Amazônia: o Hugo dá a receita para aproveitar melhor

Alter do Chão

Maravilhas da internet colaborativa: o Hugo, que nasceu e cresceu em Santarém, no Pará, entrou num post antigo sobre novos vôos para a Amazônia e deixou pequeno guia prático para quem está pensando em ir para lá.

O ponto de partida dele foram os comentários (acho que fui em que comecei) de que a mais autêntica experiência amazônica seria embarcar num barco regional e descer o rio.

Reeditei o testemunho dele no formato perguntas x respostas, para ficar mais fácil de achar o assunto.

Vale a pena descer o Amazonas de Manaus a Belém?

É, sim uma grande experiência. Mas confesso que não é lá tão empolgante. São mais ou menos 5 dias de viagem. No segundo dia você já fica enjoado de não ter mais o que fazer dentro do barco. É melhor ir de Manaus a Belém do que o contrário — porque de Belém a Manaus você vai contra a força do rio Amazonas e a viagem se estende até uns 7 dias. A dica que eu dou é a seguinte: a maioria dos barcos q fazem a linha param aqui em Santarém. De Manaus pra cá é um dia de viagem. Você vem, aprecia a paisagem do rio durante um dia, daí visita Santarém e a praia de Alter do Chão e segue num vôo da Gol ou Tam até Belém, 1h de vôo apenas. De lá, se ainda sobrar tempo na sua viagem, pode ir até a ilha do Marajó. Dá pra ter uma noção boa de Amazônia.

Qual é a melhor época?

Vai depender do tipo de viagem que você procura. Aqui em Santarém temos praia de rio, Alter do Chão, dos meses de julho até outubro, que é quando o rio Tapajós desce e aparecem as praias. Há pouca chuva nessa época, e a temperatura fica perto dos 35°.

Se você vem para pescaria, a melhor época tabém é agora.

Mas se você vai para conhecer os hotéis de selva de Manaus, é melhor ir na época de chuva, entre janeiro e julho. É quando os rios estão cheios etudo  fica muito bonito — e o clima, mais agradável, pois chove quase todos os dias.

Quanto tempo você recomenda?

Nao dá pra ter uma idéia completa da Amazônia em apenas um fim de semana ou feriadão. Se você dispõe de apenas esse tempo de viagem, procure escolher uma cidade especifica da Amazônia para visitar: Belém, Santarém, Manaus… Enfim, a Amazônia é gigantesc — tomar um açaí em Belém, mergulhar nas praias do Tapajós em Santarém e se hospedar num hotel de selva la em Manaus é um sonho pra qualquer um!

Obrigado, Hugo!

Foto de Alter do Chão gentilmente surrupiada daqui.


54 comentários

Estive em 2008 lá e amei, alternei alguns dias em Manaus e em um lodge de selva. Em Manaus visitei o teatro (lindo), o Zoo (bem interessante com áreas muito amplas para os animais) e o centro. Como Manaus é plana vc sai caminhando e caminhando, mas não se pode esquecer que lá é muito quente e minha pressão baixou, estava justamente no Mercado Municipal com aquela mistura de cheiros e odores, qdo parei numa banca cheia de ervas a senhora fez um preparado de ervas e guaraná de acordo com nossas caras, resultado. Passado 05 minutos tive que voltar correndo para o hotel com uma tremenda dor de barriga, mas depois a pressão voltou ao normal e me senti revigorada. Passear pelo porto é confuso, mas muito interessante observar os barcos/hotéis com a galera dormindo em redes. O por do sol é outra coisa fantástica todo dia ía para a beira do Rio Negro observa aquela mistura de cores vibrantes, inesquecível.
Já na Selva o que é inesquecível são os sons variados e não identificaveis, não ví muitos bichos (só aves e macacos)mas parecia que eles estavam sempre a sua volta te observando, vc ouve mas não os vê. Foram dias maravilhosos onde esqueci o que era celular, tv ou computador.
Outros pontos altos o passeio a Praia do Tupe onde tive a oportunidade de mergulhar no rio acompanhada de vários indiosinhos, o mergulho com botos cor de rosa e o encontro das águas (que me fez chorar lembrando minhas aulas de geografia com professor Valverde).
Enfim foi uma das melhores viagens que fiz e pretendo voltar e explorar mais conhecendo outros locais, quem sabe um cruzeiro, de Belém à Manaus….

Estarei em Manaus na próxima 6ª e graças a voces tenho certeza que será tudo de bom!No retorno colocarei as minhas impressões. Obrigada!

Tripulantes, no final de semana passado estava em Manaus.
Sou mochileiro e não achei os passeios caros.Manaus é uma cidade barata, exceto claro, se o turista topar pagar o que se pede por hoteis de selva.
O encontro das águas é fantástico, inacreditável, imperdível.
Outro passeio muito próximo a Manaus é Presidente Figueiredo que abriga diversas cachoeiras.
Pechinchar é a alma do negócio por aquelas bandas. Ambos passeios, costumam sair por volta de R$100,00.
Vale a pena também conhecer as praias da Lua e Tumã, de preferencia, claro, em dias uteis, pois a farofa é completa nos finais de semana.
Sempre me diziam que Manaus era quente, mas eu não imaginava que fosse tanto. O calor da capital do Amazonas é insuportável. Ao ponto de no retorno, recebi com inacreditável alegria o frio de 12°C de Viracopos.
Quanto ao Rio Negro, foi triste constatar que a cidade de Manaus despeja ali todo o seu esgoto. É chocante. Muito embora não sei se de fato deveria ser, pois para nós brasileiros maltratamos 🙁 o Guaibá, Tietê, Pinheiros e tantos outros. Mas sinceramente imaginei que na Amazônia seria diferente. Mas porque haveria de ser?
Enfim, se gostei de Manaus? Claro! Apartir do momento que percebi que a beleza da capital do Amazonas é para ser observada e não julgada.

Eu fui para Mamirauá em 2007 na época de chuvas e AMEI! Vi diversos bichos fenomenais, e me impressionei com a biodiversidade de insetos: lindos, diferentes, e impressionantemente eles não eram annoying. (Disclaimer: sou bióloga, mas tenho pavor de insetos em geral.)

A Amazônia é uma dessas jóias do turismo que o Brasil tem que todo mundo e o mundo todo valorizam, mas que os brasileiros mesmo parecem não entender direito para aproveitar como deveriam… (talvez pelo preço, infelizmente). Eu sonho com o dia que mais pessoas possam ter a oportunidade de conhecê-la. É uma das maravilhas naturais do mundo, mesmo. 🙂

Hugo, excelente dicas. Tapajós tá na minha lista… quem sabe um dia desses… 😉

A minha cidade (santarém) é linda msmo hehehe..
Que moral hein hugo!!
Parabéns ricardo freire pelo blog, vou sempre visitar agora

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito