Alter do Chão

Alter do Chão mais perto, com o vôo direto de Brasília a Santarém

Alter do Chão

Depois de muitos anos, é retomada hoje, dia 3 de abril, a rota direta entre Brasília e Santarém. (A TAM está anunciando o vôo como “inédito”, mas antes da TAM virar gente grande, a Varig, Vasp e possivelmente a Transbrasil faziam escala em Santarém no caminho entre Brasília e Belém.)

Operando seis dias por semana — de domingo a sexta, com saída de Brasília às 12h08 (chegada às 14h57) e volta de Santarém às 15h29 (chegada às 17h54) — o vôo vai permitir que brasilienses (e também viajantes do Sudeste e do Sul) cheguem a Santarém sem precisar passar por Belém.

Alter do Chão

E o que tem em Santarém? Alter do Chão, o vilarejo a 30 km da cidade onde, entre julho e novembro, a vazante do rio Tapajós faz formar as mais belas praias de rio do Brasil.

Indo no começo da temporada — tipo agosto — dá para aproveitar melhor: parte da Ilha do Amor e muitas praias adiante no Tapajós já estarão formadas, mas ainda haverá igarapés e igapós navegáveis na mata. Praia e selva na mesma viagem.

Onde ficar em Alter do Chão

Belo Alter - Pousada do Tapajós

O hotel mais bem estruturado, com uma prainha própria e tudo, é o Belo Alter. O mais charmosinho é o Hostel Pousada do Tapajós (que também tem quartos com banheiro privativo) e fica num cantinho tranqüilo da cidade. Os mais centrais são a Pousada do Mingote e o Hotel Borari, próximos à pracinha central, o Agualinda, no miolinho do centro, e o Mirante da Ilha, na avenida beira-rio.

Leia mais:

31 comentários

Estou considerando reveillon em Alter do Chão com minha companheira e mais um casal de amigos, chegando por volta de 27/12/2023 e ficando até 4/1/2024. Ideia boa ou péssima?

Bom dia. Dá pra aproveitar praias em alter do chao na segunda metade de fevereiro? Estou na dúvida pq meu maior interesse são as praias de alter.

    Olá, LIla! Já vai er bem pouca praia, as águas começam a subir em dezembro.

    Em fevereiro, as chances de pegar muita chuva é grande. O melhor período é entre agosto e dezembro. As chances de chuvas são poucas.

Fala gente, tudo bem ??
Eu trabalho com organização e produção de experiências aqui na amazonia. Nossa especialidade são cruzeiros regionais de 3 a 5 dias por essa região com tudo incluso e com uma vivência feita de maneira mais especial não tão turística, com visita a comunidades ribeirinhas, oficinas de artesanato com comunitários e etc. Mas também organizamos experiências mais privadas e damos toda assessoria necessária.
E caso tenham alguma dúvida estou super disponível para sana-las e quem sabe fecharmos um negócio.
De qualquer maneira vai ser lindo trocar com voces. Deixo aqui meu contato para qualquer coisa.
[email protected]
+5593991542419

Olá..
Como é Alter em julho? Estou com alguns dias de férias e gostaria muito de conhecer.
Obrigada

    Olá, Renata! É alta temporada por causa das férias. As praias vão estar começando a aparecer.

Alter do Chão é espetacular.
O melhor é fazer passeios de barco para conhecer as praias paradisíacas do Tapajós. A Ilha do Amor, em frente à vila, é uma farofa total.
Se for ficar mais de três dias por lá, um carro alugado em Santarém ajuda bastante, pois há praias acessíveis por estradas, como a maravilhosa Pindobal. Os táxis são caros e acabam saindo mais caro do que o aluguel na Unidas ou Localiza do aeroporto. Uma boa dica é já sair do aeroporto de Santarém de carro, o que também evita pagar transfers de ida e volta entre Santarém e Alter do Chão.
A estrada é toda asfaltada e está em ótimas condições.
A vila de Alter do Chão propriamente não é charmosa, tem uma ocupação toda desordenada. Mas há bons restaurantes e bons shows de carimbó à noite.

Importante tomar cuidado com os voos da Gol na rota SP-Brasília-Santarém. Neste novembro de 2018, a companhia fez alterações no meu voo de ida, que estava redondinho desde março (!) e praticamente destruiu meu feriado (15 a 20/11). O voo da volta chegava em Brasília às 20h, mesmo horário do embarque para São Paulo. Evidentemente perdi a conexão, o que, sei por amigos, aconteceu em outros dias. Nem é preciso dizer que, diante desses fatos, o atendimento da Gol foi péssimo. Eles mudam o voo e te dão a opção de aceitar ou ter o reembolso, mas aí já não é possível comprar passagens por outra companhia. Total desrespeito.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito