Drosophyla

Guia de São Paulo

São Paulo: onde comer e beber no Centro

A revitalização do Centro de São Paulo continua a todo vapor. Não param de abrir lugares bacanas para comer, beber e se divertir entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche.

Não tome esta lista como um guia para explorar o Centro à noite a pé: entre um point e outro, as ruas continuam ermas e, por isso, inseguras. O melhor é ir e voltar de táxi. Mas a região já está mais do que estabelecida como alternativa às muvucas mais massificadas da Vila Madalena ou do Baixo Augusta.

Veja endereços bacanas entre a Roosevelt e o Arouche (e um pouco além): um mix de clássicos que sobreviveram à decadência do Centro, pioneiros da reocupação e novidades da área:

Casa do Porco

Comer e beber no Centro de São Paulo: Casa do Porco

Jefferson Rueda deixou o Attimo, carérrimo restaurante ítalo-caipira que tinha criado (com sócios) na burguesíssima Vila Nova Conceição, para se dedicar a este restaurante conceitual a duas quadras do bar de sua mulher Janaína (o Bar da Dona Onça, veja abaixo). Enquanto outros cozinheiros top se aventuram pela Amazônia e pela cozinha molecular, Jefferson resolveu explorar até os últimos limites a matéria-prima do seu terroir lá no interior: o porco. Num bar moderninho dominado por mesas comunitárias, serve as mais instigantes variações de carne de porco que você vai encontrar nessa encarnação. A dica é ir em turma para conseguir provar o máximo de entradinhas e dividir os pratos principais. O cardápio vai do conservador — presuntos crus, frigideira de lingüiça com ovo, leitãozinho defumado e assado por 8 horas em baixa temperatura, acompanhado por tutu — ao superinusitado: sushi de papada de porco no tucupi, torresmo de barriga de porco com geléia de goiaba, pão ao vapor coreano com pancetta, ramen de porco, embutido de cabeça de porco… Para companhar, cerveja Horny Pig. A casa também serve sandubas, mas só para quem pede do lado de fora, pela janelinha de pedidos para viagem. Para não pegar fila muito extensa, vá no fim da tarde, naquele horário morto entre o almoço e o jantar.

Hotéis próximos: Comfort Downtown (a meia quadra), Bourbon São Paulo.

  • Casa do Porco | R. Araújo, 124, esquina General Jardim | Tel 11-3258-2578 | Site

Bar da Dona Onça

Dona Onça

Misture baixa gastronomia com comfort food com cozinha do terroir, cozinhe lentamente em fogo baixo e sirva no térreo do principal cartão postal de São Paulo, o Edifício Copan: eis o Bar da Dona Onça. A comida nem precisava ser tão boa: a idéia de almoçar ou jantar num restaurante descolado no Copan já seria suficiente para levar qualquer um ao Centro. Mas Dona Onça, ou Janaína Rueda, é chef das ótimas; prepare-se para descobrir uma insuspeitada finesse nos pratos mais triviais da sua memória de casa ou de botequim.

Hotéis próximos: Comfort Downtown, Boulevard São Luís.

  • Bar da Dona Onça | Av. Ipiranga, 200 | Tel 11-3257-2016 | Site

Jazz B.

Jazz B.

Só não dá para dizer que está escondidinho numa rua próxima à Praça da República porque, com a frente envidraçada, fica totalmente exposto a quem passa pela calçada (algo raro em São Paulo). O lugar já vale pelos petiscos e pelas boas cervejas de Santa Catarina; o item mais importante do cardápio, porém, é musical. Nas noites de segunda a sábado (e também nas tardes de sábado), o cantinho do salão da direita é ocupado por uma banda de jazz ou música instrumental — de vez em quando a programação abre espaço para canções com letra também. A casa aceita reservas até 21h15.

Hotéis próximos: Comfort Downtown (a meia quadra), Bourbon São Paulo.

  • Jazz B. | Rua General Jardim, 43 | Tel 11-3257-4290| Site

La Central

La Central
La Central

Fresquinho na área, este arrumadíssimo mexicano estaria em casa em qualquer das alamedas dos Jardins. O fato de ter aberto no Copan (na mesma ruela lateral da Dona Onça, só que bem no fim), no entanto, serve para reforçar o propósito de fazer uma cozinha mexicana diferente da que o Brasil está habituado. Os tacos são leves e não abusam de queijo para ficar gostosos; huitacloche, o fungo do milho que é a trufa mexicana, é usado em alguns pratos; e há moles (molhos) elaborados, como o chil mole, que leva chocolate (não, não é doce). A carta de drinks convida à exploração. Pedi um à base de mezcal com suco de romã, abacaxi e limão, finalizado com o perfume de uma folha de coentro, que estava mara. A paleta de paçoca vem com uma paçoquinha dentro, à la Tablito.

Hotéis próximos: Boulevard São Luís, Comfort Downtown.

  • La Central | Av. Ipiranga, 200 (durante o dia) e Av. São Luís, 140 (à noite) | Tel 11-3214-5360 | Site

Terraço Itália

Terraço Itália

É o Corcovado de São Paulo; quem ainda não subiu, perdeu a melhor vista da cidade. Para ter o direito de circundar a varanda do 42º andar, basta pedir um drink no bar. Uma noite brega-chique no restaurante dançante, porém, é garantia de boas histórias para contar.

Hotéis próximos: Boulevard São Luís, Comfort Downtown.

  • Terraço Itália| Av. Ipiranga, 344, 41º andar | Tel 11-2189-2929 | Site

Almanara da Basílio da Gama

Almanara

Quando vim morar em São Paulo, há 30 anos, havia três Almanaras (a rede de comida libanesa que é a cara da cidade) no Centrão. Os dois da Vieira de Carvalho já se foram, mas o mais tradicional, na Basílio da Gama (uma paralela da São Luís que vai até atrás da Galeria Metrópole), continua a postos. O que tem ali que você não experimentar num Almanara de shopping? A decoração, que não deve ter mudado muito desde os anos 60 (os murais são o que há), e o “banquete árabe” — uma coleção de todos os principais quitutes que vem de uma vez à mesa. (Em tempos melhores, o banquete era um rodízio, com os garçons passando e repassando com as iguarias.)

Hotéis próximos: Boulevard São Luís, Bourbon São Paulo, Comfort Downtown.

  • Almanara | R. Basílio da Gama, 70 | Tel 11-3257-7580 | Site

Esther Rooftop

Onde comer e beber no Centro: Esther Rooftop

O padeiro/cozinheiro Olivier Anquier converteu seu apartamento no edifício Esther, debruçado no verde da Praça da República, num concorrido restaurante. Para aproveitar a atração principal — a vista — venha na hora do almoço (quando tem um menu de 3 passos) ou, melhor ainda, no happy hour (o lugar abre às 6 da tarde). Um recepcionista do restaurantes fica de plantão no térreo do edifício, encaminhando os visitantes ao elevador exclusivo.

  • Esther Rooftop | Praça da República esquina Basílio da Gama ( para ir com táxi de aplicativo, insira o endereço R. Basílio da Gama, 29) | Tel 11-3256-1009 | Site

Riconcito Peruano da Vieira de Carvalho

Comer e beber no Centro

Instalado originalmente num trecho bem barra-pesadinha do Centro, o Riconcito Peruano, primeiro caso de sucesso da autêntica cozinha peruana em São Paulo, abriu no começo de 2016 uma filial num endereço bem mais freqüentável: a avenida Vieira de Carvalho, que liga a praça da República ao Largo do Arouche. O cardápio cobre o essencial da culinária do momento, dos ceviches às causas (canapés de purê de batata) ao lomo saltado aos arrozes chaufa (deliciosos mexidões sino-peruanos). Posso ter ficado chato depois de viajar ao Peru, mas nesta casa senti falta de coentro e pimenta no ceviche (já estão fazendo concessões ao paladar paulistano…). De sobremesa, suspiro limeño, deliciosamente alcoólico (leva bastante vinho do Porto, pelo jeito).

Hotéis próximos: Comfort Downtown (a meia quadra), Bourbon São Paulo.

  • Riconcito Peruano | Av. Vieira de Carvalho, 86, esquina rua Aurora | Tel 11-3361-2400 | Site

Barouche

Comer e beber no Centro: Barouche

Numa galeria de cabeleireiros e lojinhas de roupas (na mesma calçada do veterano Gato que Ri), o Barouche oxigena o Largo do Arouche com uma proposta charmosa e desencanada. Da portinha para dentro, é um bar clássico anos 50; mas a muvuca acontece mesmo na calçada, onde hipsters e nem tanto se misturam com um pessoal que estava ali pelo Centro e resolveu pedir uma cerveja. Tem um cardápio de petiscos e sandubas (nada caro) e drinks autorais, como o bafo da onça (Aperol, vodka, mate e tangerina). Abre de 3ª a 6ª a partir das 19h e sábado a partir das 17h. Fecha domingo e 2ª.

Hotéis próximos: San Michel, Bourbon São Paulo, Ibis Budget São João.

  • Barouche | Largo do Arouche, 103, quase esquina rua do Arouche | Tel 11-3224-9097 | Site

La Casserole

La Casserole

Nos anos 90, o francês favorito da cidade abriu uma filial nos Jardins. Não deu certo. O sabor do La Casserole não está só nos gigots, magrets e coqs au vin: a vista para as bancas de flores do Largo do Arouche e para o painel fotográfico superkitsch da Île de la Cité são tão importantes quanto os ingredientes que o maître mistura na sua frente ao preparar o steak tartare. O cardápio tem pratos contemporâneos, adicionados há alguns anos (tem um que leva até purê de mandioquinha), mas eu sempre fico com os clássicos (tripes à la mode de Caen quando quero pôr o pé na jaca, truta com amêndoas quando preciso pegar leve). De sobremesa, strudel de cerejas, s’il vous plaît. Reserve na véspera para pedir uma mesa junto à janela.

Hotéis próximos: San Michel, Bourbon São Paulo, Ibis Budget São João.

  • La Casserole | Largo do Arouche, 346 | Tel 11-3331-6283 | Site

Drosophyla Madame Lili

Drosophyla Madame Lili
Drosophyla Madame Lili

A história é comum: um bar cultuado, que ajudou a mudar a cara da vizinhança, recebe uma ação de despejo porque a casa em que está instalado vai virar um edifício. Na maioria dos casos há choro, vela e resistência. Mas com o Drosophyla foi diferente: a dona aproveitou a oportunidade para recomeçar em outra freguesia (ainda que com a mesma clientela). Desde o início do ano, está instalado num casarão over-restaurado em meio aos puteiros da rua Nestor Pestana. Até o nome mudou: agora é Drosophyla Madame Lili, em homenagem à (fictícia) dona original do casarão, uma (in)certa Lili Wong. Salinhas e salões se sucedem, cada um com sua ambientação própria — ora como bar, ora como lounge, ora como loja. Abstraia as turmas comemorando aniversário (ou, melhor ainda, seja parte de uma delas). Abre de terça a sábado a partir das 18h. Tem consumação mínima. Espere enfrentar fila depois das 22h.

Hotéis próximos: Hotel 155, Braston São Paulo, Novotel Jaraguá.

  • Drosophyla Madame Lili | R. Nestor Pestana, 163 | Tel 11-3120-5535 | Site

Praça Roosevelt

Praça Roosevelt

A beirada da praça ao longo da rua Martinho Prado é uma espécie de Aspicuelta (a rua mais concorrida da Vila Madalena) dos alternativões. Muitos bares servem cerveja de 600 ml; as cias. teatrais dos Satyros e dos Parlapatões apresentam várias peças por noite. O bar mais charmosinho da troupe é o Lekitsch, no número 142 da praça. O trecho dos barzinhos e dos teatros fica na continuação da Martinho Prado, entre Nestor Pestana e Consolação. Hotéis próximos: Hotel 155, Braston São Paulo, Novotel Jaraguá.

  • Lekitsch Bar | Praça Roosevelt| Tel 11-3151-62980 | Site

Rua Avanhandava

Avanhandava

Dono da cantina Famiglia Mancini — há décadas transbordando de gente na fila de espera –, o restaurateur Walter Mancini foi abrindo outras casas na rua e conseguiu uma parceria com a prefeitura e um cartão de crédito para transformar o trecho de pouco mais de 100 metros num pequenino boulevard, com fiação enterrada e mesas na calçada. Além da cantina (um ícone turístico da cidade), dá para escolher entre o Walter Mancini (com jeitão de brasserie parisiense), a Pizza & Pasta, o Madrepérola (frutos do mar) e o Migalhas (bar/sanduicheria). Há também lojas que ficam abertas até tarde. Vans passam nos hotéis e garantem o fluxo de turistas. A rua Avanhandava faz uma curvinha entre a Martins Fontes (nome do trecho inicial da rua Augusta) e a Martinho Prado. Mapa comercial da rua: aqui.

Hotéis próximos: Hotel 155, Braston São Paulo, Novotel Jaraguá.

Casa de Francisca

Casa de Francisca

Depois de grande sucesso em Pinheiros, esta excelente casa de shows encarou o desafio de se transferir para o território mais ermo do Centro Velho, a uma quadra da Praça da Sé, ocupando um edifício histórico recém-restaurado, o Palacete Teresa. Funciona na hora do almoço como restaurante (de 3ª a sábado) e à noite, de 4ª a sábado, como casa de shows com cozinha e bar funcionando (antes e depois do show).

  • Casa de Francisca | R. Quintino Bocaiúva, 22 – vindo de táxi ou Uber, insira o endereço Benjamin Constant, 122 (desça na esquina da Quintino Bocaiúva e caminhe uma quadra) | Tel 11-3052-0547 | Site

Só de dia

Bar Leo

Com a reputação abalada depois de constatarem que estava vendendo chope de segunda categoria, o venerável Bar Léo (Aurora, 100, esquina Andradas; tel. 11/3224-1250) reabriu, novamente com chope Brahma correndo pelas suas refrigeradíssimas serpentinas. É o melhor desfecho possível para um passeio de compras pela rua Santa Ifigênia ou até mesmo para uma visita à Pinacoteca (sim, gastronomicamente é um programa melhor do que ir ao Mercadão).

Outro endereço tradicionalíssimo do Centro, mas que eu evitaria à noite, é o Filé do Moraes (também conhecido como Rei do Filet), que serve filés altíssimos, de cortar com colher, servido com muito alho, batatas estufadas e salada de agrião.

As áreas mais baratas (e portanto menos seguras) do Centro acabam virando reduto de imigrantes recentes. O melhor peruano da cidade, o Riconcito Peruano, fica às portas da Cracolândia; mas dá pra ir de dia sem receio. Mas quem busca uma cozinha realmente exótica deve ir ao Biyou’z, um camaronês que recebe uma clientela majoritariamente africana com pratos de várias origens (ainda não experimentei, mas é bem recomendado).

  • Bar Léo | R. Aurora, 100, esquina Andradas | Tel 11-3224-1250 | Site
  • Filé do Moraes | Praça Júlio de Mesquita, 175 | Tel 11-3221-8066 | Site
  • Riconcito Peruano | R. Aurora, 451 | Tel 11-3361-2400 | Site
  • Biyou’Z | Al. Barão de Limeira, 19A | Tel 11-3221-6806 | Site

Off-Bexiga

Espaço Zebra

Ainda no Centro, mas ligeiramente fora do perímetro em vias de aburguesamento, o Espaço Zebra é o ateliê-galeria-loja de móveis-brechó-galpão de eventos do artista plástico (e músico) Renato Larini e da radialista (e vocalista) Néli Pereira. Aos sábados, costuma também funcionar como bar (cervejas artesanais curitibanas raras em São Paulo) e restaurante. Curta o Facebook do Zebra para ficar por dentro de todos os eventos.

  • Espaço Zebra | R. Major Diogo, 237, entre Santo Antônio e Jaceguai | Tel 11-3105-5171 | Facebook

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    43 comentários

    Olá!
    Pode-se dizer que estas sugestões ainda são atuais? Ou tem lugares que não existem ou não são mais legais como na época do post?

      Olá, Renata! Está bem desatualizado, vou esperar você ler esta resposta para despublicar.

      No geral, sim, a lista ainda vale. Casa do Porco, Jazz B, Bar da d. Onça, Esther Rooftop, Casa de Francisca, Biyou’z, Le Casserole… e pode juntar o Cora, já mais na área de Santa Cecília, com vista para o Minhocão. Não sou fã do Terraço Itália nem dos restaurantes da Avanhandava, mas é uma questão de gosto. Para comida peruana, recomendo o Amazo (tem no Pátio Higienopolis e também em um casarão lindo nos Campos Elísios, meio fora da área delimitada pelo post, admito). Também tem o Bia Hoi, vietnamita, na Rego Freitas. E também o Abaru (bar) e o Notiê (restaurante) no rooftop do Shopping Light, com vista para o Theatro Municipal.

    Meus caros….(Ricardo)

    Convido a todos para desgustarem um verdadeiro Galeto do Rio de Janeiro em São Paulo, o Galeto Lousa desde 1972, um achado em São Paulo…é um achado por que é escondido sem duvida se come muito bem por um preço justissimo, e uma delicia de lugar…não deixem de conhecerem..

    Em relação ao quesito segurança, é possível ir no a casa do porco bar a noite? Ou não seria recomendável?

      Olá, Luanna! Chega-se ao centro de táxi ou Uber sem nenhum problema. Para caminhar, o entorno está bastante movimentado até perto das 23h.

    Que pena, deixou de citar um dos mais tradicionais restaurantes do centro, o Restaurante La Farina, que completa 46 anos! Seus tradicionais pratos mesclam culinária italiana com brasileira, das massas artesanais a feijoada.

      Concordo.
      O endereço é rua Aurora, 610 (quase esquina c/ Pça. Julio de Mesquita).

      Ótimas dicas deste post.
      Aproveito para indicar também o Restaurante Fuentes (R. do Seminário, 149 – entre R. Santa Ifigênia e Pça. do Correio), especializado em cozinha espanhola e a Cantina do Gigio (R. do Gasômetro, 254 – Brás). Tratam-se de restaurantes também tradicionais da região central de SP há décadas.

    Olá Ricardo e Bóia. No feriado 7 de setembro (quinta) iremos a São Paulo e preciso de indicações de pizzarias ou cantinas boas, que fechem bem tarde, para ir depois de assistir um musical. Agradeço desde já.

      Olá, Eleonora! A pizzaria Veridiana, em Higienópolis, abre até a 0h30 na quinta. A Speranza, no Bexiga, até 1h. Não encontrei boas cantinas que abram depois da meia-noite numa quinta-feira.

      Obrigada pelo retorno. Talvez o mais prudente seria comer antes de ir.

    Restaurante Francês do Olivier Arquier – Esther Rooftop ainda não fui mas me parece bom lugar lindo e comida chiquesinha
    Praça da República, 80, República, tel. 3256-1009.
    Quando Seg. a sex., das 12h às 15h e das 18h às 23h. Sáb., das 12h à 1h. Dom., das 12h às 18h

    Rick, acabei de voltar do Rinconcito e, de fato, é muito bom. Ah, o coentro e a pimenta estavam presentes no ceviche…

    Bóia,

    A Rua Avanhandava é mais bonita durante o dia ou à noite? Gostaria muito de conhecer o Famiglia Mancini.

      Olá, Camilla! É mais movimentada de noite, mas é bonita de dia, sim.

    Nessa lista, cabe muito bem a Casa do Porco que descobre perambulanndo pela região, e que tb vi em resenhas gastronomicas.

      Olá, Ségio! A Casa do Porco é o certamente o restaurante do momento em São Paulo. Não está no post porque o post é anterior à sua inauguração. O Ricardo Freire está em São Paulo novamente e deve ir ao restaurante em breve.

    Adorei as dicas! Já conheci alguns mas quero ir a outros! So acho q o terraco italia vale apenas pela vista e pelo icone q se tornou. A última vez q estive lá a comida e o atendimento estavam bem fracos!
    Ah, sei q nao é o propósito do post, mas se alguem quiser vender ingressos p/ o Show dos Rolling stones em Sp, eu quero comprar!
    Bons passeios a todos!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito