Como você armazena as fotos da sua viagem?

ISla Saona

Antes era fácil: alguns dias depois de chegar de viagem, era só levar uns dois ou três rolos de filme de 36 poses para revelar, buscar no dia seguinte e arrumar nos álbuns que a própria loja fornecia. Hoje, qualquer fim de semana na serra rende um sem-número de arquivos. Tiramos foto com câmera digital, com celular, com tablet. Algumas publicamos online instantaneamente, outras vamos deixando no equipamento enquanto o cartão de memória tem espaço, até que alguma fatalidade nos faça lembrar da importância do bendito backup. Quem já teve equipamento roubado, ou passou pelo sufoco de quase perder um HD, sabe muito bem do que estou falando!

Foi um desses sustos que me fez cuidar melhor dos meus arquivos. Agora tenho conta no Google Drive (embora ache que o serviço poderia ser melhor), subi algumas imagens para o Flickr e  guardei tudo que tenho em um HD externo. Descarrego o cartão de memória da câmera sempre na primeira oportunidade, mas ainda preciso criar o mesmo hábito com as fotos do iPhone. Mesmo cumprindo toda essa rotina, sou da velha guarda e acredito que imprimir ainda seja a forma mais segura de guardar o que houver de mais importante.

Queremos saber: como você organiza as fotos da sua viagem? Usa algum serviço de armazenamento? Publica álbuns online? Mantém o hábito de imprimir?

Aos comentários!

Leia também:

Apps para viagem: o que tem na sua telinha?

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


78 comentários

Apesar de mais confiáveis que antigamente os HDs contém peças móveis e também são sensíveis a um pico na voltagem/corrente de energia elétrica, que podem causar sua queima.
Apesar de ocuparem um pouco mais de espaço, tenho mantido cópias em DVD das fotos. Perdi HDs internos e externos em quantidade suficiente para aprender essa lição.

Gosto muito de fotografar, e atualmente descarrego em Pen Drive, é muito prático, não ocupa espaço e seguro.
Havia feito um curso de fotografia e o professor falou que pode acontecer em sumir suas fotos no momento de passar pelo Raio X na hora do embarque, então tem que tomar certos cuidados no armazenamento das fotos. E também o professor recomendou comprar um leitor de cartão de memória para descarregar as fotos em qualquer lugar que estiver.

Salvo as fotos no netbook durante a viagem, mas sem apagar do cartão. Quando chego em casa, passo pro computador e pra 2 hds externos que ficam em 2 casas diferentes: se pegar fogo em uma… Ok, sou paranóica, admito!

Riq,
Eu esvazio o cartão de memória da câmera toda vez que a uso no fim do dia. Sem falhar nunca.
Eu passo as fotos pro PC ou Notebook (quando estou viajando), depois publico no picasaweb/google+ ou facebook.
Além disso, gravo tudo em dvd (costumo me embananar e ter o mesmo álbum em mais de um, mas vou melhorar isso e fazer um dvd para cada álbum).
Sou mega estressada, morro de medo de perder tudo como já aconteceu em um HD que deu pau.

Eu resolvi o problema das fotos do iPhone com o Dropbox. Ele faz o upload das fotos do celular direto para as nuvens.

Quem viaja comigo me acha louco, pois nunca durmo antes de jogar todas as fotos num HD externo por mais cansado que eu esteja. Sou desses que tem uma pastinha para cada lugar que visito e para cada dia de viagem. Recentemente, perdi um cartão de memória e fiquei tranquilim, pois já havia jogado no netbook e no hd.
Costumo também revelar as melhores fotos e colocar num álbum.
ab

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.