Amazônia: o Hugo dá a receita para aproveitar melhor

Alter do Chão

Maravilhas da internet colaborativa: o Hugo, que nasceu e cresceu em Santarém, no Pará, entrou num post antigo sobre novos vôos para a Amazônia e deixou pequeno guia prático para quem está pensando em ir para lá.

O ponto de partida dele foram os comentários (acho que fui em que comecei) de que a mais autêntica experiência amazônica seria embarcar num barco regional e descer o rio.

Reeditei o testemunho dele no formato perguntas x respostas, para ficar mais fácil de achar o assunto.

Vale a pena descer o Amazonas de Manaus a Belém?

É, sim uma grande experiência. Mas confesso que não é lá tão empolgante. São mais ou menos 5 dias de viagem. No segundo dia você já fica enjoado de não ter mais o que fazer dentro do barco. É melhor ir de Manaus a Belém do que o contrário — porque de Belém a Manaus você vai contra a força do rio Amazonas e a viagem se estende até uns 7 dias. A dica que eu dou é a seguinte: a maioria dos barcos q fazem a linha param aqui em Santarém. De Manaus pra cá é um dia de viagem. Você vem, aprecia a paisagem do rio durante um dia, daí visita Santarém e a praia de Alter do Chão e segue num vôo da Gol ou Tam até Belém, 1h de vôo apenas. De lá, se ainda sobrar tempo na sua viagem, pode ir até a ilha do Marajó. Dá pra ter uma noção boa de Amazônia.

Qual é a melhor época?

Vai depender do tipo de viagem que você procura. Aqui em Santarém temos praia de rio, Alter do Chão, dos meses de julho até outubro, que é quando o rio Tapajós desce e aparecem as praias. Há pouca chuva nessa época, e a temperatura fica perto dos 35°.

Se você vem para pescaria, a melhor época tabém é agora.

Mas se você vai para conhecer os hotéis de selva de Manaus, é melhor ir na época de chuva, entre janeiro e julho. É quando os rios estão cheios etudo  fica muito bonito — e o clima, mais agradável, pois chove quase todos os dias.

Quanto tempo você recomenda?

Nao dá pra ter uma idéia completa da Amazônia em apenas um fim de semana ou feriadão. Se você dispõe de apenas esse tempo de viagem, procure escolher uma cidade especifica da Amazônia para visitar: Belém, Santarém, Manaus… Enfim, a Amazônia é gigantesc — tomar um açaí em Belém, mergulhar nas praias do Tapajós em Santarém e se hospedar num hotel de selva la em Manaus é um sonho pra qualquer um!

Obrigado, Hugo!

Foto de Alter do Chão gentilmente surrupiada daqui.


54 comentários

Carlos, por que você não aproveita esse dia para fazer um passeio a Novo Airão? Como foi mencionado acima, você pode conhecer e nadar com os botos… é bem interessante. Mas se a dúvida de fato for entre hotel de selva e Tupé, não acho que a praia seja interessante, principalmente estando sozinho. Acho o Hotel Ariaú bem mais turístico que o Tiwa, que é bem próximo de Manaus e sem grandes atrativos, é mais para descanso, mesmo. Boa viagem!

Obrigado pelas informações, Aline. Vou pesquisar e escolher um dos hotéis.
Lili, minha idéia é ir a um hotel de selva para aproveitar passeios oferecidos aos hóspedes fazem durante o dia, como caminhadas na selva e passeios de barco.

    Carlos, tem agências que te levam pros passeios s/ que vc precise pagar dayuse. Eu mesma recebi um prospecto desses próximo ao Teatro. Só p/ constar, o mergulho c/ botos é cobrado a parte, vc desembolsaria 2x. Gostei disso, da caminhada na selva e da focagem de jacarés.

Um dia em hotel de selva sem dúvida, a vila do Tupé na verdade é uma praia bem próxima e nesta época do ano não é muito bacana, qnt ao passeio que eles descrevem no site, vc deve conseguir fazer algo parecido em qq um dos hoteis de selva que citou: Ariau ou Tiwa. O Ariau é o mais famoso e vc leva mais tempo para chegar nele, a vantagem é que o caminho (pelo rio) até lá é bem bonito, o Tiwa é bem mais perto, em frente ao hotel Tropical, fica do outro lado do rio, mas como vc só tem um dia isso pode ser importante e apesar de ser bem próximo fica em um local isolado, onde vc vai sentir-se em um passeio típico da amazônia.

Farei uma visita rápida a Manaus em junho (estarei sozinho), e já inclui na programação o Encontro das Águas e um city tour. Além destes passeios, gostaria de fazer alguma outra day trip.
Alguem já fez o tour com destino a Vila do Tupé, oferecido pela Fontur ( https://www.fontur.com.br/aventuras.htm#10 )? Ou será que vale mais a pena passar o dia em um hotel de selva que ofereça a possibilidade de day use, como Ariau ou Tiwa? Outra opção seria ir até Presidente Figueiredo, mas estou pensando em algo mais típico da Amazônia (estou acostumado a visitar cachoeiras em Parques Nacionais).

    Olá, Carlos! Sua pergunta foi posta no Perguntódromo! Vamos ver se aparece alguém para responder!

    Oi, Carlos, voltei de lá hmm… hoje! O que vc tem em mente quando fala em um day use? Hospedei-me no Ariaú e tirando a floresta, não tem nada, digamos, que justifique pagar algo ao hotel para aproveitar o entorno, que é a selva mesmo. Talvez fosse mais interessante vc fazer um passeio do tipo mergulhar com botos cor-de-rosa ou focagem de jacaré (esse é noturno, só dá se vc tiver como aproveitar a noite também).

Eu fiz a viagem pelo Rio Negro em um barco super charmoso, o Clipper Premium, foi em Agosto, q é uma excelente época porque chove menos, mas os rios ainda não baixaram totalmente.
Deu pra curtir praia de rio, passeio a pé na floresta, focagem de jacarés e tudo o mais que se faz pela Amazônia.
O barco era all inclusive (mas bem menor que o Eurostar), com cama de casal no quarto (Clipper Premium, o Clipper “normal” não tem cama de casal), ar condicionado…ah, e sem mosquitos…Eu amei! e recomendo a todos
Eu dou maiores dicas e relatos no meu blog: https://impressoes-de-viagens.blogspot.com/search/label/Amazonia

queria dicas p hospedagem selva .4 adolecentes +2 adultos. Queria um hotel bem localizado ,integrado na selva mas não o mais caro.
obrig fania

    Oi Fania, não conheço nenhum resort, mas já pensou no cruzeiro pelo Amazonas do Iberostar? Me parece bem integrado à selva. É um passeio que quero fazer qualuqer dia desses.

    fui no cruzeiro do Iberostar agora em dezembro/2010 : 4 noites e 5 dias pelo rio Negro : maravilhoso : all inclusive (com buffet muito bom), passeios com guias ótimos também inclusos no preço : caminhada na selva, visita a aldeia indigena e aos botos cor de rosa,focagem noturna de jacaré, encontro das aguas…recomendo, deu pra ter uma boa experiência da Amazônia.

    Ah e tem tb o Anavilhanas Jungle Lodge, q tem umas cabaninhas charmosas https://www.anavilhanaslodge.com/

    Qto aos mosquitos: os hotéis à beira do Rio Negro são os q tem menos mosquitos, pois o Ph da água do Rio Negro é muito alto e eles “correm” todos pro rio Amazonas, rs.

    No geral os passeios dos hotéis são os mesmos: caminhada na selva, fogagem de jacaré, encontro das águas, visita a alguma comunidade… e como os hotéis sao na selva sempre é pacote que inclui todas as refeições…

Gente; não podem imaginar tamanha alegria que eu sinto em poder ter todas essas informações gratuitamente e movidas por pessoas gentis e de bom coração. Sairei do meu estado (AL) pela primeira vez e realizarei neste ano um sonho antigo de passar férias em Manaus. Lendo todas essas opiniões aqui descritas, posso ter uma idéia de como será meu passeio e alguns cuidados que terei ao tempo em que aumenta mais a minha ansiedade de poder estar nessas terras maravilhosas. Pessoal, eu ficaria muito grato se alguém pudesse me dá umas dicas sobre alguns tópicos que descreverei…
1º – Minhas férias será em agosto, este período é bom pra passeios fluviais no Amazonas?
2º – Como faço pra conseguir passagens aéreas mais baratas? Entrei em alguns sites, mas só consegui ver passagens um pouco menos que RS 1.000,00.
3º – Viajarei sozinho e terá noites que precisarei sair pra os barzinhos noturnos, qual é a cidade que devo visitar pra esse fim?
4º – Apesar de atuar na área de segurança eu tenho um incomensurável medo de assaltos por conta da violência assolada em meu estado; acaso, em Manaus e região é mais tranqüilo de sair sozinho?
5º – Gostaria de ter algumas dicas de restaurantes e pousadas mais baratas, é que pretendo passar aproximadamente 20 dias no Amazonas e pra isso economizarei bastante pra poder conhecer bem vários lugares.
6º – Não terei estada única em um só lugar; como ponto de partida, pretendo iniciar em Manaus, minha locomoção será sempre de transportes alternativos e rodoviários (não dirijo) e pretendo deixar a viagem com a minha cara, pra isso preciso de dicas sobre lugares simples porém recheados de natureza. Conhecendo esse site hoje, já consigo pensar na possibilidade de também ir até Belém (barco)Quero conhecer comunidades ribeirinhas, quero acampar e fazer amizades com essa gente e ver de perto como vivem, quero conhecer índios e seus costumes, quero passar horas e dias observando a natureza,pra mim nada será monótono por que sou fascinado pela fauna e pela flora. Nada de requintes e de ambientes modernos, precisarei literalmente ter a floresta pra mim, pra vocês terem uma idéia, quinzenalmente eu busco os interiores do meu estado e acampo em florestas passando até quatro dias em off.
Por fim eu agradeço a todos que aqui postaram suas opiniões e agradeço ao Hugo por esse belíssimo trabalho e aos que por ventura se prontificarem pra me ajudar nas dicas. Um abraço e que Deus abençoe a todos.

    O segundo semestre é mais seco que o primeiro. Fique atento às promoções de passagens para ver se consegue uma oferta. Só conte com vida noturna nas capitais e em cidades maiores como Santarém. O pessoal do https://www.mochileiros.com é fuçador de pousadas mais em conta, dê uma chegadinha lá.

Completando: aluguei o carro na LOCARALPHA, melhor preço.
Achei lindo um artesanato que vende no aeroporto, de semente Jarina, um tipo de marfim vegetal, uma lembrança muito fina.

Acabei demorando para dar meu parecer sobre Manaus:
Senti muito a cidade ter abandonado tanto seus prédios históricos, principalmente ao redor do porto …
A vacina para Febre Amarela é opcional.
Não sofremos com insetos.
Fuso horário – 1 hora que em SP.
Agora é seca.Calor de 35 graus.Não dá para ir aos Igarapés/Igapós, pois o rio está muito baixo.
Passeios naqueles barcões altos para ver melhor o encontro das aguas (né, Riq?)as lanchas são a maior furada!Na Amazon Explorer’s do porto dá para negociar o preço, para o passeio de 1 dia, foi o mais barato(R$100,00 com almoço)!Reservar com antecedência, dica de Fabio G.
Alugar um carro e ir as cachoeiras de Presidente Figueiredo, fiquei na do Santuario, levamos lanche e deixamos para almoçar em Manaus.
Ver o por do sol no Hotel Tropical em Ponta Negra.
Teatro Amazonas é barbaro, em torno várias construções históricas, a praça é uma area de convivio, barbara, com barzinhos, shows ao ar livre, o Tacaca da Gisela, Guarana e Cerveja regionais, Bar do Armando.
Hoteis Saint Paul e do Largo, baratos, simples, mas em pontos bons para turistar, próximo ao Teatro, melhores do que eu fiquei
LORD HOTEL, que era bom, bem central, mas a noite precisavamos pegar taxi para passear.
Achei a feirinha de Domingo na Av. Eduardo Ribeiro, furada, pois perto do porto tem uma feirinha diaria com os produtos similares e o mesmo preço.Os manauaras vão lá para tomar o cafá da manhã regional.
Sorveteria Glacial, ótima, muitos endereços pela cidade..
Canto da Peixada delicia, barato, todos os peixes regionais.
Pena que foram sómente 4 dias, tem muita coisa ainda para ver…
Desculpa para voltar?!?!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito