e pátios não foram reformados. O ambiente decrépito e grafitado funciona como um ajinomoto hipster, interferindo no sabor dos sandubas taiwaneses de porco no pão no vapor, das tapiocas teuto-pernambucanas e dos satês balineses.

Village Market

Village Market

Como chegar ao Village Market

A Kiez99, onde se realiza o Village Market, fica na Revaler Strasse à altura da Dirschauer Strasse (uma adiante da Simon-Dach-Strasse, o epicentro da muvuca friedrischshainiana -- quero ver você pronunciar isso). A estação de metrô mais próxima é a Warschauer Strasse, ponto final da linha U1.

Viagem a convite do Turismo da Alemanha

Leia mais:

16 comentários

geovanna
geovannaPermalinkResponder

olá! sabe me dizer se essas feirinhas continuam funcionando mesmo no inverno?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geovana! Essas duas continuam. A Berlin Bites é que só funciona nos meses quentes. De todo modo, o link dos sites está no texto, consulte antes de ir para ver se não mudou de dia ou horário.

geovanna
geovannaPermalinkResponder

obrigada!

Marilina Holzmeister

Adorei o roteiro "14 dias em Portugal e Espanha pra Carol" mas, já conhecemos Barcelona e queríamos ir a Madri. Como ficaria o roteiro? O tempo quase o mesmo, de 20 de dezembro a 6 de janeiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilina! Para ajudar a manter o site organizado, você pode repetir a sua pergunta aqui: https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol

Obrigada. wink

Lúbia
LúbiaPermalinkResponder

Visitarei 3 ilhas do Mediterrâneo (Malta, Sardenha e Córsega) e gostaria de dicas. Na 1ª, ficaremos 5 dias e nas 2 últimas (5 e 6 dias respectivamente), pretendemos locar um carro.

Renata Queiroga - Tempere sua Viagem

Estive em Berlim em fevereiro de 2013 e ainda não tinha esses mercados. Sinto que vou ter que voltar... rsrsrs

Roberta Pessôa

Tem algum calendário do Village Market? Estarei em Berlim no domingo de Páscoa, queria muito conhecer.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Entre no site, está linkado no texto.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Só uma pequena correção..
Eu entrei no site do evento Breakfast Market e diz que o evento é de 10h às 17h smile

Andtee
AndteePermalinkResponder

Para entrar nas freiras é gratuito? Obrigado rick demais o site sempre o melhor obrigado

A Bóiia
A BóiiaPermalinkResponder

Olá, Andtee! Quem responde é A Bóia. Não, não se paga nada para entrar.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Olá Boia,

Sabe me dizer se estes eventos ainda ocorrem?
Abs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! O Village Market parece que fechou. Vamos atualizar o post. O Markethalle 9 continua.

BiaLutterbach
BiaLutterbachPermalinkResponder

Fechou. Às vezes acontecem outras feitas no local, mas são fracas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar