A partir de agora, o Viaje na Viagem passa a responder com moderação :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Bóia

A Bóia, em seu escritório em Madrizquí, Los Roques, Venezuela

A última grande mudança na área de comentários do Viaje na Viagem foi no início de 2011, quando deixei a caixa de comentários nas (ótimas) mãos da Bóia.

Só que agora, com o expressivo aumento da audiência (o número de visitantes nos dois primeiros meses de 2015 está 60% maior do que nos dois primeiros meses de 2014), nem a Bóia está dando conta.

Chegou a hora de pôr em prática uma idéia que me persegue há algum tempo, mas que sempre tive receio de implementar. Ainda que seja um passo arriscado, vamos lá: em caráter experimental, desde a zero hora de 1º de março, a caixa de comentários do Viaje na Viagem passou a ser moderada.

Mas não se preocupe. Todas as suas opiniões, relatos, correções, atualizações, contra-argumentações e pitacos em geral continuarão sendo publicados (tão logo a Bóia modere). Suas contribuições e intervenções continuam bem-vindas -- aliás, são mais bem-vindas do que nunca.

As perguntas, porém, passam a ser selecionadas. Vamos continuar respondendo muitas perguntas por dia, com a presteza de sempre. Só que não todas.

O sistema está explicado neste post, que vem linkado no enunciado da caixa de comentários. Dentro deste post, um segundo post ensina o leitor a encontrar o conteúdo que procura no blog em dois passos simples.

Por que essa medida extrema?

Porque o tempo e o esforço que dedicamos a responder perguntas repetidas, especulativas ou desnecessárias prejudicam a produção de novos conteúdos e a atualização do conteúdo já publicado.

E também porque, desde a implantação do novo layout do blog, no segundo semestre do ano passado, o Viaje na Viagem está razoavelmente bem organizado. Já dá para ensinar o público a procurar a informação por conta própria.

(Se bem que a Elisa, minha sócia e CEO, acha que oferecer tutorial a leitor que pergunta sem ler não vai ser muito eficaz. Mas ó: estou fazendo a minha parte.)

Não é falta de consideração pelos novos leitores do blog. Nos últimos anos o site mudou muito, e sempre no sentido de facilitar o encontro da informação. Todos os posts são escritos já pensando nas perguntas que podem ser feitas. Os textos estão cheios de links externos para checar informações que podem desatualizar. Ou seja: o site foi todo reformatado pensando nos perguntantes. Não faz sentido continuar respondendo perguntas repetidas, especulativas ou desnecessárias.

Veja bem: a gente vai continuar respondendo perguntas (e compartilhando no Perguntodrómo!). Mas só as perguntas inéditas, que contenham a dúvidas razoáveis, que não estejam respondidas pelo conteúdo já publicado, e que de preferência sirvam a outros leitores que venham a pesquisar no mesmo post.

O tempo que a gente gastava para repetir "desculpe, mas não temos como fazer roteiros individuais" será usado para fazer mais posts de roteiros que podem servir de base para todos os leitores (como este e este).

O tempo que a gente gastava encaminhando leitores perdidos para outros posts e para dizer "desculpe, não podemos decidir por você" será usado para acelerar a transformação das páginas de destino simples (como esta) em páginas de destino completas (como esta).

Além de tornar o nosso trabalho mais eficiente, o novo sistema deve elevar bastante a qualidade da interação. Com o tempo, as caixas de comentários vão ficar mais interessantes e úteis, porque não aparecerão mais conteúdos fora de contexto ou que desafiam o senso comum.

(Só entre nós)

Aproveitando que estamos sozinhos aqui ao pé do post (meio mundo já debandou no terceiro parágrafo), vou dar aqui um exemplo alegórico (mas com um final verídico) do que é o drama do lado de cá do balcão de perguntas.

Digamos que, num post, eu dê a dica: "Para aproveitar de verdade, vá de amarelo, laranja ou vermelho".

A primeira pergunta provável seria: "Mas dá pra ir de verde?" Resposta da Bóia: "Olá, Fulanx! Você não vai aproveitar tanto se for de verde. É melhor ir de amarelo, laranja ou vermelho".

Algumas perguntas mais tarde, apareceria: "Eu só posso ir de verde. Posso ir mesmo assim?". Resposta: "Olá, Fulanx! Poder, pode, mas você aproveitaria muito mais se fosse de amarelo, laranja ou vermelho".

Um outro perguntador perguntaria: "Eu não costumo ir de laranja a lugar nenhum, mas então na sua opinião se eu for de laranja eu vou aproveitar?"
R: "Olá, Fulanx! Sim. É a dica que o Ricardo Freire dá no texto".

E um outro: "Posso considerar abóbora como sendo laranja?"
R: "Olá, Fulanx! Pode, sim, claro".

E outro: "Vou com a minha filha de 8 anos. Nesse caso, podemos ir de verde?"
R: "Olá, Fulanx! Como está escrito no post, acreditamos que para aproveitar de verdade é melhor ir de amarelo, laranja ou vermelho".

E mais um: "Na sua opinião, é melhor ir de amarelo-canário ou amarelo-ouro?"
R: "Olá, Fulanx! Infelizmente não podemos decidir por você. Mas não há razão técnica para desrecomendar nenhuma das opções".

E ainda: "Estava pensando em ir metade verde, metade laranja. É uma boa idéia?"
R: "Olá, Fulanx! Conforme está no texto, a gente não recomenda ir de verde. Você vai aproveitar melhor quando puder ir só de amarelo, laranja ou vermelho".

E outro: "Eu li por aí na internet que o bom é ir de azul. Procede?"
R: "Olá, Fulanx! Recomendamos ir de amarelo, laranja ou vermelho. A justificativa está no texto".

Até que (num domingo às 11 da noite) aparece: "Que cor vocês recomendam para ir?"
E a Bóia: "Olá, Fulanx! A informação está no texto. O texto é para ler... experimente!"

Pra quê? Dois anos depois, vai aparecer um Fiscal de Resposta™ e mandar um: "Tantas formas para dizer que a leitora deveria ter lido o texto, e a Bóia sempre opta pela forma mais grosseira e irônica. O site é ótimo, mas a Bóia me enoja".

Sempre grosseira. Sempre irônica. Que nojo!

Pronto, moça: pode catar o seu nojinho e ir fiscalizar outra freguesia. A Bóia nunca mais vai precisar mandar ninguém ler o texto com atenção. Aleluia!

Leia também:

148 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Ah que ótimo!
Que decisão difícil, Riq, mas já viu que tem todo o nosso apoio!
Pra vcs tinham todos esses problemas e pra nós do lado de cá tava ficando complicado também garimpar as dicas nos comentários, no meio de tantos "posso ir de verde" grin grin grin
Gargalhei com o "só entre nós" haha!
Sucesso, gente!!!!

Amelia
AmeliaPermalink

Riq, mas o cinza anda tão na moda e tem mais de 50 tons... Posso ir de cinza? sqn, VnV, continuo te amando mesmo assim, sem violência, claro!

mauricio mattos
mauricio mattosPermalink

sem repetir a catadora de resposta mas tem cirugião ruim e consulta boa no sus

Dirceu Ramos
Dirceu RamosPermalink

É bem assim mesmo. Esse exemplo das cores cabe direitinho. Ah, vou de preto básico!

Kely
KelyPermalink

Hahaha amei o exemplo!
Vida longa a Bóia!

Marilia Boos Gomes
Marilia Boos GomesPermalink

Agora a bóia vai poder tirar férias... e vai de roupa verde, né não?.

Mariane
MarianePermalink

Ah que peninha!!! As respostas "grossas" da Bóia tb faziam parte da diversão! Que nada, aposto que vai ficar mais enxuto e ainda mais útil!
Abçs

Malu Esper
Malu EsperPermalink

Riq, como sempre você foi ótimo na intenção e no texto. Parabéns equipe VnV!

Elisabete
ElisabetePermalink

Melhor assim. Pois restarão somente as boas dicas.

Samira
SamiraPermalink

Aprovadíssimo!!!!

Erika
ErikaPermalink

Ótimo! As pessoas precisam ler o conteúdo!

A. L.
A. L.Permalink

Entendo as razões, mas acho chato moderação integral. Preferiria uma sistema em que usuários registrados ou reconhecidos por email/IP fossem dispensados de moderação, como é relativamente comum na blogosfera.

Juliana Fernandes
Juliana FernandesPermalink

Parabéns pela medida, tem meu apoio! Me da nojinho ler tanta baboseira qdo na vdd a pessoa podia LER direito as ricas dicas e apenas aproveitar! Abraços e vamos em frente, não há site melhor que este!!!!

Thais Towersey
Thais TowerseyPermalink

hahaha narrativa perfeita do dia a dia do blogueiro. Bela iniciativa! Não sei como não fizeram isso há muito tempo.
Beijão!

Georgia SP
Georgia SPPermalink

Adorei! Já tem 3 páginas aqui de apoio, mas quero deixar o meu apoio tb! smile
Sou leitora frequente, apesar de comentadora ausente, e confesso que também achava muito cansativo garimpar os comentários uteis entre tantas perguntas "me empolguei e nem li direito". Fora os pedidos de reserva de hoteis e afins, como se o site fosse uma agência. "Só entre nós", a leitura integral numa pesquisa de viagem deveria ser pressuposto. Abraços

Miriam
MiriamPermalink

Como todos estão achando o máximo essa medida, vou aguardar para ver o que acontece.
Pessoalmente, não gostei desta decisão. Fica parecendo censura.
Quer dizer que tem muita gente perguntando, a bóia está sobrecarregada, então primeiro vão ler para depois decidir se vão publicar? Parece-me que voce aumentou o serviço deles.
Este site se alimenta dos valiosos conhecimentos do Riq, informações prestadas pela Bóia, e especialmente, informações trocadas entre os leitores.
Se a Bóia não dá conta de responder, deixa que os próprios leitores respondam, geralmente as trocas são muito úteis.
Eu sou fã e divulgadora deste site há anos. Amo de paixão. Espero que ele não empobreça. Já ví muitas perguntas inúteis, mas acho que devemos relevar.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Miriam, as perguntas interessantes continuarão compartilhadas com a comunidade no Perguntódromo. Eventualmente, terão posts abertos para elas, como fazíamos antigamente. Responder a todas as perguntas de maneira atenta e profunda é impossível. Esperar que os leitores encontrem e respondam as perguntas que ficam sem resposta é utópico; o site não é construído em forma de fórum. Temos muito conteúdo atrasado para criar e publicar; não podemos ficar a vida inteira dando expediente de Google humano.

Guilherme
GuilhermePermalink

Miriam,
Apoio integralmente essa nova orientação editorial do VnV!!!
Se voce ler as perguntas que rolam nos posts vai perceber que isso é o melhor para nós, leitores , tambem, porque vai limpar a timeline de muitas perguntas desnecessarias , obivias e redundantes, que poluem e dispersam e acabam comprometendo aquelas boas, que realmente valem a pena...

Fabiola
FabiolaPermalink

Também concordo com essa nova forma de administrar o site! No post sobre gorjeta dobrada nos restaurantes de Miami, uma leitora foi muito mal educada com A Bóia...A pessoa não sabe interpretar o texto e fica fazendo pergunta desnecessária...

Isabela Coutinho
Isabela CoutinhoPermalink

Sempre leio o vnv e sempre tive medo de fazer uma pergunta inútil, por isso pesquiso bastante antes de escrever. Entendo que nem todo mundo é assim.

Espero que essa seja a melhor decisão, apesar de não ter certeza sobre ela, principalmente quando você comparou o vnv ao sus - vendo o lado negativo deste e sabendo que existe o positivo (trabalho nele).

Vamos em frente! O conteúdo dos comentários deve melhorar de nível com a mudança. Boa sorte.

A. L.
A. L.Permalink

Agora que os comentários são moderados, tem alguma chance de sair algum update no VnV que permita a leitores "assinarem" posts específicos para receberem notificação por email de novos comentários, individualmente em um weekly digest ou algo assim?

Sinto muito falta disso: o VnV cresceu bastante, e agora publica bem mais conteúdo, o que é ótimo. Todavia, às vezes há posts antigos em que eu, e acredito muitos outros trips, podemos responder a certos comentários/perguntas, mas dá muito trabalho ficar (1) adicionando esses posts em uma pasta de bookmarks no Chroms; (2) acessar os posts e verificar se há comentários novos por lá.

Daí, só dá pra ficar atento no perguntódromo, mas às vezes há questões marginais que não são nem tão relevantes que param no perguntódromo, nem tão irrelevantes que são canceladas pela moderação, e sem ativamente ir nesses threads ficamos sem saber o que ocorre por lá.

A maioria de sites interativos, moderados ou não, possui algum esquema de notificação, seja por interface externa (DisqUS, por exemplo), seja por interface própria (como o VnV) com uma pequena adição de um check-box "notifique-me de respostas a esse comentário" ou "notifique-me de comentários nesse post".

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A. L., isso continua na nossa pauta. O nosso coder aintá tá atacando a busca, que ainda não desencalacrou. A caixa de comentários é o tópico seguinte da to-do list.

eva
evaPermalink

Isso tornaria o site "menor" para cada um, sendo possível participar mais... como antes smile. Muito bom!

val
valPermalink

Isso seria realmente maravilhoso!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Tb sinto muita falta disso. Seria ótimo!

Cristina
CristinaPermalink

Presente! Sumida nesta vida de mãe, mas sou a mesma Cristina esposa do xará do Comandante (no apelido claro rsrs), que foi ao Egito e morre de saudades dos tempos que podia passar aqui todo dia. Super apoiado!!! Oi Norma Teixeira rsrs!

Sabrina Candido
Sabrina CandidoPermalink

Apoiadíssimo VnV!! E obrigada pela risada no "só entre nós". Sucesso!

Gabi
GabiPermalink

haha! Toma-lhe!!!!
Boa!

Fernanda Leitão
Fernanda LeitãoPermalink

Melhor moderar mesmo, " dá nojinho" de quem não ler e fica no círculo vicioso.

Liciana
LicianaPermalink

Taí, gostei! Riq, admiro a lucidez e o amadurecimento e a coragem. bj grande

Cleide Lucia
Cleide LuciaPermalink

Bela iniciativa Riq, amei o "só entre nós"... rrrssss.

Ricardo Junior
Ricardo JuniorPermalink

Boa tarde Ricardo!

Achei uma boa mesmo essa medida do Viaje na Viagem. Afinal as dicas as vezes estão na cara da pessoa e eles não querem ter o trabalho de pesquisar mais sobre o conteúdo dentro do site. O legal é focar em novas dicas de viagem para todos nós viajar ainda melhor!

Boa sorte!

Abs!

Lucianna
LuciannaPermalink

Cá pra nós. Apoiado!

Flavia
FlaviaPermalink

Demonstrando meu apoio. Continuo sempre aqui. Lendo muito e perguntando pouco smile