Bonito

Organizado por natureza
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Bonito parece até nome-fantasia -- como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos -- como 'organizado', 'responsável' e 'sustentável'. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Todos os atrativos -- a maioria situada em propriedades privadas -- têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora.

Bonito é único -- mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

101 comentários

Cristina Leme Lopes

Olá, estou com viagem marcada para ir à Bonito em novembro. Fiz um roteiro de passeios para 5 dias e não inclui a Fazenda São Francisco porque acho que vale a pena uma viagem dedicada ao Pantanal. Por outro lado programei 3 flutuações. Gostaria de saber se valeria a pena fazer apenas duas flutuações e ir sim à Fazenda São Francisco já que não devo ir ao Pantanal tão cedo. Viajarei com a minha família incluindo duas crianças de 7 e 9 anos. Obrigada pelas dicas. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! O bate-volta é um pouco cansativo e não proporciona todas as experiências pantaneiras. Mas se você acha que a turma vai achar monótono três dias de flutuação, pode programar o passeio. Melhor fazer em tour do que ir e voltar dirigindo.

Fabrycia
FabryciaPermalinkResponder

Sempre agradeço ao site pelas informações, parabéns vcs são show! Estamos em bonito em 8 pessoas sendo duas crianças e amando este lugar! Estamos hospedados na pousada gira sol que eh um charme e muito limpa! Alugamos um carro e viemos de Campo Grande sem problema nenhum! E sem problemas para chegar até os pontos turísticos, a pousada explica muito bem como chegar em todos. Dos restaurantes que já fomos, o juanita eh excepcional, fomos na casa do João e também é muito bom, o tapera está bem fraquinho, delicia também são o pastel bonito e o restaurante turquesa com comidas árabes deliciosas. Ainda não provamos o sorvete assado mas ainda teremos tempo! Está valendo cada momento aqui apesar da chuva de ontem que acabamos cancelando o buraco das araras e Rio prata. Mais um motivo para voltar, kkk.

Thaiane
ThaianePermalinkResponder

Olá. Pretendo ir no início de fevereiro de 2019. Os passeios por lá tbm funcionam durante a semana? E podem ser agendados de um dia para o outro? Pois não vou com agência de viagem, vou por conta própria.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaiane! Funcionam todos os dias. Reserve os passeios com antecedência.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/bonito/o-que-fazer-bonito/

fernanda ferro g s louzada

O pessoal não vai achar monótono não!acabei de voltar de lá e cada flutuação tem sua beleza. Não tem como enjoar!!!

Ivana Barros
Ivana BarrosPermalinkResponder

Pretendo ir em 2019, porém tenho uma dúvida gigante...kkkk, para conhecer Bonito se faz necessário/obrigatório saber nadar?
Atenciosamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! É necessário não ter medo da água, porque você vai mergulhar o tempo todo. Mas estará equipada com colete para flutuação.

Jenifer
JeniferPermalinkResponder

Boa tarde!
Pretendo ir "particular" para bonito, olhei que cada atração tem um valor um pouco alto. Minha dúvida é, consigo entrar em cada ponto Turístico sem precisar comprar uma flutuação ou mergulho, por um preço mais acessível?
Pode me explicar como funciona?
Obs: tirando as Grutas que os preços estão viáveis.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jenifer! Os atrativos com flutuação valem pela flutuação. Não há ingressos para quem não quer fazer a atividade (nem faz sentido você ir até o atrativo para não fazer a atividade). Se você não vai flutuar, pode ir aos balneários, que são bem mais em conta e também têm peixes visíveis a olho nu.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar