Keukenhof 2020 - como visitar

Coronavírus: não viaje (pelo menos) até o fim de abril

Todo mundo ama o Keukenhof

Coronavírus e viagens

Muita gente tem o costume de pesquisar no Viaje na Viagem qual é a melhor época para viajar para todo lugar. Tem uma razão: a gente também diz quais são as épocas para não viajar para esse ou aquele lugar. A gente não esconde nada: desaconselha viajar nas épocas em que pode chover muito, pode haver furacão, pode estar lotado demais, pode estar tudo fechado…

Pois bem: infelizmente, de agora a pelo menos até o fim de abril não é época boa para viajar para lugar nenhum.

Não só porque a viagem está sujeita a todo tipo de perrengue — fechamento de atrações e restaurantes, bloqueio de fronteiras, interrupção das ligações aéreas, imposição de quarentenas ao chegar (e a voltar também), tudo isso sem aviso prévio.

Esse é só um lado da questão. O outro lado, mais importante ainda, é que precisamos ficar em casa para ajudar a conter a propagação da Covid-19 no Brasil.

Mesmo que não haja medidas de restrição de viagem no Brasil ou em alguns outros países (que podem ser impostas a qualquer momento!), devemos ajudar a restringir a circulação — pelo bem de todos.

Como cancelar sua viagem

Você precisa usar o mesmo canal onde comprou a sua viagem.

Se você comprou com agente de viagem, entre em contato com o agente e peça para que informe as suas opções.

Se você comprou sua passagem em sites de cias. aéreas ou em agências online (tipo Decolar ou Expedia), procure na própria homepage o link para a página de cancelamentos ou reembolsos.

Se você reservou um hotel em sites de reserva de hotéis (tipo Booking ou Hotéis.com) com tarifa não-reembolsável, localize o email de confirmação e clique no link para admnistrar a sua reserva.

O reembolso é garantido?

A política de cancelamento e reembolso varia de fornecedor para fornecedor — e vem mudando com bastante velocidade.

Muitos fornecedores já dispõem de ferramentas para fazer a alteração no próprio site, dispensando ligação para a central de atendimento.

Para países com restrição de entrada ou circulação está fácil conseguir alterar a viagem sem multa. Alguns (poucos) fornecedores oferecem reembolso integral. A maioria, infelizmente, oferece apenas o crédito para remarcar a viagem, sujeito a diferença tarifária.

Para países ou períodos ainda sem restrições anunciadas, o cancelamento e a alteração sem custos estão mais complicados. Nesses casos pode valer a pena esperar até que restrições de viagem para o seu destino sejam impostas, para que a sua viagem entre na categoria anterior.

Para viagens dentro do Brasil, Gol, Azul e Latam estão permitindo alterações sem custo, com datas variáveis (15 de abril na Latam, 14 de maio na Gol e 31 de maio na Azul).

O horário do seu vôo foi alterado? Você tem direito a reembolso total!

Devido à baixa brutal do movimento, as cias. aéreas brasileiras e estrangeiras estão sendo obrigadas a reformular sua malha aérea, enxugando vários horários.

Caso o seu vôo seja cancelado ou tenha o horário alterado (em mais de 30 minutos para vôos nacionais, ou em mais de 1 hora para võos internacionais), existe uma regra da Anac que determina que o passageiro pode recusar o novo dia/horário e pedir reembolso total, sem multas.

Regra da Anac

Você pode ler esta regra nas FAQs do site da Anac.

A pegadinha: essa opção não costuma ser oferecida online. Para exercer seu direito de reembolso de um vôo com horário alterado você vai precisar enfrentar a fila da central telefônica e solicitar ao atendente.

Vale a pena apelar à Justiça?

Dadas as proporções da pandemia, não acredito que seja difícil conseguir na Justiça o reembolso que for negado por fornecedores com escritório no Brasil.

A campanha “Não cancele, remarque!”

Existe uma campanha para conscientizar os viajantes a não cancelar suas viagens, mas remarcarem mais para a frente. Isso poderia diminuir o tamanho da quebradeira de empresas do ramo de turismo, poupando muitos empregos em pousadas, hotéis, agências de viagem e de turismo receptivo.

Eu apóio totalmente a iniciativa.

Porém… acho que existe um elo que precisa ser sensibilizado para que dê certo: as cias. aéreas. É decepcionante que muitas cias. aéreas não ofereçam sequer alguns períodos do ano para que o consumidor remarque sua passagem sem diferença tarifária. A continuar assim, clientes que compraram passagens promocionais terão estímulo para buscar o reembolso por meio litigioso, e não para fazer a mesma viagem no futuro.

Como você está resolvendo sua viagem?

Compartilhe com a gente a sua experiência para alterar ou cancelar sua viagem. Assim todo mundo se ajuda. Obrigado!

Leia mais:


Devo cancelar minha viagem ao Chile

394 comentários

Tenho uma viagem em maio para Europa e não consegui alterar com a AirFrance. Minha mãe e minhas tias (todas idosas) tem viagem para Porto Seguro em Abril pela Gol e para remarcar terão que pagar uma diferença de 600%. Um absurdo levando em consideração que ninguém quer desmarcar a viagem, é uma questão de pandemia.

Boa tarde , tenho passagens para Africa do Sul para dia 23 de março, pela Latam, compradas pela MaxMilhas, queremos alterar as datas ou reembolso, o que faço?

Ola Bóia, estou na mesma situação que a maioria, comprei a passagem com antecedência e estou com a viagem marcada para 19/04 – França. Estou em dúvida se cancelo ou não, pela dificuldade de ir em outra data. A Air France está dando um prazo para cancelar sem cobranças da taxa de devolução. Quanta dúvida, sou muito otimista. Devo cancelar já?

    Olá, Maria Aparecida! Veja qual é a sua data derradeira para cancelar sem multa. Até agora nós, otimistas, só tivemos decepções.

Tinha passagens com a Emirates com ida por Bangkok e volta por Tokyo para a sexta passada (dia 13/03). Eles não quiseram nos isentar da taxa de cancelamento de 400 dólares por pessoa. Solicitei o cancelamento mesmo assim e agora vou tentar reaver esse dinheiro no PROCON ou na Justiça se necessário.

Bom dia.

Para países com entrada de estrangeiros suspensa no período dos voos (no meu caso, Argentina), o reembolso é integral ou de acordo com a tarifa comprada?

Obrigado.

Bom dia,

Tenho viagem comprada para o dia 04/05 para Cancun com escala no Panama, corro risco de ser barrada no Panama?

    Olá, Gabriela! Veja as condições atuais de cancelamento da sua viagem. Provavelmente você vai ter que esperar até mais perto da data.

Estava com viagem marcada para Florença dia 31 de março, passagens aéreas , de trem e Airbnb já pagos. Não tive problema nenhum com a cia aérea, TAP, inclusive com passagens de milhas. Consegui remarcar
trocando a data para 26 de maio, inclusive troquei o país, para a Espanha. Foi muito fácil. As passagens de trem me reembolsaram com um pequeno deságio,achei um absurdo, mas foi tão pouco que nem vale a pena reclamar. Já o Airbnb foi corretíssimo, não descontaram nada. Todos foram muito corretos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito