Como é o Circular Turismo, a (ineficiente) linha de city-tour de São Paulo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Circular Turismo

Circular Turismo, o city-tour de São Paulo

Colaborou | Heloísa dall'Antonia

Funcionando desde março de 2016, o Circular Turismo, a linha de city-tour de São Paulo, continua rodando em 'caráter experimental'. É um serviço que fica muito aquém do que existe em outras cidades do mundo -- incluindo a brasileiríssima Curitiba, onde a Linha Turismo funciona muito bem.

Circular Turismo: o percurso

Circular Turismo: ponto inicial

Ponto inicial: Praça da República

Apesar de ter sido enxugado (perdeu a parada no Mercado Municipal), o percurso continua bom. Na verdade, o percurso salva o passeio de todos os seus problemas.

A saída é da Praça da República, em frente ao Centro de Informações Turísticas.

Em cerca de 3h30 de trajeto, o ônibus passa pelo estádio do Pacaembu, onde está o Museu do Futebol; segue para a Avenida Paulista, onde tem paradas no início da avenida, junto ao Masp, e mais para o fim, em frente à Casa das Rosas. De lá o ônibus desce para o Parque do Ibirapuera, retornando para o Centro com paradas no Centro Cultural São Paulo, no bairro oriental da Liberdade, no Pátio do Colégio, onde São Paulo nasceu, e no Theatro Municipal, voltando à República. A cada ponto o ônibus faz uma parada de 10 minutos.

No domingo e em feriados, quando a avenida Paulista está fechada para pedestres, o ônibus vai faz um desvio a partir do Pacaembu, indo de lá ao Ibirapuera pelas avenidas Sumaré, Henrique Schaumann e Brasil.

O circuito é todo narrado, em português. Os principais pontos são descritos por uma gravação ativada pelo GPS do ônibus. Nem sempre, porém, o áudio é bem sincronizado.

As saídas da Praça da República acontecem em 3 horários de 2ª a sábado e em 4 horários no domingo. O ticket, que custa R$ 40 (outubro/2018), vale por 24 horas e pode ser comprado dentro do ônibus, em qualquer parada.

Funciona como hop-on/hop-off?

Circular Turismo: Banespa, Martinelli, Copan

Banespa, Martinelli, Copan

Teoricamente, sim. Você pode saltar no Museu do Futebol, no Masp, no Ibirapuera ou na Liberdade, por exemplo, e pegar o ônibus seguinte.

O problema é que há pouquíssimas saídas por dia, e os horários de paradas são erráticos. Descer e subir de novo no ônibus seguinte requer paciência e sorte.

Ou seja: do jeito que está, é melhor usar o Circular Turismo como um city-tour panorâmico, e só.

Todos os ônibus são de dois andares?

Circular Turismo

Não. Quase três anos depois de iniciada, a linha Circular Turismo continua com apenas um ônibus de dois andares. Os demais ônibus são convencionais. Se o double-decker tem algum problema mecânico, a rota é feita só por ônibus não-panorâmicos.

Convenhamos: se a única vantagem do passeio é ser panorâmico, como é que rodam ônibus não-panorâmicos? Não dá pra entender.

Grátis: ingressos para museus

Circular Turismo

Este é um excelente benefício do tour. O passageiro ganha um cartãozinho que dá direito a entrada gratuita na Pinacoteca do Estado, no Museu do Futebol, no Museu Catavento, no MAM e no Museu Afro (ambos no Ibirapuera) e no Museu de Arte Sacra.

Circular Turismo: Masp

Masp

No Masp, o cartão não dispensa o ingresso, mas permite que você fure a fila de entrada. O cartão é válido por dois dias a partir da primeira utilização.

Circular Turismo
  • Passe: R$ 40, válido por 24 horas
  • Saídas da Praça da República
  • Horários:
    • 2ª a 6ª 9h, 11h20, 14h10
    • sáb 8h, 10h30, 13h30
    • dom e feriado: 10h, 12h, 15h, 17h10 (não passa pela av. Paulista, fechada)
  • É possível iniciar o circuito em qualquer parada
  • Percurso total: 3h30
  • Site oficial

Leia mais:

20 comentários

Carolina Rodrigues

Um colega tinha me relatado exatamente estes problemas e muitas informações desencontradas entre o site, o motorista e o telefone de apoio. Ele acabou desistindo depois de descer na primeira parada. ? 40 reais jogados fora

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Eu adoro esses ônibus de turismo. Acho uma maneira inteligente de dar uma olhada geral na cidade e escolher aonde quer voltar com calma depois.
Vou fazer aqui o passeio. Apesar de morar há quase 20 anos em SP, nunca vi o Martinelli e Copan de pertinho. Uma vergonha!

Jéssica
JéssicaPermalinkResponder

Aaah impossível, com certeza passou do lado e não se deu conta rs

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Gostaria de saber no dia 31/12 se vai funcionar e quais os horarios

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! No site diz que não funciona não.

Jamille
JamillePermalinkResponder

Perda de tempo e dinheiro!!! Tem poucos onibus (acho q dois no maximo) oq faz com que vc espere de 1h a 1h30min em cada parada p o proximo embarque. Onibus em condições ruins; no segundo andar as folhagens das arvores entram no onibus, tem um guia q fala super baixo e vc nao houve nada!!! Não recomendo!

Jaime Paz
Jaime PazPermalinkResponder

Pessimo servico, no dia da parada GLBT levei minha familia para fazer o passeio que havia sido cancelado por motivo da parada e sequer um aviso no site, voltamos hoje para fazer o passei, fizemos hop-off no pacaembu para pegar o proximo onibus que passaria em 50 minutos, em 40 minutos fomos para a parada e esperamos por 30 minutos e nada, tivemos que pegar um taxi, e o 0800 nao atende. Pessimo o sistema de informacao do servico, muito ruim mesmo.

ana carolina
ana carolinaPermalinkResponder

Uma porcaria de passeio, não saiu no horário, demorou mais de uma hora , depois não passou nos horários certos, o aplicativo não funciona e nem o 0800. O pessoal do ônibus não explicou corretamente as paradas. Odiei não recomendo!!!!!

dione soares
dione soaresPermalinkResponder

Ainda nao fiz este passei em SP, fiz em Curitiba e achei muito legal,vale lembrar que o cutso é mais alto(45,00) como aqui tem muito pontos a melhorar,tipo não avisam que pode descer nem pra fazer xixi, se descer paga ,mas vale pena. Ja fiz o Turismetro aqui em SP e amei,sempre que posso recomendo.No de Curitiba as informaçoes sobre os locais sao gravadas em 3 linguas(Portugues ,ingles e espanhol), o daqui tem as vantagens dos ingressos gratis barateando o custo.Entendo que para melhorar o serviço vale criticar porem o mais importante é sugerir melhorias

Ana Cristina Brígido de Sousa

Olá, aqui no site fala que a saída é da Praça da República e no site Veja SP diz que é da estação da luz. Não consegui acessar o site oficial para tirar a dúvida.
Alguém conseguiu pegar este ônibus recentemente p me responder???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cristina! Originalmente saía da Estação da Luz, depois o ponto de saída passou a ser a Praça da República. A menos que tenha mudado de novo agora na nova administração, deve sair da praça. O site parece estar fora do ar, mesmo. (O serviço é bem problemático, a linha continua com apenas um ônibus de dois andares, na nossa opinião não vale o que cobram.)

|Leodeni isabel Vieira

como faço pra ter informações , o site não funciona. Esta ativo ainda esse tipo de passeio ?? Se algum puder me informar e tiver o site pra informações eu agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leodeni! O passeio não era bom. Se parou de funcionar, melhor assim.

Ana Cristina Brígido de Sousa

Obrigada pelo retorno. Como é a primeira vez em SP e vamos ficar pouquíssimo tempo vamos tentar pegá-li otimizar nossa visão geral da cidade.

Ana Cristina Brígido de Sousa

Olá, realmente houve algumas desinformações e fomos de metrô p Est. da Luz e não passava por lá, retornamos à República e conseguimos pegá-lo. O ônibus não é tipo turístico e sim um comum adaptado, por isso havia poucas pessoas. Mas como estávamos cansados (pós show U2...) arriscamos. Meu esposo não achou mto legal pq não tinha ar, mas tivemos uma visão geral da cidade e descemos em todas as paradas, só pra algumas fotos mesmo. Ficamos no final pra conhecer o Pateo do Colégio e andamos a pé pelo centro para conhecer mais alguns atrativos! No outro dia, andamos a pé e de metrô para o Masp e av. Paulista.
Agradeço as dicas, principalmente do Bar da Dona Onça que é muito interessante!!!

JOSEMAR NASCIMENTO

Uma droga, uma vergonha,só tem um onibus, não circula no horário vergonha total sr. Doria. Na minha cidade de Curitiba tem mais de 10 honibus do tipo e passam a cada 15 minutos. Vergonha a qualidade desse serviço na maior cidade do Brasil.

Maria Affeln
Maria AffelnPermalinkResponder

Esse passeio e uma vergonha para uma cidade da dimensao economica e historica igual Sao Paulo. Jamais indicaria para ninguem. Quando chega na SE, um dos principais marco arquitetonico, o onibus passa ao lado e voce simplismente nao ve a SE. No teatro municipal, outro marco historico o onibus passou ao lado do teatro.
Uma perda de tempo.

Lardi Charles
Lardi CharlesPermalinkResponder

Finde diese tour schlecht organisiert, und die beratung noch schlechter
1. hotel konnte keine richtige auskunft geben
2. Wir wollten (5 personen) an der haltstelle masp (2. haltstelle) samstag um 11.30 wie diese webseite oben anzeigt einsteigen, warten warten warten kein bus kommt, nach einer stunde sagt uns ein passant dass der naechtste bus erst um 13.30 von der startroute abfaehrt !!!, also sauer gehen wir ein kaffe trinken, um 13.30 sind wir wieder an der haltstelle, bus kommt um 14.30 und will 40 reales fuer eine station weil die route dort fertig ist wegen karneval
3. Da wier 5 alle auslaender sind koennten wir nicht wissen wann der karnaval start ist und ob der bus laeuft !!!
4. Diese webseite hat verschiedene fehler und sollte verbessert werden !!!
Keine schlechte idee waehre ein vorbild der stadt curitiba parana mit dem tourismo bus

Luiz Antunes
Luiz AntunesPermalinkResponder

Fiz no ano passado e não achei tão ruim assim.Vou fazer de novo esse ano.Sou do rio de Janeiro.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Gostaria de agradecer as dicas foram preciosas
O passeio foi sensacional! Deu pra conhecer os pontos mais importantes de modo rápido e eficaz. Peguei o primeiro ônibus na praça da República e parei na liberdade pra conhecer a feira e almocar. Peguei p ônibus de volta e fica o resto do percurso e ainda vou usar o bilhete pra conhecer os museus porque da gratuidade. Adorei o passeio e quero fazer de novo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar