Como alugar apartamentos de temporada no exterior (Parte 2)

Conselhos úteis:

lisboa1

Entenda a cidade

Para ter sucesso em sua busca, é preciso pesquisar antes sobre a cidade para onde vai viajar. Uma eventual má localização acaba comprometendo todos os pontos positivos que um apartamento possa ter. Jogue o endereço do apartamento no Google Maps (mesmo que o site não forneça o número exato do prédio) e confira a distância do centro e do metrô. Veja se a linha é interessante no site UrbanRail, que traz todos os metrôs do mundo.

Quanto mais tempo, mais barato

Em muitas agências, a diária fica mais em conta a partir de sete dias de permanência – e cai ainda mais se você ficar 14 ou 28 noites. Isso acontece porque a taxa de intermediação das imobiliárias costuma ter um teto, barateando as permanências longas.

Quer economizar ainda mais?

Durma na sala. A economia mais dramática em comparação a hotéis acontece quando você viaja em grupo e aluga um apartamento com sofá-cama na sala. Leve em conta, porém, as conseqüências de dividir um pequeno banheiro entre muitos ocupantes.

Internet é mais importante do que TV

amsterda3

Prefira apartamentos com banda larga instalada; eles são cada vez mais comuns. Leve um laptop e você vai poder conferir todos os seus trajetos, comprar ingressos e passagens, reservar horários de visita em museus, checar a meteorologia e falar pelo Skype com o pessoal que ficou no Brasil.

Pegadinhas da chegada

barcelona3

O momento mais delicado de toda a operação é a chegada. Hotéis sempre têm recepção, sofá, lugar para guardar as malas; já a sala de espera de um apartamento de aluguel é a calçada ao relento. O check-in se torna, forçosamente, um encontro com hora marcada. Como aviões (e até trens) atrasam, normalmente combina-se que o inquilino ligue para o proprietário ou agente assim que tiver chegado e desembaraçado sua bagagem. Para isso você vai precisar levar seu celular ou comprar um cartão telefônico ao chegar – e se entender numa língua estrangeira ao telefone (fique tranqüilo: seu interlocutor está acostumado). Se você pretende usar transporte público para chegar ao apartamento, peça por email instruções detalhadas de percurso – por exemplo: não basta saber em que estação descer; é preciso saber qual saída da estação tomar.

Viva o slow travel

novayork5

Alugar apartamento diminui naturalmente o ritmo da sua viagem. A primeira tarde é perdida no reconhecimento do terreno: é preciso entender os eletrodomésticos e sair às compras para estocar a geladeira e o armário. Você vai ficar em casa muito mais tempo do que ficaria num hotel – caprichando no café, fazendo uma ou outra refeição, ou ainda esperando a chuva passar.

Aproveite: esta é a oportunidade que você tem de escapulir da overdose de museus e monumentos e lugares recomendados (pela mídia, pelos amigos) que atormenta nossas viagens. Todo apartamento de aluguel vem com um anexo fascinante e desconhecido: um bairro. Familiarizar-se com as redondezas é tão interessante quanto destrinchar um museu.

Lembra como quase todos os restaurantes e cafés próximos a hotéis parecem artificiais e turísticos? Pois todos os restaurantes e cafés próximos a seu apartamento vão parecer autênticos. É provável que você desista de fazer incursões gastronômicas complicadas, quando pode resolver tudo perto de casa.

Ficando mais tempo numa mesma base, você pode fazer passes vantajosos de transporte público. Pode espalhar as visitas a museus e monumentos ao longo da estada – ou concentrar as obrigações em poucos dias, tirando os outros para apenas flanar. Quer mudar de ares? Pegue um trem e passe um dia numa cidade próxima, sem carregar malas nem perder tempo achando hotel.

Pegadinhas da saída

londres4

Não programe a sua partida para muito cedo – algumas agências se recusam a mandar inspetores antes das 8 da manhã, e você vai ter dificuldade de reaver sua caução. Veja no seu contrato se a luz e o telefone são cobrados à parte; se forem, você vai precisar ter dinheiro trocado para acertar a conta. Se o seu trem ou avião só partir tarde da noite, informe-se antes onde pode deixar as malas; são raríssimas as agências que se oferecem para guardar malas até mais tarde.

Você vai sentir saudades de hotel quando…
– Chegar à porta do prédio e a pessoa encarregada de trazer as chaves atrasar
– Subir três andares de escadas com malas
– Precisar lavar a louça do café
– Descobrir que a toalha não secou desde o último banho
– Sujar o chão da cozinha
– Chegar de um dia na rua e encontrar a cama desarrumada

Você não vai sentir saudades de hotel quando…
– Encher a geladeira e a despensa com frutas finas, queijos e vinhos a preço de supermercado
– Não precisar colocar “Do not disturb” na porta
– Ficar lendo na sua sala numa manhã gelada e chuvosa
– Brincar de chef com ingredientes de primeiro mundo
– Chamar uma pizza tarde da noite
– Tiver um pátio, um terraço ou uma varanda sem pagar uma fortuna por isso

Leia mais:


madri31

65 comentários

Ricardo, essa dica nos foi utilíssima para uma viagem que fizemos à BCN. Segui sua dica, e utilizei o site frienlyrentals, que é super organizado e profissional. Ficamos num apto proximo às Ramblas, mega fofo, novinho. Amamos. Obrigada pelas valiosas dicas sempre. Sou leitora assidua das suas aventuras!

Putz então dei azar Sylvia…meu porteiro nem olhava pra mim…o mais antípático de todos!!!
Mas em Londres, no apartamento que fiquei (aliás tinha esquecido desse…tão bom…) o porteiro era português e uma simpatia só.

    Olá Carla!

    Estou procurando apartamento para alugar em Londres, por um mês.

    Gostaria muito das dicas desse ap que você ficou.

    Beijos,
    Candice.

    CarlaZ,
    Por favor, me passa esse apê de Londres, por favor.
    Muito obrigada!
    Carolina

CarlaZ , em BsAs não tem esse problema de não ter quem chamar ..
os porteiros são todos nordestinos , moram no rio e fazem tudo
( ou sabem quem faz) 😳
Eu alugo porteiro direto !! 😆

Todos os contratos que conheço falam que o pae tem que ser entregue exatamente como foi recebido _ limpo_ .
Eu adoooro estas dicas praticas e pegadinhas 😳
E aqui vai mais uma : depois que encontrar o ape que deseja , procure em outros sites ( usando o endereço ou o nome da rua quando aparece o google maps ) . Em Bcn e BsAs encontrei ape em torno de 20% mais barato em um site diferente do que eu estava comprando .

Seguindo as dicas daqui aluguei apartamento em Buenos Aires e foi uma excelente escolha, não apenas pelo preço, mas por essas liberdades que temos. Essas vantagens/desvantagens estão ótimas.
O meu medo era que o chuveiro quebrasse e não ter quem chamar…

Estou de acordo com você sobre as vantagens e inconvenientes do hotel e/ou alugar um apartamento.

(é uma perturbação chegar ao apartamento e encontrar a cama desarrumada ou encontrar a toalha molhada, mas o apartamento dá mais liberdade de movimento)
Um saludo

Como é que é o esquema em termos de louça suja (e outros “itens” similares) na saída?

    Alexandre, nunca perguntei. A gente normalmente deixava tudo limpinho. Mas acredito que a louça suja final possa fazer parte da faxina a cargo da imobiliária…

    Riq
    Um amigo me informou que foi descontada uma taxa extra para limpeza da cozinha, quando ele discutiu e que viu que havia um iten esclarecendo isto….
    Já alugamos em Roma, Veneza,Bruxelas, Nice, NANCY e agora iremos para Madrid, Lisboa, Barcelona.