Guia de Santiago

Guia de Santiago

Santiago

Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.

As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)

Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.

Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.

Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.

No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.

O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1153 comentários

    Olá! Iremos para Torres del Paine e região e iremos alugar carro. Estou com dúvida em relação a cadeirinha pra criança. Meu filho tem 7 anos, pode usar o booster ou precisa de cadeirinha mesmo? Estou em dúvida pois pelo que vi nas regras chilenas é por peso, mas meu milho não cabe mais em cadeirinha.

      Olá, Juliana! Consulte a locadora para ter a resposta oficial e garantida.

    Estive essa semana no Chile, segui as dicas do VnV, como sempre, e queria deixar meu testemunho: Santiago está muito bonita, limpa, os chilenos são muito educados e agradáveis. Não senti nenhuma insegurança em lugar nenhum, é muito mais tranquilo que qualquer capital brasileira. Valparaiso é linda, é imperdível, semelhante ao Caminito mas com uma vibe mais descolada. Em Santiago recomendo fortemente visitar o Palácio Cousiño. Há tours em espanhol e inglês. O palácio é repleto de objetos e móveis vindos da Europa, decorados no melhor gosto do século XIX. É uma ótima forma de compreender o papel de uma das famílias mais importantes do Chile. Para quem aprecia vinho, a visita à vinicola também é imperdível.
    Já para um sábado à tarde minha dica é passear na Avenida Itália, apreciando as lojinhas, artesanatos e parando para um pisco acompanhado de um ceviche.
    Fazer refeições de qualidade em Santiago é caro, padrão São Paulo para cima. Eu gastava algo em torno de R$ 500 num almoço para duas pessoas com vinho. Mas há combinações mais econômicas de “prato do dia” para quem prefere economizar. Minha sugestão: não economize e se permita experimentar a culinária local. Você vai se surpreender. O Chile é sensacional!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito