Como escolher sua pousada em Los Roques

Pousada Natura Viva, Los Roques

Estive duas vezes em Los Roques. A primeira foi em 2003 — quando os únicos brazucas que já tinham ouvido falar no arquipélago eram mergulhadores. (Foi quando tirei a foto da bóia que veio a ser o símbolo da nossa seita.) A segunda vez foi em junho deste ano.

Em termos de ocupação da ilha, não senti grandes mudanças, não. A cidadezinha de Gran Roque não cresceu (até porque não tem pra onde crescer). As construções continuam baixas (o solo não agüentaria prédios) e o visual permanece o mesmo.

O sistema das pousadas — como já vinha sendo atestado por todos os que comentavam sobre o lugar — continua aquele que conheci em 2003. A maioria das pousadas inclui na diária o café da manhã, o jantar e um traslado por dia, de lancha rápida, a uma ilhota próxima (Francisquí, Madrizquí ou Crasquí), com um almoço-piquenique acondicionado numa geladeirinha (e serviço de montagem e desmontagem de guarda-sol).

Uma coisa, porém, mudou: a ilha já tem eletricidade suficiente para que as pousadas ofereçam ar condicionado e banho quente. Isso já faz bastante diferença.

–> Não é barato

Para ir a Los Roques você tem que entrar naquele pique de Noronha. Precisa saber que vai pagar caro por acomodações simples. Com a alta do dólar, Los Roques vai parecer até mais caro do que Noronha. Mas leve em conta que as diárias são quase-all-inclusive; seus únicos gastos extras serão com bebidas e eventuais passeios fora das ilhas próximas (recomendo muito Cayo de Agua).

Em termos de infra-estrutura, eu diria que Noronha, a partir do pelotão intermediário, oferece mais conforto e mais espaço do que as pousadas intermediárias (e mesmo as tops) de Los Roques. E nenhuma pousada em Los Roques, nem mesmo a mais cara, sequer chega perto do luxo das pousadas top de Noronha. Em compensação, as pousadas de Los Roques são, no geral, bem mais charmosinhas — certamente por causa da “colonização” italiana (foram os italianos que descobriram o lugar para o turismo internacional). Outro detalhe pró-Los Roques: a comida também é melhor do que em Noronha.

–> Três categorias

As pousadas em Los Roques podem ser classificadas em três níveis. As hiperbasiquinhas são em conta (tipo 100 dólares o casal) e só oferecem café da manhã. Só vá nessas imbuído de espírito mochileiro. Você vai ter que contratar todos os passeios à parte e levar Cheetos para as ilhotas.

A categoria intermediária é de pousadas que cobram em torno de 230 dólares a diária por casal com pensão completa e um traslado diário a uma ilhota. Essas vão oferecer acomodações básicas mas com algum charme e boa comida.

A categoria top cobra em torno de 400 dólares a diária por casal com pensão completa e um traslado diário a uma ilhota. Os quartos tendem a ser mais espaçosos e bem decorados, e as refeições serão superiores.

Vale cacifar as mais caras? Se você pode, vale. Mas se a diferença de preço entre as intermediárias e as top inviabilizar a sua viagem, então fique numa intermediária sem receio (mas tendo como parâmetro uma pousada básica em Morro de São Paulo, não uma pousada de luxo em Jericoacoara).

–> Minha experiência

Em 2003 fiquei na La Cigala, que na época tinha quartos espartanos. Mas achei a pousada simpática e a comida ótima. Não consegui visitar a pousada desta vez, mas dando uma espiada por fora achei que estava mais bonita. O feedback dos leitores é bom.

Agora em 2011 fui de carona com o Renato Carone da Turnet, que estava terminando de montar sua (interessantíssima) operação de Los Roques.

A estada foi dividida entre duas pousadas, a Acquamarina (uma “intermediária”) e a Natura Viva (uma “top”).

Pousada Acquamarina, Los Roques

Acquamarina, Los RoquesAcquamarina, Los RoquesPousada Acquamarina, Los Roques

Achei as áeras sociais da Acquamarina mais bacanas do que o meu quarto, que era um pouco acanhado e lembrava pousadas simples do Nordeste. Mas é a relativa simplicidade das instalações que permite que a pousada cobre menos do que as do nível superior. Uma vantagem da Acquamarina é que o proprietário é também dono da ChapiAir, a mais ponta-firme das cias. aéreas que fazem a ligação  entre o arquipélago e o continente. Já fica tudo em casa.

Natura Viva, Los roques

Vista da Natura Viva

Natura Viva, Los RoquesNatura Viva, Los Roques

Maior pousada da ilha, a Natura Viva foi construída (naquele 2003 em que estive lá), e não adaptada a partir de casas existentes. É confortável, mas um tiquinho desalmada. A vista do seu terraço, no entanto, é um arraso.

Pousada Acuarela, Los Roques

Pousada Acuarela, Los Roques

Pousada Acuarela, Los RoquesPousada Acuarela, Los Roques

Consegui visitar apenas uma única outra pousada (o tempo era curto, e foi dedicado a fazer todos os passeios). Pois esta pousada eu cacifaria sem pestanejar: a Acuarela. Não chega a ser luxuosa, mas tem charme de sobra. O dono é pintor e expõe seus quadros nas paredes. O chef é excelente.

–> Em resumo

– Não recomendo ficar nas pousadas mais econômicas (até 100 dólares por casal, só com café); o barato pode sair caro

– Se você vai numa intermediária (230 dólares por casal, pensão completa com passeio), tenha em mente que o charme será maior do que o conforto, sobretudo do quarto;

– Caso você possa cacifar uma pousada top (400 dóalres por casal, pensão completa com passeio), tente um lugar nas pousadas de autor, como a Acuarela, a Piano y Papaya ou a Malibu.

Leia também:

Pousadas em Los Roques: os relatos dos leitores

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

44 comentários

Boa tarde Bóia!
Estou indo pra Los Roques com minha mulher de 23 a 30 de junho pela COPA para não precisar dormir em Caracas. Após pesquisar algumas pousadas a Acquamarine é que esta com um pacote mais barato e ainda incluindo cerveja. Vc que ja esteve nela, recomendaria?
Abraços.

Bóia,olá!
Pesquisando sobre onde ficar em Los Roques, já havia feito contato com a Piano y Papaya (que me respondeu minuciosamente)antes de ler no Vnv sua recomendação. Só que agora essa Pousada não faz mais o sistema pensão completa, apenas o B&B por U$135/dia (acima de 5 diárias). Alega que há vários restaurantes na “cidade” (inclusive nas ilhas mais próximas), que os passeios podem ser comprados diretamente com os barqueiros com preços que variam de U$6 a U$30 (os mais distantes não estavam incluídos mesmo!) e que o picnic eles podem fornecer por U$15 (cava incluída). Ou seja: estão vendendo maior liberdade para o turista. Fazendo uma “conta de padaria” cheguei a uma diária média de U$250, dos quais uns U$1.000 terei que levar em espécie para bancar as despesas não incluídas. É bom negócio ou não vale o risco? Obrigada e abraço.

    Olá, Teresa! O único problema logístico desta operação seriam os lanches, que precisariam ser providenciados (nas ilhas onde não haja bares). A liberdade pode ser uma boa coisa sim, porque permite que você jante nas boas pousadas.

Paulo,
eu fechei com a Avila Tour e deu tudo certo! Tb fui pra Caracas com milhas e dormi lá com hotel indicado tb pela agência. Com traslado seguro q inclusive trocou $100 pra mim com boa cotação.Fiquei na Lagunita q tb faz o mesmo estilo da Guaripete só q um pouco mais barata e o vôo com a Chapi air – primeiro horário.
O funcionario Erik foi muito atencioso e nos deu várias dicas tb.
Vai tranquilo e curta o PARAÍSO!!!!!!!
Em Los Roques troquei dolar na pousada, mas pouco pois como é pensão completa nem precisamos d $$$. Apenas pra mergulhar, q indico o Jesus e pra dançar e beber na casa d salsa.
Boa viagem!!!

    Luciana,

    Obrigado pelo feedback,mas vou acabar fechando com outra agência, pois a Avila Tur passou um preço meio salgado.

Aconselho fechar o voo para Los Roques e o pernoite em Caracas com a pousada em que você for ficar em Los Roques.

    Concordo com a Clarissa. Acabei de voltar de Los Roques. Fiquei na Guaripete (excelente!) e eles me indicaram a Roquemar para fechar tudo.

Após conseguir o voo para Caracas com milhagem, estou na briga para fechar a parte terrestre + voo para Los Roques. Vi alguns comentários sobre a agência Avila Tur. Alguém aqui conhece e sabe se é confiável?
P.S.: Bóia, se vc não tiver informações, coloque no perguntódromo, por favor.

    Olá, Paulo Cesar! Posso até colocar, mas para esse tipo de pergunta normalmente não volta resposta. Para verificar a reputação de empresas na internet, a melhor maneira ainda é jogar o nome da empresa junto com palavras como problemas, quejas, etc.

    Eu comprei o voo pra los roques, ha dois anos, com eles para nao precisar dormir em caracas. Acabei pagando mais caro, mas foi chegar em caracas e partir pra los roques. Nao tive problemas.

Oi Ricardo, estou na dúvida entre as pousadas La Cigala e Acquamarina. Já li os relatos dos leitores deste blog, li também sobre suas experiências nas duas hospedagens, mas ainda estou na dúvida. Alguma outra dica? Tanto faz uma ou outra?

    Olá, Carol! Aqui quem responde é A Bóia.

    O Ricardo Freire esteve nas duas pousadas com 8 anos de diferença. Pelas entrelinhas você percebe que ele imagina que a Cigala seja mais charmosa, mas não pode dar certeza porque não se hospedou nem esteve na Cigala desta vez.

    Escolher uma pousada não é científico. Ninguém pode decidir por você. Siga a sua intuição.

Comecei a reservar passagens e pousadas/hoteis, hoje. Infelizmente nao vou ter muito tempo disponivel, mas em fevereiro realizarei este sonho! 😀

Porem, como é dificil o contato com as pousadas em Los Roques, nao? As respostas vem a conta gotas, pergunto 3 coisas importantes, tenho uma resposta, pergunto 4, tenho uma. Acredito que o Huguinho deve ter imposto uma quota de respostas (uma) por email…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito