Budapeste: Marcie repassa dicas de amiga “insider”

Budapeste (foto: Marcie Grynblat Pellicano)

Se você vai a Budapeste, imprima este post. Ele é a reprodução de um email que a Marcie do Abrindo o Bico recebeu com dicas de uma amiga com parentes na cidade. Repasso conforme recebi :mrgreen:

Texto | Marcie Grynblat Pellicano

Não deixem de ir à Ópera, e se possível assistam a uma.

Városliget é o Central Park de lá.

O metrô foi o primeiro construído na Europa na Europa continental. Algumas estações em Pest são mantidas como eram e ainda usam os vagões antigos, muito interessante.

Tem um pequeno bairro bem no miolinho de Pest que era — e ainda é — o bairro judeu; durante a guerra era o gueto.  A Sinagoga principal, em estilo mouro, é muito linda, e foi toda reconstruída, financiada por Toni Curtis em homenagem ao pai. Junto à Sinagoga tem um museu que vale a pena ver (aliás os museus são todos ótimos). A Sinagoga fica na Dohany uca, é só perguntar que todos conhecem, tem um café famoso perto dai que se chama Spinoza Kávéhaz, na Dob uca.

As termas de águas naturais, com massagens, etc. são bastante famosas e freqüentadas. Existem várias, mas as melhores são as do Hotel Gellért do outro lado do rio, em Buda; é antigo e muito bonito.  Outra recomendável é a Szecseni Furdö.  Tem uma ilha muito bonita no meio do rio, a Margit Sziget, onde também tem um hotel antigo e famoso com termas e um ótimo restaurante. Não deixem de provar o fígado de ganso, que é a iguaria especial da Hungria, e a sopa fria de cerejas azedas (se você acha que o borscht é bom, depois me conta).

Eles têm uma marca local de cremes de rosto, Helia-D, que são ótimos, vale a pena.

Recomendo também pelo menos um jantar num restaurante típico com musica cigana. Tem um restaurante famoso e supostamente muito bom (provavelmente caro), chama-se Gundel.

Vou passar uma listinha de restaurantes e cafes tipicos que vale a pena provar:

  • Duna Corso — restaurante bem em frente ao rio (ótimo para almoço). Praça Vigado ter, 3
  • Sipos — bons peixes, Fo ter, 6 , em Buda, perto dos monumentos.
  • Matyás Pince — antigo, famoso, muito bom e acho que tem música, e num porão, todos conhecem.

Alguns cafés famosos e muito bons:

Chega de comer!  Voltando um pouco para o problema dos judeus durante a guerra, tem um monumento muito unusual, e na beira do Danúbio, mais ou menos em frente ao Parlamento: uma fila de sapatos de bronze — lembrando os judeus que foram fuzilados na beira do rio e jogados no próprio (corre a historia de que as águas do rio ficaram vermelhas do sangue).

Budapeste (foto: Marcie Grynblat Pellicano)

Köszönöm, Marcie!

Leia mais:

132 comentários

Oi Ricardo

Gostaria de pedir uma ajuda quanto a um roteiro bacana entre Veneza e Budapeste. Chegaremos em Veneza dia 17 de abril e pretendemos ficar por lá até dia 19 pela manhã. Temos que estar em Budapeste no período de 26 a 30 de abril, ou seja, nos sobram 06 dias para fazer algum roteiro legal, pensei em Salzburg, Innbruck e talvez, Bratislava…antes de irmos para Budapeste. Conhecemos Roma, Veneza e Florença e Praga e Viena também.
Agradeço as dicas sobre Budapeste, estão bem legais também!!!

Grande abraço!!!

    Olá Gauchinha,

    Innsbruck e Salzburg valem a pena, sao cidades muito interessantes. Mas um dia para cada uma é suficiente.

    Você pode encaixar Munique entre elas, e passar três dias lá, pois tem muito para conhecer.

    Marcelo,
    Permita-me discordar de você. Um dia em cada cidade é pouco proveitoso e cansativo. As duas convidam a uma turistagem lenta, desfrutando comidinhas, passeios pelas ruas e as várias opções de visitas. Tanto Innsbruck quanto Salzburg são cidades lindas, com bastante história e muitas atrações.
    Gauchinha,
    Em Innsbruck, por exemplo, existe um outro Hofburg, o Schloss Ambras (um castelo), um Museu de Arte Folclórica muito bacana, um zoológico de animais alpinos e você pode subir no teleférico da Nordkette para uma vista espetacular da cidade e do entorno. Existe, ainda, a opção de esquiar, ou fazer alguma trilha.
    Já em Salzburg, existe um fortaleza, uma catedral, os belíssimos jardins Mirabell, o morro dos Capuchinhos (uma caminhada)… Pode-se assistir a um tradicional (e muito bem feito!) espetáculo de marionetes, ou, para os aficcionados, fazer algum tour “Noviça Rebelde”.
    De qualquer forma, não acho que valha a pena o “turismo maratona”. Minha opinião, ok? Obviamente, há quem discorde… 😉

    Oi Fabíola

    Obrigado pelas dicas…..já viajamos 21 dias, para conhecer Berlin, Praga, Viena, Veneza, Florença, Roma, Paris, Bruxelas,Brugge e Amsterdam……foi muitíssimo corrido….valeu à pena pela primeira viagem ao exterior….mas pensamos em aproveitar mais de acordo com as opiniões de dias a ficar em cada lugar. pensamos em andar de trem para fazer o trajeto…até se vc puder dar alguma dica, será muito bem vinda.

    Grande abraço!!!!!

    Partindo do pressuposto que a viagem entre Veneza e Budapeste é efectuada de carro (ou por outro meio terrestre) Salzburgo é uma cidade interessante, que merece sem duvida uma visita e que fica no percurso (alem do centro da cidade, nas redondezas o castelo de Hellbrunn merece uma visita mas apenas se as “trick fountains” estiverem em funcionamento – https://www.hellbrunn.at/hellbrunn/english/start/index.asp).

    Em contrapartida visitar Innsbruck implica um desvio de tal forma que partindo de Salzburgo está mais perto da capital da Baviera na Alemanha (Munique) do que propriamente de Innsbruck.

    Innsbruck é uma cidade interessante (mas em termos turísticos talvez tenha menos a oferecer que Salzburgo e sem duvida muito menos que Munique) mas tem uma particularidade nas proximidades, na cidade de Wattens, que para mim é indescritível: o Kristallwelten (https://kristallwelten.swarovski.com/Content.Node/startseite.php)- museu da Swarovski (não conheço quem não o visite e não saia de lá verdadeiramente impressionado)

    Por outro lado se o destino final é Budapeste, Linz (outra cidade austríaca interessante) fica no trajecto, e pode ser uma boa opção para visitar.

    Olá

    Muito obrigada pelas dicas. A princípio nosso meio de transporte será trem ou avião, não chegamos a pensar em alugar carro…mas se vc tem alguma dica de como funciona, seria bem bacana (até para sabermos). Eles aceitam CNH brasileira?
    A liberdade que se tem quando está de carro é outra né?!!!!
    Suas dicas são muuito interessantes!!!

    Abraço!!!!

    Minha dicas de hotéis podem estar defazadas pois me hospedei neles em 2006, mas adoramos o Hotel Weisses Kreuz em Innsbruck pela localização super central, perto de várias atrações e pelo fato histórico do Mozart ter se hospedado nele em sua “primeira turnê” quando ainda era criança. O hotel não tinha nada demais assim, pois procuramos hotéis 2 estrelas na faixa de 100 euros a diária, mas era correto.

    Em Salzburg nos hospedamos no Hotel Wolf-Dietrich. Gostamos bastante. O café da manhã surpreendeu: contamos 15 tipos de queijos 🙂 delícia!! Se vc curte Noviça Rebelde, vc ainda pode pedir o quarto com vista para o cemitério (tá tudo bem, meio estranho, mas eu não ligo pra isso, acho um outro local histórico como tantos outros). Esse é o cemitério onde os personagens do filme se escondem para fugir dos nazistas, depois da apresentação no festival de música. Passeando por lá, descobrimos tb alguns figurões como o pai do Mozart e a esposa (se não me falha muito a memória…).

    Ambas cidades são lindas, valem a visita.

    Uma coisa que funcionou muito pra gente na Europa, em cidades que ficaríamos poucos dias ou que foram incluídas no roteiro in loco foi chegar na estação e ir direto no “Turist Office” por assim dizer. Lá eles mesmo olham quais hotéis têm disponibilidade na faixa de preço que vc quer e já reservam e te explicam a melhor maneira de chegar.

    []´s

    Essa última sugestão do “Tourist Office” para reservar hotel está caindo de moda com a massiva adesão de hoteis e B&B’s a sistemas de reserva online.

    Estando de carro, vcs podem ir de Veneza a Innsbruck com direito a uma paradinha em Cortina d’Ampezzo ou outro ponto das Dolomiti. É uma região linda, que fica ainda melhor em abril, mas em geral “fora de mão” – exceto se vc estiver indo para a Áustria, de carro.

    Oi André

    Muito obrigada pelas dicas. A princípio andaremos de trem, mas se souberes como funciona a locação de carro, será outra dica bem útil!!!!
    Abraços!!!!

    Oi Pat

    Muito obrigada pelas dicas dos hotéis, se formos fazer este trajeto, com certeza estaremos dando uma procurada neste sque indicaste.

    Grande abraço!!!

quero fazer uma viagem com minha familia(marido e 3 filhos homens jovens…o mais novo tem 18)nas proximas ferias de janeiro(segunda quinzena)alguem tem alguma dica? temos 15 dias pra viajar.Cansei de ir pros lugares certos na epoca errada…alguma sugestao?
ir pro leste europeu esta epoca e muito por fora?e patagonia,qual seria o roteiro?
preciso de ajuda!!!!

Obrigada Ricardo. Nao repetirei mais essa pergunda pode ficar tranquilo. ë que joguei no google sobre a RCI e apareceu dialogos entre o Zé e a Danielle, por isso fiz perguntas nessa pagina. Mas agradeco a sua resposta.

Quero viajar para Cancun e sou associada da RCI e como será uma viagem para o exterior fico com medo de chegar lá e nao ter hotel reservado como combinado aqui no Brasil. POR FAVOR, quem já viajou pela RCI me fale se realmente é confiavel.

Alguem já viajou pela RCI para fora do Brasil? Posso confiar nessa empresa?

    Há alguns associados RCI que lêem o blog. É um gigante internacional, Daniela.

    Oi Ricardo, será que posso confiar na RCI e viajar para Cancun sem preocupacoes?

    Daniela, há prós e contras no sistema de time sharing. A meu ver, o maior contra está no jeito que é vendido aos clientes, que no dia seguinte ficam com medo de ter feito uma besteira.

    Mas sabendo usar é um bom sistema, com milhaaares de usuários satisfeitos ao redor do mundo. A RCI é uma das maiores companhias.

    Por favor não repita mais essa pergunta. Ainda mais NESTE post, que é sobre BUDAPESTE.

Danielle;
viajamos em janeiro passado a disney em 4 pessoas.Ficamos 4 noites hospedados em hotel dentro da disney pois era reveillon e queriamos aproveitar a festa de final de ano ao máximo.Depois ficamos num resort a 1 milha da disney com apartamentos de 2 e 3 quartos muito bons,modernos e bem baratos(170us)com café incluido.Se pudesse optar hoje preferia ficar só no resort….tem muito mais conforto e espaço.O nosso flat tinha 3 tvs de 42pol 2 banheiros,closet, cozinha perfeita e equipada varanda etc.

Obrigada, Zé e Riq !
Estamos prosseguindo com nossa viagem e como o Zé falou, escolhemos Disney em Janeiro e em grupo de 6 pessoas. Acredito que neste momento, seja nossa melhor opção. Tomara que cheguemos a conclusão de termos realmente feito uma boa opção, como dizem a maioria das opiniões nos links enviados pelo Riq.
Agradeço mais uma vez as dicas !

    Danielle,
    Uns amigos ficaram em casas em Orlando e adoraram a experiência… a casa era enorme, tinha piscina, faxineira etc e tal… custou $500 por dia e se não me engano tinha 5 quartos, coisa que não seria necessário para vc.
    Se quiser, me avisa que eu tento coneguir o nome do residencial.
    Abs

    Ich… cheguei atrasada e decidi sentar na janelinha… esqueça o comentário acima, nada a ver 🙂
    Abs

    Só agora vi sua sugestão. O Vistana não tem quartos para mais que 4 pessoas. E estaremos em 6… Te mandei o link dos outros 2 que estou em dúvida.
    Estou entre o Celebration World Resort (www.celebrationworldresort.net) e o Celebrity Resorts Orlando-Resort World II (www.celebrityresorts.com).

    Danielle, antes de responder sua pergunta, me responda: você já falou com o pessoal da RCI? Se sim, o que eles te disseram?

    Zé, falei com a RCI sim. ELES é que me indicaram esses 2 que eu postei aqui. Falaram muito bem do Vistana, mas como somos 6, não conseguem nos acomodar lá…

    Danielle, muito estranho isso… esse pessoal da RCI é fogo!

    Olha, eu fiquei 2x no Vistana e 1x no Silver Lake. No Vistana são dois quartos, sendo uma suite com uma cama de casal tipo “king” (aquelas, grandonas), e o outro quarto com duas camas de casal tipo “queen” (do tamanho das camas de casal brasileiras). Na sala, tem um sofá-cama que dá pra dormir duas crianças numa boa. Portanto, cabem 6 pessoas no Vistana, sim (nós ficamos em 9 (!) É óbvio que teve gente que dormiu no chão de valete, mas deu tudo certo, hehe) 😀

    Eu fiz uma listinha de resorts afiliados à RCI em Orlando – Lake Buena Vista – Kissimmee que, na minha opinião, valem a pena uma troca de semana com o seu Enotel (segue abaixo nomes é números RCI):

    1. Vistana – 0450
    2. Cypress Harbour – 2619
    3. Disney’s Animal Kingdom Villas – RD01
    4. Disney’s Beach Club Villas – RD02
    5. Disney’s Boardwalk Villas – RD03
    6. Disney’s Old Key West Resort – RD05
    7. Disney’s Saratoga Spring Resort and SPA – RD06
    8. Disney’s Wilderness Lodge Villas – RD08
    9. Silver Lake – 2610
    10. Orange Lake – (todos eles – são vários números)
    11. Hilton Grand Vacations Club at Sea World International Center – 3517
    12. Hilton Grand Vacations Club on International Drive – 6309
    13. Parc Soleil by Hilton Grand vacations Club – 7979
    14. Royal Palms – 1699
    15. Sabal Palms – 1276

    Como você viu, tem resort da Disney na parada (o que é ótimo! Fiquei surpreso quando vi). Fazia tempo que a Disney não punha os resorts deles na lista da RCI (acho que é devido à crise braba por aqui. Voltaram com tudo!)

    Leia os reviews desses resorts no diretório da RCI – https://www.rci.com/RCI/RCIW/RCIW_index?body=RCIW_rdMain – e também no Tripadvisor – https://www.tripadvisor.com/

    Depois, dê uma checada com a RCI pra saber se estes resorts têm semanas disponíveis no período que vocês vão viajar, tá?

    E me mantenha informado, please. Tô curioso pra saber no que isso vai dar. Boa sorte!! :mrgreen:

    Danielle, indo a Disney é bom pensar com carinho nos hotéis da própria Disney lembrando que isso inclui traslado de/para aeroporto e todos os deslocamentos dentro da Disney. Desde o ano passado eles estavam com uma promoção que inclui os parques na diária o que significa umaeconomia de cerca de 50 US$ adulto/dia. Outra coisa boa é lembrar que as crianças às vezes se cansam e, estando lá, uma pessoa pode voltar ao Hotel com os pimpolhos sem que todo mundo tenha que terminar o seu programa. Vc evita os gastos de carro e estacionamento estando dentro do complexo. Dentro da Disney tem uma locadora cso vc queira um carro para ir a Orlando paracompras ou Universal. Os Resorts “Value” são ótimos e o Pop Century é o mais novo deles (salvo engano). Boa vigem!

    Geo, como estamos indo nesse esquema de “Intercambio de férias”, não há a possibilidade de ficarmos nos complexos da Disney desta vez. Obrigada pela dica !

Gente, nada como essas dicas de quem vive no local! AdoUro!! (licença aí DaniG !!). E a dica da marca de cremes, então? Que guia tem isso? Adorei!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito