Air France business class

Voando business no estilo francês

Air France business class

Texto e fotos | Majô Soares, do Filigrana

No mês passado, fui convidada para representar o Viaje na Viagem na abertura da exposição comemorativa de 80 anos da Air France. A festa incluía experimentar a classe Business a caminho da Europa.

Eu já tive experiência de voar em executiva em outra cia. aérea, em viagem para Buenos Aires, e minha percepção foi: “é outra viagem”.

A minha experiência na classe Business da Air France

Air France Business Class

O voo saiu no horário previsto. Muitos pontos.

Voar na classe Business em voo intercontinental de 12 horas faz uma diferença enorme. A começar pela largura da poltrona e o espaço para esticar as pernas, (muitos pontos!), o que torna o voo muuuito mais confortável. O espaço entre duas poltronas permite você não encostar no vizinho, e vice-versa. Mais pontos!

Air France business class

O monitor individual tem seleção grande de filmes e séries em vários idiomas. À esquerda dos meus pés, havia um compartimento para colocar os sapatos. Recebemos meias e chinelos, e uma nécessaire estilosa com produtos Clarins.

Depois de nos acomodarmos nas poltronas, ofereceram nuts e bebida à nossa escolha. Optei por vinho.

A gentileza e delicadeza das aeromoças da Air France é, sem dúvida, um destaque — e, observei, se estendia a todos os passageiros. Muitos pontos!

O jantar

O menu, que recebemos em seguida, já nos remete à mais pura sofisticação. Começando com uma carta de vinhos selecionados pelo sommelier Paolo Basso, melhor sommelier do mundo em 2013. Selecionaram para este voo o champagne De Saint Gall Brut Tradition Premier Cru, o branco Sancerre Grande Réserve 2011 Domaine Henri Bourgeois, o rosé Château la Tour de l’Évêque 2013 e os tintos Fleuri 2011 Maison Chanson (um bourgogne) e Haut-Médoc Château Cambon la Pelouse 2008 Cru Bourgeois (um bordeaux).

À minha frente, mesa grande onde foram colocadas delicadamente pelas aeromoças toalhas de tecido. Em seguida, guardanapos também de tecido, bons talheres e copos de vidro, em ritual fino e delicado.

Amuse-bouche para abrir os trabalhos: ceviche de camarão com manga. Divino.

Air France business class

Em seguida, a entrada: lâminas bem finas de carne seca com lascas de parmeson (olha que eu não gosto de carne seca) com camarões em molho pesto, delícia delícia, e saladinha com molho saborosíssimo, acompanhados do vinho à escolha, e pão quentinho com manteiga.

Segui com peixe, um pargo leve e saboroso com molho de aspargos, polenta sautée, aspargos e tomate cereja. Havia opção de carne (tournedos poêlé ao molho de brandy, gratin dauphines e confit nîmois) ou massa (sfogliati com batata doce e gengibre, molho branco com cebolinhas e tomate grelhado).

Air France Business Class

Terminei com uma multisobremesa de tartelettes de morango, mini-strudel de maçã e uma verrine de doce de leite. Havia também sorbets, ou salada de frutas frescas.

Fechei com um Porto 10 anos.

Jantar primoroso! Muitos pontos! Difícil competir com gastronomia francesa.

Dormir

Air France business

As poltronas reclinam e o descanso de pés se eleva, tornando-se quase uma cama. Muitos pontos! Travesseiro e manta. Bem confortável para tirar umas horas de soninho.

Café da manhã

Café da manhã

Acorda-se para o café da manhã, servido de novo, em louça. Escolhi: crêpes de banana com canela com calda de baunilha, quentinhas. Havia opção de omelete de queijo com peito de peru defumado grelhado, ou ainda um sortimento de frios e queijos. Acompanhando qualquer uma das opções, frutas, suco, iogurte, pães quentinhos com manteiga e geléia, pain au chocolat e café ou chá. Muitos pontos!

Cheguei ao destino, Paris, como se tivesse ido a um bom restaurante, e descansada.

Se você me perguntar se vale a pena fazer upgrade com milhas, supervale! É outra viagem.

Voando Business você tem acesso à sala VIP e prioridade para entrar no avião, e ao sair.

No dia seguinte fomos à abertura da Exposição France is in the Air, comemorando os 80 anos da Air France, no Grand Palais. O local não podia ser mais bonito !

Mas, isto é no próximo post 😉

Majô Soares viajou a convite da Air France.

Leia mais:

27 comentários

Majozinha arrasou!!!
Luxo puro!!!!
Sonho de consumo q um dia me darei ao luxo com certeza!
Ótimo post!
Realmente a delicadeza da tripulação da Air France é semtida em qualquer classe!
😉

    Paula*, obrigada querida 🙂
    Vai sim ! Voe na mesma cia., junte suas milhas, e voilà 🙂
    Sim, elas são naturalmente gentis, independe de treinamento 😉 É tão bom ser bem tratada, né ?

Concordo com quem disse… depois de experimentar a primeira executiva, você tem que ser um guerreiro para voar mais que 8 horas numa econômica… Minha primeira foi na Lan Chile, já voei de TAM, Taca, Avianca, Copa e TAP, mas até agora a Ibéria foi a top… além da cava, dos vinhos e das tapas diversas, a cadeira/cama com massageador de costas e pescoço (embalo para o soninho) foi um diferencial. Recomendo.

Parabéns pelo review. A Airfrance realmente é ótima.
Quanto aos assentos, eles são os novos flet bad ou os antigos tobogãs?

    Danilo, obrigada.
    Você verá no próximo post as novidades às quais fomos apresentados e que estão sendo implementadas pela Air France. Na executiva, serão flat seats.

Pela viagem paga, se esqueceram de colocar todos os perrengues de quem comporou passagem e sofreu com a greve. A mimosa Air France não pagou 1 centavo de refeições e hopsedagem, e so ver no gooogle greve air france e no reclame aqui. Já para a imprensa paga é tudo uma maravilha

    Não sou patrocinado pela Air France e tbm tive meu vôo cancelado em decorrência da greve. Resolvi me adiantar e fui no dia anterior a minha partida ao aeroporto para tentar resolver o meu problema (era domingo: não havia loja aberta em Paris e tampouco o callcenter atendeu). A atendente foi solícita comigo e com outros passageiros q estavam no balcão, tive o meu vôo alterado para a TAM no mesmo dia programado para minha partida. Fui orientado a requerer qualquer ressarcimento via formulário eletrônico no site da Air France. Foi-me oferecida uma indenização em dinheiro que foi prontamente depositada na minha conta. Repetindo: não sou patrocinado pela Air France mas tive uma experiência bem satisfatória com relação aos problemas causados pela greve.

    Eita, “censurado”! Que deselegância!
    Passei pela mesmíssima situação sua com a greve de pilotos da Air France e também pretendo reclamar os prejuízos que tive e que não foram ressarcidos. Mas não dá pra generalizar uma situação tão excepcional como essa. Se houve erros, eles devem ser reparados e que eles sirvam de aprendizado para a companhia em situações futuras.
    Agora, toda essa discussão nada tem a ver com o assunto do post que, como sinalizado, decorreu de uma ação apoiada da Air France.

    Agora, Majô. Eu confesso que #invejei aquela multisobremesa ali. #vaigordinho 😉

    Tiago, ainda bem que olhar não engorda 😉
    Confesso que só de olhar as fotos, fico com água na boca 🙂

E agora Majô, como faz prá voar na segunda-classe?
Nunca mais !!!

    Mas para fazer upgrade no checkin só pagando a tarifa cheia não? As tarifas promocionais que compramos não dão direito a esse benefício. Ou é só a tam que não deixa?

    Olá, Ricardo! A Majô não mencionou check-in, não 😀

    No programa FlyingBlue da Air France (e todas as outros cias. costumam oferecer benefício semelhante em seus programas) é possível usar milhas para upgrade de bilhete econômico (a partir de uma certa tarifa) para executiva. Isso é feito no momento da compra da passagem, não no check-in. No FlyingBlue o upgrade custa a partir de 15.000 milhas por trecho:

    https://www.flyingblue.com/upgrade-award.html

    (Já cias. americanas costumam conceder upgrade no portão de embarque para passageiros com status de elite quando sobram lugares na executiva e que tenham solicitado upgrade no check-in. É uma tradição por lá.)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito