América do Sul: RG ou passaporte?

Entrando no Uruguai com passaporte

Existe um acordo, começado no Mercosul e depois ampliado para todos os países da América do Sul com exceção das Guianas, que permite aos cidadãos circularem livremente pelas fronteiras portando apenas o documento nacional de identidade.

Ou seja: dá pra viajar (por ordem alfabética) pra Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela só com RG original.

A carteira de motorista só é aceita na fronteira de Foz de Iguaçu, mas permite viajar no máximo 30 km território argentino adentro. (Não há controle na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.)

Porém… a questão é cheia de pegadinhas. Para começar, a carteira de identidade precisa estar em bom estado. Você tem que estar reconhecível na foto. Há quem diga que só as carteiras emitidas há menos de 10 anos têm validade. (Esta parece ser uma lenda urbana, ou pelo menos uma regrinha válida apenas para argentinos em viagem.)

O grande defeito desse acordo é que a validade da carteira é decidida ao bel prazer de quem tem o poder de deixar você passar ou não. Desde o funcionário do check-in da cia. aérea (ah, não posso deixar a senhora embarcar com essa carteira velha não) até o guardinha da fronteira do país X com o Y que pode alegar isso ou aquilo pra descolar uma propinazita.

Minha recomendação: faça um passaporte. Renove sempre o seu passaporte antes de 6 meses do vencimento. Viaje sempre com o seu passaporte. Mesmo que seja pra Argentina ou pro Uruguai.

Um passaporte dentro da validade nunca é questionado. Um passaporte com carimbos vale mais na hora de você passar por uma imigração na Europa ou pedir visto pros Estados Unidos.

E viajando com o passaporte você pode deixar o dito cujo no cofre do hotel e sair na rua, aí sim, com o seu RG.

Resumindo: dá, sim, pra viajar pra qualquer lugar e atravessar qualquer fronteira na América do Sul (fora as Guianas) só com carteira de identidade. Mas vá com o passaporte. É muito melhor.

Leia mais:

Passagens mais baratas para a América do Sul no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

383 comentários

Boa tarde!
Minha mãe está com uma identidade de mais de 30 anos,deu entrada na nova porém não ficará pronta a tempo de viajar para Argentina,está só com o protocolo…porém tem a carteira de trabalho. Serve para passar na imigração?A carteira antiga até está em bom estado…

Pessoal, sejam prudentes. Viagem é pra se divertir, aproveitar, e não quebrar a cabeça com detalhes burocráticos. Vou pra Buenos Aires dia 27/05. Tinha uma RG de 1996 sou cearense mas estou morando em Teresina. Tirei o RG em um dia e o passaporte assim que comprei as passagens. Uma preocupação a menos. Abraço a todos!
Valeu Boia!

Olá. Irei de férias em junho para Venezuela com minha família, vamos viajar de ônibus saindo de Boa Vista/RR. Minha dúvida é, meu esposo já tem um passaporte o qual ele viajou para a Europa, este passaporte é válido para circular na Venezuela?

    Olá, Marcela! Se estiver dentro da validade (os passaportes brasileiros valem por 5 anos, consulte a folha inicial), estará valido para entrar na Venezuela. Mas dá para ir com RG também.

vou viajar para o paraguai de carro , mas minha carteira de identidade mais de 10 anos , mas esta em perfeito estado de conservação , será que vou conseguir entrar no paraguai sem problemas ? obrigado !!!

    Olá, Sania! Como está bastante claro no texto, não existe a lei dos 10 anos. Mas você estará na mão dos agentes de imigração reconhecerem você na identidade ou não.

Olá, boa tarde. No dia 16/06 irei viajar pra Argentina. Tenho um Rg expedido em 1996 em ótimo estado e uma carteira funcional com validade de Rg em todo territorio nacional de 2013, pois sou servidor federal.

Minhas perguntas são:
1) esta data antiga do RG complica?
2) Carteira funcional é valida como RG pra fins de viagens internacionais??

Grato!

Att.

Felipe.

    Olá, Felipe! A carteira funcional não é aceita. Sobre RG, leia as recomendações do Ricardo Freire no post acima!

Olá, fui presenteado pela empresa na qual eu sou repres. coml. por uma viagem de 3 dias ao Chile, minha dúvida é que respondo em liberdade por homicídio culposo, sendo que para este país é necessário somente a RG, vou conseguir desfrutar do prêmio que ganhei?

    Olá, Cristiano! Infelizmente não sabemos. É melhor consultar um advogado.

como sou preocupado e ja vi algumas respostas quero ter certeza…meu rg é antigo de 1997 porém tenho passaporte recente que vai vencer só em 2017..entro no uruguai e argentina tranquilo? nao preciso do meu rg velho?

    Olá, CArlos! Quem viaja com passaporte não precisa do RG.

Olá! Sou chilena, vivo no Brasil e quero fazer uma viagem ao Paraguai. Meu passaporte está vencido. O RG, que está em dia,é chileno com visto permanente no Brasil. ¿Teria algum problema ir de avião só com o RG?

Gracias!

    Olá, Maritza! Pela lógica, você deveria poder viajar com sua carteira de identidade chilena, sim. Confirme com a cia. aérea para ver se eles não encrencam.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito