"Posso transferir milhas de um programa para outro?" 1

“Posso transferir milhas de um programa para outro?”

Madri

Se você tem essa dúvida, saiba que não está sozinho. De cada 10 perguntas que a gente recebe sobre programas de milhagem, umas 7 ou 8 têm a ver com esse assunto. Posso transferir milhas da Gol para a Delta? Agora que a TAM está na aliança oneworld, posso transferir pontos do Fidelidade Multiplus para a American Airlines?

A resposta, infelizmente, é não. Não é possível transferir pontos ou milhas de um programa de milhagem para outro, mesmo que as cias. pertençam à mesma aliança ou tenham acordo de compartilhamento de vôos (code share). Você precisa optar por um programa e juntar milhas ou pontos neste programa até ter milhas ou pontos suficientes para emitir uma passagem-prêmio.

 

Epa: mas então pra que servem o #[email protected]¢?#! dessas alianças?

Calma, elas funcionam, mas não do jeito que você está pensando.

Depois que você acumula um número razoável de milhas (para passagens internacionais aos Estados Unidos e Europa, pense entre 50.000 e 100.000 pontos/milhas para uma passagem ida e volta), você poderá emitir passagens-prêmio em todas as cias. aéreas da aliança à qual pertence a cia. aérea do seu programa.

Se você tem o Fidelidade Multiplus da TAM, poderá emitir passagem nas cias. aéreas da oneworld (American, British, Iberia, LAN) e nas cias. aéreas fora da aliança que mantiveram acordo com a TAM (Lufthansa, Swiss, Turkish, South African, Singapore). A TAP não tem mais acordo com a TAM.

Se você tem Smiles da Gol, poderá emitir passagem com Delta, Air France, KLM, Qatar e Iberia.

–> Como emitir passagens aéreas numa cia. aérea parceira do seu programa?

Muita gente entra no site da cia. aérea parceira para tentar emitir uma passagem por lá com o seu programa de milhagem. Tipo: você quer emitir passagem na American com pontos da TAM, então entra no site da American. De novo: não é assim que funciona. Você necessariamente tem que usar os canais oferecidos pelo seu programa de milhagem.

No caso do Fidelidade Multiplus da TAM, para emitir vôos de cias. parceiras que não tenham o code-share TAM você precisa usar o atendimento telefônico ou ir a uma loja da TAM Viagens.

Já quem tem o Smiles da Gol pode emitir diretamente no site do Smiles, selecionando “emissão de bilhete online” no item “Vôos parceiras aéreas” no menu da barra lateral esquerda.

–> Como acumular pontos/milhas voando em cias. parceiras

Aqui está outro ponto que muita gente não entende. Há quem ache que precise abrir uma conta no programa de milhagem da cia. em que vai voar para poder acumular as milhas. Pelo contrário! Se você abrir uma nova conta, vai ser mais uma conta com poucas milhas que não servirão para nada.

O certo é informar o número do seu programa de milhagem já na compra da passagem (quando houver essa possibilidade) e apresentar o cartão do seu programa de milhagem no check-in. Se você tem Multiplus Fidelidade TAM e vai viajar American, basta apresentar seu cartão no check-in da American para creditar os pontos na sua conta do Fidelidade. A mesma coisa com o Smiles: apresente o cartão ao voar na KLM, e as milhas serão creditadas no Smiles.

Guarde o cartão de embarque para solicitar o crédito das milhas, caso isso não ocorra em até 15 dias. Note, porém, que nem todas as tarifas dão direito a milhas ou pontos, sobretudo quando se usa uma cia. parceira. (Isso é bastante freqüente na TAM.)

Leia mais:

Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS

Passagens aéreas internacionais: como evitar o erro mais comum

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

186 comentários

Ola,
Tenho milhas na Tam e gostaria de voar pela AA, mas com os valores de milhas que constam no site da AA, que estão bem mais baixos do que os da Tam. Tem esta possibilidade, de talvez por telefone emitir passagens com minhas Tam na AA?
Outra duvida. Voei em outubro de 2014 pela Delta, com mais 4 pessoas. Como faço para resgatar os pontos da viagem pela empresa Delta? Nao tenho nenhum cadastro na Delta. Tenho apenas os números dos bilhetes. Pode ser para o Smiles? Consigo resgatar a pontuação das 4 pessoas em uma só conta Smiles?
Obrigada

    Olá, Fabiana! Você tem que se conformar com a milhagem exigida pelo seu programa de milhagem. Se o seu programa é Fidelidade, vale a tabela da TAM para os vôos das parceiras.

    Vôos Delta podem reverter em milhas Smiles, mas para requerer milhas já voadas você precisa do cartão de embarque original.

    É impossível juntar pontos de passageiros diferentes numa conta só.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2014/10/regras-basicas-programas-milhagem

Ola! Uma pergunta, eu tenho vários pontos no Banco do Brasil, porem eu gostaria de comprar uma passagem na American Airlines. Tem como eu baixar estes pontos para o programa de milhas AAdvantage?
Muito obrigada!

    Olá, TFV! Você pode baixar as milhas para o Fidelidade TAM (caso haja essa possibilidade) e então tentar emitir passagem em vôo American pelo Fidelidade.

Oi, fiz um voo pela Singapure e quero pontuar no multiplus para depois poder usar na Tam, como devo fazer?
Tentei informações na Tam e eles não sabem informar, uma hora um atendente diz que é possível, outra hora dizem que não é….
Aguardo ajuda, obrigada.

    Olá, Danielle! A TAM e a Singapore mantêm um acordo de acúmulo e uso de pontos, mesmo estando em alianças diferentes. Para creditar seu vôo você precisa ligar para o Fidelidade TAM ou ir a uma loja TAM Viagens. Você precisa ter conservado o cartão de embarque da viagem e é necessário que a tarifa que você pagou dê direito a milhas (tarifas muito descontadas normalmente não permitem acumular milhas, sobretudo de outras cias.).

Olá!! Tenho uma dúvida sobre os pontos. Gostaria de viajar pra Europa… há um valor fixo de milhas necessarias para a viagem ou se eu achar uma promoção em reais eu posso converter para milhas?

    Olá, Bruna! Passagens em promoção não necessariamente valem menos milhas. Consulte o seu programa de fidelidade para ver com aproximadamente quantas milhas você consegue uma passagem para a Europa (o número é variável).

Bóia,boa tarde.
Comprei passagem Air France para abril.Tenho Flying Blue mas não informei na compra.Também tenho Smiles.Posso pedir o lançamento no Smiles no Check in, mas não tenho o cartão Smiles. Como faço.(não consigo colocar a interrogação)

    Olá, Antonio Carlos! Tenha o seu número Smiles à mão. É só informar no check-in.

Ótimo texto companheiro, mas me restou uma duvida, existe a possibilidade de transferir os pontos da tam para a american airlines?

Oi!! Antes de mais nada, parabéns pelo site! Ajuda demais nós viajantes =)
Então, esse negócio de milhas me confunde ainda hahha ..
Vou fazer uma viagem pra Tailândia com conexão em Londres (irei pela British Airways).Nesse caso, voce recomenda que eu entre no programa da Multiplus da TAM que tem parceira, a OneWorld ou apenas o ExecutiveClub, programa exclusivo da Brit?

    Olá, Ana Carolina! O mais racional é você acumular essas milhas no seu Fidelidade TAM. Se não tiver, faça antes de viajar e apresente sempre que fizer check-in.

Olá a Todos!
Liguei na TAM hoje e me informaram que para comprar passagens na A.A. com pontos Tam Fidelidade, devo comprar diretamente com a A.A. e não através dos canais da TAM! Não fiz isto ainda mas achei bastante diferente do que foi mencionado acima.
Alguém já fez isto? Emitir A.A. com pontos TAM Fidelidade diretamente nos canais da A.A.???

Abraço.

Boa tarde Ric:
Fiz uma viagem no Brasil para dia 30/09 pela Iberia/ Vueling trajeto: Dubrovnik- Barcelona Solicitei no check in q fosse creditado no Multiplus-TAM. fui informaa q deveria faze-lo pelo site. Estou tentando mas não estou conseguindo. Vc sabe como se faz?
Seu site já me ajudou muito já q viajo bastante para lugares não tão óbvios.
Muito obrigada pelas ajudas!
Um abç
Lilian Abreu

    Olá, Lilian! Quem responde é A Bóia. Ligue para o Fidelidade e eles orientarão você. Provavelmente será mais fácil indo a uma agência TAM Viagens munida da passagem e do cartão de embarque.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.