girona bate-volta barcelona

Girona: Idade Média (e Game of Thrones) num bate-volta de Barcelona

Você não precisa sair de Barcelona para fazer nenhum passeio — a cidade oferece atrações em número mais do que suficiente para ocupar todos os dias da sua viagem. Mas se quiser dar uma variada na paisagem, Girona é um bate-volta perfeito. São 40 minutos de trem para uma volta no tempo de séculos.

Barcelona dicas: parque Güell

Girona: roteiro prático

Da estação de trem de Girona até o centro histórico da cidade, vá caminhando. Em 10 minutos você chega à Ponte de Pedra e já vê a paisagem pela qual Girona é mais famosa: os predinhos coloridos nas margens do rio Onyar. O casario é mesmo lindo e já faz o bilhete de trem até Girona valer a pena. Mas siga em frente: a parte mais bacana da cidade é a parte mais antiga.

girona bate-volta barcelona: barri vell

Continue caminhando em direção ao Barri Vell, o centro histórico de Girona. A sequência de lugares fotogênicos continua com a escadaria barroca da Pujada de Sant Domènec e, mais adiante, com o bairro medieval de El Call. A memória da comunidade judaica de Girona, que vivia ali, está preservada no Museu d’Història dels Jueus.

Informações práticas

girona catedral

Você estará a poucos metros da Catedral de Girona. Pelo Carrer de la Força você chega ao pé da escadaria. Pelo Carrer de Sant Lorenç, vai à porta da Catedral pelo caminho mais pitoresco.

Se parecer que você já viu a igreja em algum lugar, talvez seja da 6ª temporada de Game of Thrones. Se quiser fazer um tour Game of Thrones pela cidade para visitar locações da série, veja essa opção de passeio guiado, com almoço, para pequenos grupos (em inglês) oferecida pela nossa parceira Musement.

Informações práticas

girona bate-volta barcelona: mosteiro sant pere de galligants

Seguindo pelo Carrer del Rei Ferran el Catòlic, você passa em frente aos Banys Árabs — que, apesar do nome, foram inspirados pelas termas romanas. E chega na Plaça dels Jurats, de frente para o belíssimo mosteiro de Sant Pere de Galligants, hoje um museu de arqueologia.

Informações práticas

girona bate-volta barcelona: ruina torre gironella

Curta a vista e depois suba pelo Passeig de la Reina Joana até as ruínas da Torre Gironella, uma parte bastante verde do Barri Vell onde você pode ver, e caminhar sobre, as muralhas medievais que faziam a proteção da cidade.

girona barri vell

Descendo de volta até a parte mais baixa do centro histórico, passe na Plaça de Sant Feliu e procure pela escultura da lleona no alto de um poste. Diz a tradição que, quem dá uma bitoca no bumbum da leoa, não sai mais de Girona — ou certamente retorna para uma visita. A prefeitura colocou até uma escadinha pra facilitar.

girona compras carrer de les ballesteries

Beijo dado, vá ver as vitrines no Carrer de les Ballesteries, e atravesse a Pont de Sant Agusti para fechar o passeio na bonitona Plaça de la Independència.

Onde comer em Girona

A filial de Girona do charmoso café Federal (Carrer de la Força 9, tel. 872 26 45 15) tem mesinhas na calçada e um salão acolhedor. É um ótimo lugar para um brunch, e também para almoços leves.

Para algo mais substancial, fique com as carnes à argentina do El Balcó (Carrer de les Hortes 16, tel. 972 22 31 61).

Se a fome for de paella, arroz meloso e que tais, escolha o Arròs i Peix (Carrer dels Ciutadans, 20, reservas aqui).

Deixe a sobremesa por conta da divertida sorveteria Rocambolesc (Carrer de Santa Clara 50, tel. 972 41 66 67).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Como ir de Barcelona a Girona

    Os trens de Barcelona a Girona saem da estação Barcelona-Sants. A viagem é rapidíssima — apenas 38 minutos nos trens de alta velocidade AVE/Avant. (Há também trens de média velocidade e regionais, paradores, que fazem o mesmo percurso em 1h30.)

    Os trens de alta velocidade (AVE/Avant) têm tarifas variáveis e só levam passageiros sentados. Por isso, é recomendável reservar com antecedência para conseguir tarifas menores. É possível comprar uma ida e volta por 27,80 euros. Veja como comprar passagem de trem na Espanha (tela a tela).

    Um bom esquema é pegar o trem rápido das 9h45, que chega em Girona às 10h23. Programe a volta para as 17h11 (chegada em Barcelona às 17h50) ou 18h11 (chegada às 18h50).

    Barcelona o que fazer: Casa Battló

    6 comentários

    Para quem for mochileiro e tiver apertado de grana, tem uma comida de micro-ondas na L’ Elixir
    Pujada de Sant Feliu, 19, 17004 Girona 2,3 euros cada porção

    Fomos em 3 mulheres e 1 adolescente para Girona no dia 22/02/20, num bate/volta de trem partindo de Barcelona. Sempre seguimos suas dicas que são valiosíssimas . Girona é tudo que vocês descreveram e muito mais. Dá pra passar um dia inteiro apreciando o lado antigo e andando pelas muralhas. Almoçamos no Campus bar na praça, só pra ficar sentadas sentindo o clima do lugar e até tomamos o famoso sorvete da Rocambolesca.
    Além de escrever agradecendo pelas dicas queria relatar o que aconteceu com uma amiga.
    Ela se afastou um pouco de nós para fotografar as portas de uma igreja, sentiu umas pessoas perto e algo estranho e retornou para perto de nós. Vimos que tinham jogado algo nas suas costas e pernas que pareciam cocô, mas era muito!
    Logo apareceu um casal extremamente solícitos oferecendo ajuda, dando lenço de papel e dizendo para irmos para o banheiro apontando para a suposta direção do banheiro! No início até andamos um pouco com eles! Muito simpáticos nos disseram que eram mexicanos! O homem fez uma ligação, o que deixou minha prima alerta e mandou que ficássemos duas para trás! Aí percebemos que estavam nos levando para uma região erma, sem nenhuma indicação de banheiro!
    Fomos agradecendo e voltando para a área mais movimentada!
    Pedimos ajuda no museu e a recepcionista deixou que a minha amiga se limpasse no banheiro e tanto percebeu que era um golpe que pediu desculpas pelo fato de ter acontecido na sua cidade.
    Felizmente nada de grave a não ser a roupa suja! Mas fica um ALERTA! Não fiquem em lugares isolados!!!
    Susan

    Estive lá em janeiro e realmente é uma cidade fantástica.

    Para quem deseja comer muito bem, mas sem gastar tanto, recomendo o Restaurant L’Alqueria. Comida de alto nível com preços acessíveis e pratos fartos. Excelente restaurante e muito frequentado pelos locais.

    Que boas dicas, Mariana!!!

    O que mais gosto em Girona é a proximidade com a natureza. Você pode ir da cidade velha até a praça de John Lennon ou caminhar pela rua Sant Daniel por um caminho paralelo à estrada. Caminho da terra com vegetação densa. Se você fizer isso, vá até o Mosteiro Sant Daniel, atual albergue/hostel. Também, ao restaurante Cul del Mon. Ideal para beber algumas cervejas no verão.
    Bjs

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito