Circular Turismo, o city-tour de São Paulo
Colaborou | Heloísa dall'Antonia
Funcionando desde março de 2016, o Circular Turismo, a linha de city-tour de São Paulo, continua rodando em 'caráter experimental'. É um serviço que fica muito aquém do que existe em outras cidades do mundo -- incluindo a brasileiríssima Curitiba, onde a Linha Turismo funciona muito bem.
Circular Turismo: o percurso
Ponto inicial: Praça da República
Apesar de ter sido enxugado (perdeu a parada no Mercado Municipal), o percurso continua bom. Na verdade, o percurso salva o passeio de todos os seus problemas.
A saída é da Praça da República, em frente ao Centro de Informações Turísticas.
Em cerca de 3h30 de trajeto, o ônibus passa pelo estádio do Pacaembu, onde está o Museu do Futebol; segue para a Avenida Paulista, onde tem paradas no início da avenida, junto ao Masp, e mais para o fim, em frente à Casa das Rosas. De lá o ônibus desce para o Parque do Ibirapuera, retornando para o Centro com paradas no Centro Cultural São Paulo, no bairro oriental da Liberdade, no Pátio do Colégio, onde São Paulo nasceu, e no Theatro Municipal, voltando à República. A cada ponto o ônibus faz uma parada de 10 minutos.
No domingo e em feriados, quando a avenida Paulista está fechada para pedestres, o ônibus vai faz um desvio a partir do Pacaembu, indo de lá ao Ibirapuera pelas avenidas Sumaré, Henrique Schaumann e Brasil.
O circuito é todo narrado, em português. Os principais pontos são descritos por uma gravação ativada pelo GPS do ônibus. Nem sempre, porém, o áudio é bem sincronizado.
As saídas da Praça da República acontecem em 3 horários de 2ª a sábado e em 4 horários no domingo. O ticket, que custa R$ 40 (outubro/2018), vale por 24 horas e pode ser comprado dentro do ônibus, em qualquer parada.
Um museu divertido
Funciona como hop-on/hop-off?
Banespa, Martinelli, Copan
Teoricamente, sim. Você pode saltar no Museu do Futebol, no Masp, no Ibirapuera ou na Liberdade, por exemplo, e pegar o ônibus seguinte.
O problema é que há pouquíssimas saídas por dia, e os horários de paradas são erráticos. Descer e subir de novo no ônibus seguinte requer paciência e sorte.
Ou seja: do jeito que está, é melhor usar o Circular Turismo como um city-tour panorâmico, e só.
Todos os ônibus são de dois andares?
Não. Quase três anos depois de iniciada, a linha Circular Turismo continua com apenas um ônibus de dois andares. Os demais ônibus são convencionais. Se o double-decker tem algum problema mecânico, a rota é feita só por ônibus não-panorâmicos.
Convenhamos: se a única vantagem do passeio é ser panorâmico, como é que rodam ônibus não-panorâmicos? Não dá pra entender.
Cebolinha, Horácio, Astronauta
Grátis: ingressos para museus
Este é um excelente benefício do tour. O passageiro ganha um cartãozinho que dá direito a entrada gratuita na Pinacoteca do Estado, no Museu do Futebol, no Museu Catavento, no MAM e no Museu Afro (ambos no Ibirapuera) e no Museu de Arte Sacra.
Masp
No Masp, o cartão não dispensa o ingresso, mas permite que você fure a fila de entrada. O cartão é válido por dois dias a partir da primeira utilização.
Circular Turismo
- Passe: R$ 40, válido por 24 horas
- Saídas da Praça da República
- Horários:
- 2ª a 6ª 9h, 11h20, 14h10
- sáb 8h, 10h30, 13h30
- dom e feriado: 10h, 12h, 15h, 17h10 (não passa pela av. Paulista, fechada)
- É possível iniciar o circuito em qualquer parada
- Percurso total: 3h30
- Site oficial
Leia mais:
23 comentários