Bate-volta: de Milão a Bellagio, no Lago de Como (dica da Lilian)

Bellagio, Lago de Como

No post de dicas sobre Milão, a Lilian deixou um passo a passo explicadíssimo para quem queira fazer um bate-volta de trem ao Lago de Como (e lá chegando atravessar o barco a Bellagio). Ideologicamente eu prefiro uma viagem mais slow, com direito a explorar toda a região (como sugere o André Lot). Mas o bate-volta é factível. Vai pela Lilian:

Estando em Milão, você não pode deixar de conhecer Lago di Como: é lindíssimo, um passeio imperdível!!!!

Vá até a estação Milano Centrale, dirija-se à máquina automática de venda de bilhetes, selecione o idioma [não tem português, mas dá para entender bem o espanhol]. Não digite “Lago” como destino e sim “Como”: aparecem então 4 opções. Clique em “Como S.Giovanini”, aparecem então horários de saída e chegada do trem e preços de 1ª e 2ª classe. Depois aparece a opção adulto e um quadrado com [-] e outro com [+] para você marcar o nº de adultos. Aparece então a opção de pagamento; depois de pagos, os bilhetes são impressos.

Geralmente perto dessas maquinas há uma tabela com o número do trem, o horário que ele parte e a plataforma. No seu bilhete tem o número do trem. Procure sempre pelo número, pois o destino do seu trem pode ser uma outra cidade e o Lago di Como ser uma das paradas. Chegando lá (é legal comprar os bilhetes de volta), é só descer as escadas e seguir em frente. Pergunte como chegar ao lago, fica muito perto. É deslumbrante!

Compre o ingresso de barco para fazer o passeio pelo lago até Bellagio. Desça nesse povoado e passeie bastante. Tome o barco de volta a Como a tempo de tomar um sorvete ou sentar num café.

Grazie, Lilian!

Adendo: existe outra maneira de ir a Como. A Trenord leva da estação Cadorna, no centro de Milão, à estação Como Nord Lago em uma hora. A estação Como Nord Lago fica a 200 metros da doca dos barcos que vão a Bellagio.

Leia também:

#Linkodromo | Blogs e dicas sobre Milão

14 dias na Itália: idéias para seu roteiro

Leia também:

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

166 comentários

Obrigado pelo passo a passo, estou preparando minha viagem para Itália em 2021, se Deus quiser livre desta pandemia
Grazie

Parabéns pelo blog, você me inspira muito!!! Tenho uma dúvida, vou para Milão em abril/2020 e vou fazer o bate e volta para o lago de como. Pelo que pesquisei o trem saindo da estação Cadorna para mais perto do lago do que o trem saindo da Centrale, isso confere?

    Olá, Caio! Este foi o relato da leitora.

    O Ricardo Freire fez este passeio recentemente e indica o seguinte esquema:
    1) trem da estação Milano Cadorna a Como Nord Lago
    2) pegue o barco de navegação LENTA pelo Lago de Como (o rápido não é panorâmico, os passageiros vão enclausurados)
    3) salte em Bellagio
    4) passeie e almoce em Bellagio
    5) pegue o barco a Varenna
    6) volte de trem de Varenna a Milano Centrale

Chegarei (julho) as 11 hs em Milão para voltar p o Brasil no 4° dia p manhã. Gostaria de ter um dia todo em Milão, o segundo dia. No terceiro dia gostaria de pegar o trem Bernina Express até S Moritz. Resta das 13 h ao final da tarde do 1º dia para ir ao lago di Como. Pode informar como devo fazer para conhecer essa atração nesse curto espaço de tempo? Muito obrigado

    Olá, Oliveira! Recomendamos o Bernina para quem sai da Itália e vai para a Suíça, ou vice-versa. Ir e voltar no mesmo dia não é um bom programa.

Olá, sempre leio seus blogs antes de planejar minha viagem. Adoro e são sempre muito úteis. Estou planejando uma viagem para a Itália na terceira semana de abril, começando por Milão. Vc acha que nessa época ainda é muito frio ou já valerá a pena ir até o Lago Como?

Obrigada,

    Olá, Rosangela! Viaje por regiões de lagos e litoral na Europa entre fim de maio e meados de setembro.

Olá, irei a Como é Bellagio dia 9/10 num bate e volta.Ja comprei a passagem Milano Centrale-Como pois pensei em dar uma volta também em Como , há o que fazer ou e melhor ir direto a Bellagio? Neste caso compro outra passagem de Milão Cadorna até Como Nord ou tem uma forma fácil tipo taxi pra chegar ao cais dos barcos para Bellagio?
Não comprei a volta, o que seria mais interessante, voltar a Como de ônibus, barco rápido ou ir até Varena e voltar de trem pra Milano Centrale? Lembrando que em outubro os dias são mais curtos . E horários de barcos depois de 6/10 alguém que já tenha ido ou vc bóia podem me informar ?
Muito obrigada

    Olá, Adriane! Trem de Cadorna a Como, passeio de barco no lago até Bellagio, volta por Varenna a Milano Centrale.

Olá Ricardo, parabéns pelo seu site, nunca viajo sem antes pesquisar bastante nele. Você acha que seria legal deixar um dia para fazer o batevolta de trem (saindo de Milão) até o lago di Como e depois Lugano no mesmo dia? Ou seria melhor pernoitar em Lugano ou Como? Um outro dia deixaria para fazer o batevolta (saindo de Milão) para Varenna e Bellagio? É que não gostamos de acordar muito cedo. Obrigada

    Olá, Tania! Quem responde é A Bóia. Como e Lugano não são passeios que se complementem bem, por causa da logística deficiente, e também porque, na prática, são “mais do mesmo”. Se você faz mesmo questão dos dois lugares, faça em dias distintos, sempre saindo de Milão. A melhor logística do passeio de Como é ir de Milão a Como, pegar o passeio de barco pelo lago, descer em Bellagio e voltar de Varenna.

Olá! preciso de uma ajuda.
Vou sair de Venezza de carro para o Lago Di Como.
Irei direto para Belaggio. estando em Belaggio para conhecer outros lugares, faço de barco

    Olá, Elaine! Se você não vai parar pelo caminho, vá de trem, é muito mais rápido. Alugue um carro por lá. (Mas olhe: é muito mais eficiente passear de barco pelo lago, usando as linhas existentes e os passeios disponíveis, do que disputar lugar para estacionar (ou mesmo dar uma paradinha rápida) às margens.

Olá!
Adoro as suas dicas, sempre viajo com elas!
Estou em Milão e vou hoje para o Lago di Como. Segue uma dica: quem puder compre antes o bilhete do trem, é mais barato (4,70), paguei 15 euros e esperei 1 hora. Na alta estação é melhor comprar antes! Obrigada pelas dicas preciosas é maravilhosas que recebi por aqui! Abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.