Chegando no aeroporto à noite

Vai chegar tarde da noite ou de madrugada no aeroporto? Não invente: pegue um táxi

Chegando no aeroporto à noite

Quer economizar o táxi do aeroporto até o seu hotel? Muitas cidades oferecem bom transporte público entre o aeroporto e o centro da cidade, por uma fração do preço da corrida de táxi.

Para que a alternativa seja interessante, porém, é preciso que pelo menos duas dessas três condições:

  • Você já conhece a cidade e seu transporte público
  • Você está com pouca bagagem (uma mala P ou M e uma bolsa/mochila)
  • Você chega de dia

Ou seja: se você não conhece a cidade, mas está viajando com pouca bagagem e chega de dia, OK: você pode passar algum perrengue numa baldeação, ou no trecho final entre saltar do transporte público e chegar ao hotel, mas tem o horário a seu favor.

Ou ainda: se você vai chegar à noite, mas já conhece a cidade e seu transporte público, também está valendo: caso haja transporte público funcionando no horário da sua chegada, você tem experiência para chegar até o destino sem maiores percalços.

Agora: se você não conhece a cidade e está chegando num horário impróprio, são duas condições que tornam desaconselhável a empreitada de chegar ao hotel por transporte público. Tarde da noite, e de madrugada, a freqüência do transporte público diminui (quando não é simplesmente interrompida). Baldeações ficam mais complicadas. E o trecho final entre descer do último transporte público e encontrar o seu hotel será sofrido e marcado por sensação de insegurança. Você sabe qual é a saída do metrô que dá mais perto do hotel? Você sabe se essa saída fica aberta até tarde? Você se vê arrastando mala às 11 da noite ou meia-noite ou duas da madrugada por ruas que podem estar ermas, e ainda por cima carregando seu passaporte e seu dinheiro no corpo?


Vai por mim: Europa
Vai por mim: Europa

Muita gente não pensa nesses detalhes e aparece aqui perguntando “qual é a melhor alternativa para sair do aeroporto às 10 da noite/meia-noite/duas da manhã?”. É o táxi.

Meio-termo: trem até o centro, táxi do centro ao hotel

OK, existe uma opção intermediária. Se o aeroporto fica muito longe da cidade e existe uma boa linha de trem que funciona a noite toda — é o caso, por exemplo, de Munique e Amsterdã, ou mesmo Milão (que tem trens até a meia-noite), dá para pegar o trem até a estação central e lá tomar um táxi (ou Uber) para o hotel.

Se não existir essa alternativa, você também pode reservar a primeira noite num hotel próximo ao aeroporto; normalmente, oferecem traslado grátis de ida e volta. No outro dia de manhã você vai à cidade de transporte público.

Em qualquer outro caso, cacife o táxi. É a melhor decisão a tomar.


Como enxugar roteiro
Menos é mais

  • 5 passos para enxugar o roteiro da sua viagem (e viajar melhor e mais barato)

Dinheiro curto? Capriche (ainda mais) no planejamento

Quando você viaja com orçamento muito apertado, precisa investir mais tempo na montagem do itinerário. Verifique com atenção o horário de chegada e de partida para evitar o trajeto aeroporto-cidade ou cidade-aeroporto entre 10 da noite e 6 da manhã.

Vôo cedinho? Durma no aeroporto na véspera

Caso o seu vôo saia cedinho, o melhor é reservar a última noite num hotel próximo do aeroporto, mesmo que você tenha dinheiro sobrando para o táxi. Faça check-out no hotel da cidade, deixe a bagagem no depósito do hotel, aproveite a cidade até a noite; daí volte ao hotel, pegue a bagagem e vá para o aeroporto, de onde deve haver transporte grátis para seu hotel da última noite.

Dê-se ao luxo

O meu livrinho Viaje na Viagem: Auto-Ajuda para Turistas, de 1998, tinha um capítulo intitulado ‘Dê-se ao luxo’.

Nele eu dizia: sempre chegue ao seu hotel de táxi — senão desde o aeroporto, pelo menos desde o primeiro ponto onde seja necessário fazer baldeação no transporte público. ‘Acrescente esse gasto ao preço da passagem, e você não vai sentir’. Continua válido 🙂

Leia mais:


Hotel de aeroporto

52 comentários

Olá Ricardo e Bóia! Vou viajar em dezembro de 2018 para NY. Pelas dicas que li aqui, pretendo me hospedar no park central hotel. Ocorre que vou chegar no dia 21/12 às 2h da manhã. Sabe me dizer a política de check in do hotel? Recomendam a reserva desde o dia 20/12 e comunicar o hotel que chegarei na madrugada do dia 21/12 ou reservo dia 21/12 e vejo possibilidade de antecipar o check in? Obrigado

    Olá, Gustavo! Tem que reservar desde a véspera e avisar que você vai chegar na alta madrugada. É quase impossível subir a um quarto de hotel em Nova York antes das 3 da tarde.

Em Madri e Atenas o ônibus do aeroporto funciona a noite toda. Escolhi hotel que dava pra ir caminhando (cerca 600m). Nas duas cidades peguei ônibus entre 2h e 3h da manhã.

Boa Noite, irei fazer uma conexão em paris de 00:15 as 10:15, pensei em alugar um carro para dar uma volta, você acha que vale a pena?

    Olá, Lais! Reserve um hotel perto do aeroporto e faça o que todo mundo precisa fazer à noite: dormir.

Boa noite.
Vou para Roma no final do ano mas estou com dificuldades para achar hotel, pois chego em fiumicino as 23:55 da noite e a maioria faz check-in ate 21h ou 00h. Até mesmo os hoteis perto do aeroporto.
Alguma dica por favor?

    Olá, Larissa! Com certeza os hotéis ‘do’ aeroporto (aqueles que têm ‘aeroporto’ no nome) têm recepção funcionando 24 horas. Quando aparece que o check-in vai até a meia-noite é porque o dia da reserva acaba à meia-noite, mas com certeza esses e outros hotéis que têm recepção funcionando até tarde também recepcionarão hóspedes depois da meia-noite. Você pode fazer uma reserva cancelável (inclusive em hotéis da cidade) e confirmar com o hotel via Booking um horário de chegada tardio. Se houver tarifas pré-pagas mais baratas, você cancela a reserva e faz outra.

    Já os hotéis que indicam check-in até as 21h, esses sim, devem ter recepção com horário limitado. Mas mesmo nesses casos vale a pena mandar um email. Todos os hotéis terão segurança 24 horas, e avisando que vai chegar terde eles montam um esquema.

Riq e Bóia!

Vou fazer uma pergunta que não sei se é meio óbvia, mas nunca tinha parado pra pensar:

Se meu vôo for tarde e eu chegar ao hotel após a meia-noite, qual deverá ser minha reserva para o hotel?

Para o dia mesmo, que começa após meia noite (rs) e aí tentar um super early check in? Tipo 1h da manhã de sábado.

Ou para o dia anterior e avisar que vou chegar depois da meia noite apenas?

Agradeço desde já!

    Olá, Dea! O único jeito de subir no quarto a essa hora é reservando com a data da véspera. Notifique o hotel que você vai chegar de madrugada.