À Toscana, com a Mari Campos

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Riq, a Abadia a Coltibuono pode ser manjada mas tem uma deliciosa cozinha e o local é o paraíso. Chegamos lá por acaso às 14 hs, mortos de fome, e era o único local aberto. Radda e Gaiole in Chianti estavam na hora da sesta, ora, pois ninguém é de ferro. Depois de perguntamos onde encontraríamos um local para comer nos indicaram um restaurante no lugar tal e ai seguimos a indicação e lá chegamos na Abadia. Fomos os últimos da lista. Mas valeu à pena.

Mauro,

jantei com meu marido no Castello Banfi, que eh uma vinicola perto de montalcino, produtor do tradicional e maravilhoso brunello

sem brincadeira… foi o melhor jantar da nossa vida! menu degustação, 5 pratos, cada um harmonizado com um vinho da propria vinicola… um lugar liiindo… tanto a vinicola, qto o restaurante…

o menu fixo saiu por 75 euros por pessoa e valeu cada centavo! ate hj a gente lembra daquele jantar com agua na boca! fomos em out/10.

fica a dica… eu sou fa de carteirinha do Brunello… entao, foi perfeito!

ah! tive que fazer a reserva aqui no brasil e passar o numero do cartao de credito…

outra vinicolaa que visitamos foi a Poggio Antico, perto de montalcino tb… e estava para inaugurar um restaurante com chef super renomado… vale a pena dar uma olhada…

Dri,
Eu voltei da Toscana em outubro e tb AMEI Castellina in Chianti, assim como Radda, Greve, Panzano.
Ah, não pode deixar de almoçar ou jantar no Dario Cechini, em Panzano in Chianti. O lugar é incrível e a comida, ótima.

Achei uma verdadeira maratona o seu roteiro!
Fui duas vezes para a região da Toscana. A primeira fiquei apenas em Firenzi, pois queria muita cultura.
Da segunda, agora em outubro passado, queria curtir a natureza mesmo e me hospedei em Greve in Chianti.

Mauro, diga-nos onde será a sua base pois as opções são muitas. Assim pode-se indicar uma próxima de voce.

oi Riq e trips,

um help ? Vou estar na Toscana em Maio com parte da minha família e quero levá-los a um restaurante-vinícola no meio dos campos…

vcs podem sugerir algum ?

obrigado, obrigado,obrigado!!

Mauro

Lú,
Quando fui para Toscana segui um conselho do comandante e da tripulação.
Eu ficaria hospedado em Florença e faria bate e volta nas cidades da Toscana.
Nesses bate e volta escolha duas cidades NO MÁXIMO por dia: Não deixe de passar por Siena, San Gemignano (a mais belas de todas na minha opinião), Lucca e Pisa por motivos óbvios. Mas a região esconde outras pérolas belíssimas. É emocionante visitar o túmulo dos pracinhas brasileiros em Pistóia ou tomar uma taça de Brunelo no ponto mais alto na muralha de Montalcino.
Mas por favor, não faça isso correndo. Faça escolhas.
Em Firenze fiquei hospedado no Hotel Duilio (muuuuuito simples, mas limpinho). Procure no tripadvisor ou venere que você vai encontrar.

    Puxa, gente, super-obrigada pelas respostas!!

    Alessandro, já estive na Toscana de bike, de modo que a idéia seria rever alguns lugares e visitar outros novos. Ñ estive no norte – Lucca, Cinqueterre, etc., nem de Pienza em diante. Como já tem mto tempo, talvez um bom começo seja rever o roteiro que fiz, e começar as escolhas/cortes a partir daí.

    A intenção agora é escolher as cidades base e qto tempo em cada uma (de preferência ficando mais de 1 noite), p/poder reservar os htls. Depois, a gente pode escolher as cidades c/calma, o que pode inclusive ser mudado ao longo da víagem.

    Será que as cidades escolhidas como base seriam indicadas p/os 10 dias? Ou seria melhor cortar alguma coisa das pontas, como Cinqueterre, ou a Umbria (Perugia, Assisi, Gubbio)??

    Rubys, ñ vou à Florença, porisso a idéia do bate-e-volta de lá ñ cabe.

    Alice, estaremos de carro.

    Dri, adoraria se vc pudesse mandar o agriturismo que vc ficou perto de Siena. Eu particularmente ñ me encantei mto c/Siena, de modo que ficar fora dela como base me parece interessante. O Chianti tb é meio mágico p/mim, pois me hospedei em Radda in Chianti, numa vinícola, e foi uma experiência incrível! Passei por várias cidades do Chianti e adorei o “clima”, de modo que poderei escolher uma e entrar p/visitar. Quem sabe Castelina in Chianti? Qto à Volterra, fiquei hospedada lá e amei. Era setembro e os moradores fazem uma comemoração de guiarem os turistas pelas mutralhas da cidade à noite, c/luz de tochas. Mas isso ñ foi bom planejamento, foi sorte mesmo!!

    Valeu, gente!! E, fiquem à vontade p/continuar c/os pitacos!
    Bjs,
    Lu

    Já fez de bicicleta, que legal! Acho que de carro um agriturismo bem localizado funcionaria muito bem, porque você teria uma hospedagem charmosa – e que por si só já é atração – e poderia visitar as cidades estacionando o carro fora da parte histórica. Até me animei de fazer essa viagem de novo visitando as cidades que deixei de fora :). Eu amei Perugia (é uma cidade que vale pelo conjunto e não pelas atrações, como Lucca) e acho Assis imperdível.

Olá, Riq,
Estou programando a minha viagem de 2011. Parte dela será na Itália – 10 dias na Toscana, Cinqueterre e Umbria, no final de março. O roteiro preliminar é:
1-Florença/Prato/Pistoia/ Cinqueterre
2-Cinqueterre – caminhada
3-Cinqueterre/Portofino/Lucca
4-Lucca/Volterra/San Gimignano
5-San Gimignano/região do Chianti/ Monterrigioni/San Gimignano
6-San Gimignano/Siena/ Montepulciano/Montalcino/Pienza
7-Pienza/Cortona/Lago de Trasimeno/Pienza
8-Pienza/Perugia/Gubbio
9-Gubbio/Assisi/Gubbio
10-Gubbio/Arezzo/Florença
Gostaria, como sempre, dos seus pitacos!
E, se alguém mais tiver alguma dica de pousada, restaurante, passeios, além das que já estão neste post, no texto da Mari e no blog da Roberta, agradeço mto.
Bjs,
Lu

    Lu, não dá para conhecer isso tudo em uma viagem de 10 dias. Está uma verdadeira maratona! Eu sei que os desejos são muitos, mas tente reduzir bastante as cidades, senão você vai passar quase todo o tempo no trem ou carro e não vai conhecer as cidades.

    O Alessandro está certissimo. Posso dar pitaco nas cidades em que já estive: Lucca eu achei ULTRA decepcionante. A impressão que eu tinha era que a cidade tinha sido “inventada” por algum guia de turismo e, pra piorar, foi o unico lugar onde comi mal em toda a Itália. Volterra é linda, ainda mais se vc curte/assistiu aos filmes da saga Crepúsculo. Mas mesmo quem não se liga em vampiros e que tais não tem como não se encantar pela cidade. San Gimignano também é sensacional e vale muito a pena dormir por ali ao menos uma noite para aproveitar de verdade a cidade, que fica lotadissima durante o dia.

    Por último, eu posso ser meio neurótica com isso, mas sugeriria tb que vc se apressasse em reservar carro/hoteis pra não ter surpresas desagradáveis, especialmente em cidades maiores como Florença.

    A região de Chianti é enoooorme e eu não sei qual o seu interesse especifico, se em vinhos, patrimonios culturais, paisagens ou tudo junto, então fica difícil dar dicas mais específicas. Castellina em Chianti é um lugar mágico pra mim, mas isso é extremamente pessoal. O que definitivamente não vale a pena é voltar pra San Gimignano se no dia seguinte vc vai para a região de Siena. Eu fiquei num agriturismo sensacional na região rural de Siena e recomendo muito, pq mesmo a partir de lá é bastante demorado até Montepulciano e Montalcino, por conta do limite de velocidade das estradas. E desculpa, mas é ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL fazer Siena, Montepulciano, Montalcino e Pienza num único dia. Siena por si só já demandaria no mínimo dos mínimos um dia inteiro…

    Lu, Vc vai estar de carro? Porque acho que viagem corrida e carro não combinam…Eu fiz isso quando fui à Sicília e a lembrança que tenho dos lugares é em forma de flashes e de estar o tempo todo cansada. 10 dias dá para fazer uma Toscana básica (só Florença requer no mínimo dois ou três dias inteiros), não para destrinchá-la. Quando fui em 2001 peguei um trem de Roma até Perugia, onde dormi, de lá fui de ônibus até Siena, onde também dormi, e ônibus de novo até Florença fiz outras cidades em esquema de bate-volta. Funcionou maravilhosamente, porque era um período em que eu não estava com vontade de dirigir. Fica a dica: os ônibus são cômodos e vazios, os trajetos são curtos e dá para apreciar a paisagem sem estresse algum. Lucca entra bem num bate-volta de Florença juntamente com Pisa (onde é bom ir primeiro), as duas no mesmo dia.

    Se for sua primeira vez na Toscana, e o interesse for cultural, eu dedicaria todos os dias a Firenze, pois a cidade é incrível, e seria uma lástima não absorver um pouco do local, pois com 08 dias nem dá para ver/sentir tudo o que há por lá. Boa-sorte!

    Estive em setembro dois dias (3 noites) nas Cinque Terre e confesso que achei pouco…Tem muita coisa linda para curtir, não só pra ver, e dependendo da época o tempo é meio instável, então um dia de chuva e já era…

Olá. Esta,os palnejando uma viagem para a região da Toscana para inicio de maio de 2011. Não queremos fazé-la por conta, preferimos entrar numa viagem organizadinha por 12 dias. Já conhecemos Florençc e Veneza mas gostaríamos de voltar e percorrer também outras cidades menores. Poderiam nos indicar algúm site onde acharmos esse produto. Obrigada. Parabéns por permitir que ” viajemos pelo mundo” sem precisar sair do Brasil

Por recomendação do Riq fiz minha base na Toscana em Colle di Val d’Elsa, uma cidade pequena pertinho de San San Geminiano, e me apaixonei pelo local! A cidade é muito charmosa e cheia de restaurantinhos gostosos para jantar. Fiquei no hotel Palazzo San Lorenzo e achei um excelente custo benefício. O quarto parece novo, é bem espaçoso com uma cama enorme e todo moderninho.
Em 1 dia eu fiz Pisa, que é bem sem graça, e Lucca que é incrível! Em Lucca recomendo alugar uma bicicleta para passear em cima dos muros, é o melhor jeito de conhecer a cidade.

    Oba! Deu certo! A minha indicação de Colle era puramente por logística, não conhecia a cidade. Mas não tem como uma cidadezinha toscana ser roubada, né? 🙂

Prezados!
Chegaremos em Florença de trem de Roma; pretendemos alugar uma carro e seguir pela Toscana. Ou será melhor irmos de trem? Estive vendo um BeB em Lucca. É ruim utilizar Lucca como base (pretendemos alugar um carro). Queríamos ficar no campo mesmo. Nos afastar dos grandes centros. Qualquer sugestão será bem vinda. Teremos três dias na Toscana será que conseguiremos ver em um dia SIENA e SANGEMIGNANO e em outro LUCCA, PISA e VIAREGGIO? O nosso Reveillon será na Toscaca. Abraços e já agradecida pelas dicas;

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito