Bonito

Organizado por natureza
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Bonito parece até nome-fantasia -- como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos -- como 'organizado', 'responsável' e 'sustentável'. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Todos os atrativos -- a maioria situada em propriedades privadas -- têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora.

Bonito é único -- mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

94 comentários

Cristina Leme Lopes

Olá, estou com viagem marcada para ir à Bonito em novembro. Fiz um roteiro de passeios para 5 dias e não inclui a Fazenda São Francisco porque acho que vale a pena uma viagem dedicada ao Pantanal. Por outro lado programei 3 flutuações. Gostaria de saber se valeria a pena fazer apenas duas flutuações e ir sim à Fazenda São Francisco já que não devo ir ao Pantanal tão cedo. Viajarei com a minha família incluindo duas crianças de 7 e 9 anos. Obrigada pelas dicas. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! O bate-volta é um pouco cansativo e não proporciona todas as experiências pantaneiras. Mas se você acha que a turma vai achar monótono três dias de flutuação, pode programar o passeio. Melhor fazer em tour do que ir e voltar dirigindo.

Fabrycia
FabryciaPermalinkResponder

Sempre agradeço ao site pelas informações, parabéns vcs são show! Estamos em bonito em 8 pessoas sendo duas crianças e amando este lugar! Estamos hospedados na pousada gira sol que eh um charme e muito limpa! Alugamos um carro e viemos de Campo Grande sem problema nenhum! E sem problemas para chegar até os pontos turísticos, a pousada explica muito bem como chegar em todos. Dos restaurantes que já fomos, o juanita eh excepcional, fomos na casa do João e também é muito bom, o tapera está bem fraquinho, delicia também são o pastel bonito e o restaurante turquesa com comidas árabes deliciosas. Ainda não provamos o sorvete assado mas ainda teremos tempo! Está valendo cada momento aqui apesar da chuva de ontem que acabamos cancelando o buraco das araras e Rio prata. Mais um motivo para voltar, kkk.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar