As duas regrinhas básicas dos programas de milhagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Milhas

Cada programa de milhagem tem suas características, vantagens e desvantagens. Dá pra escrever um livro (ou um site!) inteiro só sobre o assunto.

Existem duas regras, no entanto, que são comuns a todos os programas -- mas que, pelo que vejo nas perguntas que aparecem diariamente, muita gente desconhece.

Vamos a elas:

1 | Você pode pontuar no seu programa voando em qualquer cia. parceira

Com o seu cartão Smiles você soma milhas em vôos Gol, Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Air Canada, Air France, Alitalia, Copa, Delta, Emirates, Etihad, KLM, Korean Air, Qatar e TAP.

Com o seu cartão LATAM Fidelidade você pontua em vôos LATAM, Air Berlin, Air China, American, Austrian, British, Brussels, Cathay, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Lufthansa, Malaysia, Qantas, Qatar, Royal Jordanian, S7, Shenzhen, South African, SriLankan Airlines, Swiss e Turkish.

Com o seu cartão Amigo da Avianca você pontua em vôos das 28 cias. associadas à Star Alliance -- entre elas, Air Canada, Copa, Ethiopian, Lufthansa, South African, Swiss, TAP, Turkish e United.

Com o seu cartão TudoAzul da Azul você pontua também em vôos da TAP e da United.

Para pontuar, basta informar o número do seu programa de fidelidade no ato da reserva (seja no site da cia. aérea dona do programa, seja nos sites das parceiras, seja em agências online que ofereçam o campo "programa de fidelidade") ou apresentar o seu cartão no momento do check-in. Sempre é bom guardar o cartão de embarque para o caso dos pontos/milhas não serem creditados. (Às vezes a tarifa não dá direito a milhas, mas isso já é outra história.)

Ou seja: não se inscreva em programas de cias. parceiras pensando que lá na frente você vai conseguir juntar as milhas numa conta só. Isso não acontece. Escolha uma cia. por aliança e vá pontuando vôo a vôo nessa única conta.

2 | Você só pode emitir passagens-prêmio usando os canais do seu programa

Se você tem cartão Smiles, só pode emitir passagens -- da Gol ou de qualquer cia. parceira -- usando o site do Smiles.

Se você tem cartão LATAM Fidelidade, só pode emitir passagens -- da LATAM ou de qualquer cia. parceira -- usando os canais da LATAM e do Multiplus.

A mesma coisa com o Amigo da Avianca e o TudoAzul da Azul. A emissão de passagem é feita apenas pelos canais do próprio programa -- preferencialmente, pelo site. Quando realizam emissão de passagem-prêmio por telefone, os programas costumam cobrar tarifas para isso.

Você pode até pesquisar disponibilidade de assentos-prêmio nos sites das parceiras. Só que nunca conseguirá emitir sua passagem no site de uma cia. parceira.

Seus pontos ou suas milhas são uma moeda que só é aceita nos canais da cia. aérea dona do programa de milhagem em que você está inscrito. A tabela que vale para você é a da cia. dona do seu programa de milhagem -- nunca a tabela da cia. parceira.

Esclarecido?

Leia mais:

120 comentários

juliano
julianoPermalinkResponder

Estou indo pra China pela Etihad Airways e China Eastern Airlines, como faço para entrar no programa de milhas dessas Companhias e se posso utiliza-los posteriormente para voôs dentro do Brasil. Como faço para resgata-los.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliano! Você pode tentar creditar as milhas dos trechos da Etihad no Smiles da Gol; vai depender da tarifa da sua passagem permitir acúmulo em cias. parceiras.

Antonio
AntonioPermalinkResponder

Ola, é possível eu acumular milhas ja tendo voado, eu só é possível no momento do checkin?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Existe um prazo para creditar essas milhas, sim. Normalmente, seis meses. Veja no regulamento ou ligue para o seu programa de milhagem. É necessário apresentar o cartão de embarque (pode ser print de check-in ou de tela de celular).

Ana Cristina
Ana CristinaPermalinkResponder

Boa noite, voarei Aerolineas Argentinas e não estou conseguindo fazer o cadastro de passageiro frequente. No check-in, se informar o número do Smiles meus pontos irão para serão creditos nele? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cristina! Se a sua tarifa der direito a pontos, serão creditados, sim. Para garantir, obtenha um cartão de embarque de papel e guarde o canhoto, que será necessário para requerer os pontos caso não sejam creditados (e você tenha direito).

José Neto
José NetoPermalinkResponder

Na hora de pontuar, a aliança funciona, mas não na hora de emitir passagens. Tive muita dificuldade em encontras passagens para um voo doméstico nos EUA nos sites da Multiplus/LATAM e da Smiles. Eles oferecem MUITO MENOS voos com milhas do que o site das companhias aéreas americanas. O que deu certo foi o site do Sempre Presente do Itaú, onde conseguimos emitir uma passagem da American Airlines totalmente gratuita, incluindo taxa de embarque.

GIANN CARLO
GIANN CARLOPermalinkResponder

Ola, boa tarde! Tenho uma duvida, voei pela Ethiopian em outubro de 2017 para a Tailandia. Consigo recuperar esses pontos e transferi-los para avianca?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giann Carlo! Tem que ver o regulamento vigente no Amigo para descobrir até quando o programa aceita o pedido de inclusão.

Rosana Pereira

Ricardo boa tarde, voei business para Israel e Istambul pela Turkish Airlines de 16 à 31 maio 2018 e, quando solicitei crédito milhas Latam informou que acordo existente com todas as cias parceiras foram cancelados... para eu não perder essa viagem, Vc sabe em qual outra cia posso solicitar crédito ? Grata Rosana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Você pode tentar o programa da Turkish, mas não vai fazer muito efeito...

ELIANE ROQUETTE SILVA DE CARVALHO

Olá! Boa Noite!
Identifiquei o resgate não autorizado de 78600 em minha conta MULTIPLUS.
Já abri chamado na MULTIPLUS e a resposta foi padrão, não houve fraude.
Porém afirmo que não o fiz, não reconheço os números de telefone utilizados para confirmar o regate e nem as pessoas para as quais os bilhetes foram emitidos.
O que vocês orientam? Desde já obrigada. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Você precisa procurar ajuda jurídica.

Vera Sasse
Vera SassePermalinkResponder

Viajei pela TAP, tem uma semana e agora quero fazer pontos para smile, que não fiz no checkin.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Você resolve isso no site do Smiles.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar