A partir de agora, o Viaje na Viagem passa a responder com moderação :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Bóia

A Bóia, em seu escritório em Madrizquí, Los Roques, Venezuela

A última grande mudança na área de comentários do Viaje na Viagem foi no início de 2011, quando deixei a caixa de comentários nas (ótimas) mãos da Bóia.

Só que agora, com o expressivo aumento da audiência (o número de visitantes nos dois primeiros meses de 2015 está 60% maior do que nos dois primeiros meses de 2014), nem a Bóia está dando conta.

Chegou a hora de pôr em prática uma idéia que me persegue há algum tempo, mas que sempre tive receio de implementar. Ainda que seja um passo arriscado, vamos lá: em caráter experimental, desde a zero hora de 1º de março, a caixa de comentários do Viaje na Viagem passou a ser moderada.

Mas não se preocupe. Todas as suas opiniões, relatos, correções, atualizações, contra-argumentações e pitacos em geral continuarão sendo publicados (tão logo a Bóia modere). Suas contribuições e intervenções continuam bem-vindas -- aliás, são mais bem-vindas do que nunca.

As perguntas, porém, passam a ser selecionadas. Vamos continuar respondendo muitas perguntas por dia, com a presteza de sempre. Só que não todas.

O sistema está explicado neste post, que vem linkado no enunciado da caixa de comentários. Dentro deste post, um segundo post ensina o leitor a encontrar o conteúdo que procura no blog em dois passos simples.

Por que essa medida extrema?

Porque o tempo e o esforço que dedicamos a responder perguntas repetidas, especulativas ou desnecessárias prejudicam a produção de novos conteúdos e a atualização do conteúdo já publicado.

E também porque, desde a implantação do novo layout do blog, no segundo semestre do ano passado, o Viaje na Viagem está razoavelmente bem organizado. Já dá para ensinar o público a procurar a informação por conta própria.

(Se bem que a Elisa, minha sócia e CEO, acha que oferecer tutorial a leitor que pergunta sem ler não vai ser muito eficaz. Mas ó: estou fazendo a minha parte.)

Não é falta de consideração pelos novos leitores do blog. Nos últimos anos o site mudou muito, e sempre no sentido de facilitar o encontro da informação. Todos os posts são escritos já pensando nas perguntas que podem ser feitas. Os textos estão cheios de links externos para checar informações que podem desatualizar. Ou seja: o site foi todo reformatado pensando nos perguntantes. Não faz sentido continuar respondendo perguntas repetidas, especulativas ou desnecessárias.

Veja bem: a gente vai continuar respondendo perguntas (e compartilhando no Perguntodrómo!). Mas só as perguntas inéditas, que contenham a dúvidas razoáveis, que não estejam respondidas pelo conteúdo já publicado, e que de preferência sirvam a outros leitores que venham a pesquisar no mesmo post.

O tempo que a gente gastava para repetir "desculpe, mas não temos como fazer roteiros individuais" será usado para fazer mais posts de roteiros que podem servir de base para todos os leitores (como este e este).

O tempo que a gente gastava encaminhando leitores perdidos para outros posts e para dizer "desculpe, não podemos decidir por você" será usado para acelerar a transformação das páginas de destino simples (como esta) em páginas de destino completas (como esta).

Além de tornar o nosso trabalho mais eficiente, o novo sistema deve elevar bastante a qualidade da interação. Com o tempo, as caixas de comentários vão ficar mais interessantes e úteis, porque não aparecerão mais conteúdos fora de contexto ou que desafiam o senso comum.

(Só entre nós)

Aproveitando que estamos sozinhos aqui ao pé do post (meio mundo já debandou no terceiro parágrafo), vou dar aqui um exemplo alegórico (mas com um final verídico) do que é o drama do lado de cá do balcão de perguntas.

Digamos que, num post, eu dê a dica: "Para aproveitar de verdade, vá de amarelo, laranja ou vermelho".

A primeira pergunta provável seria: "Mas dá pra ir de verde?" Resposta da Bóia: "Olá, Fulanx! Você não vai aproveitar tanto se for de verde. É melhor ir de amarelo, laranja ou vermelho".

Algumas perguntas mais tarde, apareceria: "Eu só posso ir de verde. Posso ir mesmo assim?". Resposta: "Olá, Fulanx! Poder, pode, mas você aproveitaria muito mais se fosse de amarelo, laranja ou vermelho".

Um outro perguntador perguntaria: "Eu não costumo ir de laranja a lugar nenhum, mas então na sua opinião se eu for de laranja eu vou aproveitar?"
R: "Olá, Fulanx! Sim. É a dica que o Ricardo Freire dá no texto".

E um outro: "Posso considerar abóbora como sendo laranja?"
R: "Olá, Fulanx! Pode, sim, claro".

E outro: "Vou com a minha filha de 8 anos. Nesse caso, podemos ir de verde?"
R: "Olá, Fulanx! Como está escrito no post, acreditamos que para aproveitar de verdade é melhor ir de amarelo, laranja ou vermelho".

E mais um: "Na sua opinião, é melhor ir de amarelo-canário ou amarelo-ouro?"
R: "Olá, Fulanx! Infelizmente não podemos decidir por você. Mas não há razão técnica para desrecomendar nenhuma das opções".

E ainda: "Estava pensando em ir metade verde, metade laranja. É uma boa idéia?"
R: "Olá, Fulanx! Conforme está no texto, a gente não recomenda ir de verde. Você vai aproveitar melhor quando puder ir só de amarelo, laranja ou vermelho".

E outro: "Eu li por aí na internet que o bom é ir de azul. Procede?"
R: "Olá, Fulanx! Recomendamos ir de amarelo, laranja ou vermelho. A justificativa está no texto".

Até que (num domingo às 11 da noite) aparece: "Que cor vocês recomendam para ir?"
E a Bóia: "Olá, Fulanx! A informação está no texto. O texto é para ler... experimente!"

Pra quê? Dois anos depois, vai aparecer um Fiscal de Resposta™ e mandar um: "Tantas formas para dizer que a leitora deveria ter lido o texto, e a Bóia sempre opta pela forma mais grosseira e irônica. O site é ótimo, mas a Bóia me enoja".

Sempre grosseira. Sempre irônica. Que nojo!

Pronto, moça: pode catar o seu nojinho e ir fiscalizar outra freguesia. A Bóia nunca mais vai precisar mandar ninguém ler o texto com atenção. Aleluia!

Leia também:

148 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

RENATA
RENATAPermalink

Bravo, comandante!!!! Bravo!!!!
E Bóia, eu te entendo... tem gente que é cansatiiiiiiiva...
Onde trabalho, eu peno pra fazer com que as pessoas sejam mais independentes. Eu uso o VnV sempre... me ensinou a viajar desempacotada.
Obrigada!!!!

Douglas
DouglasPermalink

Tem que haver mais textos neste estilo, o humor voltando de viagem

chica
chicaPermalink

Adorei o bom humor , esse que nunca nos pode faltar, até noas programações e viagens,né? rs

Lindo MARÇO e sucesso sempre ,continuando a dar sempre ótimas dicas por aqui! abraços,chica

Elisa Araujo
Elisa AraujoPermalink

Um movimento necessário que vai resultar em melhor conteúdo para todos. E, de quebra, rendeu um texto muito divertido smile

Tiago
TiagoPermalink

Boa mudança. Privilegia o leitor interessado e educa o preguiço e cômodo. Todos são inteligente e entenderão o sistema (se não forem preguiçosos ou cômodos de não ler as novas regras).

Gabe Britto
Gabe BrittoPermalink

Apoiadíssimo!

Fred
FredPermalink

Apoiado! Os "descansados" que fazem perguntas repetidas, especulativas e desnecessárias acabam multiplicando também o trabalho de garimpagem dos leitores, que buscam dicas preciosas (há muitas) em meio às bizarrices! Parabéns, VnV!

Cândida Silva
Cândida SilvaPermalink

Hahahahahahah! Acho digno! Às vezes cansa ler a caixa de comentários com tantas coisas repetidas... Se eu me canso, imagina a Bóia?!

Isabel
IsabelPermalink

Adorei!!! E amo a BOIA

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Acho até que demorou para esse movimento ocorrer. Nos últimos meses tenho acompanhado mais frequentemente o VnV e já estava irritado com o pessoal que não lê ou faz pergunta idiota. Imagina a Bóia que passa o dia aqui. Vamos ver como fica agora.

Andrea Raminelli
Andrea RaminelliPermalink

Concordo com o novo método, vai melhorar pra todo mundo. Entretanto, por experiência própria, já que as perguntas serão moderadas, seria legal que fossem lidas com mais carinho. Algumas vezes perguntei e a Boia me deu a resposta padrão, sem atentar para o fato que eu estava perguntando outra coisa. Pobre Boia, foi educada e tal, mas, talvez pelo excesso de coisa inútil, não entendeu a pergunta.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A idéia é essa, Andrea. E isso que você relatou deve ter acontecido muito, sim. Deixo aqui minhas desculpas atrasadas smile

Andrea Raminelli
Andrea RaminelliPermalink

Nem precisa pedir desculpas, o conteúdo de vocês já me ajudou em inúmeras viagens. Sou até consultora de amigos, só com suas dicas. Tenho certeza que a mudança só vai trazer mais qualidade. Amo o VnV!

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalink

É isso aí..............!!!!!!

Daniel
DanielPermalink

Mas e os comentários... Vão ser moderados agora? =p

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vão ser aprovados todos, desde que não contenham agressividade nem estejam em caps lock. Já era assim antes, só que eram excluídos depois de postados.

Fernando MIRANDA
Fernando MIRANDAPermalink

Tb trabalho respondendo ao público por email e posso confirmar: ninguém gosta de pesquisar pra encontrar as respostas. Querem tudo de mão beijada. Quem dera q no meu trabalho eu pudesse usar a nova tática do VnV...rsrsrsrs

Jussara
JussaraPermalink

Acho ótimo! Quantas vezes vi um post novinho falando sobre o destino "a", e uma pessoa vai e pergunta sobre o destino "z", sem ao menos se importar em colocar a pergunta no post certo. É cansativo pra gente que lê os comentários buscando outras dicas, e pelo exemplo que você deu, dá pra ter uma idéia do desgaste que deve/devia ser para a Bóia.

Silvia Oliveira
Silvia OliveiraPermalink

Quando vi a chamada da Elisa no face sobre isso, confesso que me deu uma dor no coração. Como leitora, não gosto de moderação.

Mas entendi perfeitamente (ri alto com o texto, porque é assim mesmo que funcionam as perguntas nas caixas de comentários!) e achei mais do que necessário e correto o novo sistema.

Isso demonstra, na verdade, a proporção e a relevância que o Viaje Na Viagem tomou. Vai dar muito certo, sim! (E eu já estou naquela fase no meu blog... "os incomodados que se mudem!)

Já dizia um consultor, "se a gente não faz tudo o que o cliente quer, a gente quebra. Mas se a gente faz TUDO o que ele quer, quebra mais rápido ainda!" grin

Iara
IaraPermalink

Acho isso muito bacana. A maioria das perguntas já está respondida no texto ou em perguntas anteriores, mas as pessoas simplesmente não leem e no final dificultam a vida de quem está procurando por dicas. Vida longa ao VnV!

regina Santos
regina SantosPermalink

OK . Bjs

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Eu não sei como ela aguentou tanto tempo. Vai melhorar o conteúdo sim e afastar os folgados preguiçosos.
A outra solução seria criar o botão Vapt Vupt Suas Dúvidas Foram Dizimadas em 3 Segundos Sem Ler Mais do Que Um Parágrafo. Ah, esse é difícil, né? Quem sabe um dia...

Lu
LuPermalink

Uhuuuu!!! Até q enfim!!! Os chatos e preguiçosos vão se bandear prá outros lados, deixando a Bóia trabalhar em paz!! Parabéns!

aparecida regina corci de araujo

É uma pena, pois eu sempre tive esse site, como o principal instrumento, na hora de montar minhas viagens, e, tirar todas a minhas dúvidas.

José Carlos
José CarlosPermalink

Acho q vc nao entendeu o texto. Ou entao eu nao entendi. Em momento algum esta escrito que nao sera dado auxílio. Apenas que nao serao respondidas perguntas cujo conteudo ja tenha sido publicado ou pergunyas idiotas. Porem se vc é daquelas que acha que o site é uma agencia de viagens para montar seus roteiros, ou ainda tem preguiça de utilizar a ferramenta BUSCA do site, tealmente suas viagens ficarão prejudicadas

Ines Martins
Ines MartinsPermalink

Aparecida, acho que você não entendeu que com a moderação a coisa ficou melhor smile

Celina Martins
Celina MartinsPermalink

Passando para dar meu apoio incondicional! Entendo cada sílaba! bjs ao comandante e à Bóia!

Cristina Souza da Rosa
Cristina Souza da RosaPermalink

Ótima mudança e bem necessária. Que bom para a Bóia! Ri muito com o texto!! Muito bom e bem certo!

Sylvia
SylviaPermalink

Hahaha Riq , tu és uma figuraça!
Rolei de morrer d rir com as perguntas/ respostas.
Sério meu, nem uma duzia d bóias podem dar conta
duma caixa d comentários.

Carla
CarlaPermalink

Ótimo!!! Li só agora! Desculpassssss se enviei mil vezes as perguntas porque não as vi publicadas e achei q era meu iPad q tava ruim! Kkkk.

Barbara
BarbaraPermalink

Morri de rir! Especialmente no último parágrafo. Tô com vontade de fazer igualzinho!
Agora que a internet está amadurecendo é hora de ensinar o pessoal a navegar nessa rede!

Luna
LunaPermalink

No começo também não entendi, mas na segunda pergunta ilustrativa todo e qualquer opinião contrária sumiu.
Espero que assim a Bóia consiga seguir mais sua natureza de boiar por vários mares e se desvencilhar um pouco do posto de bóia fixa da Marinha wink

Vanessa
VanessaPermalink

Até que enfim!!!apoiado!!!!leio sempre o conteúdo e gosto de ler os comentários para ver se pesco alguma dica bacana e tem tanta pergunta repetitiva, ou cuja resposta já está no texto ,que fica chato garimpar...
Ótima iniciativa!!!

Ana Martinez
Ana MartinezPermalink

Que texto otimo! Li tudim e "que sofrênciaaa"! Vai dar tudo certo. Parabéns smile))

Denise Bianco
Denise BiancoPermalink

Parabéns Ricardo, dessa forma com moderação, vai ser menos difícil pra quem realmente lê toda a matéria e também todas essas opiniões e dicas dos leitores, tirar melhor proveito do site, com mais rapidez e consequentemente viajar melhor!

Thyago Portela
Thyago PortelaPermalink

Kkkkkkkk bolando de rir com o "(só entre nós)"

Maryanne
MaryannePermalink

Hahaha, morri de rir com o texto e conheço bem esses comentários, que no fim sempre sobram pro blogueiro (ou pra boia). Acho que a mudança tem tudo pra dar certo e produzir os resultados esperados.

Silvia Maria
Silvia MariaPermalink

Li até o fim, inclusive a historinha do "amarelo, laranja ou vermelho", e vim testar o novo modo "moderação". Isso aí, gente. Continuem.Bjs.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Ri muito com a parte das perguntas e respostas smile
Faz assim: se o povo reclamar muito de que as perguntas óbvias não estão sendo respondidas, vocês criam um Disk-bóia cobrando em dólar e por minuto wink

Amaro - Recife
Amaro - RecifePermalink

Mas aí vão perguntar se é melhor dólar, real ou peso. E se leva em espécie, VTM ou Cartão de crédito.

Marcie
MarciePermalink

smile smile

MARISA DRESSEL
MARISA DRESSELPermalink

Apoiadissimo !!!

LUCIANA
LUCIANAPermalink

Aprovadíssimo!

Luciana Betenson
Luciana BetensonPermalink

Hahahahahaha! Boia te amo. Beijos smile

Fernanda Lima
Fernanda LimaPermalink

LEAVE BÓIA ALONE! <3

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

Perfeito! Andei meio sumido pela caixa de comentários, mas achei fantástica a idéia. Vai ajudar muito a todos!
Abraços

Alessandro Ayres
Alessandro AyresPermalink

Já era hora!!! Apoiado!!! Ninguém merece essas perguntas mesmo!

Estela
EstelaPermalink

Amei ... concordo em gênero , número e grau ... Essa postura acaba nos ajudando porque ninguém merece passar nervoso por isso .....rssrsr .Continuem a fazer o ótimo trabalho de vcs.

Deyse Ribeiro
Deyse RibeiroPermalink

Mas assim... Não da mesmo pra ir de verde?
Hahahah adorei o bom humor!

Carla Torres
Carla TorresPermalink

Mas afinal, posso ou não ir de verde? Brincadeirinha...
Justificadíssima a decisão. Acho que vai ser melhor para todos.

RABUGENTO
RABUGENTOPermalink

Eu decidi!

Irei de vermelho!

Sheila
SheilaPermalink

Adorei a medida!
Quando leio um post, a leitura da caixa de comentários é a continuação natural antes de fazer qualquer pergunta. A não ser que tenha 400mil comments... Nesse caso, eu pesquiso usando a "busca". Não é mesmo pra isso que ela serve? Ou até um "localizar" na página em que estou... E confesso que acho "o fim" quando leio perguntas fora de contexto ou gente se doendo porque fez pergunta tola... #prontofalei
A poluição textual com ausência de informação é cansativa... e a medida vai melhorar muuuuito isto : )

Sheila
SheilaPermalink

Sugestão: após "enviar comentário" não recebi mensagem de que meu comentário foi enviado e aguarda moderação. Achei que não tinha enviado e cliquei de novo... deve ter acontecido pacas nesse começo. Se for possível, vai bem um feedback sobre o envio àquele que comenta. Dá segurança sobre o envio e evita de serem enviados 400 comentários iguaizinhos...
E também: após enviar o comentário, a caixa de comentário não fica limpa, inviabilizando um novo comentário sem que tenhamos que apagar todo o texto anterior. Quem sabe dá pra deixá-la em branco após o envio? Ou seria um meio de evitar vários comentários "quebrados"?
E por último: lá no texto está (Só ente nós). Faltou o "r" de entre ; )
Um abração a todos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Ops, corrigi o "entre".

Obrigado por avisar do bug da caixa, estou encaminhando nesse instante pro pessoal da técnica.

Lea Dorf
Lea DorfPermalink

Carta de alforria para a Bóia! Viva! Viva! smile

Vivi
ViviPermalink

Otimo! Agora só falta implantar uma versao do site para celular!

Breno Beltrão
Breno BeltrãoPermalink

Ricardo, uma coisa que me decepcionava profundamente na época do Viajante Amador era aquele momento em que, logo após o post, bem completo, com todos os links, vem a pergunta: "E dia tal, vai estar aberto?". Caramba, o que custa consultar o link colado logo acima?
De todo modo, saudades da blogagem.
Ainda bem que vocês não desistem nunca. E a qualidade continua a mesma. Parabens!
Abraço.
Breno Beltrão.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Mas agora eu serei obrigado a ler todo o conteúdo?
Só pra decidir ir de amarelo, laranja ou vermelho?
Sendo que eu quero ir de azul, pode isso?
Hahahahahahahahahah
Muito bom!

Margareth
MargarethPermalink

Ufa! Que ótimo! Já não era sem tempo de nos livrar das perguntas inúteis que nos fazem perder tempo e a paciência. VnV é meu oráculo. Vida longa e próspera.

Norma Teixeira
Norma TeixeiraPermalink

Otimizar é sempre eficiente, mas, quando estamos inseguras queremos somente um apoio: o roteiro é bom ou não é bom para a situação individual. Faz muita falta a opinião de vcs. Entendo perfeitamente que o tempo desgasta a tolerância para as inconveniencias, mas eu nunca tive um oi!! Chorei!!! Mas o VnV é Biblia de viajante. Valeu. Um abraço