Miami Beach

Miami: vale a pena ir no inverno?

Miami Beach
A história da Flórida como balneário é parecida com a da Côte d’Azur: o lugar surgiu como refúgio para as temperaturas gélidas do inverno do Hemisfério Norte. Os turistas originais da Côda d’Azur eram russos; os da Flórida, americanos dos estados nortistas (no meio do inverno de Nova York, um cartaz anunciava nos anos 30: “Neste momento é verão na Flórida”).

Ao contrário da Côte (que a todo mundo que não more na Rússia parecerá invernal no inverno), a(s) costa(s) da Flórida continua(m) atraindo turistas de lugares frios para seu inverno subtropical. É a alta temporada em Miami e nas praias, com hotéis cobrando tarifa cheia e, ainda assim, lotados. (Atenção: a lógica não vale para Orlando, que não tem praia e onde é baixa temporada no inverno.) Já no verão (junho a setembro), quando a cidade fica tórrida e úmida, a hospedagem tem preços camaradas, os americanos fogem e os europeus e latino-americanos reinam mais do que nunca.

Vale a pena cacifar Miami no inverno? Se você quer curtir a cidade, vale a pena sim. Em dezembro, a feira Art Basel dá o pontapé inicial para a temporada em que tudo acontece. Cada fim de semana parece ter um novo evento — cheguei há duas semanas, e já peguei um Miami Boat Show e um World Food Festival na praia, promovido pelo canal a cabo Food & Wine.

Mas se o seu objetivo principal for praia… pense duas vezes. Miami está numa latitude sensivelmente mais temperada que o Caribe; qualquer frente fria pode baixar a temperatura a menos de 15ºC. Foi o que aconteceu durante a minha primeira semana aqui: teve dia que amanheceu 6ºC, com máxima de 15ºC. O normal, porém, é o tempo que tem feito na última semana: mínimas perto de 20ºC e máximas ligeiramente acima de 25ºC. Um tempo superagradável — inclusive para pegar praia. Mas se rolar um ventinho, será um vento mais pro geladinho (assim como a temperatura da água do mar).

Os americanos e nórdicos, porém, aproveitam qualquer solzinho para se espalhar na areia (mesmo se a temperatura estiver abaixo de 20ºC). Não só eles. Para minha surpresa, Miami Beach também está cheia de franceses e italianos vindos expressamente para pegar praia.

Brasileiros, até que tenho visto poucos em Miami Beach. Em compensação, foi só ir ao chiquérrimo Bal Harbor Shops e ao indefectível outlet Sawgrass Mills para ouvir português por toda parte. Na Flórida, a praia do brasileiro é mesmo o shopping.

Leia mais:

9 comentários

Estivemos em Miami no mês de abril. Pegamos dias bem quentes, noites agradáveis e em algumas ocasiões chuvas de fim de tarde, parecidas com as que temos aqui em novembro-dezembro.
Para quem nunca foi lá, recomendo o hotel Marriot Fairfield Inn, fica a um pulo do aeroporto, muito cômodo nesse aspecto. E para chegar às praias de Miami Beach também ficou bem perto.

Eu dei sorte! Cheguei de Miami há poucos dias ( 24/02 à 28/02) só calor, e ficamos uma tarde toda na praia! Mas primeiro fui para Turks&Caicos e pegamos 2 dias nublados, com chuva fina!

Miami no inverno é mesmo uma caixinha de surpresa em questão de clima. Geralmente a temperatura é agradável e na minha opinião é a melhor época para saracutear pela cidade… aproveitei esses 2 invernos que estou aqui para conhecer coisas a pé, pois no verão a gente derrete e pode pegar um tempestade não convidada.
O legal é que Miami apesar de continuar bem latina, no SoBe se ouve cada vez mais os europeus e eles também estão comprando apês e casas por aqui.
Onde moro, em Delray Beach, ouço muito Russo, acredita? Pois é … a região de Miami não é só nossa, mas como você disse, o Sawgrass continua brazuca 😉
Abs

Estive em Miami no carnaval de 2015 e ficamos num hotel na Av. Collins, conseguimos apreciar o Miami Boat Show. Gostei muito da cidade nesta época, tranquila, praias agradáveis e um solzinho gelado para uma carioca da gema. Fizemos alguns passeios bem interessantes, fomos à Bayside e passeamos pela baía de Miami no Island Queen. Conhecemos também a cidade de Key West e o Sea Aquarium. Pretendo voltar à Miami sempre no inverno. Valeu a pena!

Vale a pena com certeza. No verão, como você colocou, um calor e uma umidade infernais. Tem restaurante que até fecha no verão. E nada acontece.

No inverno e início da primavera é quando tudo acontece. Além dos mencionados por você, Winter Music Conference e Ultra, Urban Week, Sony Open Tennis, Miami Fashion Week, International Film Festival, Cadillac Golf e muito mais.

Passei dez dias em Miami no início de dezembro de 2014. Deu para pegar praia, pois estava bem calor, apesar da água um pouco fria (parecida com Santa Catarina ou Búzios).

Em Key Biscayne, como o mar é mais tranquilo, sem ondas, estava bem mais agradável (água morninha) e vazio. Uma delícia!

Combinávamos sempre praia pela manhã (ou parque, zoo, etc), e comprinhas à tarde. Ficamos em South Beach, no Edgewater Southbeach. Amei o clima e o hotel! Voltaria nessa época, sem dúvida! E olhe que estava com bebê de um ano…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito