Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

No voo de volta ao Brasil, saindo de Londres e fazendo conexão em Frankfurt, terei que fazer a imigração em Frankfurt? Ou ficarei na area de transito internacional, só fazendo a imigração no Brasil? Pergunto isso porque o tempo de conexão é de apenas 1 hora.

Acabo de ler sua resposta sobre a troca de aeronave em POA..então mandei pergunta repetida..foi mal!!!
é que comecei lendo seu blog, sobre o tal DOCE DE LEITE argentino, que é confiscado na alfândega e como nunca abriram minhas malas na chegada ao CDG, me preocupei sobre este item ser motivo de revista das bagagens num voo chegando da Argentina. Pretendo levar comigo alguns produtos brasileiros como café e enlatados de atum. Sabes se na França ou Argentina há restrição ao atum?
obrigada

Boa noite
Olha a minha situação: viajo para Paris pela Air France, mas como o bilhete é com milhas, só tinha voo saindo de Buenos Aires.Ou seja, vou de Gol (também com milhas,ou seja, um bilhete só ok?) até Buenos Aires e depois troco de aeronave. e minha bagagem??? terei que passar na alfândega argentina de mala e cuia? nem a Gol sabe me informar,é mole?
obrigada

    Olá, Cristina! É a primeira vez que um caso desses aparece. Como são passagens vinculadas, pela lógica você sairia do Brasil com o bilhete de embarque da Air France já em mãos e ficaria na área de trânsito internacional de Ezeiza, sem precisar fazer imigração na Argentina.

Boa tarde,

Tenho um voo de volta para o Brasil partindo de Orlando com conexão em Washington. Em questão a bagagem, li que vou despachar em Orlando e só retirar aqui no Brasil, mas em questão a pessoa? Sei que não tem imigração na saída dos States, mas na conexão terei que fazer novo check in, passar por raio-x, ou algo mais? ou ao sair do avião já vou ser direcionado ao voo para o Brasil.? Esta minha dúvida é devido ao tempo da conexão ser somente de uma hora.

    Olá, Rodrigo! Se as passagens forem vinculadas, você já sairá de Orlando com seu cartão de embarque Washington-Brasil emitido.

    Caso tenha comprado as passagens separadamente, vai ter que pegar suas bagagens e fazer novo check-in em Washington.

Minha volta ao Brasil voando GOL , vinda de Buenos Aires, terá uma conexão em São Paulo (vôo 7681) e depois fim no rio de janeiro (Santos Dumont – vôo 2010).
Passarei no Dutyfree em São Paulo ou no Rio de Janeiro (Santos Dumont tem Duty Frre ???) ?
Terei que retirar malas em passar na imigração em São Paulo ?

    Olá, Luiz Renato! Não há imigração nem duty free no Santos Dumont.

Olá! Tenho uma divida que ainda pesiste em relação à malas e DutyFree!

Minha volta ao Brasil voando GOL, vinda de Buenos Aires, terá uma conexão em Porto Alegre e depois fim São Paulo.
Irei à Dutyfree em porto Alegre assim que chegarmos e posso comprar perfumes por exemplo e embarcar para Sp com eles? E as malas virão de Buenos Aires direto para SP ou terei que despachá-la para SP em Porto Alegre?

    Olá, Willian! Se a continuação do vôo Porto Alegre-São Paulo for internacional, você retirará as malas e fará a alfândega só em São Paulo.

    Se forem dois vôos separados, como parecem ser, tudo indica que você pegará malas e fará alfândega em Porto Alegre, redespachando as malas para São Paulo.

volto ao Brasil em um voo da American airlines Miami Manaus e depois Tam para Sao Paulo.Como o destino final e Sao Paulo sera que preciso pegar as malas em Manaus ou posso fazer duana em Sao Paulo.

    Olá, Regina! Você vai fazer a imigração em Manaus. Veja as orientações no post acima.

Saindo do Brasil tenho que passar por imigração aqui e outra no destino?

Olá, Boia! Vou para Los Angeles pela LATAM, com conexão em Santiago. Na volta, escolhi uma conexão com 7 horas. Pretendo pegar um táxi até o centro, para um passeio sem pretensões. Você sabe como serão os procedimentos de alfândega? Terei que pegar as malas e re-embarcá-las ou elas vão direto para o Brasil? O que é imperdível de ver? Será que dará tempo mesmo? Agradeço a ajuda!

Olá, Bóia! Estou com dúvidas agora na volta da minha viagem… Estarei indo amanha para Las Vegas e vou retornar no seguinte itinerário : las vegas-atlanta-Brasília-teresina, minhas dúvidas são: vou ter que pegar minha mala em atlanta e reembarca-la? Vou passar na imigração de novo em Atlanta? Tenho que retirar as malas em Brasília pra passar na alfândega? No Brasil passo em alguma imigracao? Enfim, minha dúvida é como seria o procedimento da volta!
Mais uma vez, grata pela atenção!

    Olá, Marina! Você pega a mala de novo só em Brasília, onde faz imigração. Não há imigração de saída nos Estados Unidos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito