À Toscana, com a Mari Campos

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Boa tarde!
Eu e meu marido vamos para a Toscana em Janeiro e alugamos um apê em Florença!
Por gentileza, a dúvida é: de carro ou de trem pela Toscana?

Abraço!!!

Olá Pessoal

Tbem andei pesquisando bastante pois pretendo ir para Toscana no final de maio depois seguir para Costa Amalfitana

Quanto a Toscana achei um operador que faz tours diários e pacotes pela região de Toscana, basta escolher o que melhor lhe agradar

vale a pena dar uma conferida https://www.geofirias.com/
Selma

Amei que minha pergunta tivesse ido para o perguntódromo!
Obrigada!

Valeu LUISA! Sua informação foi DEZ. Acho que a gente quer mesmo um acompanhante, mas se tiver alguma empresa que disponibilize um guia para pequenos grupos, ótimo.
Para não ficar fazendo bate-volta de trem, pensamos em alguém, com carro e conhecimento da região, para nos levar a algumas cidadezinhas da Toscana.
bjs

Riq e Boia

O link do perguntodromo foi parar no inicio do post e eu nao encontrei a pergunta da Sueli sobre guias turisticos em Firenze…

Bom, vou deixar a minha resposta aqui mesmo, de repente pode ser util pra mais alguem:

Na Italia um guia turistico tem que ter inscriçao na associaçao de classe, tipo uma OAB, pra exercer a profissao. E cada guia sò pode trabalhar na regiao onde està autorizado para isso.

Significa, por exemplo, que um guia de Firenze nao pode ser guia em Veneza (a nao ser è claro que ele tenha autorizaçao para as duas cidades). A multa è pesada pra quem desrespeita e se os guias oficiais veem um estranho na area a denuncia è certa.

Existe diferença tb entre guia turistico e acompanhante turistico. Em linha de maxima, o acompanhante sò acompanha mesmo, tipo um apoio ao turista (as agencias usam muito acompanhantes turisticos em transfers, por exemplo), mas nao pode dar explicaçoes dos lugares turisticos visitados, funçao que compete ao guia, que estudou especificamente para isso. Justamente por causa dessa diferença de funçao, um guia custa mais caro que um acompanhante turistico.

Normalmente nos sites das cidades existe uma lista dos guias e acompanhantes autorizados, com a lingua que eles falam e tb telefone e email para contato.

No caso de Firenze, o link è:

https://www.comune.fi.it/opencms/export/sites/retecivica/citta/turismo/accoglienza/guide_turistiche.htm

    Salve, Luisa! A resposta apareceu no lugar certo, sim! Adorei a explicação, não sabia desses meandros… bjs!

Alguém conhece, ou indicaria um guia que fale português, ou espanhol, que faça passeios particulares? Se possível, mais especificamente, em Florença, para realizar bate-volta.

    Olá, Sueli! Fique de olho que a sua pergunta vai para o Perguntódromo! Volte aqui para checar 🙂

    Sueli, contratrei a Tuscany Experts, o guia que fala portugues é Tomas Pedani – li otimas criticas sobre ele e a empresa mas farei essa viagem somente no final de 2011.

Buenas, Ricardo.
Tenho recomendação fazer Florença-Siena de ônibus e não de trem pq a estação férrea é um pouco longe do centro.
Sabe me dizer se a passagem de ônibus é para uso livre no dia, em qq horário (como no trem!) ou se é para horário definido?
Grato, abs.

    Olá, João! No ônibus RÁPIDO, que não faz paradas intermediárias (é esse que você tem que comprar) os lugares são marcados, então são válidos para uma viagem específica.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito