Quer economizar o táxi do aeroporto até o seu hotel? Muitas cidades oferecem bom transporte público entre o aeroporto e o centro da cidade, por uma fração do preço da corrida de táxi.
Para que a alternativa seja interessante, porém, é preciso que pelo menos duas dessas três condições:
- Você já conhece a cidade e seu transporte público
- Você está com pouca bagagem (uma mala P ou M e uma bolsa/mochila)
- Você chega de dia
Ou seja: se você não conhece a cidade, mas está viajando com pouca bagagem e chega de dia, OK: você pode passar algum perrengue numa baldeação, ou no trecho final entre saltar do transporte público e chegar ao hotel, mas tem o horário a seu favor.
Ou ainda: se você vai chegar à noite, mas já conhece a cidade e seu transporte público, também está valendo: caso haja transporte público funcionando no horário da sua chegada, você tem experiência para chegar até o destino sem maiores percalços.
Agora: se você não conhece a cidade e está chegando num horário impróprio, são duas condições que tornam desaconselhável a empreitada de chegar ao hotel por transporte público. Tarde da noite, e de madrugada, a freqüência do transporte público diminui (quando não é simplesmente interrompida). Baldeações ficam mais complicadas. E o trecho final entre descer do último transporte público e encontrar o seu hotel será sofrido e marcado por sensação de insegurança. Você sabe qual é a saída do metrô que dá mais perto do hotel? Você sabe se essa saída fica aberta até tarde? Você se vê arrastando mala às 11 da noite ou meia-noite ou duas da madrugada por ruas que podem estar ermas, e ainda por cima carregando seu passaporte e seu dinheiro no corpo?
Vai por mim: Europa
Muita gente não pensa nesses detalhes e aparece aqui perguntando "qual é a melhor alternativa para sair do aeroporto às 10 da noite/meia-noite/duas da manhã?". É o táxi.
Meio-termo: trem até o centro, táxi do centro ao hotel
OK, existe uma opção intermediária. Se o aeroporto fica muito longe da cidade e existe uma boa linha de trem que funciona a noite toda -- é o caso, por exemplo, de Munique e Amsterdã, ou mesmo Milão (que tem trens até a meia-noite), dá para pegar o trem até a estação central e lá tomar um táxi (ou Uber) para o hotel.
Se não existir essa alternativa, você também pode reservar a primeira noite num hotel próximo ao aeroporto; normalmente, oferecem traslado grátis de ida e volta. No outro dia de manhã você vai à cidade de transporte público.
Em qualquer outro caso, cacife o táxi. É a melhor decisão a tomar.
Menos é mais
- 5 passos para enxugar o roteiro da sua viagem (e viajar melhor e mais barato)
Dinheiro curto? Capriche (ainda mais) no planejamento
Quando você viaja com orçamento muito apertado, precisa investir mais tempo na montagem do itinerário. Verifique com atenção o horário de chegada e de partida para evitar o trajeto aeroporto-cidade ou cidade-aeroporto entre 10 da noite e 6 da manhã.
Vôo cedinho? Durma no aeroporto na véspera
Caso o seu vôo saia cedinho, o melhor é reservar a última noite num hotel próximo do aeroporto, mesmo que você tenha dinheiro sobrando para o táxi. Faça check-out no hotel da cidade, deixe a bagagem no depósito do hotel, aproveite a cidade até a noite; daí volte ao hotel, pegue a bagagem e vá para o aeroporto, de onde deve haver transporte grátis para seu hotel da última noite.
Dê-se ao luxo
O meu livrinho Viaje na Viagem: Auto-Ajuda para Turistas, de 1998, tinha um capítulo intitulado 'Dê-se ao luxo'.
Nele eu dizia: sempre chegue ao seu hotel de táxi -- senão desde o aeroporto, pelo menos desde o primeiro ponto onde seja necessário fazer baldeação no transporte público. 'Acrescente esse gasto ao preço da passagem, e você não vai sentir'. Continua válido
52 comentários