Milhas

As duas regrinhas básicas dos programas de milhagem

Milhas

Cada programa de milhagem tem suas características, vantagens e desvantagens. Dá pra escrever um livro (ou um site!) inteiro só sobre o assunto.

Existem duas regras, no entanto, que são comuns a todos os programas — mas que, pelo que vejo nas perguntas que aparecem diariamente, muita gente desconhece.

Vamos a elas:

1 | Você pode pontuar no seu programa voando em qualquer cia. parceira

Com o seu cartão Smiles você soma milhas em vôos Gol, Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Air Canada, Air France, Alitalia, Copa, Delta, Emirates, Etihad, KLM, Korean Air, Qatar e TAP.

Com o seu cartão LATAM Fidelidade você pontua em vôos LATAM, Air Berlin, Air China, American, Austrian, British, Brussels, Cathay, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Lufthansa, Malaysia, Qantas, Qatar, Royal Jordanian, S7, Shenzhen, South African, SriLankan Airlines, Swiss e Turkish.

Com o seu cartão Amigo da Avianca você pontua em vôos das 28 cias. associadas à Star Alliance — entre elas, Air Canada, Copa, Ethiopian, Lufthansa, South African, Swiss, TAP, Turkish e United.

Com o seu cartão TudoAzul da Azul você pontua também em vôos da TAP e da United.

Para pontuar, basta informar o número do seu programa de fidelidade no ato da reserva (seja no site da cia. aérea dona do programa, seja nos sites das parceiras, seja em agências online que ofereçam o campo “programa de fidelidade”) ou apresentar o seu cartão no momento do check-in. Sempre é bom guardar o cartão de embarque para o caso dos pontos/milhas não serem creditados. (Às vezes a tarifa não dá direito a milhas, mas isso já é outra história.)

Ou seja: não se inscreva em programas de cias. parceiras pensando que lá na frente você vai conseguir juntar as milhas numa conta só. Isso não acontece. Escolha uma cia. por aliança e vá pontuando vôo a vôo nessa única conta.

2 | Você só pode emitir passagens-prêmio usando os canais do seu programa

Se você tem cartão Smiles, só pode emitir passagens — da Gol ou de qualquer cia. parceira — usando o site do Smiles.

Se você tem cartão LATAM Fidelidade, só pode emitir passagens — da LATAM ou de qualquer cia. parceira — usando os canais da LATAM e do Multiplus.

A mesma coisa com o Amigo da Avianca e o TudoAzul da Azul. A emissão de passagem é feita apenas pelos canais do próprio programa — preferencialmente, pelo site. Quando realizam emissão de passagem-prêmio por telefone, os programas costumam cobrar tarifas para isso.

Você pode até pesquisar disponibilidade de assentos-prêmio nos sites das parceiras. Só que nunca conseguirá emitir sua passagem no site de uma cia. parceira.

Seus pontos ou suas milhas são uma moeda que só é aceita nos canais da cia. aérea dona do programa de milhagem em que você está inscrito. A tabela que vale para você é a da cia. dona do seu programa de milhagem — nunca a tabela da cia. parceira.

Esclarecido?

Leia mais:

133 comentários

O passageiro que tem plano em mais de uma cia aerea, pode escolher onde quer creditar as milhas de um voo?
Fiz um voo pela AIR FRANCE e, na reserva e no checkin, solicitei que fosse creditado no programa SMILES. Mesmo assim, as milhas foram creditadas no programa da AF, o que foi muito desfavoravel para mim. Posso recorrer?

mara

É fácil emitir passagens de empresas parceiras, utilizando as milhas smiles? Ex: tirar passagem da TAP utilizando as milhas smiles?? Ou é só uma propaganda” enganosa”?

    Olá, Eduardo! Emitir passagens com milhas no voo que você mais quer, do jeito que você quer, sempre vai dar trabalho. Nas cias. parceiras pode dar um pouco mais de trabalho ainda. Mas é assim que funciona.

Olá. Tenho uma viagem para SP-Bangkok-Zurique-SP pela Lufthasa/Swiss. O que é mais recomendável : acumular os ponto no Miles&More, no Multiplus ou Smiles ?

    Olá, Marcio! Acumule os pontos no programa da cia. aérea que você tem mais propensão a usar.

Olá, eu comprei uma passagem de ida e volta para Tokyo pela Iberia (SP/Madri voando Tam, Madri/Tokyo pela Iberia – Tokyo/Madri pela Iberia, Madri/SP pela Tam) com a intenção de pontuar as milhas no programa Multiplus, só que meu vôo SP-Tokyo foi cancelado e fui colocada num vôo da KLM até Tokyo via Amsterdã. Meus pontos Tokyo/SP foram creditados na Multiplus, mas os pontos do vôo de ida não. Gostaria de pontuar o trecho voado pela KLM no programa Multiplus, pois não tive culpa do cancelamento, será possível? Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito