Chegando em Los Roques: no teco-teco

A caminho de Los Roques

De Caracas a Los Roques você leva entre 30 e 45 minutos, de acordo com o tamanho do seu teco-teco. A Aerotuy tem o maior avião da rota. Eu viajei num aviãozinho de 14 lugares da Chapi Air. É fácil encontrar o balcão: é o único do terminal doméstico que… não tem logotipo!!!

Atenção para o limite de peso: tudo o que exceder 10 kg (incluindo bagagagem de mão!) paga 4 bolívares de excesso por quilo. Mais bolívares que você precisa ter na mão.

No balcão da Chapi Air

Eu vim direto do hotel, de táxi; mas caso você desembarque no terminal internacional e tenha uma conexão no mesmo dia no terminal doméstico, não saia pelo saguão! Siga a placa “PASILLO”, que leva ao aeroporto doméstico por dentro do edifício. Se você sair vai ter que trocar de aeroporto por fora, pela rua, e ser alvo de todo tipo de assédio.

Taxa de embarque doméstico, Venezuela

Antes de embarcar é preciso pagar a taxa de embarque, atualmente em 38 bolívares (pouco menos de 10 dólares na taxa oficial, pouco mais de 5 dólares no câmbio negro). Dólares não são aceitos.

O teco-teco

Tá vendo a porta aberta na frente? Suba por ali para sentar atrás dos pilotos.

O GPS, faltando 30 minutos para chegar

A viagem no teco-teco deste porte leva 45 minutos. Durante meia hora é só mar e mar, daquele azul-marinho que você já conhece, então não tem muita graça.

Pondo as notícias em dia no vôo

O co-piloto sabe disso e já traz o jornal de casa… (foto: Renato Carone)

Los Roques: adentrando o arquipélago

Daí quando faltam 10 minutos para chegar (ali da nossa posição dava pra ver o GPS) aparece uma barreira de coral e daí tudo muda: você sobrevoa uma obra de arte abstrata. Ou um papel de presente líquido. Ou uma matriz de estampa de gravata. Lo que sea: é lindão.

Parque nacional marinho de Los Roques

Parque nacional marinho de Los Roques

Chegando a Los Roques

Olha eu aí! (foto: Renato Carone)

Eu no teco-teco pra Los Roques

Desembarcamos no aeroportico de Gran Roque. Tem que pagar a taxa, mas a fila é bem menor do que a de Noronha. Ah, sim: 152 bolívares, preços de junho de 2011. Não aceitam dólares.

A esteira de bagagem...

Chegada a Los Roques

Taxa de entrada em Los Roques

A comissão de recepção ao arquipélago estava meio sonolenta.

Pelicanos em Los Roques

Opa, acordou!

Pelicano em Los roques
Eram dez e pouco da manhã. Antes do meio-dia eu estaria na Praia da Bóia. No próximo post.

O Viaje na Viagem foi a Los Roques com a Turnet.

Leia também:

Chegando em Caracas

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

103 comentários

É perfeito, e Madrisquí, ali tão perto de Gran Roque e é maravilhosa. Eu fui até Cayo de Água, é linda sim, mas confesso que fiquei bem mais a vontade em Madrisquí(e de lá fui andando até Cayo Pirata, só descobri que aquela outra parte era Cayo Pirata quando cheguei aqui em SP).No primeiro dia fui em Francisquí, fiquei num cantinho bom, mas era fds e como todos dizem estava cheia. Tem a piscina natural que é muito bonita, mas acho que se eu tivesse ido no primeiro dia a Madrisquí não ia querer mais sair de lá.
No segundo dia fui a Krasquí, também amei, é uma praia grande, dei sorte de chegar cedo e ficar embaixo de uma árvore ao lado de um restaurante. Chega uma hora que o guarda-sol não dá conta de tanto sol. =)
Fui também a Noronsquí, que tem uma parte boa para fazer snorkeling, mas achei a praia pequena, não gostei tanto, pior que fui lá 2 vezes, porque no passeio de Palafito(não fizemos Boca de Cote) e Rabusquí, não pudemos ficar em Pelona de Rabusquí porque a brisa estava forte, então nos deixaram em Noronsquí.
Não sei se isso é de época, mas por duas vezes nos passeios que era pra ter conhecido Espenquí, disseram que não dava porque a brisa estava muito forte.
Acabei não conhecendo nem Sarquí e nem Espenquí. Uns italianos da 2a pousada que fiquei disseram ter visto muitas tartarugas em Sarquí. Nós não vimos nenhuma, só na volta de Noronsquí vimos por cima da água, mas o pessoal que viu em Sarquí viu embaixo d’água.
Tive a oportunidade de ficar em Noronsquí de abajo(acho), que não tinha ninguém ninguém ninguém, a areia era beeeem branquinha, mas o mar ali parecia mais forte do que a outra Noronsquí(a que tem uma casinha), mas acabei optando pela da casinha.
Bueno, tenho que voltar lá para conhecer Sarquí e Espenquí! E ir muitas vezes a Madrisquí e Krasquí.
No dia que fui a Krasquí me empolguei tanto na água(e no pior horário), que a tarde tive uma dor de cabeça tremenda, mal conseguia andar no sol, no meio da caminhada para fazer snorkeling na ponta esquerda foi dando uma moleza, que parei num restaurante com caminhas e por ali fiquei só admirando a praia.
Gente, o sol neste lugar judia. Haja protetor solar, no último dia eu andei de camisetinha e deveria ter feito isso nos outros dias também, acho que tive uma alergia ao sol, meu ombro ficou todo empipocado e a camisetinha é uma boa opção na hora de andar pela praia: https://www.flickr.com/photos/drixperson/6120261045/
Ainda mais se for uma pessoa que gosta de fotografar, eu realmente não me contentava em ficar embaixo do guarda-sol, ou estava fotografando ou estava na água me refrescando.
Foram 7 dias incríveis! Por mim teria ficado mais.
A verdade é que foi tudo resolvido em cima da hora, não deu tempo de pesquisar muito, em relação a valores e também não tinha vaga em muitas pousadas. Enfim… A próxima viagem a este lugar será melhor planejada para ficar pelo menos uns 15 dias. =)
Agora tenho a sensação de que a maioria das praias vai ficar sem graça depois de ter conhecido estas. E agora fico atrás de outros destinos assim, mas a maioria são muito longe, espero que este paraíso seja preservado assim por muito tempo, pois espero encontrá-lo exatamente do mesmo jeito.

Oi pessoal! estive em LR em novembro do ano passado e fiquei na Pousada La Cigala. A Liana (dona da pousada) reservou as passagens do teco-teco (Chapi)para mim por e-mail e chegando lá acertei tudo com ela. Engraçado que quando cheguei no aeroporto em Caracas fui procurar o balcão da Chapi para confirmar a reserva. Após andar do início ao fim do aeroporto umas três vezes consegui encontrar uma portinha sem qualquer identificação e a funcionária confirmou meu nome na lista de passageiros (uma folha de caderno escrita a lápis…rsrsrs). Imagina o susto!! No embarque não pude pagar pela bagagem extra e tive que deixar uma mala na “salinha” em confiança aos funcionários (dois, só tem dois!!) da Chapi. Garantia? A foto que tirei deles….:-)…O melhor do vôo (no teco-teco que voei cabiam oito pessoas contando com o piloto…ah! não tinha copiloto) foi a hora que o piloto abriu uma janelinha por causa do calor que fazia dentro do aviãozinho e colocou o bração pra fora (isso na decolagem e no pouso). Parecia que tava dirigindo uma kombi voadora…kkk…mas de resto, o lugar é lindo e vale super a pena…não deixem de conhecer Cayo D’água, na minha opinião a praia mais linda de todas…Abs e não desistam pelo teco-teco. No mínimo terão história para contar pro resto da vida..rsrs… Fran.

    Fran, quanto era o valor pelo excesso de bagagem? Faltou dinheiro trocado? Pergunto isso pra saber se existe alguma outra situação que impeça de levar a bagagem extra…

    Ri muito do “Parecia que tava dirigindo uma kombi voadora”. Risos nervosos, já que só de imaginar a cena sinto calafrio. Preciso me encher de coragem pra pegar esse teco-teco. E se um dia isso acontecer acho até que perco o medo de voar!
    O GPS lembra o rádio toca-fitas dos carros de antigamente (antigamente = anos 80, quando eu era criança). =D

Medo desse teco-teco. O co-piloto lendo jornal foi demais! 🙂
Mas vendo a paisagem, dá até para esquecer a apreensão de voar.

Não sei por que chamam a Bóia. Tá tudo uma beleza. Nenhuma pergunta, todos 100% convictos de que o paraíso é ali. Apenas a Val e eu vamos admirá-lo de bemmmm longe.

Val, também fico apenas com as fotos. Não ando niso nem de graça, ainda mais depois da observação da CarolBSB. É uma pena. Sinto por nós. Acho uma ignorância, mas tenho tanto medo.

Fui pra Los Roques exatamente nesse teco-teco, YV1416!!! Parece que deram um banho de loja, ele tá pintadinho… Quando voei nele, até goteira tinha! 😀

Lugarzinho bonito hein ! Pena que é tão difíci de chegar…

Ou será que é tão bonito exatamente por ser difícil de chegar? 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito