Pantanal express: o bate-volta de Bonito à Fazenda San Francisco

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

fazenda san francisco bonito pantanal

O passeio à Fazenda San Francisco, em Miranda, é uma boa saída para se tirar uma casquinha do Pantanal enquanto se está em Bonito. Sem necessidade de hospedagem, o bate-volta oferece uma experiência pantaneira express, com bastante contato com animais e atividades que podem ser feitas por toda a família.

O pacote day use vendido pelas agências de receptivo em Bonito dá direito a aproveitar a fazenda por um dia, com dois passeios, bufê de almoço (bebidas à parte) e um lanchinho no fim da tarde, além do trânsfer -- que é muito bem-vindo, dada a distância e a necessidade de pegar a estrada muito cedo. São duas horas e meia de Bonito até lá.

  • Um dia na Fazenda San Francisco

fazenda san francisco bonito pantanal

O ponto de encontro, às 8h da manhã, é na sede da fazenda, onde os visitantes são apresentados ao guia do passeio e recebidos por araras e papagaios comilões, que não se incomodam em posar para fotos.

fazenda san francisco bonito pantanal safari

Safári fotográfico

A primeira atividade do dia acontece a bordo de um caminhão adaptado, que percorre a fazenda em um safári fotográfico. A paisagem é a dos campos de plantio de arroz da fazenda, uma de suas atividades principais, junto com a pecuária e o turismo.

fazenda san francisco bonito safari

O guia que acompanha o grupo dá informações sobre os animais e plantas nativos enquanto capivaras, tuiuiús, jacarés, sucuris, cervos-do-pantanal, carcarás e corujas vão aparecendo pelo caminho.

fazenda san francisco bonito pantanal

Corixo São Domingos

Para esticar as pernas, é feita uma paradinha para uma caminhada curta à beira do corixo São Domingos, um canal que conecta um lago com o rio Miranda.

fazenda san francisco bonito pantanal

Almoço

De volta à sede, o almoço não demora a ser servido -- um farto buffet de pratos regionais, com compotas caseiras para a sobremesa.

fazenda san francisco bonito pantanal

Redário

Antes do segundo passeio, é dado um tempinho para a siesta, e nessa hora o redário vem bem a calhar.

fazenda san francisco bonito pantanal

Passeio de chalana

A atividade da tarde é o passeio de chalana, embarcação típica do Pantanal. A navegação é feita no corixo São Domingos e é mais uma oportunidade para se avistar a fauna local, especialmente pássaros.

Bonito: o que fazer - Fazenda San Francisco

Pesca de piranha

A chalana faz uma parada para a pesca de piranhas, que depois viram lanche para garças e gaviões.

De volta à sede, é hora do lanche dos visitantes, que é servido no jardim e encerra o dia.

  • Fazenda San Francisco: quando vale a pena

fazenda san francisco bonito pantanal

Fazenda San Francisco

O tour à Fazenda San Francisco vale a pena depois de pelo menos 4 dias inteiros em Bonito. Em um quinto ou sexto dias de viagem, depois de fazer flutuações, conhecer a Gruta Azul e se refrescar nos balneários e cachoeiras, a visita pode ser bacana para dar uma variada no gênero dos passeios.

fazenda san francisco bonito safari

Para quem viaja em família, o dia na fazenda é particularmente recomendável. As atividades oferecidas no day use são contemplativas, exigem pouco esforço físico e podem ser aproveitadas por pessoas de todas as idades. Para as crianças, a oportunidade de chegar pertinho de alguns animais já acostumados com a presença de turistas é algo especial.

fazenda san francisco bonito pantanal

A quem sonha com uma viagem ao Pantanal, deve ser levado em conta que uma visita à Fazenda San Francisco não é o bastante para dar o Pantanal por visto. Pela exigüidade de tempo, ficam faltando pelo menos duas experiências pantaneiras essenciais: a cavalgada por terras alagadas e a focagem noturna de animais. Mais dias no Pantanal também dariam a chance de fazer observação de pássaros (na alvorada ou ao entardecer), a acompanhar as atividades de um peão boiadeiro, a descer um corixo de caiaque... Além disso, leve em consideração que fazendas exclusivas de gado ou lodges de natureza podem oferecer uma experiência mais carismártica do que uma fazenda de arroz.

É também importante saber que este passeio não é a única oportunidade de se ver animais em uma viagem a Bonito. Nas fazendas em que são feitas as flutuações, por exemplo, há também boas chances de encontrar macacos, cotias, capivaras, tamanduás ou jacarés. No próprio centro da cidade se vê muitos tucanos. Minha opinião: vá à Fazenda San Francisco -- mas só se não for deixar nenhum dos passeios principais de fora da sua programação em Bonito.

Leia mais:

6 comentários

Cinthia
CinthiaPermalinkResponder

Visitei Bonito, fora de temporada (fiquei 5 dias), há uns 10 anos. Nesta viagem aproveitei para conhecer a Fazenda São Francisco. Inicialmente ficaríamos uma noite só, mas acabamos ficando duas... A Fazenda é muito legal e os funcionários atenciosos. Os passeios para os hóspedes eram diferentes daqueles feitos para o day use, íamos separados. O passeio mais legal acontece à noite: a focagem noturna. A fazenda tinha um projeto (não sei se tem ainda) de rastreamento de onças-pintadas. Ao saber da presença de uma onça na região, eles a capturavam, mediam, colocavam um rastreador e a liberavam. Na focagem noturna é possível ver estas onças (se tiver sorte!). Na noite anterior à minha estadia, a onça foi vista, mas na noite da minha estadia não... Meu marido insistiu em ficar mais uma noite (viajávamos de carro) e conseguimos ver a onça!! Linda e livre! No dia seguinte, quando íamos embora, já fora da Fazenda e andando nas estradas de terra, vimos um tamanduá-bandeira andando livremente pela região...

viviane
vivianePermalinkResponder

Fiz esse passeio ha 12 anos, estavamos de carro, saindo de bonito, e passamos o dia na fazenda. No final do passeio de chalana, eles ofereciam caldo de piranha. Dormimos em miranda e fomos embora no outro dia. Fizemos todos os passeios de bonito, e depois fomos para a fazenda. Os proprietarios disseram que era dificil ver onça na focagem noturna na época (março de 2004).

Tim
TimPermalinkResponder

Estou programano para passar o reveillon na fazenda mas não tenho encontrado transfer / alguma forma de chegar.... teriam alguma dica? ??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tim! A dica é arranjar o trânsfer por meio da pousada, sempre.

Fábio
FábioPermalinkResponder

Fiz esse passeio em outubro de 2016. Posso dizer que foi OK, mas nada além disso. Talvez eu tenha ido com muita expectativa em conhecer o Pantanal, e isso acabou sendo ligeiramente frustrante. O ponto alto do passeio foi andar de chalana, pois o passeio foi bem agradável, e é claro a comida da fazenda. No geral é um dia bacana, mas talvez não valha o investimento. É exatamente como a bóia falou, vale a pena caso esteja com o tempo tranquilo depois de ter feito os diversos passeios de flutuação..algo diferente.

Nina
NinaPermalinkResponder

Olha... achei meio pega-turista.. O passeio pelo Pantanal, na verdade, é um passeio de caminhão pela plantação de arroz da fazenda. Depois, ficamos três horas sentadas, sendo comida viva pelos pernilongos, entre uma atividade e outra. Não havia repelente, roupa ou lugar para se livrar das picadas, ficamos com alergia depois, de taaaaaanta picada. O "lanche pantaneiro" era pipoca e suco, daqueles de pozinho... A pescaria de piranha no Rio Miranda também é bem esquisita, apenas uma voltinha num afluente. Os funcionários e guias são simpáticos e fazem o que podem, mas...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar