Andar com passaporte

Passaporte: deixar no hotel ou andar com ele?

Texto | Hugo Medeiros

Devo andar com passaporte ou posso deixar no hotel?

Um dos maiores medos de um viajante no exterior é perder o passaporte ou ter o documento furtado/roubado. Esse tipo de situação desencadeia dores de cabeça de proporções apocalípticas (um pouco exagerado, mas não muito), podendo colocar em risco toda a viagem.

Para tentar minimizar os riscos, uma medida muito sugerida consiste em deixar o passaporte original no hotel e levar consigo uma fotocópia. E eu mesmo fiz isso em diversas oportunidades.

Mas mesmo depois de algumas viagens, confesso que ainda tinha dúvidas se o meu procedimento estava correto, ou se teria problemas caso fosse abordado por um policial e não estivesse portando o passaporte.

Diante disso, para sanar as dúvidas, escrevemos para o consulado de alguns dos países mais visitados pelos brasileiros, e vamos compartilhar com vocês as respostas que obtive.

É importante destacar que cada país tem autonomia para tratar do assunto da forma como melhor entender. E mesmo assim, a autoridade policial, que estará em contato com você, é quem, naquele momento, tem a palavra final sobre o assunto.

Por isso, nunca se esqueça de ser respeitoso e tentar atender às solicitações da melhor forma possível.

O que as embaixadas orientam sobre passaporte

Das embaixadas que consultei, Japão, Espanha e Alemanha foram peremptórias: estrangeiros precisam portar o passaporte original o tempo todo. No Japão você pode ser multado se não portar o passaporte original.

A embaixada da França foi vaga, mas remeteu para um link onde é previsto o controle de documentos e permissão de permanência em lugares públicos.

A embaixada dos Estados Unidos informou que não existe uma regra para isso, e que você pode se locomover pelos EUA portando seus documentos da maneira que julgar mais apropriada. Caso seja abordado por alguma autoridade, você deverá proceder de acordo com o que lhe for pedido.

E agora, o que fazer?

No geral, a aceitação da fotocópia depende do entendimento da autoridade que abordar o turista. Mas nos parece extremamente improvável que um turista seja detido apenas por não ter apresentado o passaporte original.

Cabe a cada um avaliar o que é mais seguro, levar o passaporte consigo ou deixar guardado no hotel.

Um fator importante a ser considerado é o tipo de hotel em que se está hospedado. Isso porque locais mais simples, como hostels, tendem a oferecer mais riscos do que estabelecimentos de luxo, onde o fluxo de pessoas normalmente é limitado e controlado por câmeras.

Caso opte por sair à rua com o passaporte, lembre-se de guardar o documento num lugar seguro junto ao corpo, não deixando em bolsas e mochilas que podem ser esquecidas ou facilmente furtadas num momento de desatenção.

Particularmente, com base nas respostas dadas pelos consultados e considerando o meu receio quase patológico de ficar sem o passaporte, vou continuar deixando o original no hotel, guardado no cofre ou trancado dentro da mala, e levando comigo apenas uma fotocópia.

Ainda acho mais provável eu ser furtado/roubado na rua, ou esquecer o passaporte durante um passeio, do que acontecer algo no hotel.

No entanto, cada um deve adotar aquele procedimento que lhe for mais confortável.

Vou continuar deixando meu passaporte no hotel

Ricardo Freire

Achei sensacional esse trabalho do Hugo. Excelente advogado que é, ele foi à campo para confirmar se a clássica orientação de deixar o passaporte no hotel e andar com uma fotocópia — que é a estratégia que recomendamos aqui no Viaje na Viagem — tem respaldo legal.

Pelo jeito, não tem. Atentas à letra da lei, as embaixadas consultadas (com exceção da embaixada dos Estados Unidos) afirmaram que portar o passaporte original é indispensável. E agora?

Agora, cada um segue a sua paranóia. Se você tem paranóia de ser parado por um policial na rua sem motivo nenhum, ande com seu passaporte. Já a minha paranóia é igual à do Hugo: a de ser vítima de furto ou simplesmente perder meu passaporte de bobeira.

A paranóia do furto faz mais sentido. A probabilidade de um mão-leve deixar você sem passaporte na Espanha é exponencialmente maior do que a probabilidade de um carabinero espanhol parar você na rua por nenhum motivo. Os danos das duas situações são também desproporcionais: o mal-entendido de estar sem passaporte na rua pode ser resolvido em poucas horas, e você terá perdido apenas um dia de viagem. Já o furto ou extravio de um passaporte causa uma dor de cabeça de dias, que pode acabar com o seu planejamento de viagem.

Na minha opinião, para evitar um risco bastante remoto (ser parado por um policial sem ter feito nada ilícito) não vale a pena correr um risco muito mais provável (ser vítima das gangs de batedores de carteira que proliferam na Europa e América Latina).

A propósito, vale lembrar que existe um golpe na Europa (e também na América Latina) executado por meliantes que se dizem policiais à paisana, pedem para ver seu passaporte e… tchau, passaporte.

Evidentemente, se você for dirigir um carro vai precisar estar com o seu passaporte o tempo todo; ele é a identidade que dá lastro à sua carteira de motorista.

Caso você seja parado por um policial, é bastante provável que ele queira ver também a PID (permissão internacional de dirigir), mesmo que a carteira internacional não tenha sido exigida pela sua locadora. (Nos Estados Unidos, porém, a PID não é nem reconhecida.)

À luz da pesquisa do Hugo, vou acrescentar mais uma situação em que portarei passaporte: nos passeios bate-volta, quando estarei longe demais do hotel para provar que sou turista em situação regular no país.

Eu faço viagens internacionais há 32 anos. Tive um passaporte furtado na Espanha 29 anos atrás. Há pelo menos 25 anos deixo meu passaporte sempre no cofre do hotel. Nunca tive problemas. Só precisei mostrar documentos para policiais quando estava ao volante.

Por isso, eu peço: não pergunte o que a gente faria no seu lugar. A minha opinião está neste box. Se você não concorda com ela, não precisa seguir. Eu juro que não fico chateado.

Perdi o meu passaporte. O que fazer?

Por mais desesperadora que seja a situação, o importante é manter a calma.

Antes de qualquer coisa, registre um Boletim de Ocorrência perante a autoridade policial do local. E neste momento uma fotocópia do passaporte ou uma foto no celular serão importantes, pois você precisará fornecer os dados do documento.

Em seguida acesse o Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores, e preencha o formulário solicitando o novo passaporte.

Imprima o recibo e leve ao Consulado onde o pedido será processado.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Lá você terá que pagar uma taxa, e o passaporte ficará pronto em alguns dias.

    Outra opção é solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é gratuita e emitida na hora. Com ela você pode embarcar no avião de volta ao nosso país.

    O principal problema é que os eventuais vistos terão que ser solicitados novamente. Por isso, se você está na França, e de lá iria para os Estados Unidos, precisará procurar a embaixada americana e adotar as medidas necessárias para obtenção do visto em seu novo passaporte.

    Obrigadíssimo, Hugo!

    155 comentários

    Buenas, ano passado fui fazer um tour na Europa com destino inicial em Paris. Dentro do metrô, abriram minha bolsinha e pegaram o passaporte, não estava preparada pra esse tipo de furto já que no Brasil provavelmente arrancariam minha bolsa.
    Como estávamos só de passagem por Paris, registrei o BO e deixei pra resolver o resto na Bélgica. Nossas viagens foram todas de trem e não precisei do passaporte.
    Em Bruxelas fui no consulado e preenchi a solicitação da ARB, tive que tirar uma foto tamanho passaporte e apresentar uma cópia do RG. No dia seguinte a ARB estava pronta e segui viagem bem tranquila.
    Agora pra fazer a 2°via aqui no Brasil, precisa de um BO registado aqui e se constar qualquer coisa que não seja roubo, é cobrada uma sobretaxa (o dobro) (talvez querendo dizer que você foi burro e deixou o passaporte de bobeira).

    Eu estava na Vila Borghese, em Roma, querendo alugar uma bicicleta por uma hora pra conhecer o parque. O cara que alugava queria que eu deixasse meu passaporte com ele pra que eu pudesse pegar a bike. Eu só estava com a cópia e ele não aceitou e disse que só aceitava o original. Eu argumentei que era absurdo deixar meu passaporte com um desconhecido, mesmo se eu estivesse de posse dele naquele momento. O cara me xingou se recusou a fazer a locação . Que situação surreal! Depois disso fiquei pensando em quem tem coragem de arriscar perder o passaporte pra fazer um passeio numa atração turística. Eles nos confundem e nos fazem pensar que fazer algo assim tá de boas. Ainda bem que tive bom senso de não cair nessa enrascada!

    Sempre viajamos ao exterior com o passaporte na doleira junto ao corpo.
    Em julho/18 numa excursão a França, Suiça e Italia pela “cvc”. Pernoitando na cidade de Bordeaux/Fr., num hotel de 4 estrelas, durante o café da manhã, minha esposa retirou a doleira do corpo e colocou dentro da bolsa e num pequeno descuido a bolsa sumiu com passaporte , euros,celular e outros acessorios. O que mais nos chamou atençao é que o restaurante estava praticamente vazio com 3 mesas ocupadas( a nossa, dos amigos da igreja e outra com um casal de idoso, uma senhora com um filho adolescente). Procuramos o gerente do hotel e não obtivemos apoio e idem ao guia da excursão.
    Continuamos a nossa viagem rumo a Paris e chegamos ao destino as 19hs. Como era quinta feira e só tinhamos sexta feira para resolvemos o problema,pois domingo tinhamos que ir para Suiça,eu e minha esposa tivemos que procurar uma delegacia para fazermos o BO e conseguimos.
    Na sexta feira fomos cedo a embaixada do Brasil e solicitamos um passaporte emergencial(120 euros a taxa) e as 16hs(horário da França) estavamos com o passaporte em mãos.
    Desse sufoco tiramos as seguintes lições:
    1- cofre de hotel não é seguro 100%(durante a nossa viagem abriram o nosso).
    2- doleira só tirar na hora de dormir(embora seja um incômodo usar junto ao corpo).
    3- andar com uma bolsa ou mochila levando uma copia do passaporte e um pouco de dinheiro para pequeno gasto e até mesmo para apresentar a algum falso policial).
    4- ter uma copia do passaporte consigo,no grupo familiar e no email.E por último manter a calma e não se desesperar. E muita oração.
    Com tranquilidade aparecem muitas pessoas dispostas a ajudar.

    Olá pessoal, tenho uma dúvida. Para entrada nos parques da Disney, caso solicitem, teria validade a cópia? Alguém já utilizou para essa finalidade?
    Obrigada

    Quando estive no Chile, o guia de turismo que nos recebeu no aeroporto aconselhou-nos a deixar o passaporte no cofre do hotel, pois só iríamos necessitar dele quando deixássemos o país. Assim fiz e não tive nenhum problema, inclusive para fazer câmbio e comprar em lojas.

    Sempre ando com meu passaporte na doleira, mas este ano vamos viajar para Palma de Maiorca… Praia… Como não dá pra entrar com ele na água, estou extremamente preocupada de andar com ele… E de andar sem ele também, já que estaremos de carro alugado.

    pessoal, nao importa o pais. lugar Seguro de documento e dinheiro é com vc, nao em hotel, cofre.
    esqueçam essa enrolação de copia, blablabla e mimimi.
    adquiram a doleira (que a maneira certa de levar tudo) e coloquem lah o passaporte e 80% do dinheiro (20% fica Escondido na mala ou cofre).
    tem lugares na Europa que precise do documento com foto. em outras vc leva multa. vao arriscar a perder 2 horas de averiguação numa viagem soh por causa de frescurinha.
    se vc usar a doleira, nao existe forma de ser roubado, a nao ser que vc seja mt descuidado.
    faça a conta e divida uma porcentagem pra gastar a cada dia, assim, o maior risco eh no primeiro dia, justamente quando vc estará (ou deveria) estar mais atento e preocupado. com o passer dos dias, a chance de prejuizo vai caindo.
    basta andar como andaria em sao Paulo ou rio e tudo bem.
    deixar o passaporte no hotel e levar o cartao e uma copia eh bobagem. primeiro pq a chance de serem roubados no hotel eh estatisticamente maior do que na rua se vc estiver com doleira. Segundo pq se vc perder seu cartao, pode ter problemas mt maiores do que ficar sem passaporte.

    Acho menos dor de cabeça explicar para o policial que me passaporte está no hotel do que correr atrás do passaporte de emergência, vistos, etc…além da cópia simples do passaporte, ando com o cartão do hotel e importante gente, com cópia do voucher de assistência / seguro médico! Ahhh em tempo, estou em Barcelona nesse momento e fui testar essas combinações malucas que dizem que abrem o cofre e nenhuma delas abrir, e convenhamos né gente, caso tenha algum “mal carárer” no seu hotel, ninguém vai levar o passaporte de seu cofre…no máximo alguns euros rs rs e ainda assim, acho que isso é pouco provável, ainda mais se pesquisou no site de reservas antes…acho que é isso!!!!

    Sempre levo comigo o original e tenho uma copia no celular e na nuvem. Levo na doleira
    e uma bolsa com outras coisas. Vale lembrar que em alguns paises se consegue bons cupons de desconto e abatimento de impostos ao apresentar o passaporte em shoppings e redes de lojas. Quanto aos cofres de hotel, uso sem medo! Já fiquei num lugar que não tinha cofre e daí deixei dentro da mala com cadeado preso na alça para não deixar correr o zipper. (agora ja tenho mala mais moderna com cadeado integrado).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito