A partir de agora, o Viaje na Viagem passa a responder com moderação :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A Bóia

A Bóia, em seu escritório em Madrizquí, Los Roques, Venezuela

A última grande mudança na área de comentários do Viaje na Viagem foi no início de 2011, quando deixei a caixa de comentários nas (ótimas) mãos da Bóia.

Só que agora, com o expressivo aumento da audiência (o número de visitantes nos dois primeiros meses de 2015 está 60% maior do que nos dois primeiros meses de 2014), nem a Bóia está dando conta.

Chegou a hora de pôr em prática uma idéia que me persegue há algum tempo, mas que sempre tive receio de implementar. Ainda que seja um passo arriscado, vamos lá: em caráter experimental, desde a zero hora de 1º de março, a caixa de comentários do Viaje na Viagem passou a ser moderada.

Mas não se preocupe. Todas as suas opiniões, relatos, correções, atualizações, contra-argumentações e pitacos em geral continuarão sendo publicados (tão logo a Bóia modere). Suas contribuições e intervenções continuam bem-vindas -- aliás, são mais bem-vindas do que nunca.

As perguntas, porém, passam a ser selecionadas. Vamos continuar respondendo muitas perguntas por dia, com a presteza de sempre. Só que não todas.

O sistema está explicado neste post, que vem linkado no enunciado da caixa de comentários. Dentro deste post, um segundo post ensina o leitor a encontrar o conteúdo que procura no blog em dois passos simples.

Por que essa medida extrema?

Porque o tempo e o esforço que dedicamos a responder perguntas repetidas, especulativas ou desnecessárias prejudicam a produção de novos conteúdos e a atualização do conteúdo já publicado.

E também porque, desde a implantação do novo layout do blog, no segundo semestre do ano passado, o Viaje na Viagem está razoavelmente bem organizado. Já dá para ensinar o público a procurar a informação por conta própria.

(Se bem que a Elisa, minha sócia e CEO, acha que oferecer tutorial a leitor que pergunta sem ler não vai ser muito eficaz. Mas ó: estou fazendo a minha parte.)

Não é falta de consideração pelos novos leitores do blog. Nos últimos anos o site mudou muito, e sempre no sentido de facilitar o encontro da informação. Todos os posts são escritos já pensando nas perguntas que podem ser feitas. Os textos estão cheios de links externos para checar informações que podem desatualizar. Ou seja: o site foi todo reformatado pensando nos perguntantes. Não faz sentido continuar respondendo perguntas repetidas, especulativas ou desnecessárias.

Veja bem: a gente vai continuar respondendo perguntas (e compartilhando no Perguntodrómo!). Mas só as perguntas inéditas, que contenham a dúvidas razoáveis, que não estejam respondidas pelo conteúdo já publicado, e que de preferência sirvam a outros leitores que venham a pesquisar no mesmo post.

O tempo que a gente gastava para repetir "desculpe, mas não temos como fazer roteiros individuais" será usado para fazer mais posts de roteiros que podem servir de base para todos os leitores (como este e este).

O tempo que a gente gastava encaminhando leitores perdidos para outros posts e para dizer "desculpe, não podemos decidir por você" será usado para acelerar a transformação das páginas de destino simples (como esta) em páginas de destino completas (como esta).

Além de tornar o nosso trabalho mais eficiente, o novo sistema deve elevar bastante a qualidade da interação. Com o tempo, as caixas de comentários vão ficar mais interessantes e úteis, porque não aparecerão mais conteúdos fora de contexto ou que desafiam o senso comum.

(Só entre nós)

Aproveitando que estamos sozinhos aqui ao pé do post (meio mundo já debandou no terceiro parágrafo), vou dar aqui um exemplo alegórico (mas com um final verídico) do que é o drama do lado de cá do balcão de perguntas.

Digamos que, num post, eu dê a dica: "Para aproveitar de verdade, vá de amarelo, laranja ou vermelho".

A primeira pergunta provável seria: "Mas dá pra ir de verde?" Resposta da Bóia: "Olá, Fulanx! Você não vai aproveitar tanto se for de verde. É melhor ir de amarelo, laranja ou vermelho".

Algumas perguntas mais tarde, apareceria: "Eu só posso ir de verde. Posso ir mesmo assim?". Resposta: "Olá, Fulanx! Poder, pode, mas você aproveitaria muito mais se fosse de amarelo, laranja ou vermelho".

Um outro perguntador perguntaria: "Eu não costumo ir de laranja a lugar nenhum, mas então na sua opinião se eu for de laranja eu vou aproveitar?"
R: "Olá, Fulanx! Sim. É a dica que o Ricardo Freire dá no texto".

E um outro: "Posso considerar abóbora como sendo laranja?"
R: "Olá, Fulanx! Pode, sim, claro".

E outro: "Vou com a minha filha de 8 anos. Nesse caso, podemos ir de verde?"
R: "Olá, Fulanx! Como está escrito no post, acreditamos que para aproveitar de verdade é melhor ir de amarelo, laranja ou vermelho".

E mais um: "Na sua opinião, é melhor ir de amarelo-canário ou amarelo-ouro?"
R: "Olá, Fulanx! Infelizmente não podemos decidir por você. Mas não há razão técnica para desrecomendar nenhuma das opções".

E ainda: "Estava pensando em ir metade verde, metade laranja. É uma boa idéia?"
R: "Olá, Fulanx! Conforme está no texto, a gente não recomenda ir de verde. Você vai aproveitar melhor quando puder ir só de amarelo, laranja ou vermelho".

E outro: "Eu li por aí na internet que o bom é ir de azul. Procede?"
R: "Olá, Fulanx! Recomendamos ir de amarelo, laranja ou vermelho. A justificativa está no texto".

Até que (num domingo às 11 da noite) aparece: "Que cor vocês recomendam para ir?"
E a Bóia: "Olá, Fulanx! A informação está no texto. O texto é para ler... experimente!"

Pra quê? Dois anos depois, vai aparecer um Fiscal de Resposta™ e mandar um: "Tantas formas para dizer que a leitora deveria ter lido o texto, e a Bóia sempre opta pela forma mais grosseira e irônica. O site é ótimo, mas a Bóia me enoja".

Sempre grosseira. Sempre irônica. Que nojo!

Pronto, moça: pode catar o seu nojinho e ir fiscalizar outra freguesia. A Bóia nunca mais vai precisar mandar ninguém ler o texto com atenção. Aleluia!

Leia também:

148 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Amaro - Recife
Amaro - RecifePermalink

Ôôô, o Piti voltou!!!...

Decisão acertadíssima.

Agnes
AgnesPermalink

Adorei ! Isso eh crescimento.

Luis Afonso
Luis AfonsoPermalink

"...com moderação", lembra?

Karla Maria Corrêa
Karla Maria CorrêaPermalink

Bravo comandante. Muitas vezes atrapalha mesmo a leitura dos comentários as perguntas repetidas e desnecessárias. Amo o site. Parabéns Ricardo e equipe.

Hugo
HugoPermalink

Adorei o texto e a mudança. O excesso de perguntas desnecessárias, além de atrapalhar a Bóia, ainda dificulta as pesquisas. Num post com 5 páginas, se fossem excluídas aquelas sem noção, talvez sobrassem 2 ou 3, facilitando localizar o que já foi respondido.

Mara
MaraPermalink

Está certo comandante, às vezes fazemos perguntas do tipo exemplo das cores que vc deu e depois de ter feito umas duas do tipo, percebi que poderia ter ficado quieta! Muitas outras não precisei fazer, pois antes, li exaustivamente o que havia sido publicado sobre o assunto e os comentários dos leitores. É isso, aí, apoiado!

benrique
benriquePermalink

Aprovado! Parabéns a Bóia pela dedicação e competência de sempre...

Aline Belinaso
Aline BelinasoPermalink

Justo, justíssimo. Por vezes já levei a tal "patada" da Bóia, diga-se de passagem, injustamente, pois o que perguntei era relevante e não repetitivo, no entanto, por ter que dar atenção aos "desatentos" a coitada da Bóia já deveria estar com a paciência no limite! Compreensível. Mesmo assim, não deixei de participar. Espero que funcione melhor assim! smile

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Hahaha, adorei o "só entre nós"... Chega de mimimi, já estava na hora. Acho que vcs tinham paciência em excesso, às vezes #prontofalei.

val
valPermalink

hahaha perfeito o exemplo!!!

valmir
valmirPermalink

como o texto diz, no terceiro paragrafo quase todo mundo já foi embora. se colocasse num site, 25 parágrafos e no 23o colocasse a informação, ligue no numero xxxx e você vai ganhar um fim de semana de graça num hotel, o dito hotel ficaria vazio no dito fim de semana. a gente não le as instruções e depois liga no procom pra dizer que foi enganado. parabéns pela moderação. tem certos leitores que é melhor lerem do concorrente

Elaine Scanavacca
Elaine ScanavaccaPermalink

Beleza! As vezes com a correria a gente só lê o que cabe no celular e já pergunta. Sinto falta das suas viagens onde vc escreve com uma verve que só você. Estou relendo a viagem do Japão e morro de rir! Vai me ajudar muito. Abr

Queila Gorgulho
Queila GorgulhoPermalink

Inclusive aqui, nos comentários deste post, já pudemos verificar que tem gente que não lê tudo... que acaba interpretando mal...

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalink

Eu apoio!! Quem já moderou qualquer coisa sabe o quanto é irritante lidar com gente que não lê e vem perguntar as mesmas coisas! A Bóia é até paciente demais! rs

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Gostei.

Ricardo Antoniazzi
Ricardo AntoniazziPermalink

Com estas perguntas, me admiro que A Bóia não tenha furado ou afundado até agora....kkkkk
Belo texto, parabéns.
Apoio a iniciativa.
Abraço

Carina Camargo
Carina CamargoPermalink

Excelente!! Ficará também mais produtivo para nós que acompanhamos os comentários para encontrar novidades e tirar duvidas já respondidas. Valeu!!

Adolfo
AdolfoPermalink

Muito legal mesmo, vamos dar mais atenção para mais conteúdo, que foi o que levou o Viaje na Viagem ao que é hoje.

Quem sabe no futuro não tem um FAQ para cada um dos destinos. Eu sei que se vc ler os textos, vai provavelmente achar o que procura, mas tem sempre aquele dia que vc anda mais preguiçoso, não quer garimpar e a resposta está lá !

Marcelo Magdaleni
Marcelo MagdaleniPermalink

Excelente, comandante!! Muito bom o "só entre nós", é assim mesmo: "dá prá ir de verde?". Hahahahaha.

Helenice Figueiredo
Helenice FigueiredoPermalink

Olá Riq,
Adorei o "Só entre nós".
Realmente você está certo. Para quem o acompanha desde o início, reestruturações se fazem necessárias, pois você começou comandando um veleiro, hoje você está comandando um transatlântico, tal a quantidade de "passageiros" que embarca todos os dias.
Parabéns.
Helenice

Ines Martins
Ines MartinsPermalink

Muito bom! Eu adoro ler tudo, inclusive os comentários e confesso que me dava ganas ao ver perguntas "nada a ver" ou do tipo "posso ir de verde?".

Parabéns!

Denise de Pasqual
Denise de PasqualPermalink

Adorei a novidade Ric! Em alguns posts ficava difícil ler a caixa de comentários inteira e com certeza eu acabava perdendo informações preciosas. Beijão

Fernanda Leite de Barros

EXCELENTE decisão! Ou eu poderia dizer: DEMOROU...
Ler perguntas tolas também é um desgaste pra quem busca informação nova. Este site é excelente, muito bem escrito, tem humor, informação, enfim... nota 1.000. Parabéns à equipe e que bom saber que agora não corremos o risco de perder qualidade, o que ao meu ver é um baita desafio! Grande abraço a todos.

Clay
ClayPermalink

Ricardo Freire você faz falta por aqui, interagindo conosco. Foi muito bom ver respostas suas nesses comentáros. Também apoio esta iniciativa. Um abraço.

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Tb não gosto de comentários moderados, mas se até a Bóia está ficando estressada, não posso me opor à nova estratégia smile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tá estressada não, Camila. O problema é que a gente não dá conta. Seria lindo dar consultoria completa a todos os leitores, mas é um projeto impossível...

Angelo Pavan
Angelo PavanPermalink

Não é atoa que preguiça é um pecado capital... sad
Por que ter o trabalho de ler se alguém responde objetivamente só pra mim, tipo um "personal respondeitor"? smile

Sonia Regina Pompermaier

Olha entre consulta de SUS e cirurgia super especializada fico com a competencia das consultas daqui!!!! amo voces!! Recomendo/sugiro para todo mundo! Realmente a repetiçao é enfadonha!!! Viva a moderaçao!!!

Edivaldo
EdivaldoPermalink

Parabéns Ricardo. É isso mesmo. Algumas perguntas chegavam a ser constrangedoras. Precisa ter um filtro. Infelizmente as pessoas tem preguiça de ler. Ha 6 anos planejo minhas viagens by myself graças ao VnV que eu considero um serviço de utilidade pública.

Mariângela Conti
Mariângela ContiPermalink

Maravilha! Achei ótimo pq é um saquinho ficar lendo informações repetidas, neh?!

Danilo
DaniloPermalink

Infelizmente essa medida foi necessária. Os novos internautas não têm noção de como utilizar os "serviçõs" disponíveis na internet.
Acho que falta entregar um manual de instruções para o pessoal, basta ver os comentários em outros bons blogs de viagens/promoções...houve uma "g1ndização" dos comentários...heheh

Claudia
ClaudiaPermalink

Apoiadíssimo!!!! Já era mais do que hora de fazer isso!!
Já viraram assunto diversas vezes em casa as perguntas absurdas e as respostas da Bóia. Haja paciência!! rs

Liseane
LiseanePermalink

Gostei. Certa vez postei um comentário que considerei inoportuno e não houve volta. Não sabia como poderia apagá-lo. A moderação é uma forma de "limpar" mais o site e evitar vacilos do gênero. Boa semana para você!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lisiane! Era só ter deixado outro comentário pedindo pra gente apagar o anterior. A gente lê todos, poderia demorar um pouquinho mas apagaria os dois grin

claudia
claudiaPermalink

Aleluia! As caixas de comentários vão ficar muito melhores! Não sei de onde vcs tiravam paciência...
Beijos

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalink

Acho que mandei várias vezes o mesmo comentário... Não está aparecendo nenhuma mensagem de comentário enviado, será que é só comigo?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A caixa de comentários tá com bug sim, Tatiana. A gente não tinha visto até a Sheila avisar há pouquinho. Chamamos o povo da 'ténica' pra consertar smile

Joana Freire
Joana FreirePermalink

Arrasaram!

Mil santa
Mil santaPermalink

Acho acertadíssimo o novo modus operandi. Mas, como leitora assidua e antiga, faço a observaçao de que a boia nao tem a doçura e a paciência do Riq. E tenho dito, ainda que censurada e moderada.

Marcie
MarciePermalink

Tem todo meu apoio!! wink

Janaina Machado
Janaina MachadoPermalink

A pergunta não está sendo feita no post específico pois os comentários estão finalizados. Estou querendo ir pela Viator, saindo de Lucerna até o top de Jungfraunbahn, por eles o custo é 206 dolares. Vi no post de vocês que só de passagem de trem são 197 francos suíços saindo de Interlaken. Vocês saberiam me dizer a diferença no passeio? Me parece o custo menor indo pela Viator.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janaina! Use a caixa de comentários do destino Lucerna, do destino Interlaken, do destino Suíça. Obrigada.

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalink

Valeu, Riq! E desculpa entupir vocês com o mesmo comentário, logo neste post! rs
Aproveitando, já sugeri isso mas reitero, gostava muito quando o perguntódromo vinha por email, porque fica difícil lembrar de entrar direto na página inicial pra ver as perguntas! Como recebo os posts no email, só clico direto nos links que me interessam de imediato! Não sei se houve algum motivo técnico para parar de enviar o perguntódromo, mas fica a sugestão! wink

Karine
KarinePermalink

É desse jeito! A preguiça impera e a grande maioria quer que alguém faça tudo por você e entregue no colo todas as respostas das perguntas que fez porque não teve coragem de ler! Sem falar que tem mesmo muita gente sem saber o que quer da vida e quer que os outros decidam por ela! Apoiadissimo!

Cristiana Silva
Cristiana SilvaPermalink

Mais uma vez tenho o prazer de repetir: você é O cara. A verdade é que o site vai ficar ainda mais fluido para quem o usa corretamente. #tamujunto

Carol
CarolPermalink

Chorei de rir com os exemplos!
Muito bom, decisão acertada. Boa sorte na nova fase... Abraços!

Andrea Miranda
Andrea MirandaPermalink

É o que eu sempre digo aos meus alunos: leitura e interpretação! Parabéns pelo texto, Ricardo! Impossível ser mais claro e objetivo, embora, tenho certeza, várias pessoas ainda não tenham entendido...

Marcie
MarciePermalink

Tem meu total apoio! wink

Vladimir
VladimirPermalink

Hahahahaha... Rindo muito com as cores!!! Quais são mesmo as que devemos usar??? Brincadeira...
Eu já bem tomei umas broncas!!!
Hahaha... sad
Mas, o número de informações úteis que me deram, supera em 1000!!!
Ótima Decisão!!!
Abraço e Ótima Semana!

zilda
zildaPermalink

Corretissimo. Aplausos!

Rodrigo Barneche
Rodrigo BarnechePermalink

Pessoal, sempre admirei o trabalho de vocês, principalmente pela paciência em responder TODAS as perguntas. Tenho certeza que a moderação da caixa vai melhorar (ainda mais) a qualidade do conteúdo do site, e a qualidade de vida da Bóia. wink

Lena
LenaPermalink

hahahaha!! Eu me divirto com você! grin Juro que não é sadismo!

Paula M.
Paula M.Permalink

Aprovadíssimo! Parabéns! Eu que acompanho este site desde sempre, confesso que já estava cansada de ler perguntas da turma que tem preguiça de pesquisar..

Simone Costa
Simone CostaPermalink

Apoiado!! por vezes queremos ler os comentários para encontrar mais uma dica de hotel ou mais um passeio e fica complicado com tantas perguntas repetidas.