Focaccia do Eataly: te cuida, sanduba de mortadela do Mercadão
Aberto em 2007 em Turim e desde 2010 fazendo sucesso em Nova York, o Eataly abre suas portas em São Paulo na próxima terça, dia 19 de maio, ao meio-dia. Já não era sem tempo. Desde 2012, com o fechamento do Playcenter, a cidade andava órfã de parques de diversão.
3 andares de buon appetito
A uma semana da abertura, participei de um tour pelas instalações, anteriormente ocupadas por uma concessionária de carros de luxo que não deixará a menor saudade. "Parece o de Milão", comentaram no meu instagram. Não posso dizer. Só sei que o layout mezzo galpão mezzo shopping center é bem diferente do de Nova York -- para melhor. Na disposição labiríntica do Eataly nova-iorquino, você pode entrar por uma porta, sair por uma outra e não perceber tudo o que podia ter comido ou comprado. Na de São Paulo você não perde nada: dá para percorrer o lugar com o mesmo método que você usa para visitar museus -- e com a vantagem de aqui e ali poder comer a obra dos artistas.
Porco dio, Nutella São Paulo? Cadê a Nutella Parmêra?
O conceito você conhece, certo? O Eataly é um mega-empório de comida italiana com restaurantes agregados (e uma escola de culinária também). As duas palavras que sintetizam a melhor cozinha italiana -- qualidade e simplicidade -- mandam no que é oferecido no mercado e servido nos restaurantes. Tudo é fresco e artesanal. E ao mesmo tempo, mega-comercial. O marketing da pesada aplicado a princípios gastronomicamente corretos é o que torna o Eataly um empreendimento tão desconcertante (e bem-sucedido).
Shshsh! "Barilla" aqui é palavrão! (soa como "Adria")
Pizza no almoço em SP! (Sim, um mundo melhor é possível)
Deixo para os críticos de gastronomia o veredicto sobre a relação hype x benefício dos restaurantes e bares. Mas aqui do meu box antevejo... o óbvio: São Paulo está ganhando uma baita ~atração turística~. A "focaccia do Eataly" (ou a pizza, napolitaníssima, de disco fino e elástico, servida também na hora do almoço) tem tudo para desafiar o sanduba de mortadela do Mercadão (disclosure: do qual este blogueiro não gosta) como objeto número 1 do desejo gastronômico do turista que vem a São Paulo.
Tambacchì! Gamberi pitù! (tem gnocchi di mangiocchigna também)
A propósito: se a idéia do Eataly é celebrar o movimento slow-food, acho que a filial de São Paulo será a número 1 da rede no quesito va piano. Posso apostar que nos primeiros meses o noticiário vai falar mais das filas dos restaurantes do que de qualquer outra coisa
Visite nossa fabriqueta
Restaurantes & horários
Na parte de mercado, o Eataly tem supermercado (o sócio brasileiro é o grupo St. Marché), padaria (onde você compra as focaccias), açougue, peixaria, massas artesanais, rotisseria, queijaria e loja de vinhos. Abre todos os dias, incluindo feriados, das 8h às 23h.
O mais formal dos restaurantes, ocupando o segundo andar, é o Brace ("Brasas"), especializado em grelhados, com um bar e uma cervejaria anexos.
No primeiro andar ficam La Pizza, com as redondas napolitanas feitas por pizzaiolos da Rossopomodoro, La Pasta, de massas, La Carne e Il Pesce, que preparam o que na Itália vem depois da massa. Os restaurantes do térreo levam mais jeito de praça de alimentação (chique): La Verdura prepara contorni; Il Crudo serve ostras e peixes crus ou defumados à italiana; Il Panino, colado à padaria, serve sandubas italianos e La Piazza serve frituras, mozzarella, embutidos e vinho em taça.
Os restaurantes abrem:
- 2ª a 5ª das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h
- 6ª das 11h30 às 15h e das 18h à 0h
- Sábado sem interrupção das 12h à 0h
- Domingo e feriado sem interrupção das 12h às 23h
A exceção é o La Piazza, que funciona todos os dias sem interrupção.
Completam o elenco do térreo um café (Gran Bar Lavazza), um quiosque da Nutella, sorveteria e chocolateria Venchi, um bar de sucos (Bar della Fruta) e confeitaria (Luca Monersino). O primeiro andar também tem seu próprio café, o Caffè di Vergnano.
(Comentário da nossa Mariana: "the ultimate padoca paulistana". Gênia!)
O Eataly fica na av. Juscelino Kubitschek, 1489, entre Faria Lima e Marginal Pinheiros, a duas longas quadras do shopping JK Iguatemi. O telefone é (11) 3279-3300. O site ainda não está no ar. O hotel mais próximo é o Blue Tree Premium Faria Lima (dá para ir a pé).
62 comentários