Heroes Club - Art Of Toys

San Francisco: um rolê pela Ásia na Clement Street

Loja na Clement Street

Foi a recomendação de um feirante que me fez ir parar na Clement Street. “É um segredo bem guardado de San Francisco“, ele disse. Localizada em Inner Richmond, um bairro essencialmente residencial, a Clement Street é desses lugares por onde dificilmente um turista passaria por casualidade. Então vá até lá com um propósito: explorar a seqüência de estabelecimentos de herança oriental, com sotaques muito mais variados do que o seu apelido de “a outra Chinatown” possa dar conta.

Fora do circuito, mas não tão fora de mão

Clement Street

O trecho da Clement Street mais interessante para visitar fica entre a 2nd e a 10th Avenue, onde estão os restaurantes e lojas mais bacanas. Você chega até lá facilmente de ônibus.

Um almoço em Clement Street cai muito bem depois de uma manhã passeando pelo Golden Gate Park, onde está o de Young (50 Hagiwara Tea Garden Dr, tel. 415/750-3600), um dos melhores museus de San Francisco. De lá até o cruzamento da Clement Street com a 6th Avenue são menos de 10 minutos de ônibus (linha 44), com trechos de caminhada de 3 minutos ou menos.

Comida de várias partes da Ásia

Clement Street

Qual a sua especialidade asiática favorita? Dim sum, pho, curry, shabu-shabu, pad thai? Clement Street e seus arredores imediatos têm restaurantes representando a culinária de uma diversidade de países. Vietnã? Presente. Coréia do Sul? Presente. Tailândia? Presente. Mianmar? Também presente! A gourmetização não chegou por ali; o que você vai encontrar são restaurantes simples, servindo pratos tradicionais. (O ponto mais fora da curva que encontrei foi uma birosca que vendia ramen burger).

Burma Superstar

Na falta de companhia para uma rodada de dim sum, almocei no Burma Superstar (309 Clement St, tel. 415/387-2147). É dos restaurantes mais bem avaliados das redondezas e tem um salão acolhedor, mas eu não resisti mesmo foi ao nome engraçadinho. O almoço foi bem bom, com um frango ao curry à moda birmanesa (eu esperava algo próximo do tempero tailandês, mas é beeeem menos apimentado), um arroz de coco delicioso e a cerveja tailandesa Singha geladinha. Outras especialidades da casa são as sopas e as saladas, e há bastantes opções vegetarianas no cardápio.

Há muitos restaurantes baratos na Clement Street e nas ruas vizinhas, onde um prato principal custa em torno de 10 dólares. Uma porção de dim sum começa em menos de 3 dólares. Consulte o Yelp para mais dicas.

Mercados incríveis

Lien Hing

Se quando você está por São Paulo não resiste a dar uma passada pela Liberdade para fazer umas comprinhas nos mercados, espere até ver os de Clement Street. O Lien Hing (400 Clement St, tel. 415/386-6333), na esquina com a 5th Avenue, e o Richmond New May Wah (707 Clement St, tel. 415/221-9826), entre a 8th e 9th Avenue, são os maiores.

Richmond New May Wah

Nas prateleiras há produtos de toda a Ásia: frutas cristalizadas do Vietnã; guloseimas do Japão; chás da China; condimentos da Tailândia. Eu não sei quanto a você, mas eu fico louca com as embalagens e preciso sempre me segurar pra não levar tudo pra casa.

Quer ver algo ainda mais diferente? O armazém Chung Chou City (324 Clement St, tel. 415/666-3668) tem um exótico estoque de iguarias, como pepinos do mar desidratados e ninhos de pássaro comestíveis.

Sim, existe gente no mundo que come ninho de pássaro.

Recordações da infância

Heroes Club - Art Of Toys

Se você é um colecionador de brinquedos, fã de anime e tokusatsu, ou um saudosista incorrigível, durante sua viagem a San Francisco é obrigatório fazer uma visita à Heroes Club – The Art of Toys (840 Clement St, tel. 415/387-4552). Trata-se de uma loja especializada em heróis japoneses, e que também carrega alguns personagens de outras nacionalidades.

Heroes Club - Art Of Toys

Você pode levar para casa brinquedinhos em caixas-surpresa, acessórios e máscaras de heróis, ou réplicas perfeitas de personagens como Spectreman, Ultraseven, Ultraman e Godzilla, muitas vezes moldadas à mão. Só senti falta dos meus favoritos da infância, os Changeman, que suponho não serem levados tão a sério por aí…

Chá de panela

Kamei

“Há quanto tempo eu estou aqui dentro?” pensei, ao ver a tarde caindo pelo portão da loja. A Kamei (525 Clement St, tel. 415/666-3699) é desses lugares que fazem a gente esquecer do relógio. Especializada em louças para uso doméstico e de restaurantes, tem corredores e mais corredores de tigelas, pratos, canecas, bules e o que mais se possa imaginar.

Kamei

Os preços são baixíssimos — bowls decorados por 3 dólares não doem no bolso nem multiplicando por 4. E se não gostar de desenhos na sua louça, não tem problema: existe um corredor imenso só de peças brancas.

Aproveite também os acessórios de bambu, como os conjuntos de hashi, as espátulas e as cestas de cozimento a vapor.


Visitar a Clement Street

  • Vale a pena para comer bem e fazer compras gastando pouco;
  • Não substitui uma visita à Chinatown, que é mais fotogênica e folclórica.

Mariana viajou a convite da San Francisco Travel Association.

Leia mais:

4 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito