Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Olá, Bóia.

Saio de San Diego e meu voo de volta ao Brasil tem conexão de 1:10 em Houston, fico um pouco preocupada por ser pouco tempo. Minha bagagem provavelmente será despachada pela própria companhia (é a mesma porém outra aeronave). Quais os tramites que preciso passar em houston? Tem alfandega e tudo mais? Desde já agradeço.

    Olá, Bianca! Na volta as bagagens vêm direto. Não há imigração de saída nos Estados Unidos.

Eu Farei Santiago-Guarulhos-Brasília em 19/07. Tenho uma escala de 5h em Guarulhos para o 2º vôo para Brasília, existe alguma maneira de saber se farei a alfândega+DutyFree em SP?
Obviamente preferia gastar essas horas no DutyFree de Sampa, visto que o de Brasília é pífio. Abraços Vinícius

Bom vou escrever tudo de novo pois só foi a metade… Meu vôo e para Miami e faz escala em charlotte mais minha primeira parada e New york, onde meus amigos me esperam, ou seja terei que esperar 4 horas em charlote para ir a Miami e comprar um ticket para New york. Será que chegando em charlotte consigo mudar? Ou cancelar apenas este trecho e comprar um direto pra New york?

    Olá, Joana! Se aqui está caro fazer a alteração, lá vai ser mais caro ainda, porque vai ser em cima da hora.

    Compre sempre passagem até o lugar que você vai efetivamente visitar.

Continuando… Acha que consigo mudar meu vôo lá em charlotte?? Aqui é impossível, vou pagar uma diferença de tarifa enorme.. Obrigada

Quando eu desembarco no exterior eu posso usar o free shop de lá, ou só quando eu retorno ao Brasil ? qual é vantajoso ?

Olá,
Dia 30/04 faço minha primeira viagem aos EUA e tirando o nervosismo natural, minha principal dúvida é a seguinte: Meu voo de volta sai de Tulsa (oklahoma), com conexão em Dallas, Miami, Guarulhos e Porto Alegre (meu destino final). Em Miami o intervalo entre os voos é de apenas 45 minutos e a American Airlines assegurou que esta é uma conexão válida. Bom, minha pergunta é: onde farei imigração e alfândega?

Olá Bóia, tudo bem?

Uma duvida: meu voo de volta dos EUA para o Brasil sai de San Diego com conexão em Dallas, para ir para SP.

Porém, tenho 1h30 entre a chegada em Dallas e partida para SP. Sendo assim, queria saber se a alfândega será em San Diego ou Dallas e se preciso retirar as malas em Dallas. Se tiver alfândega pode ser que não dê tempo.

Obrigada!!!

    Olá, Maria! Não há alfândega. Suas malas vêm direto de San Diego para o Brasil.

Olá Bóia, tudo bem?

Uma duvida: meu voo de volta dos EUA para o Brasil sai de San Diego com conexão em Dallas, para ir para SP.

Porém, tenho 1h30 entre a chegada em Dallas e partida para SP. Sendo assim, queria saber se a alfândega será em San Diego ou Dallas e se preciso retirar as malas em Dallas. Se tiver alfândega pode ser que não dê tempo.

Obrigada!!!

Olá pessoal, parabéns pela iniciativa.

Em novembro faço ATL-GRU-BEL, mas agora ao invés de ir para Belém preciso ir para BSB como destino final. Talvez não valha a pena alterar a reserva por causa das taxas que terei que pagar e pq foi um vôo promocional, não vou achar outro pelo mesmo preço.

Nesse caso, Bóia, eu estou pensando em comprar um GRU-BSB por minha própria conta, pegar as malas na imigração em GRU e ir pegar meu outro vôo. Ai eu simplesmente faço no-show no trecho GRU-BEL e pego GRU-BSB. Você acha que é possível? posso sofrer com alguma punição ou ter que pagar alguma taxa à cia aérea?

    Olá, Daniel! Se o vôo é de volta, e se você pegar suas bagagens em São Paulo, o que é certamente é o caso, não haverá problema.

    O problema do no-show é quando você faz no vôo de ida, o que cancela automaticamente a sua volta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito