Eataly São Paulo, 3 andares de buon appetito

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A focaccia!

Focaccia do Eataly: te cuida, sanduba de mortadela do Mercadão

Aberto em 2007 em Turim e desde 2010 fazendo sucesso em Nova York, o Eataly abre suas portas em São Paulo na próxima terça, dia 19 de maio, ao meio-dia. Já não era sem tempo. Desde 2012, com o fechamento do Playcenter, a cidade andava órfã de parques de diversão.

Eataly

Eataly SP

3 andares de buon appetito

A uma semana da abertura, participei de um tour pelas instalações, anteriormente ocupadas por uma concessionária de carros de luxo que não deixará a menor saudade. "Parece o de Milão", comentaram no meu instagram. Não posso dizer. Só sei que o layout mezzo galpão mezzo shopping center é bem diferente do de Nova York -- para melhor. Na disposição labiríntica do Eataly nova-iorquino, você pode entrar por uma porta, sair por uma outra e não perceber tudo o que podia ter comido ou comprado. Na de São Paulo você não perde nada: dá para percorrer o lugar com o mesmo método que você usa para visitar museus -- e com a vantagem de aqui e ali poder comer a obra dos artistas.

Eataly SP

Eataly SP

Eataly SP

Porco dio, Nutella São Paulo? Cadê a Nutella Parmêra?

O conceito você conhece, certo? O Eataly é um mega-empório de comida italiana com restaurantes agregados (e uma escola de culinária também). As duas palavras que sintetizam a melhor cozinha italiana -- qualidade e simplicidade -- mandam no que é oferecido no mercado e servido nos restaurantes. Tudo é fresco e artesanal. E ao mesmo tempo, mega-comercial. O marketing da pesada aplicado a princípios gastronomicamente corretos é o que torna o Eataly um empreendimento tão desconcertante (e bem-sucedido).

Eataly SP

Shshsh! "Barilla" aqui é palavrão! (soa como "Adria")

Eataly SP

Pizza no almoço em SP! (Sim, um mundo melhor é possível)

Deixo para os críticos de gastronomia o veredicto sobre a relação hype x benefício dos restaurantes e bares. Mas aqui do meu box antevejo... o óbvio: São Paulo está ganhando uma baita ~atração turística~. A "focaccia do Eataly" (ou a pizza, napolitaníssima, de disco fino e elástico, servida também na hora do almoço) tem tudo para desafiar o sanduba de mortadela do Mercadão (disclosure: do qual este blogueiro não gosta) como objeto número 1 do desejo gastronômico do turista que vem a São Paulo.

Eataly SP

Eataly SP

Tambacchì! Gamberi pitù! (tem gnocchi di mangiocchigna também)

A propósito: se a idéia do Eataly é celebrar o movimento slow-food, acho que a filial de São Paulo será a número 1 da rede no quesito va piano. Posso apostar que nos primeiros meses o noticiário vai falar mais das filas dos restaurantes do que de qualquer outra coisa smile

Eataly SP

Eataly SP

Visite nossa fabriqueta

Restaurantes & horários

Na parte de mercado, o Eataly tem supermercado (o sócio brasileiro é o grupo St. Marché), padaria (onde você compra as focaccias), açougue, peixaria, massas artesanais, rotisseria, queijaria e loja de vinhos. Abre todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 23h.

O mais formal dos restaurantes, ocupando o segundo andar, é o Brace ("Brasas"), especializado em grelhados, com um bar e uma cervejaria anexos.

Eataly SP

No primeiro andar ficam La Pizza, com as redondas napolitanas feitas por pizzaiolos da Rossopomodoro, La Pasta, de massas, La Carne e Il Pesce, que preparam o que na Itália vem depois da massa. Os restaurantes do térreo levam mais jeito de praça de alimentação (chique): La Verdura prepara contorni; Il Crudo serve ostras e peixes crus ou defumados à italiana; Il Panino, colado à padaria, serve sandubas italianos e La Piazza serve frituras, mozzarella, embutidos e vinho em taça.

Os restaurantes abrem:

  • 2ª a 5ª das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h
  • 6ª das 11h30 às 15h e das 18h à 0h
  • Sábado sem interrupção das 12h à 0h
  • Domingo e feriado sem interrupção das 12h às 23h

A exceção é o La Piazza, que funciona todos os dias sem interrupção.

Eataly SP

Eataly SP

Completam o elenco do térreo um café (Gran Bar Lavazza), um quiosque da Nutella, sorveteria e chocolateria Venchi, um bar de sucos (Bar della Fruta) e confeitaria (Luca Monersino). O primeiro andar também tem seu próprio café, o Caffè di Vergnano.

(Comentário da nossa Mariana: "the ultimate padoca paulistana". Gênia!)

O Eataly fica na av. Juscelino Kubitschek, 1489, entre Faria Lima e Marginal Pinheiros, a duas longas quadras do shopping JK Iguatemi. O telefone é (11) 3279-3300. O site ainda não está no ar. O hotel mais próximo é o Blue Tree Premium Faria Lima (dá para ir a pé).

Leia mais:

62 comentários

Carlos Henrique Loyo

Tambem é parecido com o Eataly de Roma mas, pelas fotos, acho que o romano parece ser maior.

jonas
jonasPermalinkResponder

entao vc ja foi no eataly de roma... legal! q comentario inútil.......

Ricardo Garcia

Jonas, este é menor que o de Roma, mais ou menos igual ao de NY e definitivamente menor que o de Firenze....

JOSÉ ALFREDO
JOSÉ ALFREDOPermalinkResponder

Sejam muito bemvindos. São Paulo está à altura!

val
valPermalinkResponder

que fomeeee!!!!

Leticia Rocha
Leticia RochaPermalinkResponder

O de NY é mais aconchegante, mas é um labirinto! O de SP parece mesmo o de Roma: estrutura, arquitetura! É menor, claro, pois o de Roma é o maior do mundo entre os Eataly! smile

Paulo
PauloPermalinkResponder

Pelas fotos já achei bem melhor que o de NY, o de lá eu adoro, pela comida e produtos mas é insuportavelmente cheio e realmente um labirinto. Ah, e para quem for para NY e procurar o Nutella bar, já fechou e agora no lugar existe uma loja de vinhos, só sobrou um carrinho da Nutella lá dentro mesmo...

Bárbara
BárbaraPermalinkResponder

O Nutella Bar do Eataly de NY vai reabrir no dia 27 deste mês.

RoseCS
RoseCSPermalinkResponder

Vai ficar lotadão!!! Legal!!
Tomara que tenha panini e não seja tão chato para as reservas como em NYC, onde, muitas vezes, é impossível comer nos restaurantes de tão cheio!

Vitor
VitorPermalinkResponder

SP precisa de iguarias assim!! Finalmente...focaccia al pomodoro hummmmmmm

Natália
NatáliaPermalinkResponder

abrir uma coisa estilo chelsea market que é bom, nada...

Aline
AlinePermalinkResponder

adoro o chelsea maket, mas tendo o Eataly já estamos num bom caminho

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Ótimo post! No entanto, acho que vai ser um pouco complicado almoçar lá durante a semana por ficar bem no meio dos prédios comerciais da JK e Faria lima.

Guta | Blog Vambora!

Muitooo curiosa para experimentar! Mas pelo jeito que essas novidades são em SP vai ser preciso esperar uns 2 meses para conseguir aproveitar lá direito e não só ficar em filas

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Morri de amor sem nem ter posto os meus pés lá...

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Até que enfim um sex shop à altura de SP. Vamos ver se os preços serão compatíveis com os de lá.

Jorge Bernardes

Mais uma parada perfeita para o passeio de domingo, em família, pela ciclofaixa...(o desvio e'mínimo!) visto que só vai dar para entrar mesmo se estiver a pé e num domingo de manha, rsrsrs.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Vou sempre ao de Roma. Estranhei não haver uma gelateria entre as atrações.

Erika Frossard

NINGUÉM escreve como vc, Riq! Que prazer ler seu relato! Eu, paulistana que sou, vou segurar a curiosidade e esperar as longas filas diminuírem para conhecer. Já está quase dando pra entrar no Jamies Italian agora...

val
valPermalinkResponder

tem sim: sorveteria e chocolateria Venchi

Mah Jaico
Mah JaicoPermalinkResponder

Esse é um dos motivos que eu amo mais que amo Sampa! O mundo está aqui dentro! Como muitos dizem por aí, a única cidade brasileira com um pé no primeiro mundo! Sou sim Paulistana de carteirinha!

Lea Dorf
Lea DorfPermalinkResponder

Riq escolhi o seu dentre tantos relatos pra conhecer o Eataly antes da abertura. Como sempre, uma boa escolha. smile

Maíra S.
Maíra S.PermalinkResponder

Os textos do Ricardo Freire já são uma delícia de ler, imagine quando o assunto é comida italiana de qualidade! Só conheço o Eataly de NY e, mesmo lá, as filas são grandes nos horários de pico. Em SP, vai levar alguns meses para ser possível curtir o lugar com uma certa calma. A filosofia do Slow Food vai ser levada a um outro nível! rsrs

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Qual a estação de metrô mais perto? Próximo feriadão irei a SP e quero conhecer.

Diógenes

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diógenes! A estação mais próxima é a Vila Olímpia, na linha Esmeralda da CPTM. Fica a 1,2 km de distância segundo o Google Maps.

Julia
JuliaPermalinkResponder

Dica de quem mora por perto: a estação mais próxima é a Vila Olimpia, mas se descer na Cidade Jardim vc já aproveita e conhece o Parque do Povo, que é bem lindo. Deve dar uns 100 metros a mais e o passeio fica mais interessante!

Giampiero
GiampieroPermalinkResponder

Como italiano e com o hobby da cozinha mais um ponto para achar ingredientes para os meus almoços de domingo com os amigos brasileiro. São Paulo cidade líder mundial em gastronomia merece mesmo um lugar assim. Vamos ver os preços praticados.

Luciana Betenson

Muito legal, adorei saber os detalhes do Eataly São Paulo smile

Claudia Matoso

Não tenho dúvidas que será nova meca turística! Eu mesma já estou fazendo conta dos próximos feriados. wink

Carla Boechat
Carla BoechatPermalinkResponder

E vou ser mais uma encabeçando essa fila aí!!! Doida já para voltar a Sampa!

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Sejam muito bem vindo... mas continuo achando que deveriam inaugurar mais um em Guarulhos, hehehe!

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Sejam muito bem vindos!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Um excelente motivo para programar uma nova viagem para SP. Se os preços não forem abusivos, vai ser um excelente lugar para comprar temperos e outros ingredientes tipicamente italianos.

Claudia Ioschpe

Nem fui e já quero morar lá!❤️❤️❤️

georgia
georgiaPermalinkResponder

conheci o de NY e fiquei enlouquecida. é um mundo de cores e sabores. que bom que chegou por aqui. bj e obrigada Ricardo pelas dicas. já sou sua fã da Band. bjsss

MF
MFPermalinkResponder

A sua expressão abaixo da foto da nutella (porco *io) é altamente ofensivo, seria educado retira-la. O resto do artigo e as fotos gostei.

Ricardo Freire

Olha, esse aí já não dá mais, porque já foi. Mas os próximos textos eu mando antes para sua aprovação e revisão. O senhor faz isso de graça ou vou precisar pagar?

Michele
MichelePermalinkResponder

Sou mais uma entusiasta, morro de saudades de alguns produtos italianos que não encontro em SP de jeito nenhum. Tomara que o Eataly cubra essa lacuna. Quanto aos preços não espero nada muito barato não, já custa um pouco mais na Itália em função da qualidade que oferece, imagina no Brasil onde tudo será importado. Curiosa!

ruth rosa gomes

manca uno il gocciole

Robson Fortunatti Marques

Como dica, eu recomendo a tábua de frios com mel e amareto!!!

Jose Carlos Cunha

Os melhores produtos do mundo não estão em sua origem, mas sim em São Paulo, parabéns capital nacional.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Fala-se de cursos, mas não achei nenhum tipo de divulgação sobre eles, nem mesmo um email de contato. Vc tem alguma informação sobre os cursos, Ricardo Freire?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! O Ricardo Freire está viajando hoje e deixou seu material do Eataly em casa. Já há cursos programados, sim. Ligue no telefone do Eataly e informarão.

Gilberto Veiga

Há 2 semanas jantei no restaurante de massas no de Chicago localizado na Ohio St. junto à Magnifcient Mile. É fantástico o local e a de São Paulo pelas fotos me pareceu semelhante com a maior parte da loja e o café no térreo e os restaurantes no 2º andar.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Wow, adorei! adoro o de NY e este me parece uma maravilha! Mario Batali é demais! Espero que abra todos os restaurantes que ele puder no Brasil!

Márcio Erivaldo Araújo

Adorei estava na inauguração dessa loja em Milão gostei muito do que vi e da proposta que bom veio para o Brasil.

neusa natale
neusa natalePermalinkResponder

Ainda há empresários que acreditam na grandeza do Brasil. Parabéns ao grupo

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Conheci os de Torino e Chicago. Faz todo o sentido abrir uma em SP. Sobre a qualidade, não há o que falar. Duas curiosidades: comparar com preço dos mesmos vinhos vendidos no site italiano e saber se vão conseguir meeeeeessssmooo ser "slow food" em SP. Aguardemos!

Sentidos do Viajar

Tudo de bom termos o Eataly no Brasil, vou programar uma viagem a Sampa para visitar!!!!!

Arlete
ArletePermalinkResponder

Falta de respeito com o paulistano, me preparei para chegar cedo pq as filas tem sido enormes, estacionei próximo pois o estacionamento tb fica lotado, chego na porta e surpresa.....não vão abrir hoje, só amanhã......ah tá.....quando eu superar o choque eu volto....

Milena M.M.M.G.Vieira

Fiquei sabendo deste acontecimento agora, às22:59 h de25/05/15, graças à minha neta Natália, universitária do Curso de Zootecnía, apreciadora de bons pratos italianos que eu adoro preparar e que aprendi a executá-los em casa, já que sou filha de italianos, e, nascida em Genova. Devo reconhecer que é uma notícia fantástica, e que São Paulo merece a presença de um Local desse quilate! Aqui há muitos descendentes de italianos, mas, não só isso, os paulistanos apreciam muitíssimo a cozinha italiana de fato! Será um grande Sucesso!

Violeta Cencipers

So conheço o de New York e apesar das filas longas, vale super.... Louca pra conhecer o daqui...

M.Angelica A. Parga

O lugar é maravilhoso, fiquei encantada.
Comi num dos restaurantes e ai pecaram, pedi pão você tinha que pagar por ele, pedi azeite foi regulado, agora me diz uma coisa que restaurante italiano é esse que regula pão e azeite? sou italiana e em nenhum restaurante italiano que conheço fazem isso se o primeiro que vem a mesa é pão e azeite. Ficamos decepcionados.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Parece o mercadão de SP, só que depois do raio "gourmetizador" xD
Só bater o olho na localização para entender.

Celso Pinheiro

Prezados, por favor, em dezembro estarei em São Paulo, hospedado na esquina do metrô da Consolação. Como faço para ir de metrô ao Eataly?
Obrigado,
Celso

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celso! Linha 4 amarela a Pinheiros, linha 9 esmeralda a Vila Olímpia, 15 minutos de caminhada.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Celso, do jeito que a Boia falou vc só paga uma passagem, mas essa linha 9 é na verdade trem (e não metrô) então cuidado com o dia e horário em que vc vai. Se for hora do rush vai estar super lotado (lotado MESMO) e se for final de semana pode levar até 20 min entre um trem e outro.

Outra opção é descer no metro Faria Lima e pegar um ônibus que vá pela Brigadeiro Faria Lima (tipo o 847 ou 957) e descer na esquina com a Juscelino Kubitschek. O Eataly é do lado. Eu faria esse caminho se fosse final de semana.

Nicolau Egornoff

Estive hoje p jantar, no Etaly para comer um risoto,
Depois de muita insistência fui atendido, pedi um vinho é uma garapa de água, chegou o vinho e a água bem depois. Mas o pior não tinha pão, como sem pão em uma casa italiana, que tristeza.
Pedi o risoto veio muito dose.... que pena.
Experiencia nota 5.0 de 1.0 a 10.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Ola boia. É perigoso caminhar durante o dia do Eataly até o Parque do Ibirapuera. Vi no maps q são 2 km até o portão 7, mas queria saber se tem muita ladeira.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! Não tem ladeira, mas passando a avenida Santo Amaro o caminho vira uma avenida expressa, sem comércio. Melhor pegar um táxi ou Uber e caminhar esses 2 km dentro do Ibira.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Bem lembrado. Obrigada pela dica.

LUCINEA REIS
LUCINEA REISPermalinkResponder

Fui ao Eataly de NYC 2 x. Olha.... é mesmo um labirinto mas é muito bom... quero conhecer o de SP agora.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar