EUA: a inspeção da TSA e dicas de segurança para a sua bagagem 1

EUA: a inspeção da TSA e dicas de segurança para a sua bagagem

Nota da TSA e cadeado aprovado

Voltando dos Estados Unidos, chegou a minha vez: abri a mala e lá estava ela, a cartinha da TSA, informando que a minha bagagem havia sido aberta e examinada pelos agentes de segurança americanos. (Igual ao que aconteceu com o Comandante; vocês lembram?)

Se não fosse a nota, seria difícil suspeitar da revista. O cadeado estava do jeitinho que deixei. Minha mala também parecia intocada, o que me leva a crer que a inspeção foi como aquela olhadinha de leve que dão na bolsa na entrada da boate.

Mesmo assim, pensar que alguém fuxicou as minhas coisas é esquisitérrimo.

Toda mala, depois de despachada, passa por um raio-X. Se por qualquer motivo o conteúdo da sua bagagem pedir uma averiguação maior, os agentes da TSA (Transport Security Administration, ou Administração de Segurança no Transporte) são autorizados por lei a abrir a mala e verificar manualmente o que existe dentro dela.

Não há o que fazer para evitar que a TSA abra a sua mala. O mais inteligente, na verdade, é facilitar o trabalho deles. Viaje sempre com cadeados aprovados pela TSA. Eles são identificáveis por dois símbolos (clique aqui para conhecer). Esses símbolos indicam que os cadeados foram fabricados de acordo com determinadas normas e podem ser abertos por uma chave-mestra da TSA. Depois da inspeção, a mala é trancada novamente — como foi trancada a minha.

Outros tipos de cadeados ou lacres, na necessidade de uma revista manual, são arrombados ou rompidos — e a mala segue desprotegida pelo resto da viagem. O mesmo vale para aquelas embalagens vendidas em quiosques, que envolvem a bagagem em camadas e mais camadas de plástico. A embalagem vai exigir do agente de segurança um pouco mais de obstinação, mas se ele quiser abrir a mala, ele vai abrir.

Procure também acomodar em embalagens todos os itens, principalmente aqueles pequenos que podem se perder facilmente (brincos, por exemplo) ou aqueles que você preferiria que ninguém colocasse diretamente a mão (alô, cueca suja). Coloque escovas de dentes e outros objetos pessoais em saquinhos transparentes, para que não precisem ser manuseados. Deixe sapatos por sobre todo o resto, pois são examinados com freqüência. Não encha demais a mala, para evitar que as suas coisas caiam e se danifiquem durante a revista, ou que o agente tenha dificuldades para fechar depois (ele não vai ter tanto cuidado quanto você, provavelmente).

Um dos motivos que faz as bagagens caírem no pente-fino da TSA são livros e documentos. Quando empilhados, atrapalham a visualização do resto do conteúdo da mala pelo raio-X. Desconfio que tenha sido este o meu caso. A TSA recomenda que os livros sejam distribuídos pela mala toda. Na próxima viagem, farei assim.

Veja todas as recomendações da TSA para fazer a sua mala aqui.

Queremos saber: a TSA já examinou a sua mala? Você já teve itens danificados ou perdidos na revista? Conte pra gente!

Leia mais:

165 comentários

Estava com 3 malas, sendo duas delas com os cadeados corretos e uma não. A única que não, não foi revistada, as corretas estavam rasgadas, isso mesmo, o cadeado intacto e as duas malas rasgadas do lado, com risco de cair tudo. De começo achei que tinham tentado roubar, depois percebi que as duas possuíam a “carta” TSA. Muito revoltante saber que que simplesmente rasgaram as minhas malas pra inspecionar, mesmo os cadeados sendo corretos e mesmo podendo ter quebrado os cadeados.

Tive minha mala que já tem aquele cadeado aprovado pela TSA embutido aberta, porém eles esqueceram de fechar novamente, agora qualquer combinação que eu coloque ela abre. Ou seja, eles inutilizaram esse cadeado. Tem alguma coisa que eu possa fazer?

Boa tarde!! Eu e minha esposa tivemos a mala revisada pela TSA. Pelo nosso histórico de viagens, e por já ter visto como lidam com as nossas malas, nós sempre colocamos cadeados e passamos aquele plástico que reveste a mala para tentar proteger mais. O agente da TSA ao retirar o plástico provavelmente usou um estilete, e 0cuidado, pois cortou a mala na lateral de cima a embaixo! Ao desembarcar em Brasília vimos o estrago e cadeado cortado dentro da mala, junto com o plástico e a notificação de inspeção. E agora? Para quem reclamamos? Sabe de alguém que foi reembolsado? Foi a primeira vez q usamos a mala, já que compramos ela lá, 2 dias antes disso acontecer, tenho até a nota fiscal.

Minha mala foi inspecionada e estava com o cadeado Tsa q de nada adiantou voltei sem meu cadeado que custei a achar e paguei caro ainda. Comprei por conta disso é mesmo assim fiquei sem

Olá! Acabei de chegar no aeroporto de Guarulhos e como minha mala foi aberta, resolvi procurar sobre e achei sua postagem sobre o assunto! Enfim só sei que minha mala foi aberta pois estava com o plástico filme e a mesma encontrava-se sem, qdo abri estava toda revirada! Fiquei revoltada minhas pratas tive que procurar dentro da mala, pois largaram a caixinha aberta e caiu tudo, fiz boletim de ocorrência, e qdo chegar em casa com mais calma vou ver se não está faltando nada! Não tinha nenhuma carta igual essa aí avisando que minha mala tinha sido aberta…

Voltei ontem de Miami… a surpresa ao abrir a mala, intacta por fora, foi a cartinha… sumiu um SSD que comprei para meu laptop… liguei r e me orientaram formalizar a reclamação por email. Vamos ver como vao resolver…

Certa vez retiraram da minha mala alguns frascos de tinta (refil) que eu trazia para recarregar umas canetas que usávamos para desenhos no meu escritório de arquitetura. Alegaram que se tratava de produto inflamável e que não seria seguro manter na mala…Sim, a explicação estava lá no formulário do TSA. O pior é que eu coloquei na mala no ultimo instante, para aliviar o peso da minha bagagem de mão. Isso foi antes do 9/11.

Viajei para Los Angeles e a minha mala e do meu esposo foram abertas e tiveram travas e cadeados quebrados e não repostos, não tinha nenhuma carta informando uma vistoria. Nada foi subtraído das malas.

Minha mala foi inspecionada pelo TSA. Quando cheguei em casa me surpreendi com a carretinha deles.
Minha mala estava com cadeado, lacre tipo enforca gato e fita adesiva.
Surpreendente a técnica deles, pois pra mim estava intacta… parece mágica kkk

Sempre que volto dos EUA encontro esse papável da TSA em alguma mala minha! Sempre sou premiará! Voltei essa semana de Miami e tive 2 malas minhas revistadas. E em uma delas sentíramos de 5 corretivos de face (maquiagem). Queria saber se tem algum email ou telefone que possa fazer alguma reclamação?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito