Depois de muitos anos, é retomada hoje, dia 3 de abril, a rota direta entre Brasília e Santarém. (A TAM está anunciando o vôo como "inédito", mas antes da TAM virar gente grande, a Varig, Vasp e possivelmente a Transbrasil faziam escala em Santarém no caminho entre Brasília e Belém.)
Operando seis dias por semana -- de domingo a sexta, com saída de Brasília às 12h08 (chegada às 14h57) e volta de Santarém às 15h29 (chegada às 17h54) -- o vôo vai permitir que brasilienses (e também viajantes do Sudeste e do Sul) cheguem a Santarém sem precisar passar por Belém.
E o que tem em Santarém? Alter do Chão, o vilarejo a 30 km da cidade onde, entre julho e novembro, a vazante do rio Tapajós faz formar as mais belas praias de rio do Brasil.
Indo no começo da temporada -- tipo agosto -- dá para aproveitar melhor: parte da Ilha do Amor e muitas praias adiante no Tapajós já estarão formadas, mas ainda haverá igarapés e igapós navegáveis na mata. Praia e selva na mesma viagem.
Onde ficar em Alter do Chão
Hotel Belo Alter - Pousada do Tapajós
O hotel mais bem estruturado, com uma prainha própria e tudo, é o Belo Alter. O mais charmosinho é o Hostel Pousada do Tapajós (que também tem quartos com banheiro privativo) e fica num cantinho tranqüilo da cidade. Os mais centrais são a Pousada do Mingote e o Hotel Borari, próximos à pracinha central, o Agualinda, no miolinho do centro, e o Mirante da Ilha, na avenida beira-rio.
18 comentários