Alter do Chão mais perto, com o vôo direto de Brasília a Santarém

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Alter do Chão

Depois de muitos anos, é retomada hoje, dia 3 de abril, a rota direta entre Brasília e Santarém. (A TAM está anunciando o vôo como "inédito", mas antes da TAM virar gente grande, a Varig, Vasp e possivelmente a Transbrasil faziam escala em Santarém no caminho entre Brasília e Belém.)

Operando seis dias por semana -- de domingo a sexta, com saída de Brasília às 12h08 (chegada às 14h57) e volta de Santarém às 15h29 (chegada às 17h54) -- o vôo vai permitir que brasilienses (e também viajantes do Sudeste e do Sul) cheguem a Santarém sem precisar passar por Belém.

Alter do Chão

E o que tem em Santarém? Alter do Chão, o vilarejo a 30 km da cidade onde, entre julho e novembro, a vazante do rio Tapajós faz formar as mais belas praias de rio do Brasil.

Indo no começo da temporada -- tipo agosto -- dá para aproveitar melhor: parte da Ilha do Amor e muitas praias adiante no Tapajós já estarão formadas, mas ainda haverá igarapés e igapós navegáveis na mata. Praia e selva na mesma viagem.

Onde ficar em Alter do Chão

Belo Alter - Pousada do Tapajós

Hotel Belo Alter - Pousada do Tapajós

O hotel mais bem estruturado, com uma prainha própria e tudo, é o Belo Alter. O mais charmosinho é o Hostel Pousada do Tapajós (que também tem quartos com banheiro privativo) e fica num cantinho tranqüilo da cidade. Os mais centrais são a Pousada do Mingote e o Hotel Borari, próximos à pracinha central, o Agualinda, no miolinho do centro, e o Mirante da Ilha, na avenida beira-rio.

Leia mais:

16 comentários

Zeni Rates
Zeni RatesPermalinkResponder

Alter do Chão é um paraíso. Passeios inesquecíveis pelos rios da região, gastronomia maravilhoso e um povo prá lá de hospitaleiro. O hotel Belo Alter, de nossa Amiga Irene Belo fica às margens do lago de onde se parte para conhecer a região. Um lugar paradisíaco. Recomendo.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Andei pesquisando essa passagem há mais ou menos uns dois meses, mas acabei optando por Belém... Será meu próximo destino no Pará.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Bóia, quantos dias seria o mínimo ideal para ficar pro lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Pelo menos três noites, para ter dois dias inteiros para aproveitar.

André
AndréPermalinkResponder

Boia
vi que vale a pena uma dobradinha Santarém-Belém. Mas uma dobradinha Manaus-Santarém valeria a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Vale, sim. Belém vale pela cidade; Manaus, pela possibilidade de ir a um hotel de selva. Cidade contra cidade, Belém é mais bacana.

André
AndréPermalinkResponder

Bóia, muito obrigado pela resposta, ajuda muito no meu planejamento

Flavia Maroni Simonsen

quero conhecer Belem e Alter do chão na mesma viagem, mas encontrei dificuldade para descobrir os voos possíveis e se há outro meio de transporte viável entre os 2 locais . Planejo 3 noite para cada um e 2 para Marajó. Suas informações são sempre úteis e precisas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Há vôos diários entre Belém e Santarém por várias cias. De Belém a Marajó vai-se de barco.

Luiz Carlos Tiago

Ir a Alter do Chão e não assistir/participar do Sairé é como ir a Parintins e não assistir o Boi.

Orlando Lisboa

muito lindo

Alessandra Aquino Canivezi

Estou planejando minha viagem pra Alter e Belém juntas. O voo da Latam direto de Brasília para Alter é à noite e não durante o dia como descrito. A chegada em Santarém é prevista para às 2h55 da madrugada. Alguém poderia me dizer se há receptivos que façam o trajeto Santarém\Alter nesse horário?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! As cias. vivem mudando os horários, mesmo. Sim, haverá táxis no aeroporto na chegada do avião com certeza. E você pode acertar um trânsfer com a sua pousada, se preferir.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Obrigada pelas orientações!! Impossível qualquer viagem dar errado ouvindo vocês!! Parabéns

Loanda Campello

Olá, como o voo de Brasília chega em Santarém de madrugada, pensei em ficar esse dia aí e ir para Alter do Chão no dia seguinte. Qual a melhor região para se hospedar em Santarém? Não encontrei nada de sugestões de hotel.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Loanda! Não vale a pena não. Contrate um trânsfer com a sua pousada e vá direto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar