Brasil festeiro: conheça o Encontro de Folia de Reis mais antigo do país, em Muqui (ES)

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Encontro de Folia de Reis - Muqui

Fotos | Divulgação

Enquanto o Rio de Janeiro se prepara para encerrar a Olimpíada, a simpática Muqui, na região dos Vales e dos Cafés no sul do Espírito Santo, também faz uma grande festa, neste sábado, dia 20. A diferença é que a festa de Muqui -- o Encontro de Folia de Reis -- se repete há 66 anos. É a mais antiga e importante do Brasil no seu gênero.

Folia de Reis -- ou Reisado, ou ainda Terno de Reis -- é um costume que veio da Península Ibérica com os colonizadores e foi, a exemplo de outras festas (Carnaval, São João...), devidamente abrasileirado, ganhando música e percussão autóctones. Entre o Natal e o Dia de Reis (em alguns estados, até 20 de janeiro), grupos festeiro-religiosos percorrem casas de fiéis católicos, revivendo a história dos Reis Magos a procurar o esconderijo onde nasceu Jesus.

Todos os anos em agosto, Muqui recebe grupos de reisado capixabas, fluminenses e mineiros, que festejam um dia de reis fora de época. É uma apoteose de ternos de reis. A programação, gratuita, inclui cortejos e cantorias, entre outras atividades e vai das 10h às 20h no centro da cidade.

Encontro de Folia de Reis - Muqui

Como acontece desde 1950, cerca de 50 grupos folclóricos vão tomar as ruas do centro histórico, que conta com 186 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual -- o maior do Espírito Santo.

Conheça a programação do Encontro de Folia de Reis de Muqui:

10h- Abertura oficial do evento na Tenda Cultural, Jardim Municipal
13h- Cantoria das Folias de Reis, na Tenda Cultural
14h- Reunião dos Mestres, no Teatro Neném Paiva
15h- Cortejo das Folias de Reis nas ruas principais da cidade em direção à Igreja São João Batista
16h- Bênção das Folias de Reis na Igreja São João Batista
17h- Apresentação das Folias na região central da cidade
18h- Grande encontro das Folias de Reis com apresentação dos Palhaços, na Tenda Cultural
19h- Entrega de troféu de participação na Tenda Cultural
20h- Encerramento com show musical na Tenda Cultural

Encontro de Folia de Reis - Muqui

Como chegar

A cidade de Muqui está a 180km de Vitória. Saindo da capital do Espírito Santo, siga pela BR 101 até Itapemirim, depois pela BR 482 e, em seguida, pela BR 393.

Leia mais:

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar