839 comentários

Olá! Agora a cobrança de IOF no Travel Money já está em 6,38% também. Qual a sua opinião no que seria mais vantajoso entre Travel Money e Cartão de Crédito. Sei que a função débito da conta corrente é uma boa, mas, infelizmente meu banco não trabalha com débito no exterior. Obrigada

    Olá, Rosana! A vantagem do Travel Money é que você compra com a cotação do dia, já paga o IOF adiantado e depois não precisa se preocupar se o dólar (ou euro. Não sabemos para onde você vai) vai subir ou não. A vantagem do cartão de crédito é que suas compras podem virar milhas, para uma próxima viagem. Escolha a opção que for melhor para você.

Olá , por favor uma dica, vou dar a volta ao mundo , ficando 101 dias em viagem ,
vou levar cartão de debito citibank, itau, e BB , além de amex, credito BB e itau ( visa e master) , vou ter de gastar uma media de 30.000 dolares, no total, o que vc aconselha como forma de pagar no exterior, será que vale a pena abrir uma conta no BB américas?para transferir uns 25000,00 e depois comprar algum tipo de pré pago?

    Olá, Luiz Claudio! Antes de abrir uma conta no exterior, fale com seu advogado e contador. Isso pode trazer problemas com a Receita.

    Atualmente, o melhor é usar cartão de crédito. Os 6,38% de IOF voltam para você sob a forma de segurança e milhas. (Além do quê, a cotação sempre é melhor do que a do dinheiro vivo; a diferença entre os dois acaba sendo de uns 4 a 4,5%). Use seu cartão do banco habilitado para saques internacionais para fazer saques em caixa eletrônico na moeda local. Faça também um cartão pré-pago para o caso de dar chabu em qualquer um dos outros cartões ou o limite ser estourado.

Retornei de uma viagem ao exterior, tenho um saldo no cartão pre pago Americas do Banco do Brasil, em Euros, gostaria de saber como saca-lo aqui no Brasil em Reais, fui a um caixa eletronico 24 horas me da uma mensagem de saldo indisponivel, mas eu possuo um saldo em conta, em euros, como devo proceder neste caso?

    Olá, Andrea! Entre em contato com o banco para saber como você pode ter acesso a esse dinheiro. Normalmente eles compram o dinheiro que sobra, mas você terá desvantagem no câmbio.

gostaria de saber qual os beneficios do meu cartão do banco do brasil ourocard international visa electron me tras alem de receber meu pagamento por ele eu posso comprar com ele para 30 dias agora que ele possui o chip iria me ajudar muito porque so recebo uma ves por mes seria bom

    Olá, Luciana! Somos um site de turismo. Para saber dos benefícios do seu cartão, entre em contato com o seu banco.

Ola soy noruegues, vir so brasil para abrir comercio, vou precisar ter gastos altos diarios em valores de 50 a 80 mil reais em compras de materiais para empresa, gostaria de saber por favor, se poderei fazer esses gastos no brasil….? Att Ola. Obrigadoo

Minha experiência em viagens ao exterior é: nunca levei VTM. Sempre levo o cartão do banco desbloqueado na função só de crédito e dinheiro vivo (Euros trocados no Brasil ou reais quando vou à Santiago ou Buenos Aires). Mesmo sabendo dos riscos que corro com dinheiro vivo na mão, o que eu faço é o que geralmente faço no Brasil: espalho $ por todo o corpo. Já aconteceu em Santiago de passarem a mão na minha bolsa no metrô e por sorte, não ter nada lá, somente recibos de comprinhas que fiz. Independente de ser Europa ou não, ando como se fosse no Brasil, olhando pra todos os lados e suspeitando de qualquer um, mas claro, sem paranoia ou perder o passeio por medo de me roubarem, ainda mais eu que só viajo sozinha. Sempre acho que VTM vai dar pau e o cartão não será desbloqueado (como aconteceu na Argentina) e por incrível que pareça, me sinto mais confortável em já estar com dinheiro vivo do que com dinheiro ‘eletrônico’.

Olá. Queria saber se o cartão que tenho aqui no Brasil (ourocard visa), após habilitado para uso no exterior, pode ser usado para saque também em terminais de auto-atendimento na europa? obrigada

    Olá, Renata! Sim, pode usar em praticamente todo caixa eletrônico. Há países, no entanto, em que os cartões Visa só fazem saques na função conta corrente em uma rede específica; se não funcionar num banco, tente noutro até descobrir a rede em que funciona.

Olá. Fiz uma viagem agora em abril/maio por diversos países que usam euro e outras moedas. Solicitei o desbloqueio do meu cartão em função débito e crédito. No banco me avisaram que não poderia sacar, apenas fazer compras em uma das duas funções. A função débito não funcionou do início ao fim da viagem. Pensei que seria bom levar reais para trocar nos países em que fui, mas na Russia não trocam, exceto em Moscou em um único lugar e no câmbio negro, onde perdi um monte. Na Espanha creio que só trocam em Madri onde não estive. Em várias cidades da Espanha não fazem câmbio com moeda brasileira, nem em bancos ( banco da Espanha, Santander, BBV, etc.), portanto tive de me safar com cartão de crédito e alguns dólares que levei.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.