San Francisco: como é o passeio a Alcatraz

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Alcatraz

Alcatraz

Entre as prisões mais famosas do mundo, Alcatraz é certamente a mais pop. Localizada em uma ilhota a menos de 2.500 metros da costa de San Francisco, recebeu infratores ilustres como Al Capone, foi retratada em filmes com grandes astros de Hollywood e esteve nas manchetes dos jornais em casos misteriosos como o do sumiço dos irmãos Anglin.

Alcatraz

Sua função como penitenciária federal de segurança máxima terminou em 1963. Alcatraz hoje existe como parque nacional e atração turística. Concorridíssima, por sinal — os ingressos para a visita costumam se esgotar com semanas de antecedência.

Veja como garantir o seu ticket, e o que esperar do passeio:

Como comprar entradas para Alcatraz

Ferry para Alcatraz

Ferry da Alcatraz Cruises

O passeio a Alcatraz é operado exclusivamente pela Alcatraz Cruises, que faz o traslado de ferry entre o Píer 33 em San Francisco para a Ilha de Alcatraz.

As entradas começam a ser vendidas pela Internet no site da Alcatraz Cruises com uma antecedência de 3 meses. Visitar Alcatraz é uma prioridade no seu roteiro? Então compre o ingresso assim que disponível, para garantir o seu lugar.

No momento da compra é preciso definir a data e o horário de embarque no ferry.

O pagamento deve ser feito com cartão de crédito, e o ingresso é enviado por e-mail. Imprima o ticket e apresente no dia da visita junto com um documento de identificação do comprador.

Nesta temporada, o ingresso custa a partir de 30 dólares para adultos. Crianças e idosos têm desconto. Veja a tabela completa e atualizada de preços aqui.

Qual tour escolher

Alcatraz

Day Tour

Suas opções para visitar Alcatraz são, basicamente, duas — visitar a ilha durante o dia ou visitar a ilha à noite. Os passeios têm mais ou menos a mesma dinâmica:

  • Embarcar no horário definido no ingresso
  • Passear pela ilha, no seu ritmo
  • Retornar em qualquer ferry disponível (consulte horários aqui)

Os tours identificados no site da Alcatraz Tours como Early Bird Tour, 9:10 Tour ou Day Tour são a mesma coisa: passeios com saídas ao longo da manhã e no início da tarde. Não há diferença entre eles quanto à visitação; a nomenclatura só faz referência aos horários de saída.

(Para escapar do fog matinal, é melhor pular os primeiros horários.)

Alcatraz

Os Night Tours, sim, oferecem uma experiência diferente — pela vista da baía ao cair da tarde e por uma dose extra de frio na barriga, garantida pela pouca luz e pela chance de visitar uma das alas mais sombrias de Alcatraz: o hospital, que fica fechado durante o dia.

Os tours noturnos são oferecidos em menos horários e são ainda mais concorridos.

Funcionamento

  • Os Day Tours acontecem todos os dias, com exceção dos dias de Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro;
  • Os Night Tours acontecem todos os dias, com exceção de 4 de julho, Thanksgiving, 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Há também a possibilidade de se comprar um ingresso que combine Alcatraz com Angel Island. O passeio até lá é bonito, mas há outras atividades mais bacanas para se fazer em San Francisco e arredores primeiro.

Como é o passeio

Embarque Alcatraz Cruises

Embarque

O passeio a Alcatraz começa com o embarque no Píer 33 (1398 The Embarcadero, tel. 415/981-7625). É importante chegar pelo menos uns 15 minutos antes — o horário marcado no seu ticket é o horário de partida do ferry, e passado um minutinho, ninguém mais entra.

Os ferries são grandes e têm muitos ambientes, fechados e abertos, onde se acomodar. Não se preocupe muito em descolar um assento; a viagem não dura mais do que 15 minutos e você provavelmente vai querer ficar de pé, tirando fotos.

Alcatraz

Chegada

Ao chegar na ilha, cada grupo de passageiros que desembarca de um ferry é recebido por um guarda florestal que dá as boas-vindas e algumas orientações para o passeio.

A partir daí, é você quem escolhe a sua programação. Todas as atividades oferecidas em Alcatraz estão inclusas no valor do ingresso.

Reserve umas 3 horas para visitar tudo com calma.

 

Alcatraz

Salas de vídeo e exposições

No Day Tour, é recomendável começar a visita assistindo ao interessante documentário que dá um panorama geral sobre a ilha e a penitenciária, com legendas em inglês e espanhol. A sala de vídeo fica próxima às docas.

Passeio guiado em Alcatraz

Passeio guiado

Das docas também saem passeios guiados com guardas florestais. Os temas dos passeios variam; biografias de presos famosos é um deles. Se o seu inglês der conta, vale a pena acompanhar o grupo. São tours não muito longos, de aproximadamente 45 minutos.

Alcatraz

Alcatraz

A ilha e os narradores do passeio

O principal da visita a Alcatraz é conhecer, na parte mais alta da ilha, o grande prédio onde ficavam os condenados. Na entrada são distribuídos audio-guias bastante especiais: a narração é feita por ex-presos, que ilustram o passeio com memórias dos tempos em que estiveram ali.

Mesmo quem não fala inglês vai aproveitar bastante essa parte da visita; existe a opção de escutar a narração em português.

Alcatraz

Alcatraz

Celas

A maioria das celas não tem nada dentro; em algumas, há algum mobiliário para mostrar como viviam os presos. O audio-guia, porém, enche de histórias esses espaços vazios.

Alcatraz

Alcatraz

É um passeio que nunca vai ser muito leve se você parar para pensar que pessoas efetivamente estiveram confinadas ali, vivendo atrás daquelas grades, por anos e anos. Mas o tour não é feito para dar medo, e de dia o espaço é bem iluminado, com corredores largos por onde caminhar.

Alcatraz

Alcatraz

A baía, a Bay Bridge e San Francisco

Vi muitas famílias com crianças, e se alguém do seu grupo não se entusiasmar muito com a idéia de visitar uma penitenciária, que fique um bom argumento: a vista é maravilhosa.

Mariana viajou a convite da San Francisco Travel Association.

Leia mais:

19 comentários

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Já fui pra Alcatraz várias vezes e não consigo achar pesado. Até o tour noturno é tranquilo. Super recomendo esse passeio.

val
valPermalinkResponder

acho imperdivel!!! interessantissimo!

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Estive la no início do mês e também considero imperdível! Fiz o passeio noturno, interessantíssimo e a lua laranja gigantesca que nasceu atrás da Golden Gate Bridge fechou com chave de ouro! Deixou todo mundo de queixo caído.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Quando fui em Alcatraz optei pelo Early Bird e não me arrependo. Por uns 30/40 minutos a ilha era só do nosso grupo, o que permitiu tirar algumas fotos bem legais e conhecer locais com mais calma.

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Estive em Alcatraz em setembro/2014, e no meu passeio diurno tivemos a presença de um ex detento! Isso mesmo! Além da Guarda Florestal que dá as explicações iniciais, tinha um senhor que havia cumprido pena no presídio. Adorei a visita!

Guta | Blog Vambora!

Eu fiz o passeio para Alcatraz durante a noite e adorei! Realmente ver o final de tarde no barco em direção a ilha foi espetacular e não vou mentir, visitar o complexo a noite dá um friozinho na barriga a mais, mexendo mais com o nosso imaginário. Gostei mesmo! Aqui tem o post contando mais detalhes sobre essa visita noturna que fiz: http://www.blogvambora.com.br/lugares-improvaveis-visitando-alcatraz-a-noite/

Clarissa Carino

Ai, ai, a cada post fico com mais vontade de conhecer San Francisco! *_*

Clarissa | blog Uma Garota Carioca

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Fiz o tour de dia. Vou esperar bebê crescer p fazer o noturno rs

Francisco Moura

Fizemos o passeio de barco que só passa pela Ilha e não entramos. Me arrependi demais. O passeio por dentro do presídio deve ser incrível!

Keyla
KeylaPermalinkResponder

Olá Mariana! Estou seguindo suas dicas e querendo comprar o ingresso para a Ida alcatraz, porém os tours noturnos são sempre conjugados com a outra ilha( deixando o tour bem mais caro e um tempo bem maior ). Vc saberia informar se existem os tours noturnos só para alcatraz???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Keyla! Você está vendo errado. O ticket de duas ilhas combinadas é para viagens às 9h40 da manhã, apenas está COLOCADO na lista de passeios depois do passeio noturno. O passeio noturno só acontece de quinta a domingo e é o primeiro que lota.

http://www.alcatrazcruises.com/website/buy-tickets.aspx

teresa
teresaPermalinkResponder

Conselho de mãe: levar agasalho! o vento é gelado na ilha!!!

Thais
ThaisPermalinkResponder

Minha viagem foi marcada em cima da hora e nao consegui os ingressos pela internet. Para quem estiver nessa situação, vale a pena ir até a bilheteria e perguntar por desistências. Talvez na primeira vez, nao tenha bilhetes, mas a área em si já é turística, entao vale a pena ao passar pela bilheteria perguntar, pois é provável que acabará conseguindo.

Carol
CarolPermalinkResponder

Vou com meus pais idosos e que andam bem devagar e com um pouco de limites. Eles tem muita vontade de ir. Vocês recomendam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Sim!!!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Voltamos ontem de São Francisco e fizemos o passeio para Alcatraz. Compramos o passeio com mais de 1 mês de antecedência. No dia da visita, 13/06/2017, estavam vendendo na bilheteria para 11 de Julho. Como estávamos com tempo folgado em São Francisco, achei o passeio interessante. Mas só recomendo se, realmente, você estiver com muita sobra de tempo. Os Ferries saem de meia em meia hora e sempre cheios. Acho que o passeio interessa mais aos americanos, já que a Alcatraz faz parte da cultura deles. No dia tinha um senhor bem idoso autografando livros na lojinha. O livro se chamava "Alcatraz-1259" , e este senhor era nada menos que um interno que tinha estado na prisão há 60 anos atrás. Ele tinha ido para lá aos 24 anos, ficou lá por 3 anos, depois de tentar fugir de outras penitenciárias, e está agora com 84 anos. Seu crime tinha sido falsificar cheques. Seu nome é William G. Baker. Parece que o livro está fazendo sucesso, pois vi muita gente comprando.

ALEXANDRE
ALEXANDREPermalinkResponder

Estou querendo comprar os ingressos e vou levar meu filho de 14 anos. O ingresso Children é para até q idade? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! A tabela de preços traz as idades de cada ingresso.

https://www.alcatrazcruises.com/departure-schedule

Diego Xavier
Diego XavierPermalinkResponder

Muito legal e esclarecedor o artigo. Estava na dúvida se iria incluir esse passeio no meu roteiro da Califórnia e com as suas informações defini que sim. Parece ser muito bom. Obrigado smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar