Air France business class

Voando business no estilo francês

Air France business class

Texto e fotos | Majô Soares, do Filigrana

No mês passado, fui convidada para representar o Viaje na Viagem na abertura da exposição comemorativa de 80 anos da Air France. A festa incluía experimentar a classe Business a caminho da Europa.

Eu já tive experiência de voar em executiva em outra cia. aérea, em viagem para Buenos Aires, e minha percepção foi: “é outra viagem”.

A minha experiência na classe Business da Air France

Air France Business Class

O voo saiu no horário previsto. Muitos pontos.

Voar na classe Business em voo intercontinental de 12 horas faz uma diferença enorme. A começar pela largura da poltrona e o espaço para esticar as pernas, (muitos pontos!), o que torna o voo muuuito mais confortável. O espaço entre duas poltronas permite você não encostar no vizinho, e vice-versa. Mais pontos!

Air France business class

O monitor individual tem seleção grande de filmes e séries em vários idiomas. À esquerda dos meus pés, havia um compartimento para colocar os sapatos. Recebemos meias e chinelos, e uma nécessaire estilosa com produtos Clarins.

Depois de nos acomodarmos nas poltronas, ofereceram nuts e bebida à nossa escolha. Optei por vinho.

A gentileza e delicadeza das aeromoças da Air France é, sem dúvida, um destaque — e, observei, se estendia a todos os passageiros. Muitos pontos!

O jantar

O menu, que recebemos em seguida, já nos remete à mais pura sofisticação. Começando com uma carta de vinhos selecionados pelo sommelier Paolo Basso, melhor sommelier do mundo em 2013. Selecionaram para este voo o champagne De Saint Gall Brut Tradition Premier Cru, o branco Sancerre Grande Réserve 2011 Domaine Henri Bourgeois, o rosé Château la Tour de l’Évêque 2013 e os tintos Fleuri 2011 Maison Chanson (um bourgogne) e Haut-Médoc Château Cambon la Pelouse 2008 Cru Bourgeois (um bordeaux).

À minha frente, mesa grande onde foram colocadas delicadamente pelas aeromoças toalhas de tecido. Em seguida, guardanapos também de tecido, bons talheres e copos de vidro, em ritual fino e delicado.

Amuse-bouche para abrir os trabalhos: ceviche de camarão com manga. Divino.

Air France business class

Em seguida, a entrada: lâminas bem finas de carne seca com lascas de parmeson (olha que eu não gosto de carne seca) com camarões em molho pesto, delícia delícia, e saladinha com molho saborosíssimo, acompanhados do vinho à escolha, e pão quentinho com manteiga.

Segui com peixe, um pargo leve e saboroso com molho de aspargos, polenta sautée, aspargos e tomate cereja. Havia opção de carne (tournedos poêlé ao molho de brandy, gratin dauphines e confit nîmois) ou massa (sfogliati com batata doce e gengibre, molho branco com cebolinhas e tomate grelhado).

Air France Business Class

Terminei com uma multisobremesa de tartelettes de morango, mini-strudel de maçã e uma verrine de doce de leite. Havia também sorbets, ou salada de frutas frescas.

Fechei com um Porto 10 anos.

Jantar primoroso! Muitos pontos! Difícil competir com gastronomia francesa.

Dormir

Air France business

As poltronas reclinam e o descanso de pés se eleva, tornando-se quase uma cama. Muitos pontos! Travesseiro e manta. Bem confortável para tirar umas horas de soninho.

Café da manhã

Café da manhã

Acorda-se para o café da manhã, servido de novo, em louça. Escolhi: crêpes de banana com canela com calda de baunilha, quentinhas. Havia opção de omelete de queijo com peito de peru defumado grelhado, ou ainda um sortimento de frios e queijos. Acompanhando qualquer uma das opções, frutas, suco, iogurte, pães quentinhos com manteiga e geléia, pain au chocolat e café ou chá. Muitos pontos!

Cheguei ao destino, Paris, como se tivesse ido a um bom restaurante, e descansada.

Se você me perguntar se vale a pena fazer upgrade com milhas, supervale! É outra viagem.

Voando Business você tem acesso à sala VIP e prioridade para entrar no avião, e ao sair.

No dia seguinte fomos à abertura da Exposição France is in the Air, comemorando os 80 anos da Air France, no Grand Palais. O local não podia ser mais bonito !

Mas, isto é no próximo post 😉

Majô Soares viajou a convite da Air France.

Leia mais:

27 comentários

Invejei muito esse jantar! A única companhia que voei de bussiness foi a United (benefícios do meu sogro que trabalha lá há 40 anos), o assento da United me pareceu melhor um pouco (pouca coisa) pq reclina totalmente e vira uma caminha (mas eu não consigo dormir mesmo assim, qq tremidinha eu acordo estressada pq amo viajar mas detesto avião). Agora o jantar, pelas fotos a Air France dá um banho. O da United é bom, também com louça e copos de vidro, bons vinhos e champanhe, aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa. Mas a sobremesa é sempre sorvete (com caldas e toppings). Realmente não tem como competir com a gastronomia francesa. Juntando minhas milhas do cartão de crédito e smiles desde já para a próxima viagem para a Europa (depois que baixar a bola do ebola).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.