Machu Picchu

Roteiro para Machu Picchu | Primeira viagem ao Peru

Este post com roteiro para Machu Picchu é o quarto e último de uma série para você planejar sua primeira viagem ao Peru.

Os posts anteriores estão abaixo e recomendamos ler essa série na ordem em que foi escrita, porque as informações vêm encadeadas. Mas caso você queira, também pode clicar para ir direto ao tópico:

Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo)

Verdes Andes

Inkarail

Uma das diversões a bordo do trem de Ollantaytambo e Aguas Calientes (oficialmente rebatizada Machu Picchu Pueblo) é observar a mudança de paisagem: à medida em que o trem avança, a vegetação vai ficando mais densa.

Suavemente, sem nenhum declive perceptível, vamos descendo dos 2.800 metros de altitude de Ollanta para os 1.900 de Aguas Calientes, já na transição do Peru andino para o Peru amazônico.

Aguas Calientes

Ao contrário de todos os outros povoados que você visitou até agora, Aguas Calientes não tem parte histórica nem resquícios incas

. O vilarejo nasceu em função dos andarilhos que chegavam pela trilha inca e precisavam pernoitar antes de prosseguir a Machu Picchu. A ocupação foi acontecendo de forma caótica, com construções enjambradas, sem planejamento viário.

A energia, porém, é das melhores: Aguas Calientes é um lugarzinho animado, cheio de gente compartilhando a alegria de estar na ante-sala de Machu Picchu.

Aguas Calientes

Dormir em Aguas Calientes é um privilégio: os micro-ônibus que levam ao santuário de Machu Picchu começam a sair às 5h30 e fazem o percurso em 25 minutos.

Quem está na vila tem condições de curtir o parque em condições físicas ideais — sem o cansaço de quem sai de Cusco ou de Ollantaytambo em esquema bate-volta.

Onde ficar em Aguas Calientes

Isso que eu falei da ocupação desordenada… infelizmente vale também para os hotéis. Prepare-se para um downgrade de conforto (e para pagar mais caro do que num hotel da mesma categoria em Cusco).

Os hotéis mais em conta, mesmo que ofereçam quartos duplos, normalmente oferecem padrão hostel. Mas não é grave: é só por uma noite.

As notas dos hotéis foram apuradas em abril de 2020

Casa Andina Classic Machu Picchu

Se você busca um hotel confortável na faixa de melhor relação custo x benefício, despontam dois destaques das redes de sempre: o Casa Andina Classic Machu Picchu (nota 8,8 no Booking), que está na rua paralela à estação de trem, e o Terra Viva Machu Picchu (nota 9 no Booking), na saída para Machu Picchu.

Um nadinha mais caro, o Ferré (nota 8,2 no Booking), vizinho do Casa Andina Classic, também merece ser considerado.

El MaPi

Com um pouco mais de folga no orçamento, dá para pensar no El Mapi by Inkaterra (nota 8,6 no Booking), é o intermediário entre os funcionais e os hotéis de luxo.

É uma construção moderna e ainda assim discreta, visto que está em pleno calçadão da Pachakutec; os quartos têm algumas bossas de hotel-design e a diária inclui o jantar.

Inkaterra

Se grana não for o problema, então a escolha em Aguas Calientes tem que ser o Inkaterra (nota 9,1 no Booking), cujos bangalôs estão à beira-rio, praticamente na mata (e a uma quadra da estação de trem).

Sumaq

Seu concorrente é confortável, mas não é charmoso: o Sumaq (nota 9,1 no Booking) tem ambientes pesados, rebuscados demais (mas um ótimo serviço).

Sanctuary Lodge

Querendo (e sobretudo podendo) deixar a bagunça de Aguas Calientes para os reles mortais, cacife uma noite no Belmond Sanctuary Lodge (nota 8,8 no Booking), o hotel que fica colado ao portão de entrada do parque arqueológico de Machu Picchu.

O edifício foi construído pelo governo peruano e concedido à luxuosa rede Belmond (antiga Orient-Express Hotels, dona do nosso Copacabana Palace).

Sem poder mexer na estrutura física do prédio tombado (os quartos são bastante compactos), o hotel capricha no conforto e no atendimento. Nenhum mimo, porém, será maior que estar a dois minutos da porta da cidadela perdida e poder entrar às 6 em ponto, quando o santuário abre.

Jacuzzi ao ar livre, massagens e a vista da cidadela desde a piscina distraem os hóspedes quando não estão no parque.

Férias internacionais sem seguro viagem? Melhor não!

Como chegar a Aguas Calientes

Repassando as maneiras de chegar a Aguas Calientes:

InkaRail

De trem, vindo de Ollantaytambo

O trajeto é feito em 1h30 pela InkaRail ou pela PeruRail (clique nos links para ver horários e preços; é necessário comprar a passagem com antecedência).

Você pode ir de Cusco a Ollantaytambo com as vans, conhecidas como colectivos, que saem da calle Pavitos (12 soles/4 dólares; 1h45 de trajeto).

Pode contratar um trânsfer privativo de Cusco direto a Ollantaytambo (55 dólares por carro na Real Inka, 37 dólares por carro na TaxiDatum; 1h30 de viagem).

Pode ir de Cusco a Ollantaytambo num tour privado guiado passando por Chinchero, Salineras de Maras e Moray (170 a 200 dólares nas agências por seis horas de passeio).

Pode ir de Cusco a Ollantaytambo em tour com motorista mas sem guia, passando igualmente por Chinchero, Salineras de Maras e Moray (80 dólares por carro na Real Inka, 65 dólares por carro na TaxiDatum pelo passeio de 6 horas). Veja detalhes deste roteiro com paradas na parte 3 desta série.

Sempre lembrando que só dá para embarcar nos trens com uma mochila pequena. Se você não deixou sua mala grande no hotel de Cusco, pode usar os guarda-volumes oferecidos tanto pela Inca Rail quanto pela PeruRail para seus passageiros (leia mais sobre onde deixar sua mala).

Caso você opte por deixar a mala no guarda-volumes de Ollantaytambo, vai ter que voltar de Machu Picchu/Aguas Calientes por Ollantaytambo, para poder retirar a mala. Se você comprar a volta a Poroy ou San Pedro, não vai ter tempo de descer em Ollanta para pegar a mala.

De trem, vindo de San Pedro ou Poroy (Cusco)

Sim, é possível visitar Machu Pichu como um bate-volta desde Cusco. Os trens saem das estações de San Pedro (no centro de Cusco), ou da estação Poroy, a 25 minutos de táxi da Plaza de Armas.

O trajeto até Aguas Calientes (também conhecida como Machu Picchu Pueblo) é feito entre 2h50 e 3h50 pela Inca Rail e pela Peru Rail (clique nos links para ver horários e preços; é necessário comprar a passagem com antecedência).

Para ir de Cusco a Poroy, um táxi de rua vai cobrar entre 20 e 30 soles (menos 10 dólares). A TaxiDatum cobra 40 soles (13 dólares).

Não há guarda-volumes em San Pedro ou em Poroy. Você necessariamente precisará deixar sua mala maior no hotel em Cusco (todos guardam sem problema nenhum).

Leia mais sobre a compra da passagem de trem no post-introdução desta série.

Vale a pena fazer Machu Picchu como bate-volta de Cusco?

Os ingressos para Machu Picchu têm hora marcada para entrar. Isso diminuiu a desvantagem de quem não dorme em Aguas Calientes.

Basta coordenar direitinho os horários do trem e do parque, e você não terá que disputar a entrada com todo mundo que já estava em Aguas (só com as pessoas que compraram para o seu horário).

Continuo achando, porém, que dormir em Aguas faz você aproveitar melhor o ápice da sua viagem ao Peru.

Enfrentar uma viagem de quase 4 horas desde Cusco faz você chegar cansado a Machu Picchu — lembre-se de que, lá dentro da citadela, serão 3 horas de caminhada. (Fazer o bate-volta a partir de Ollantaytambo é menos mau, já que a viagem leva apenas 1 hora e meia.)

Vai por mim: investir numa noite em Aguas Calientes, mesmo com os hotéis sendo mais caros do que os de Cusco, vale muito a pena. Começar o seu passeio a Machu Picchu fresquinho e descansado faz toda a diferença.

Providências práticas ao chegar

Passagens de ônibus

Depois de fazer check-in no seu hotel, aproveite logo para comprar as passagens de ônibus para Machu Picchu. Assim, no dia seguinte, você pode ir para a fila do ônibus entre 90 e 60 minutos antes do horário de entrada para Machu Picchu, sem perder tempo extra na bilheteria do ônibus.

As passagens são vendidas no quiosque da Consettur no ponto inicial/final do ônibus, no entroncamento das duas “avenidas” do povoado, a Hermano Aydar e a Imperio de los Incas.

Cada trecho custa 12 dólares; compre a ida e a volta (24 dólares). Espera-se que estrangeiros paguem em dólar. Em último caso, aceitarão soles, mas farão um câmbio ruinzinho.

Caso você ainda não tenha comprado o seu ingresso para o parque (não faça isso! Compre com a maior antededência possível no site oficial!), ou precise fazer qualquer modificação, passe no posto do Ministério da Cultura, no início do calçadão da Pachakutek, junto à praça Manco Capac.

O posto funciona diariamente das 5h20 às 20h45.

Leia mais sobre a compra do ingresso a Machu Picchu no post-introdução desta série.

Banhos termais!

Depois de se instalar no hotel e comprar os bilhetes do busão, que tal uma relaxada nas águas termais que deram o nome original do lugar (Aguas Calientes)?

É só subir o calçadão da Pachakutek até o final. Leve roupa de banho na mochila! Abre diariamente das 5h às 20h (ingresso para estrangeiros: 20 soles; aluguel de toalha à parte).

Onde comer em Aguas Calientes

Todos os restaurantes parecem ter o mesmo cardápio ítalo-peruano e as mesmas técnicas de caçar o passante na rua. Os preços, tanto de comida quanto de comida, são entre 30% e 50% mais elevados do que em Cusco.

Incontri del Pueblo Viejo

Em três dias na cidade (em duas ocasiões diferentes), minha melhor experiência foi no Incontri del Pueblo Viejo (av. Pachacutec, 6ª quadra, tel. 084 21-1072), que faz boas pizzas e massas num ambiente bastante charmoso.

Indio Feliz

O restaurante mais folclórico do pedaço é o cavernoso Indio Feliz (Lloque Yupanqui, 103, tel. 084/21-1090), famoso por suas paredes revestidas por bilhetinhos deixados pelos clientes. A comida mistura as montanhas da Suíça com as do Peru.

Inkaterra

Os dois hotéis top da cidade têm bons restaurantes, que servem não-hóspedes. O Café Inkaterra, do hotel Inkaterra, não aceita reservas, mas vale a pena entrar na fila. Para almoçar ou jantar no Qunuq, passe para reservar na recepção do hotel Sumaq.

Machu Picchu

Gran finale

Machu Picchu

Chegou o dia mais esperado. O lugar que, muitos anos atrás, inspirou você a viajar ao Peru, agora está a meia hora de microônibus. Haja ansiedade.

Mas pense no seu percurso até aqui. Aquela foto-clichê da cidade perdida dos incas acabou levando você por uma viagem muito além daquele cartão-postal.

Nesta última semana você experimentou ceviche de verdade, passeou pelos jardins dos penhascos à beira-mar de Lima, se surpreendeu com os encantos de Cusco, entendeu a diferença entre lhama, alpaca, guanaco e vicunha, aprendeu sobre técnicas incas de construção e agricultura e talvez até já seja capaz de dizer “Ollantaytambo” sem gaguejar.

Bora subir a montanha?

De Aguas Calientes a Machu Picchu

Embarque a Machu PIcchu

Não existem táxis ou nenhum tipo de transporte privativo para chegar a Machu Picchu. Ou você vai a pé (montanha acima) ou pega um dos micro-ônibus que saem do entroncamento das avenidas Hermano Aydar e Imperio de los Incas a partir das 5h30 da manhã, e levam 25 minutos até a entrada da cidadela.

Apesar dos ingressos ao parque agora serem vendidos com hora marcada, não há hora marcada para embarque nos ônibus. A recomendação é comprar a passagem ao chegar à cidade (veja aqui) e ir para a fila do ônibus entre 90 e 60 minutos antes do seu horário de entrada em Machu Picchu.

Muitos hotéis começam a servir o café da manhã às 5h (pergunte no dia anterior). Se você comprou ingresso com entrada para Machu Picchu nos primeiros horários (6h ou 7h), pode valer a pena fazer o check-out antes do café.

Caso você precise cabular o café da manhã para não perder um dos primeiros ônibus, não se preocupe. Tem um café que funciona junto ao ponto de ônibus, onde você pode comprar café, sanduíche e pão doce.

Os ônibus saem à medida que vão lotando. Para entrar, além da passagem, você precisa apresentar um ingresso para o parque válido para o dia. (Leia aqui sobre ingressos a Machu Picchu.) Não é possível comprar ingresso no próprio parque.

O que fazer com a mochila depois do check-out?

Os hotéis top da cidade enviam a sua mochila para a estação. É só passar no posto indicado meia hora antes do seu trem de volta e recuperar sua mochila.

Os outros hotéis guardarão a sua mochila gratuitamente até a volta de Machu Picchu. Se você precisar passar no hotel para pegar a mochila, procure voltar a Aguas Calientes até 1 hora antes do horário de embarque do seu trem.

Machu Picchu: como é a visita

Entrada a Machu Picchu

As regras de visitação a Machu Picchu estabelecem que só é permitida a entrada ao sítio arqueológico quando acompanhado por guia. Mas não se preocupe. É fácil contratar um guia no local.

Os guias credenciados ficam disponíveis na entrada, e cobram de 120 a 150 soles para grupos de até 4 pessoas. Viajantes avulsos se encaixam em grupos sem dificuldade. Apesar da regra, há relatos de leitores que visitaram sem guia.

Caso você esteja se encaixando num grupo, saiba antes por qual circuito o guia planeja circular. Hoje existem cinco circuitos fixos de visitação:

  • Circuito 1: dura 2h e leva até a parte alta de onde você tira a foto clássica da cidadela. A visita à parte baixa da cidadela é limitada.
  • Circuito 2: dura 3h, leva até a parte alta de onde você tira a foto clássica da cidadela e permite percorrer toda a parte baixa da cidadela.
  • Circuito 3: dura 1h30 e leva apenas à parte baixa da cidadela.
  • Circuito 4: dura 2h30 e não leva à parte alta, mas faz todo o percurso da parte baixa da cidadela.
  • Circuito 5: dura 1h30 e leva apenas à parte baixa da cidadela, num percurso ligeiramente distinto do circuito 3.

Para visitar a parte alta e tirar a foto clássica de Machu PIcchu, escolha os circuitos 1 ou 2.

Tenha em mente que não há certezas absolutas sobre nada do que se refere a Machu Picchu. Cada guia oferecerá uma teoria. A maior utilidade dos guias é apontar para detalhes que nos passariam despercebidos. Existe um momento, porém, em que o guia atrapalha: quando você está lá no alto do promontório, vendo a cidadela pessoalmente pela primeira vez.

Nesse momento, meu conselho é: não deixe que ninguém estrague esse momento blablablableando fatos históricos, arqueológicos ou mitológicos antes da hora. O contato inicial tem que ser entre você e Machu Picchu, sem intermediários. Leve fones de ouvido para desligar a voz do guia nesse momento.

Machu Picchu

Optando pelo circuito 1, você vai passar pela roleta, seguir em frente e, ao chegar ao primeiro muro, vai pegar a trilha à sua esquerda, que leva à Porta do Sol. Então você vai ziguezaguear por 10 a 15 minutos até alcançar um platô. Lá em cima, o grupo vai virar à direita.

É a hora de desligar a voz do guia. Em poucos passos você vai chegar amirante que vai proporcionar a primeira visão de Machu Picchu daquele ângulo que você tem na cabeça.

Machu Picchu

Não se contente com essa altura. Vá pela esquerda até a quina do platô. Ali você vai encontrar uma escadaria que leva a platôs mais altos. Minha experiência, que anotei aqui:

“Fui galgando os mirantes mais altos e me senti virando a página de um livro pop-up para crianças, as figuras todas saltando na minha cara: aquela cidadela de brinquedo ao pé do seu próprio Pão de Açúcar, isolada das montanhas ao fundo por um fosso natural que não seria mais impressionante se tivesse sido construído. A primeira vez em Machu Picchu a gente nunca sutiã.”

Machu Picchu

Nesse momento, não queira saber de solstício, equinócio, Pachacuti, El Niño, Hiram Bingham, pedreiras, sacrifícios, rituais, o escambau. Desencane de entender ou de saber.

As provas de que os incas eram avançados em astronomia, engenharia, agricultura e logística estão por toda parte em Cusco e no Vale Sagrado. Mas a beleza hipnótica de Machu Picchu eleva a civilização inca a outro patamar. Existe obviamente uma motivação estética para a cidadela ter sido construída ali. E é isso que, nesse primeiro instante, vale a pena absorver.

Machu Picchu

Quando se cansar de contemplar — ou quando a crescente densidade demográfica cortar o barato entre você e a cidadela — restabeleça o contato com o seu guia.

Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu

O tour vai descer cidadela abaixo, passando pelo Templo das 3 Janelas, o Templo principal, o Relógio de Sol, a Pedra Sagrada, a praça principal, o Templo do Sol, os terraços agrícolas…

Você ficará a par de todas as suposições mais aceitas sobre esse lugar sobre o qual não há nenhuma certeza para além da beleza estonteante. Retiro da família real? Universidade inca? Laboratório agrícola? Lugar cerimonial auspicioso, porque cercado por apus, montanhas cultuadas como divindades?

Seja lá o que tiver sido, supõe-se que foi abandonado em meio à epidemia de varíola, e mantido escondido dos espanhóis pelos deslizamentos de encostas da estação chuvosa e pelo rápido crescimento da vegetação — fatores que contribuíram para fechar as trilhas existentes.

Machu Picchu

Em 1911, quando o arqueólogo americano Hiram Bingham se tornou o primeiro forasteiro em séculos a entrar na cidadela, seu guia foi um agricultor da região, que só falava quêchua, e sabia da existência das ruínas no topo da velha montanha (“machu picchu”).

O camponês se chamava Melchor Arteaga. Vou gastar todo o meu quêchua para mandar um muito obrigado ao primeiro dos guias de Machu Picchu:

– Sulpayki!

Machu Picchu: manual do visitante

O que levar

Os itens mais importantes para usar numa visita a Machu Picchu não são de vestuário. Filtro solar e repelente são essenciais — mesmo em dias nublados, e mesmo no inverno. Existe uma lojinha lá em cima, mas esses produtos estão freqüentemente em falta.

Banheiro: vá antes

Antes de entrar no parque, use o banheiro, que fica na área externa. Não existem banheiros dentro do parque arqueológico. Pelas novas regras, não é possível sair para ir ao banheiro e voltar.

Água: leve squeeze

Teoricamente não é permitido entrar com garrafas d’água descartáveis. Na minha visita fizeram vistas grossas, mas na sua vez pode ser diferente. Por isso é bom ter um cantil ou um squeeze.

Use o guarda-volumes

Não carregue nada pesado: há muito sobe-desce e você vai se cansar ainda mais. Existe um guarda-volumes na área externa do parque, junto ao banheiro. Evite deixar objetos de valor; as mochilas ficam armazenadas numa estante aberta.

Calçados e agasalho

Use calçados confortáveis e evite casacos que sejam difíceis de carregar (de manhã cedo estará bastante frio, mas lá pelas 10h você talvez esteja em mangas de camisa, mesmo no inverno).

Machu Picchu

Carimbe seu passaporte!

Para passar pela roleta, você precisa ter o documento que informou na compra do ingresso. Mas não deixe de levar também o seu passaporte.

A partir das 9h, junto à entrada, você vai encontrar uma mesinha com um carimbo (com uma fila de gente na frente, hehe). Use o carimbo para estampar Machu Picchu numa folha inteira do seu passaporte.

Permanência máxima

As novas regras, em vigor desde janeiro de 2019, limitam a permanência na cidadela a 4 horas. Ainda não está claro como isso é (ou será) controlado, mas tenha isso em mente.

Quem compra ingressos combinados com alguma montanha (Huayna Picchu ou Montanha Machu Picchu) tem de 3 a 5 horas extras.

Onde comer em Machu Picchu

Não há nenhum bar, lanchonete ou quiosque dentro do parque arqueológico. Leve barras de cereal, frutas e cantil ou squeeze com água (e não descarte nenhum rejeito, nem mesmo orgânico; leve um saquinho para o seu próprio lixo).

Do lado de fora, não espere nenhuma feira de ambulantes. Toda a alimentação está a cargo do Belmond Sanctuary Lodge, concessionário do espaço. A lachonete vende lanches, bebidas (incluindo cerveja) e sorvetes a preços que podem causar mal de altitude em mochileiros.

Sanctuary Lodge

Posso sugerir uma última extravagância? Nesse contexto, o melhor, aham, custo x benefício está no buffet do restaurante Tinkuy, com entrada pela pracinha em frente às roletas.

Custa 40 dólares, mas é um senhor buffet, com ingredientes 5 estrelas e muita variedade entre pratos peruanos e ‘internacionais’. A seção de sobremesas é a recompensa a que deveria ter direito todo mundo que camelou três ou quatro horas sob o sol de Machu Picchu.

A volta: de Machu Picchu a Cusco

Saída de Machu Picchu

Para não dar nenhum chabu, procure entrar na fila do ônibus para descer a Aguas Calientes pelo menos duas horas antes do seu trem de volta. Lembre-se de que a descida leva meia hora e que você ainda vai precisar pegar suas malas no hotel antes de ir para a estação.

Relembrando as alternativas para voltar a Cusco:

Vans de Ollantaytambo

De trem até Ollantaytambo

O trajeto é feito em 1h30 pela InkaRail ou pela PeruRail (clique nos links para ver horários e preços; é necessário comprar a passagem com antecedência). Se você deixou sua mala maior no guarda-volumes da Inka Rail ou da PeruRail, não esqueça de pegar.

Você pode ir de Ollantaytambo a Cusco com as vans da Real Inka, conhecidas como colectivos, que saem da garagem à sua direita, a meia quadra da saída da estação (12 soles/4 dólares; 1h45 de trajeto); as vans saem depois da chegada de cada trem, e não requerem reserva.

Você também pode contratar um trânsfer privativo de Ollantaytambo a Cusco (55 dólares por carro na Real Inka, 37 dólares por carro na TaxiDatum; 1h30 de viagem); ou pode negociar um táxi ali no entorno da garagem, também (negociando, dá para conseguir por uns 80 soles, algo como 25 dólares).

De trem até Poroy (Cusco)

O trajeto leva 2h50 pela InkaRail e 3h20 pela PeruRail (clique nos links para ver horários e preços; é necessário comprar a passagem com antecedência). Para ir de Poroy a Cusco, um táxi de rua vai cobrar entre 20 e 30 soles (menos de 10 dólares).

A TaxiDatum cobra 40 soles (13 dólares).

Leia mais sobre a compra da passagem de trem no post-introdução desta série.

Cusco: a despedida

Cusco

Dormir a última noite em Cusco evita o stress de coordenar horários para voltar a Machu Picchu direto para o aeroporto. Você merece um fim de viagem mais descansado — ainda imbuído da energia de Machu Picchu.

O ideal é reservar essa última noite no mesmo hotel em que você se hospedou antes (veja nossas recomendações de hotéis em Cusco). É prático também com relação à mala: se você tiver deixado a mala no hotel ao sair de Cusco, ela vai estar à sua espera na volta.

À noite, comemore o sucesso da viagem repetindo o restaurante de que mais gostou — ou quem sabe fazendo uma extravagância (recomendo o Chicha ou o Cicciolina; veja nossas recomendações de restaurantes em Cusco).

Dependendo do horário do vôo de volta no dia seguite, você ainda vai ter tempo para passear de dia. Não deixe nenhum programa fundamental para esta volta — curta a cidade com a intimidade de quem está voltando.

Tome um chilcano no Museo del Pisco de saideira por mim, pode ser?

Chilcano Museo del Pisco

Peça para a recepção combinar um táxi com hora marcada para levar você ao aeroporto. Deve custar no máximo 15 soles.

Até a volta!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    392 comentários

    Puxa… Estou cada vez mais animada a cada linha que leio… Repito o que já escrevi na primeira parte: post fantástico!!!!
    Pergunta: a vista do hotel Sanctuary é realmente da cidade?

    Adorei o roteiro, vai me ajudar muito na viagem. Passarei seis dias em Cusco e deixei para resolver a questão do ingresso de Machu Picchu somente agora (o que não recomendo para ninguém). Bom, os ingressos comuns para a entrada no parque estavam esgotados. Eu já estava pronta para pagar o dobro ou mais do valor para alguma agência quando vi a opção “Machupicchu horário vespertino 13:00 horas”, depois de verificar a disponibilidade de ingressos para a opção estrangeiros, eu comprei. Problema, ao emitir o ticket veio a mensagem que o bendito ingresso é somente para cidadãos peruanos e estrangeiros residentes no Peru 🙁 No site não tem nenhum alerta para essa situação, e não sei se em algum linha minúscula das condições da compra tinha esse alerta. Resultado, mandei email para eles (do site) perguntando sobre a possibilidade de cancelamento, mas estou sem esperanças. Vi que essas situação é pouco explorada nos blogs de viagem (ou só eu caí nessa). Bom, se alguém souber de alguma dica sobre o cancelamentos das compras no site oficial, eu agradecemos muito.

    Querido Ricardo Freire,
    Estou voltando de uma maravilhosa viagem ao Peru, com meu marido e um casal de amigos e gostaria antes de tudo de agradecer as suas ótimas dicas, que, com certeza, tornaram nossa viagem ainda melhor! Você foi nosso guru e seguimos suas orientações quanto à compra de bilhete de trem, entrada para o parque, van e guia para Machu Picchu. Sem falar nos passeios e restaurantes em Lima e Cusco.
    Se me permite, gostaria de fazer apenas alguns comentários, que poderão ajudar seus leitores que fizerem esta viagem, a título de complementação:
    1 – atenção na hora de escolher o hotel em Aguas Calientes, pois alguns ficam simplesmente em cima da linha do trem, o que significa um barulho bastante constante..
    2 – o tempo de viagem entre Poroy e Aguas Calientes pela Peru Rail é de 3 horas e 45 minutos
    3 – importante: trens da Peru Rail (foi o que utilizamos) recomenda levar apenas bagagens pequenas, com peso até 5 quilos. Isso está escrito pequenininho no bilhete e quem nos chamou a atenção foi o funcionário da empresa, quando fomos pegar os bilhetes (já comprados com antecedencia). Claro que dá prá se organizar e levar pouca coisa, mas é preciso logística prá isso. A outra opção é enviar email para a Peru Rail informando que vai levar malas maiores. O email é o [email protected]. Aí te respondem dando o OK, mas dizem que o eventual desconforto fica por sua conta, pois não há realmente muito espaço no trem para malas.
    4 – Quanto aos restaurante: em Lima, adoramos o Pescados Capitales, mas o arroz de pato (assim como o pisco sauer) do Punto Azul foi uma decepção! E em Cusco, o Incanto (fica embaixo do Organic Green) foi uma ótima surpresa! Ambiente agradável, comida ótima, bom serviço e preço em conta (quando se trata de Cusco, evidentemente), foi uma boa surpresa.
    É isso… Mais uma vez,recomendo seguirem à risca as dicas do Viaje na Viagem para terem uma feliz viagem !
    Grande abraço!
    Silvia e turma

    Excelente matéria…uma das mais completas sobre Machu Picchu. Bóia….tenho uma pequena dúvida sobre logística. Eu e minha esposa estaremos em viagem ao Peru em setembro. Irei pernoitar em Aguas Calientes para viabilizar a ida ao Santuário bem cedinho. Minha dúvida é a seguinte: indo para Machu Picchu bem de manhãzinha….é viável realizar a visitação ao Santuário, sem atropelos, e pegar o trem de retorno para Cusco….à tarde? Fico agradecido.

      Olá, Jorge! Sim. É exatamente o que está sugerido no texto, por favor leia com atenção.

    Oi Tayana,
    Se vocë chegar no dia, saia rápido do trem e siga direto para a fila, grande parte dos passageiros têm um guia esperando por eles e esse encontro atrasa um pouco os grupos.

    Vi que dá pra comprar antecipada a passagem de bus pra subir em Machu Picchu, pelo site da Consettur. Vale a pena? Ou é tranquilo comprar lá? Corre o risco de ter esgotado? Vou subir dia 31 de julho (domingo).

    Indo pro Peru nesta sexta agora (22/7), ansiosa demais! Organizei tudo por conta própria. Bóia, não sei o que seria dessa minha viagem sem o Viaje na Viagem! Obrigada! 😀

      Olá, Tayana! Tentei em três navegadores e não funciona a compra para mim, só a reimpressão de tickets. Os ônibus não esgotam. O parque tem número limitado de visitantes por dia e a frota está dimensionada para atender a todos. Se os ônibus esgotassem, a gente avisaria, como avisou que os ingressos para o parque podem esgotar e como avisou das passagens de trem podem esgotar. Basta entrar na fila de embarque e uma hora chega a sua vez; os ônibus levam passageiros entre 5h30 e 15h30. Se você chegar a Aguas Calientes na véspera, faça como indicamos e já passe no guichê para não precisar enfrentar a fila da bilheteria no dia da subida.

    Olá Riq, muito boommm seu post, Parabéns! Partindo dia 08 de junho para viver este momento especial. Quando voltar lhe dou um retorno pois vou seguir suas orientações

    Gente, segui as recomendações de compra do ingresso para Machu Picchu através desse site e tive êxito logo na primeira vez. Basicamente fiz o seguinte: liguei no cartão para efetuar o desbloqueio para compras internacionais, abri o internet banking do BB no pc, e entrei no site para comprar o ingresso. Ele me direcionou para uma página de confirmação do BB, coloquei a senha do cartão e pronto. Logo depois apareceu o esperado “pagamento exitoso”. Muito obrigada pelas informações!!

    clap clap clap!
    Sensacional essa série, Comandante! Como não poderia deixar de ser.
    Estou a ponto de comprar as passagens para fazer essa viagem em agosto/setembro. Mas felizmente vou ter mais do que os 9 dias recomendados. Então, a dúvida é: vale a pena uma segunda subida a Machu Pichu na mesma viagem? E estender um dia em Cuzco e Lima?
    Estou avaliando Nazca, Titicaca e Cordilheira Branca também… se o tal guiazinho de 21 dias saísse por agora… pense num leitor assíduo feliz! 🙂
    Obrigado e parabéns mais uma vez!

      Olá, Thiago! Quem responde é A Bóia. Estender mais uma noite em Aguas Calientes ou voar de Lima a Juliaca, ficar duas noites em Puno e ir de ônibus ou trem de luxo a Cusco são opções.

      Um roteiro para três semanas aumentaria duas noites em Lima (uma na chegada, outra na volta), três noites em Ica (para Ilhas Ballestras, destilarias de pisco e oásis de Huacachina), uma noite em Nasca, três noites em Arequipa, duas noites em Puno.

      Opa! Muito obrigado pelas sugestões! Vou avaliá-las com carinho.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito