Bonito

Organizado por natureza
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Bonito parece até nome-fantasia -- como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos -- como 'organizado', 'responsável' e 'sustentável'. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Todos os atrativos -- a maioria situada em propriedades privadas -- têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza. Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Para fazer os passeios é preciso reservar previamente, por meio das agências locais. Não adianta procurar a bilheteria na porta: não há como comprar ingresso na hora.

Bonito é único -- mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

137 comentários

Cristina Leme Lopes

Olá, estou com viagem marcada para ir à Bonito em novembro. Fiz um roteiro de passeios para 5 dias e não inclui a Fazenda São Francisco porque acho que vale a pena uma viagem dedicada ao Pantanal. Por outro lado programei 3 flutuações. Gostaria de saber se valeria a pena fazer apenas duas flutuações e ir sim à Fazenda São Francisco já que não devo ir ao Pantanal tão cedo. Viajarei com a minha família incluindo duas crianças de 7 e 9 anos. Obrigada pelas dicas. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! O bate-volta é um pouco cansativo e não proporciona todas as experiências pantaneiras. Mas se você acha que a turma vai achar monótono três dias de flutuação, pode programar o passeio. Melhor fazer em tour do que ir e voltar dirigindo.

Fabrycia
FabryciaPermalinkResponder

Sempre agradeço ao site pelas informações, parabéns vcs são show! Estamos em bonito em 8 pessoas sendo duas crianças e amando este lugar! Estamos hospedados na pousada gira sol que eh um charme e muito limpa! Alugamos um carro e viemos de Campo Grande sem problema nenhum! E sem problemas para chegar até os pontos turísticos, a pousada explica muito bem como chegar em todos. Dos restaurantes que já fomos, o juanita eh excepcional, fomos na casa do João e também é muito bom, o tapera está bem fraquinho, delicia também são o pastel bonito e o restaurante turquesa com comidas árabes deliciosas. Ainda não provamos o sorvete assado mas ainda teremos tempo! Está valendo cada momento aqui apesar da chuva de ontem que acabamos cancelando o buraco das araras e Rio prata. Mais um motivo para voltar, kkk.

Thaiane
ThaianePermalinkResponder

Olá. Pretendo ir no início de fevereiro de 2019. Os passeios por lá tbm funcionam durante a semana? E podem ser agendados de um dia para o outro? Pois não vou com agência de viagem, vou por conta própria.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaiane! Funcionam todos os dias. Reserve os passeios com antecedência.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/bonito/o-que-fazer-bonito/

Angelica
AngelicaPermalinkResponder

Que legal! eu também pretendo ir em Fevereiro, só estou preocupada com as chuvas

fernanda ferro g s louzada

O pessoal não vai achar monótono não!acabei de voltar de lá e cada flutuação tem sua beleza. Não tem como enjoar!!!

Ivana Barros
Ivana BarrosPermalinkResponder

Pretendo ir em 2019, porém tenho uma dúvida gigante...kkkk, para conhecer Bonito se faz necessário/obrigatório saber nadar?
Atenciosamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! É necessário não ter medo da água, porque você vai mergulhar o tempo todo. Mas estará equipada com colete para flutuação.

Dani
DaniPermalinkResponder

A primeira vez que eu fui eu não sabia nadar. Mas fiz até flutuação. Só não pode ter medo.

Jenifer
JeniferPermalinkResponder

Boa tarde!
Pretendo ir "particular" para bonito, olhei que cada atração tem um valor um pouco alto. Minha dúvida é, consigo entrar em cada ponto Turístico sem precisar comprar uma flutuação ou mergulho, por um preço mais acessível?
Pode me explicar como funciona?
Obs: tirando as Grutas que os preços estão viáveis.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jenifer! Os atrativos com flutuação valem pela flutuação. Não há ingressos para quem não quer fazer a atividade (nem faz sentido você ir até o atrativo para não fazer a atividade). Se você não vai flutuar, pode ir aos balneários, que são bem mais em conta e também têm peixes visíveis a olho nu.

geise
geisePermalinkResponder

boa tarde,
è possivel fazer os passeios a dois por conta própria, ou seja, sem a obrigatoriedade de um guia? tem algum lugar estratégico para ficar mais proximos dos locais ? tenho a intenção de ir no carnaval 2019

obrigada

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Olá estou programando uma viagem pra Bonito com meu marido ‘ porém estou grávida e estarei de 5meses... gostaria de saber se os passeios são muito aventureiros? Tem muita trilha para chegar nas atrações ? E como é o deslocamento para o passei?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane!

Na página O que fazer descrevemos os passeios em detalhe, veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/bonito/o-que-fazer-bonito/

Magda Moraes
Magda MoraesPermalinkResponder

Boa noite!
Temos tb em Bonito a opção do Aipim, Cozinha De Raízes.
Rua Monte Castelo 804.
Siga-nos no instagram aipim_restaurante

Rafaella das Chagas Cavalcante

Bom dia! Todas as agências são boas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafaella! Elas fazem parte de uma associação que regula as operações.

Alan Martins
Alan MartinsPermalinkResponder

Olá, recentemente li uma reportagem sobre a poluição que esta afetando diretamente o ecossistema em bonito, inclusive prejudicando passeios tradicionais. Tenho tudo programado para ir em Agosto de 2019. Você acha que essa poluição prejudicará os passeios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alan! Também fomos surpreendidos. Vamos acompanhar a situação.

Nilza Boldrin
Nilza BoldrinPermalinkResponder

Preciso fazer viagem com família

Nanci Naomi
Nanci NaomiPermalinkResponder

Fiz uma pesquisa e vi que alguns sites de notícias veicularam matérias sobre a lama que atinge os rios das cidade de Bonito e Jardim - o rio da Prata e o Formoso também. Há matérias bastante recentes (do mês atual), mas as notícias indicam que são episódios recorrentes desde o segundo semestre do ano passado. O problema parece se agravar quando chuvas atingem a região. Diferente de uma turbidez usual depois de uma forte chuva que se dissipa rapidamente, há fotos dos rios tomados de lama e relatos que a água permanece completamente marrom por mais de uma semana. Vi que não existe nenhum comentário aqui de alguém que visitou a região recentemente. Vamos aguardar as atualizações

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nanci! Vamos fazer uma pesquisa e uma enquete.

Edson Fausto
Edson FaustoPermalinkResponder

Bom dia!
Alguma novidade sobre as condições dos rios em bonito?

Simone de Meneses Mitma

Olá! Vou visitar Bonito agora no mes de dezembro. Apenas comprei dois passeios, os mais famosos, gruta da lagoa azul e o da boca da onca. Estou louca pra fazer flutuacao. Mas a moca da agencia disse que seria melhor ver sobre esses passeios quando chegasse na cidade, pois quando chove, me disse que todos os passeios sao cancelados. Isso é verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Se as águas turvarem, os passeios podem ser suspensos, sim. Mas vale a pena comprar com antecedência e pedir reembolso se for preciso.

Claudia Trindade Rigon

Olá Ricardo

Vc sabe algo sobre as queimadas afetarem pontos turísticos de Bonito??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Bonito está fora do Pantanal. E o pior das queimadas está acontecendo no Pantanal Norte.

Bruna Sampaio costa

Em Bonito se você estiver sem carro a única forma de ir para os passeios é de transfer ou existe transporte urbano ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Trânsfer compartilhado. É vendido junto com os passeios.

Lázaro
LázaroPermalinkResponder

Olá amigos, eu e minha esposa temos uma filhinha de 9 meses e gostaríamos de saber se seria proveitoso ir a Bonito com um bebê de colo?? Desde já agradeço e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lázaro! O problema de ir com criança pequena está nos passeios de flutuação, que teriam que ser feitos separadamente, em duas sessões contínuas, para sempre alguém ficar com a criança.

Maira Miranda
Maira MirandaPermalinkResponder

Oi, Lázaro! Moro em Bonito e estou sempre fazendo diversos passeios com meu filho, além de acompanhar muita gente que vem com bebês.

Sobre as flutuações, meu filho (que agora tem 4 anos) ainda não tem coragem de fazer, mas ama ir no barco de apoio, enquanto eu flutuo no rio ao lado. É uma experiência maravilhosa para ambos, ainda que diferente para cada um, e que repetimos diversas vezes.

No caso de bebês, vocês podem ir na mesma flutuação e curtir o passeio juntos. Para isso, é só escolher uma das opções de flutuação com barco de apoio, que possibilitam a troca de quem estará com a bebê (um de vocês começa com ela no barco e o outro flutuando e depois trocam no percurso). Conheço várias pessoas que fazem assim e todas amam.

Para isso, recomendo as (excelentes) flutuações do Aquário Natural e da Praia da Figueira, que além de barco de apoio, tem bastante sombra no percurso, o que também é importante para quem vem com bebês.

Caso queira ver um pouco mais sobre essas e outras opções para os demais dias da viagem, fiz um post que tem as opções de passeios que a gente mais indica para crianças pequenas e bebês terem contato com os peixes em Bonito:

https://www.maenomundo.com/lugares-imperdiveis-para-criancas-em-bonito-ms/

Sebastião Santos Silva

BONITO

Bonito é bonito!
Bonito é tão bonito!
Bonito! Bonito! Bonito!

Bonito é a pura beleza!
Bonito é a pura natureza!
Bonito é a pura riqueza!

Vem viver a vida,
Sentindo seu sentido,
Bem bom em Bonito.

Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Mayra
MayraPermalinkResponder

Olá estou programando ir a Bonito em maio ou junho, a outra vez que fui, fomos em abril, peguei bastante chuva, final de maio, inicio de junho é melhor?
Adorei as cachoeiras, nesse período é possível banho ou só os mergulhos e flutuações?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayra! Você pegou um início de outono mais chuvoso do que deveria. Quanto mais para o meio do ano, menos chuvoso fica, mas também vai esfriando. Vai depender das condições atmosféricas do dia/semana, se fizer sol e calor suficiente você vai se animar para entrar na cachoeira. Mas quanto mais tarde, mais frio deve estar.

Paula Papa
Paula PapaPermalinkResponder

Iremos para bonito no proximo dia 24 e ficaremos ate dia 27 de fevereiro, iremos em 8 pessoas (3 adolescentes, 4 adultos e uma idosa de 78 anos). Gostaria de sugestao de passeios para atender a todos do grupo. O passeio da boca de onca da para ser feito pela diosa?

Pedro
PedroPermalinkResponder

Bom dia Boia. Estou a pensar em ir a bonito agora na Páscoa, entre 31/03 e 04/04. Pensei em fazer - Rio da Prata, Rio do Peixe, Lagoa Azul (parece que vai reabrir em 16/03) e Rio Sucuri ou Aquario Natural... esse último a grande dúvida, fazer aquario ou o Sucuri, o que acha? Acha que a tendência de chuva nessa época ainda é muito alta, considerando que já é início de outono? Obrigado e bom resto de semana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! O outono é menos chuvoso do que o verão. O Ricardo Freire adorou o Aquário, não fez o Rio Sucuri.

Buzz
BuzzPermalinkResponder

Olá. Estava pensando em ir pra Bonito de 7 a 11/abril. Voce sabe se lá está tranquilo para fazer os passeios? Dá pra reservar na hora? (ja que está meio em cima da hora). E em relacao à pandemia, as atracoes principais estão funcionando? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Buzz! Entre em contato com alguma agência local em Bonito. Mas em termos gerais não é um bom momento para turismo de passeios, em que todas as atividades são feitas em grupo. A pandemia está no seu pior momento no Brasil inteiro.

Buzz
BuzzPermalinkResponder

Faz sentido. Obrigado pela dica!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar