Alter do Chão

Alter do Chão mais perto, com o vôo direto de Brasília a Santarém

Alter do Chão

Depois de muitos anos, é retomada hoje, dia 3 de abril, a rota direta entre Brasília e Santarém. (A TAM está anunciando o vôo como “inédito”, mas antes da TAM virar gente grande, a Varig, Vasp e possivelmente a Transbrasil faziam escala em Santarém no caminho entre Brasília e Belém.)

Operando seis dias por semana — de domingo a sexta, com saída de Brasília às 12h08 (chegada às 14h57) e volta de Santarém às 15h29 (chegada às 17h54) — o vôo vai permitir que brasilienses (e também viajantes do Sudeste e do Sul) cheguem a Santarém sem precisar passar por Belém.

Alter do Chão

E o que tem em Santarém? Alter do Chão, o vilarejo a 30 km da cidade onde, entre julho e novembro, a vazante do rio Tapajós faz formar as mais belas praias de rio do Brasil.

Indo no começo da temporada — tipo agosto — dá para aproveitar melhor: parte da Ilha do Amor e muitas praias adiante no Tapajós já estarão formadas, mas ainda haverá igarapés e igapós navegáveis na mata. Praia e selva na mesma viagem.

Onde ficar em Alter do Chão

Belo Alter - Pousada do Tapajós

O hotel mais bem estruturado, com uma prainha própria e tudo, é o Belo Alter. O mais charmosinho é o Hostel Pousada do Tapajós (que também tem quartos com banheiro privativo) e fica num cantinho tranqüilo da cidade. Os mais centrais são a Pousada do Mingote e o Hotel Borari, próximos à pracinha central, o Agualinda, no miolinho do centro, e o Mirante da Ilha, na avenida beira-rio.

Leia mais:

31 comentários

Olá, como o voo de Brasília chega em Santarém de madrugada, pensei em ficar esse dia aí e ir para Alter do Chão no dia seguinte. Qual a melhor região para se hospedar em Santarém? Não encontrei nada de sugestões de hotel.

    Olá, Loanda! Não vale a pena não. Contrate um trânsfer com a sua pousada e vá direto.

Obrigada pelas orientações!! Impossível qualquer viagem dar errado ouvindo vocês!! Parabéns

Estou planejando minha viagem pra Alter e Belém juntas. O voo da Latam direto de Brasília para Alter é à noite e não durante o dia como descrito. A chegada em Santarém é prevista para às 2h55 da madrugada. Alguém poderia me dizer se há receptivos que façam o trajeto Santarém\Alter nesse horário?

    Olá, Alessandra! As cias. vivem mudando os horários, mesmo. Sim, haverá táxis no aeroporto na chegada do avião com certeza. E você pode acertar um trânsfer com a sua pousada, se preferir.

Ir a Alter do Chão e não assistir/participar do Sairé é como ir a Parintins e não assistir o Boi.

quero conhecer Belem e Alter do chão na mesma viagem, mas encontrei dificuldade para descobrir os voos possíveis e se há outro meio de transporte viável entre os 2 locais . Planejo 3 noite para cada um e 2 para Marajó. Suas informações são sempre úteis e precisas

    Olá, Flavia! Há vôos diários entre Belém e Santarém por várias cias. De Belém a Marajó vai-se de barco.

Boia
vi que vale a pena uma dobradinha Santarém-Belém. Mas uma dobradinha Manaus-Santarém valeria a pena?

    Olá, André! Vale, sim. Belém vale pela cidade; Manaus, pela possibilidade de ir a um hotel de selva. Cidade contra cidade, Belém é mais bacana.

    Bóia, muito obrigado pela resposta, ajuda muito no meu planejamento

Andei pesquisando essa passagem há mais ou menos uns dois meses, mas acabei optando por Belém… Será meu próximo destino no Pará.

Alter do Chão é um paraíso. Passeios inesquecíveis pelos rios da região, gastronomia maravilhoso e um povo prá lá de hospitaleiro. O hotel Belo Alter, de nossa Amiga Irene Belo fica às margens do lago de onde se parte para conhecer a região. Um lugar paradisíaco. Recomendo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito