Bem-vinda, ABBV: nasce a primeira associação de blogs de viagem

Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Tudo começou naquele manifesto escrito pela Janaína Calaça, do Jeguiando, que eu publiquei aqui em março: uma carta aberta que buscava estabelecer parâmetros justos e éticos de relacionamento entre o mercado e os blogs de viagem.

É o desafio de todo blog (e não só os de viagem): como monetizar (profissionalizar, no jargão do meio) sem manetizar (tornar seu blog mané).

As discussões evoluíram, e um grupo de blogueiros de viagem decidiu parar para criar uma associação que pudesse orientar esse relacionamento.

Depois de semanas discutindo pormenores de estatuto e código de ética, é com orgulho que anunciamos a ABBV: Associação Brasileira de Blogs de Viagem.

A primeira associação de blogs de viagem da América Latina já nasce toda certinha, com estrutura jurídica organizada, registro encaminhado, código de ética aprovado, diretoria constituída. Nossa presidenta, a Silvia Oliveira do Matraqueando, é mais brava do que a sua congênere do Planalto 😀

Nas palavras da presidenta:

“Queremos criar condições para que o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem ocorra de maneira ética e transparente entre blogueiros e empresas e entre blogueiros e leitores. Buscamos a qualidade e a veracidade das informações compartilhadas como princípios básicos”

Os 9 blogs fundadores (Abrindo o Bico, A Janela LaranjaConexão Paris, JeguiandoMatraqueando, Sundaycooks, Uma Malla pelo mundo, Viajando com Pimpolhos e Viaje na Viagem), combinados, recebem mais de 1,1 milhão de visitas únicas por mês, e têm mais de 2,5 milhões páginas vistas mensalmente.

O site da Associação — anote aí: abbv.net.br — vai reunir reflexões e dicas dos blogueiros. Já tem ótimos posts no ar:

Blogs, viagem e ambiente, por Lucia Malla

O impacto dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor, por Mariana Belutto

Dicas de fotografia para blogueiros de viagem, por Marcio nel Cimatti

Blogs de viagem: como evitar clichês e escrever melhor, por Silvia Oliveira

Abrindo o bico por acaso, por Marcie Grynblat Pellicano

A importância de ter um domínio próprio, por Fred Marvila

Redes sociais e os blogs de viagem, por Natalie Marvila

Como ganhar dinheiro com um blog de viagem?, por Elisa Araújo

A associação está aberta a novos sócios que se comprometam com seus estatutos e código de ética.

E sem demagogia: quem mais tem a ganhar com isso é você, leitor.

Boa viagem, ABBV!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


48 comentários

Aqui está o conteúdo do email que me mandaram

Olá, Haydée.

Infelizmente, informamos que o seu post não foi o ganhador da cabine do concurso “MSC Divina em mil caracteres”. Pedimos desculpas pelo erro cometido.

A banca julgadora percebeu um erro em nossa ferramenta que identificou o seu post como o texto mais curtido, porém, o post “MSC Divina” computou um total de 1.100 likes à meia-noite do dia 11 de junho.

Para que você entenda melhor o ocorrido, nossa ferramenta identificou o post “MSC Divina” com 1,1 likes e o seu com 765, porém, o real número de likes do post “MSC Divina” é de 1.100.

Agradecemos sua participação e novamente pedimos desculpas.
Esperamos que entenda a revisão do concurso, esta se faz necessária para que sejamos justos com os demais participantes.

Vale lembrar que você ainda será premiada com o livro de fotos exclusivo da MSC.
Esperamos que você viaje com a MSC e pedimos para que nos comunique, via redes sociais, para que possamos tornar este momento ainda mais inesquecível.

Estamos abertos para futuros esclarecimentos e contamos com a sua compreensão para garantir a idoneidade do concurso.

Obrigado.

Equipe MSC Cruzeiros

Estou mandando para vces uma postagem do meu blog. Hoje foi divulgado no Facebbok do MSC,que o meu blog tinha sido o vencedor do Concurso Cultural Divina em 1000 caracteres, na parte da tarde me mandaram um email pedindo desculpas pois eles erraram na contagem dos CURTIR. Acho isso pura sacanagem, pois foi publicado a nível nacional.
Escrevi no meu blog denunciando a MSC. Aqui está a postagem.

http://fuxicosdeviagens.blogspot.com.br/2012/06/msc-comete-erro-gravissimo.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.