Guia de Bonito
Bonito
Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.
O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.
Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para Bonito e outros destinos no Brasil
A Bóia recomenda:
- Outono e inverno têm pouca chuva e são ótimos para fazer flutuações (a temperatura das nascentes é constante ao longo do ano)
- Primavera e verão têm mais chuva, mas você aproveita o calor para banhos de cachoeira
- Aproveite os voos diretos da Azul e da Gol para não precisar trânsfer desde Campo Grande
- É obrigatório comprar os passeios por meio de uma agência de turismo. Não adianta ir ao atrativo sem voucher – não há venda nos próprios locais
- Programe no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross (ficando mais tempo, preencha seus dias com mais passeios, todos valem a pena)
- Compre seus passeios com antecedência: 1 mês para baixa temporada, 3 meses para feriadões e 6 meses para alta temporada (assim você não perde nenhum da sua lista)
- Transporte compartilhado aos passeios é mais caro que alugar carro, mas poupa esforço e garante que você não se perca nem perca seus passeios
- Hospede-se no centrinho se não for alugar carro
O que esperar de Bonito
Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.
Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!
Reserve os passeios antecipadamente. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora. Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais
Comentários
Em bonito tem lugar para alugar ou comprar câmera aquática?
Olá, Fernanda! Antigamente tinha, provavelmente hoje continua tendo. As agências indicam.