Noronha: as pousadas top

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pousada Solar dos Ventos, Noronha

Tudo começou em 2003, quando a administração de Noronha permitiu que ilhéus se associassem a empresários do continente para montar pousadas de luxo. Moradores que tinham a sorte ou o privilégio de ocupar bons espaços na ilha puderam aprovar projetos. A janela de oportunidade durou pouco mais de dois anos, que foram o suficiente para a transformação da pousada Zé Maria e a abertura de quatro pousadas de luxo (Maravilha, Teju Açu, Solar de Loronha e Pousada do Vale). A pousada Solar dos Ventos já era diferenciada antes da abertura e reciclou-se para acompanhar o novo patamar. Depois de um longo hiato sem novidades, 2010 viu duas novas pousadas da categoria top abrirem:  o Beijupirá Lodge e a Triboju.

O assunto até hoje desperta muita celeuma; muita gente acha que não há lugar para luxo em Noronha, e que os preços são arqui-absurdos. Eu discordo. A instalação dessas pousadas fez com que a ilha acordasse para questões de bom-gosto e charme. É bom lembrar que Noronha não é uma antiga colônia de pescadores que se tornou lugar turistico; Noronha é uma antiga colônia militar que se tornou lugar turístico. A existência de lugares como a Maravilha e a Teju Açu fez com que pousadinhas entrassem na onda e aparecessem restaurantes transados -- que podem ser freqüentados por hóspedes de qualquer pousada. Quanto aos preços -- bem, tudo em Noronha custa o dobro do continente. Comparados aos preços das diárias das pousadas mais caras do pelotão intermediário, não acho tão absurdo não... eekops:


Visualizar Pousadas top de Fernando de Noronha em um mapa maior

Veja como é cada uma delas, em ordem geográfica, da Vila dos Remédios ao Sueste:

Pousada do Vale

Pousada do Vale, Fernando de Noronha

Como eu já tinha dito no post do pelotão intermediário, é uma uma pousada híbrida: os apartamentos que ficam na sede são convencionais; o luxo está em três bangalôs independentes, postados ao lado.

São bangalôs duplex, com salinha embaixo e quarto em cima. A varanda dá para o bosque.

Pousada do Vale, Fernando de NoronhaPousada do Vale, Fernando de Noronha

Julgo que a vantagem da Pousada do Vale é a localização: a cinco minutos de caminhada da Vila dos Remédios. Fica superfactível de se hospedar sem alugar bugue, indo de ônibus ou táxi para as praias. A pousada não tem piscina.

Pousada do Vale, Fernando de NoronhaPousada do Vale, Fernando de NoronhaPousada do Vale, Fernando de Noronha

Confira preços aqui.

Triboju

Triboju, Fernando de Noronha

A mais nova pousada de luxo da ilha é resultado da associação entre duas figuras pop: Ju Medeiros, o cantor oficial de Noronha, e Durval Lelys, o baiano dono da marca Asa de Águia.

Ainda não estive na ilha depois da sua inauguração. Apenas dei uma xeretada quando estava ficando pronta: os apartamentos aproveitam a vista para o mar (rara em Noronha), enquanto a piscina fica no centro do terreno.

Está localizada num cantinho calmo da Floresta Velha, próximo à Vila dos Remédios mas sem comunicação direta.

Confira preços aqui.

Beijupirá Lodge

Beijupirá Lodge

O endereço da grife Beijupirá na ilha entra neste grupo mais pelo charme e pela qualidade da hotelaria do que propriamente pelas instalações.

Por enquanto ocupa apenas a sede de uma pousada que já existia (a Nativa) e foi totalmente repaginada; alguns quartos ganharam hidromassagem. (Ainda não visitei depois de pronta, por isso não tenho outras fotos.) A pousada não tem piscina.

Do projeto, porém, constam superbangalôs que devem ser construídos no amplo terreno da pousada, com vista para o mar (veja a vista no site). Enquanto não ficam prontos, oferece os preços mais em conta da categoria.

A pousada é vizinha de frente da Triboju, num cantinho sem saída da Floresta Velha.

Confira preços aqui.

Solar de Loronha

Solar de Loronha, Fernando de Noronha

Abriu em 2004, disposta a oferecer os bangalôs mais confortáveis da ilha.

Pousada Solar de Loronha, Fernando de NoronhaPousada Solar de Loronha, Fernando de Noronha

Enfileirados no alto da colina, os bangalôs têm o Morro do Pico ao fundo. A piscina fica mais para cima, na entrada.

Pousada Solar de Loronha, Fernando de NoronhaSolar de Loronha, Fernando de NoronhaPousada Solar de Loronha, Fernando de Noronha

Serve-se o café da manhã no quarto. E, desde estas fotos (que são de 2004!), o terreno virou um belo jardim.

Fica na Floresta Velha, bem em frente à saída para a BR.

Confira preços aqui.

Pousada Zé Maria

Pousada Zé Maria, Fernando de Noronha

É o maior ícone das transformações em Noronha no quesito hospedagem. Zé Maria sempre foi uma pousada top -- pela localização, ao pé do Morro do Pico (quando não havia outras pousadas por ali) e pelo fato do Zé Maria ser ele próprio uma das maiores atrações da ilha. Mas era uma pousada muito simples; o frigobar, por exemplo, ficava na sala (e o hóspede anotava o consumo, no sistema honor bar).

Pousada Zé Maria, Fernando de NoronhaPousada Zé Maria, Fernando de Noronha

Hoje a Pousada Zé Maria tem confortáveis bangalôs sobre palafitas; os superluxo têm hidromassagem na varanda. Ficou tão famosa, que entra ano, sai ano, leva o prêmio de Melhor Pousada na eleição dos leitores da revista Viagem & Turismo.

Às quartas e sábados, quando promove uma noite de bufê (chamada Festival), o restaurante da pousada vira o centro social da ilha.

Existe uma reserva de quatro apartamentos mais simples, que são vendidos a precos equivalentes às pousadas mais caras do pelotão intermediário.

Pousada Zé Maria, Fernando de NoronhaPousada Zé Maria, Fernando de NoronhaPousada Zé Maria, Fernando de Noronha

Fica na extremidade sul da Floresta Velha, perto do acesso para a BR.

Confira preços aqui.

Teju-açu

Pousada Teju Açu, Fernando de Noronha

Na minha opinião, esta é a pousada que oferece a melhor relação custo x charme da ilha. Desde a abertura, em 2005, a pousada teve grande preocupação com serviço.

É uma pousada compacta, que aproveitou com inteligência seu terreno -- que fica no meio do mato, na estrada da Alamoa, um caminho de terra que sai da BR e alcança morro abaixo a Praia da Conceição (não-fumantes podem ir a pé à praia).

Pousada Teju Açu, Fernando de NoronhaPousada Teju Açu, Fernando de Noronha

Cada bangalô de dois andares tem dois apartamentos: o do segundo andar tem vista para a piscina, enquanto o térreo sempre tem vista para a mata (ótima solução para manter a privacidade).

Pousada Teju Açu, Fernando de NoronhaPousada Teju Açu, Fernando de NoronhaPousada Teju Açu, Fernando de Noronha

Entre os troféus internacionais da pousada estão uma temporada de Penélope Cruz e Javier Bardem no apartamento 10 e a inclusão -- agorinha há pouco -- na lista dos hotéis com caráter autenticamente brasileiro recomendados pela National Geographic americana.

Confira preços aqui.

Solar dos Ventos

Solar dos Ventos, Fernando de Noronha

Foi a primeira pousada confortável de Noronha. No final da década de 90, era a única que alugava chalezinhos independentes. Some-se a isso a localização privilegiadérrima, com a Baía do Sueste escancarada à sua frente, e entende-se por que muitos antigos freqüentadores vips de Noronha hospedavam-se aqui (e iam comer no Zé Maria).

Tradicionalmente é a pousada top com as tarifas menos salgadas. (Durante algum tempo, suas diárias chegaram a regular com pousadas bem mais simples.)

Pousada Solar dos Ventos, Fernando de NoronhaPousada Solar dos Ventos, Fernando de Noronha

Nos últimos tempos, ganhou mais chalés, um restaurante e charmosas espreguiçadeiras no gramado. Mas ainda não tem piscina.

Solar dos Ventos, Fernando de NoronhaSolar dos Ventos, Fernando de NoronhaSolar dos Ventos, Fernando de Noronha

Fica no finalzinho da BR, a uma distância caminhável da Praia do Sueste. Vale a pena estar de bugue alugado.

Confira preços aqui.

Pousada Maravilha

Pousada Maravilha, Fernando de Noronha

Os bugues diminuem a velocidade quando passam em frente: o que haverá por trás do muro de bambu? A Pousada Maravilha é onde Fernando de Noronha encontra a Ilha de Caras. Quem estará hospedado na "pousada do Luciano Huck"?

O terreno não é enorme, mas é bem aproveitado -- e isso vale também para os cinco bangalôs principais. Todos têm ofurô na varanda e são voltados para o mar -- e têm portas de vidro cuja moldura enquadra perfeitamente a Baía do Sueste.

Pousada Maravilha, Fernando de NoronhaPousada Maravilha, Fernando de Noronha

Existe também um predinho de apartamentos, localizado no canto esquerdo -- ficar ali é bem menos interessante.

Pousada Maravilha, Fernando de NoronhaPousada Maravilha, Fernando de NoronhaPousada Maravilha, Fernando de Noronha

Procurando o lugar com a melhor hotelaria de Noronha, achou. Querendo apenas visitar e apreciar a arquitetura de Thiago Bernardes, o melhor a fazer é reservar um almoço (à noite o visual não compensa).

A pousada é vizinha de muro da Solar dos Ventos, no final da BR, a cinco minutos de caminhada da praia do Sueste. Alugue bugue.

Confira preços aqui.

Leia mais:


78 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

RosaBsb
RosaBsbPermalink

Eu me hospedei na Nativa quando a pousada ainda era totalmente Nativa, ganhei 02 toalhas de lembrança. Parecia que estava hospedada na casa de um parente bem querido. Mas era longe de tudo, no meio de uma roça, com ruas de terra, galinhas, porcos piriquitos e papagaios, e outros bichos no meio da rua, à noite muitos sapos. Isso foi em julho de 2002. A residência era bem modesta, quartos e banheiro bem pequenos, mas atendimento e refeição de primeira.

RosaBsb
RosaBsbPermalink

Com esses preços, mesmo na baixa, eu tenho que procurar outro pelotão. Não dá não...

zuzu
zuzuPermalink

Fiquei na Solar dos Ventos, por ter lido no 100 praias, e aprovei. O restaurante é bem bom também.

Gustavo Maciel
Gustavo MacielPermalink

Diária acima de R$500 não dá para mim sad

Andre L.
Andre L.Permalink

E assim vamos 1 semana em Noronha a preço de 1 semana nas Maldivas ou Polinésia Francesa em acomodação com nível equivalente de conforto.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Por estes preços vou conhecer as Seycheles.

Pat Véras
Pat VérasPermalink

Noronha sempre foi cara... mesmo quando eram só pousadas dos locais. Quando fui, era bem restrito, na entrada vc tinha que informar onde iria ficar, quanto tempo, pagar a taxa, etc. Essa restrição de informar a localização será que impede vc de ficar por ex dois dias numa mega super dessas e o restante numa mais simples? Só pra dar um gostinho sem estourar totalmente o orçamento? Acho que não, né? É que fiquei com vontade de experimentar, mas tb não dá pra ficar uma semana com esses preços!!!

Pat Véras
Pat VérasPermalink

Complementando, excelente post. Adorei as fotos ilustrativas e o mapa com a localização!!

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Em 31/01/2010 comprei bilhete aereo– código da reserva L5U34Z, - através do site da AZUL. Imprimi e guardei. Para minha surpresa no mesmo dia 31 de janeiro recebi email da AZUL confirmando a compra de DOIS BILHETES para o MESMO TRECHO, MESMA DATA, MESMO HORÁRIO, MESMO VOO e MESMOS PASSAGEIROS. Adoro viajar mais ainda não encontrei a fórmula de voar no mesmo avião, na mesma data e horário. Imediatamente entrei em contato com o CALL CENTER da AZUL e o atendente falou que tinha havido um erro. Questionei sobre cobrança duplicada no meu cartão de crédito e o mesmo garantiu que somente seria debitado no meu cartão de crédito o valor referente a passagem - código da reserva L5U34Z – no valor e R$ 826,48, mas na data do vencimento do cartão de crédito recebi o extrato que enumerava duas compras na AZUL.
DESDE ENTÃO DECIDI NÃO MAIS COMPRAR BILHETES AZUL. MAS . . .
Em Março/2011 recebi fatura do cartão de crédito com cobrança AZUL LINHAS AEREAS 01/06 de R$ 362,17 CUJA COMPRA DESCONHEÇO.
E em Abril/2011 recebi fatura do cartão de crédito com cobrança conforme abaixo:
AZUL LINHAS AEREAS 02/06 de R$ 362,17 CUJA COMPRA DESCONHEÇO.
AZUL LINHAS AEREAS 03/06 de R$ 362,17 CUJA COMPRA DESCONHEÇO.
AZUL LINHAS AEREAS 04/06 de R$ 362,17 CUJA COMPRA DESCONHEÇO.
AZUL LINHAS AEREAS 05/06 de R$ 362,17 CUJA COMPRA DESCONHEÇO.
AZUL LINHAS AEREAS 06/06 de R$ 362,19 CUJA COMPRA DESCONHEÇO.

O QUE DEVO FAZER ?
COMO PROCEDER?

Paulo
PauloPermalink

Entra no www.conciliadoronline.com.br que eles resolvem pra vc, aconteceu comigo e foi resolvido e ainda levei uma indenização pór danos morais de $ 2.000,00 e sem sair de casa, via internet, tem valor legal, só cobram se tiverem sucesso...

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Peço desculpa a todos pois sei que o post trata de assunto outro.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Avise para o seu cartão de crédito que você não reconhece a compra. Volte a falar com a Azul. Não havendo acordo, entre no juizado de pequenas causas.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Ok Ricardo. Farei.O pior é aguardar o próximo TRANSTORNO causado pela VOADORA AZUL. E desde jan/2010 não procuro bilhetes AZUL.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Recebi email afirmando que algumas empresas em dificuldade financeira fazem isso para: MAQUIAR BALANÇO APRESENTANDO ATIVO INEXISTENTE. SERÁ O CASO DA AZUL ?

Cid Alexandre
Cid AlexandrePermalink

Caro Viajante,
NA verdade eu não queria dar procedimento a essa convera por ser off-topic mas enfrentei o mesmo problema no mÊs passado o qual clonaram meu cartão pela internet (sei lá como pq sou cuidadoso ao extremo) e compraram 5 passagens na Azul e 1 na TAP (até estourar o limite do cartão.

Isso aí está cheirando a fraude no cartão. Imagino que a conta duplicada da compra que vc fez foi falha deles mesmo (como já me aconteceu com a tam ano passado). Mas essas outras compras são fruades de clonagem de cartão, certamente. Qdo aconteceu comigo, resolvi da seguinte forma, liguei para a adm do Cartao (BB) e essa cancelou meu cartão e os débitos indevidos. Faça isso. Vai resolver.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Caro Cid

Liguei para a adm do cartão e fui avisado de que os lançamentos são de responsabilidade da AZUL. Liguei para a AZUL e fui informado que será CREDITADO NO MEU CARTÃO o mesmo valor do débito lançado. Então tá explicado. NÃO HOUVE CLONAGEM DO MEU CARTÃO. A AZUL É QUE ERRONEAMENTE ME COBORU NO CARTÃO R$ 2.173,04 DE UMA COMPRA QUE "JAMAIS" EFETUEI. Aliás, desde o primeiro transtorno em jan/2010 que não compro bilhetes AZUL.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Vou colocar o assunto em pauta no AQUELA PASSAGEM.

Marcio
MarcioPermalink

caramba. 1000 reais a diaria é muito, pra muito pouco ou eu que estou muito longe disto. Para uma familia de 4 pessoas ( vabe os 4 numa diária destas ? ) em uma semana de Noronha, pode-se fazer um cruzeiro no caribe....com refeições e hospedagem. Bom, tb to comentando algo que não é para o meu bico.....

Daniele
DanielePermalink

Por essas e outras$$$$ que sempre q penso em Noronha acabo desviando e indo pra outro lugar, da primeira vez desviei indo pra Europa, na segunda pros EUA, eu nao entendo o porquê dessa super hiper mega valorização de Noronha, claro q reconheço q é um lugar paradisíaco e q tem seu valor. Mas pagar o mesmo valor de uma viagem pra fora do Brasil,sem sair do Brasil acho um pouco demais.

André Luiz Freitas
André Luiz FreitasPermalink

R$160,00 com excelente café e localização e acomodações bem simples para um casal serve? lhe recomendo a pousada do guilherme. saí de lá terça dia 20/08. ficamos 1 semana. vais saber porque falam tanto de noronha. incomparável. não esqueça, ilha tour no PRIMEIRO dia, para saber o que fazer nos outros. fiz com a ocean blue e gostei muito. quer comer barato? rest. jacaré (vila dos remédios) ou quiosques da graça ou regina (praia do porto) e lanche à noite. (rest. ousadia). desloque-se a pé ou de bus
boa viagem!

Marcelo
MarceloPermalink

Salgado, sem dúvida que é. Preços semelhantes a outros paraísos cinco estrelas tb é bem possível. Mas ficar muito bem hospedado num destino que é o sonho de consumo de muitos brasileiros sem precisar enfrentar horas e horas de voos, jet leg, um outro idioma, alfândega, câmbio e etc, acho que tá excelente!
Almocei na Pousada Maravilha e fiquei maravilhado com o que vi. O Ricardo já disse uma vez que a relação custo-benefício de hospedagem em Noronha é uma conta que não fecha, mas se vc pode ter uma experiência dessas, duvido que vá se arrepender. E se não pode, o nível intermediário de hospedagem é uma excelente pedida também.
Eu fiquei na Pousada do Vale neste verão, mas no setor da categoria das pousadas intermediárias. Lá eu fiz amizade com uma carioca radicada em Salvador. Simpaticíssima como não poderia deixar de ser, considerando a feliz combinação Rio+Bahia, ela ficou no setor top da pousada e gostou muito das acomodações.
Um detalhe digno de nota foi que, no período em que estive lá, a pousada estava finalizando um bangalô vip para entrega antes do Natal e, por isso, em alguns períodos do dia era aquele barulho de obra...
Pois para compensar o incômodo dos hóspedes, a administração nos brindou com um passeio gratuito na lancha da pousada, em que desfrutamos do aquasub, com direito a golfinhos nadando ao nosso lado, mergulhos nos recifes de corais e um excelente almoço a bordo.
Foi um simpaticíssimo pedido de desculpas e um modo inteligente de tentar fidelizar os clientes.

Michele
MichelePermalink

Eu tinha a mesma impressão de que Noronha não valia o que cobrava. Até ir para lá. O lugar é fora do comum de tão bonito, preservado, rústico. Vale o esforço para conhecer.

Concordo que há um superfaturamento e com tendência a piora porque os locais me contaram que o parque marinho também será taxado. Ou seja, além de pagar a taxa de preservação ambiental, teremos de pagar uma taxa para visitar as praias que integram o parque marinho (praticamente todas). Disseram-me também que a praia de atalaia será fechada a visitação de forma permanente, devido risco a vida marinha.

Conversando com os locais averiguei que o custo de vida na ilha é muito alto, inclusive para eles. O litro da gasolina custa 3,78 (abril 2011), o kg transportado pelo barco que traz mantimentos a ilha custa R$3,00. No mercado o preço em abril/11 era: litro de leite long life R$5,00; iogurte 180ml R$ 3,50; água 500ml R$ 2,00; água l,5l R$ 3,00; lata refri R$ 2,00; 15 ovos R$ 17,00.

Logo, os turistas pagam a conta, porque é a única fonte de renda da ilha.

Um abraço.

Vitória
VitóriaPermalink

Caros viajantes... paraíso não tem tempo mínimo de permanência ideal, mas considerando que não dá para jogar dinheiro ao vento, 5 dias em Noronha dá para aproveitar o que a ilha oferece?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitória! O Ricardo Freire recomenda pelo menos 5 dias na ilha, então está de bom tamanho!

Fernando
FernandoPermalink

Bóia, não achei no site e nem aqui uma foto do banheiro do bangalo da pousada Teju Açu (para saber se possui banheira e tal..) Será que o Riq pode me ajudar com essa informação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Não tem banheira não. Alguns bangalôs do Zé Maria têm hidro na varanda e os bangalôs da Maravilha têm ofurô.

Fernando
FernandoPermalink

Hummmm...A duchinha simples não vai estragar o meu passeio kkkkk,mas mesmo assim ainda concordo com o Riq, me parece o melhor custo X charme.. Já comprei o voo pela Gol, e só falta definir a pousada. Acho que vou de Teju mesmo..

Fatima
FatimaPermalink

Acabei de voltar de Noronha, fiquei na Triboju, simplesmente um espetáculo, o pessoal super atencioso, ajudando a gente em todos os momentos. O bangalo muito bonito, tudo novinho. Visitamos também a Maravilha, achei bem legal mas a piscina é no meio do restaurante, então tem turista com hóspedes. A do Zé Maria visitamos e gostei bastante, tem quartos mais afastados tem preços acessíveis, vale a pena pois a pousada é muito bonita, a piscina excelente. Eu li algumas pessoas falando que a pousada era velha, etc, mas não achei, o pessoal foi bem simpático.
Bom prepare-se porque Noronha GASTA e MUITO! É tudo muito muito caro, mas vale a pena porque é um paraíso. Achei 3 dias o suficiente. Fizemos o city tour ou Ilha Tour, mas não com pacote e sim com um taxi, muito bom chamado Reginaldo, local, ele levou a gente em tudo, vale muito a pena fazer particular de taxi, de buggy vc fica untado de terra....

cristina borges
cristina borgesPermalink

Fatima

ola, estou querendo ir agora depois do Carnaval a Noronha. amei suas dicas e queria saber mais. a pousada que voce ficou eh perto de que praia? tem vista pro mar? eh longe da vila? da pra se movimentar a pe? desculpe as duvidas, mas vou apenas com minha filha(meu marido nao vai) e queria ficar em um local bem legal e que eu pudesse me mover sem receio.
obrigada e aguardo sua ajuda,
Cris Borges

Maria Aparecida
Maria AparecidaPermalink

Acabei de chegar de Noronha e apesar de pesquisarmos bastante, quando fiz a reserva na pousada não consultei o site viagem na viagem, apesar de já ter consultado em outros momentos. Escolhemos uma pousada, domiciliar, indicada por um amigo. Uma furada. Pousada dos Golfinhos, é uma pousada barata, mas inadequada para o padrão da Ilha. Ela está caracterizada com um golfinho, mas não merecia nenhum. A Dona da pousada está cansada do turista, é uma pousada para surfista que quer gastar bem pouquinho. Trocamos de pousada e ficamos na dos Corais - EXCELENTE - atendimento, bem localizada, próxima a vila dos remédios. Tudo de bom, eu recomendo.

Cris Borges
Cris BorgesPermalink

Olá cheguei ontem de Noronha. Fiquei na Pousada do Vale no chalé duplex Lagosta com minha filha. Noronha êh lindo e concordo com o Ricardo qdo disse que um pouco de conforto êh indispensável. A pousada êh super fofa,bem localizada,com café da manha e chá da tarde( maravilhoso, com tudo o que vc possa imaginar pra lanchar incluído na diária) , um peixada muito boa nas 5as a noite - de presente aos hospedes, tranfer, enfim... Fica perto da vila dos remédios, tem trilha super boa pro Cachorro, meio e conceicao... As pessoas que trabalham na pousada sao ótimas! Todas elas. Desde a reserva, recepção, cozinha, arrumadeiras, os ajudantes da pousada, motorista do transfer da pousada pro aeroporto( também incluida na diária) todos sao incríveis. Só faço um ponto a melhorar: no quarto duplex o banheiro êh embaixo e o quarto encima. Lembrou que quer fazer pipi de madrugada tem que descer a escada. Fora isso tudo foi 10! Valeu pela dica mais uma vez!!!

Cris Borges
Cris BorgesPermalink

Aí gente não falei dos passeios!!! Ficamos 4 dias inteiros( alem da tarde da chegada e ate as 3 hs da atrde do dia da saida) e acho o suficiente. Fizemos ilhatour privativo e valeu a pena porque ficamos mais aonde queríamos e saiamos rápido do que não achávamos ta legal. Valeu cada centavo! A trilha do Atalaia êh imperdível e tivemos muita sorte, vimos tubarão, polvo, linguado, lagosta, muitos peixes neste berçário marinho maravilhoso. No passeio de barco vimos muitos golfinhos que acompanharam o navio por algum tempo o que permitiu ótimas fotos e filmagem. A baia do sancho êh um show a parte, linda mesmo, não só a praia,mas o todo.... Mas o mergulho êh mais completo no Sueste, onde vimos desde filhotinhos de tubarão na parte rasa da praia ate tubarões, tartarugas, cardumes de peixes, em nosso mergulho na parte funda. Mas o que me encantou mesmo foi a Enseada dos Tubarões, onde na maré cheia eles entram pra se alimentar e dão um show para quem esta lá no alto olhando. Êh lindo... Aj., não fui no mirante dos golfinhos. Como já tinha visto de pertinho achei que não valia o risco de acordar as 5 da manha pra ir lá vê-los de muito longe, isso se eles aparecessem. O museu do Tubarão e as palestras do Tamar também sao muito legais. Valem a ida. Acompanhar a tábua das mares êh imprescindível pra ir aos lugares na hora certa, senão não da pra ver nada. E levem aquele envelope para lacrar a máquina fotográfica ou aluguem máquina lá, que foi o que eu fiz. As fotos debaixo d água sao um show a parte!!!

Camilla Kafino
Camilla KafinoPermalink

Oi pessoal, uma ajudinha rápida - embarco para Noronha dia 27/3 agora e a pousada que eu havia escolhido com todo carinho e o maior trabalho do mundo deu um probleminha! Não por causa dele e sim da operadora que acabei contactando para intermediar para mim. Eles devem ter esquecido de fazer minha reserva (que está paga a meses!!!) e agora deu overbooking! Eu havia reservado a Beijupirá. Primeiramente eles me ofereceram um hotelzinho qualquer no lugar, imediatamente me aprontei para ir ao Procon resolver e logo me mandaram uma outra opção que disseram ser melhor - o Solar de Noronha. O que vocês acham? obrigada pela ajuda. Beijos a todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camilla! A Solar de Loronha está listada neste post, é das pousadas top. Não é tão charmosa quanto a Beijupirá, mas é mais confortável, porque tem bangalôs construídos especialmente (os da Beijupirá ainda não foram construídos, a pousada funciona na estrutura de uma que já existia).

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalink

Olá Camilla !

Se for a Solar de Loronha (com L) não é ruim não. Nunca fiquei em nenhuma das duas, mas se fosse escolher entre ambas, provavelmente ficaria com a Solar.

Débora
DéboraPermalink

Oi pessoal!

Eu casarei em novembro deste ano e gostaria de passar uns dias em Noronha na lua-de-mel, pois amamos praias! Já li todos os post's e adorei as dicas! Porém, a pousada que pretendo ficar não foi citada, Pousda Pedras Secas, alguém conhece ou já ouviu falar?
É que gostei dos ambientes mostrados no site e localização.
Aguardo comentários.

Obrigada desde já.

Obrigada desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! A pousada Pedras Secas foi indicada pelo Ricardo Freire neste outro post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/pousadas-em-noronha-pelotao-intermediario/
Leia também depoimentos dos nossos tripulantes sobre ela:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/pousadas-em-fernando-de-noronha-os-relatos-dos-leitores/

Priscila
PriscilaPermalink

Valeu pelas dicas!
Eu, meu marido, e os gêmeos de um ano e meio estamos querendo aproveitar a baixa estação em FN. Das opções descritas, alguma recomendação específica pra quem tem criança? O ideal seria algo próximo à praia, que desse pra ir caminhando com as crianças. Berço e copa são bônus...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Não há nada beira-mar em Noronha. O mais próximo da praia é a pousada Solar dos Ventos. Há opções no Nordeste mais práticas para a sua família.

Sheila
SheilaPermalink

Estou com a Bóia. Noronha não é o melhor programa pra quem tem criança pequena, pois não há quase sombra à beira mar e, quando há, geralmente há pedras, onde as mabuias (lagartos) ficam bem à vontade.
Que tal a rota ecológica de Alagoas? Mar calmo, mais de um 1 km com água no joelho e com piscinas naturais de água morninha.

Mirela
MirelaPermalink

Olá, vou a Noronha no feriado de outubro e queria ficar na Maravilha mas já está lotada. Estou na dúvida entre a Teju-Açu, Beijupirá e triboju. Quero ficar em uma pousada charmosa, com uma vista linda,um café da manhã bem gostoso e conforto!! Alguém já ficou em alguma dessas pousadas? Me ajuda!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirela! O Ricardo Freire gosta muito da Teju-Açu, mas não tem vista. A Beijupirá tem vista ótima, mas as instalações são mais charmosas do que luxuosas. A Triboju tem a mesma localização e a mesma vista da Beijupirá, mas não tem o mesmo charme.

Vania
VaniaPermalink

Estou tentando montar uma viagem de uma semana em novembro, pois dia 13 faço 25 de casada, e dia 15 será feriado. estou adorando as dicas e não sei se vale a pena fechar por agência ou sozinha, pois tenho o dimdim contadinho. Uma boa vista e um ótimo café, seria muito bom!
alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! Não é preciso ir por agência, dá pra fazer por conta própria.

Veja dicas de pousadas em conta:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/pousadas-em-fernando-de-noronha-os-relatos-dos-leitores/

Humberto Vieira
Humberto VieiraPermalink

Prezado,

Viajar por uma agência sempre é mais vantajoso do que se aventurar pelos sites de busca que nem sempre nos mostram a realidade! Procure uma agência seria e profissional, e vai ver que alem dos preços serem mais vantajosos, você terá a quem reclamar..se precisar!

Amanda
AmandaPermalink

Oi Mirela, também estou indo no mesmo feriado e estou entre essas que você citou e a do Zé Maria pois a Maravilha está lotada, e estou super confusa. Bóia/Ricardo, qual a pousada mais perto da praia e mais luxuosa?Obrigada Amanda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! A mais luxuosa e a única perto de uma praia é a Maravilha.

O Ricardo Freire gosta muito da Teju Açu. A Beijupirá não é luxuosa mas é bastante charmosa.

(Mas isso tudo já está escrito no post. Por favor, releia, não temos nada de novo a acrescentar.)

Amanda
AmandaPermalink

Bóia,obrigada pelo retorno!Como disse a Maravilha está lotada. as opções são:
Ze Maria- me obriga a fazer um pacote maior, mas o preço ta legal.
Teju açu- o preço está meio salgado, mais cara que a Zé Maria, mas se valer a pena eu fico nela.
A Beijupirá ta lotada.Triboju estou esprando retorno.
A Pedras Secas e Solar dos Ventos tem um preço excelente, mas não sei como é.

Te pergunto. Vale pagar mais caro na Teju Açu?
Obrigada Beijão e parabéns pelo site de vocês!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Conforme já disse e está escrito no texto, o Ricardo Freire gosta muito da Teju. Se vale a pena pagar é uma questão entre você e o seu bolso.

Hugo
HugoPermalink

Amanda, se a Teju está mais cara fique na Zé Maria mesmo. Como você está podendo "cacifar" uma pousada Top, acho que a Solar dos Ventos pode ser um pouco decepcionante, porque é inferior a todas as outras que você considerou.

Hugo
HugoPermalink

Vou contar uma coisa, hospedagem em Noronha é muuuuuito caro. Quem tem grana sobrando vale a pena investir na Zé Maria, Maravilha ou Teju-açu. No entanto, se dinheiro não está sobrando, a Beijupirá é uma opção muito interessante. O que falta lá mesmo é uma piscina, mas como a maioria dos dias em Noronha é muito corrido, no final esse detalhe acaba passando desapercebido.

O atendimento da Gabriela e da Jose na Beijupirá são ótimos. Se algo der errado, pode ter certeza que a Gabriela vai fazer de tudo para resolver. O objetivo deles é que sua estada em Noronha, e não apenas na pousada, sejam perfeitos. O restaurante de lá, na minha opinião, é o melhor da Ilha.

Visitei a Triboju e achei a piscina um pouco pequena. Não consegui visitar os quartos, mas só vale a pena ficar lá se eles forem muito bacanas.

A Teju açu me pareceu mais charmosa, só que o restaurante de lá decaiu muito. Eu e minha esposa escolhemos 2 pratos que eram sugestão do Chef, e ambos vieram horríveis.

Já a Zé Maria tem um bom restaurante, uma piscina muito legal e bangalôs bem cuidados, mas falta um pouco de charme.

Wanderlize
WanderlizePermalink

Olá, vamos passar a Lua de Mel em Noronha e não fechamos a pousada ainda, o que vc´s me recomendam?
05 de novembro a 15 de novembro de 2012.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wanderlize! Estas são as recomendadas!

Lucélia Kubalak
Lucélia KubalakPermalink

Eu fiquei hospedada na pousada Solar de Loronha e adorei.
Ótimo atendimento, super charmosa e os bangalôs são novos.

Vale muito o valor pago pela hospedagem.

Cristiane
CristianePermalink

Olá estou indo com meu namorado comemorar meu aniversário em maio e ficamos na maior dúvida de qual pousada escolher. A Beijupirá apesar de faer parte das tops está com uma boa prmoção. Gostei também das fotos que vi do Pedras Secas e o preço é ainda melor... Qual seria a melhor opção. Buscamos um lugar romântio e com serviço de qualidade, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! Por favor não repita a mesma pergunta em posts diferentes.

A Pedras Secas é um tiquinho mais central e talvez seja mais confortável do que a Beijupirá. A Beijupirá é mais charmosa e tem jardim e vista.

Geisi
GeisiPermalink

Noronha é um sonho. Aconselho a Pousado do Vale. É como já foi dito em um dos posts acima. A pessoa não exagerou em nada!! Passei minha Lua de Mel em Noronha em maio de 2011. Eles são extremamente gentis e cuidadosos. Quartos maravilhosos. Refeição espetacular! Um dia voltarei a ilha e não tenho dúvidas que ficarei lá.
Fica a dica...

joyce
joycePermalink

muito obrigada pelas dicas!

Gabriel
GabrielPermalink

Bom dia.

Estou marcando uma viagem para Noronha, a principio em Março de 2014 e estou com uma duvida entre 2 pousadas. Se alguem puder me ajudar agradeço. Estou em duvida entre parar na Pousada do Vale, em um apartamento simples, acho eu que não tem vista para o mar, ou na Pousada Pedras Secas, em um apartamento com vista para o mar. O valor é praticamente o mesmo das duas pousadas. O que vcs aconselham??
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, GAbriel! Por favor não triplique perguntas. Triplica o nosso trabalho... A resposta está na página de Noronha onde você também perguntou.

Ricardo
RicardoPermalink

Pessoal, estou indo pra Noronha em AGO/2013. Não vi comentário da Pousada da Morena. Algum problema? Não é mais top? O preço do bangalô standart tá R$650 e o preço da suite premium da Pousada do Vale tá R$540 (tem varanda). Algum comentário, por favor? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Este ano o Ricardo Freire revisitará todas as pousadas. Depois da onda das pousadas mais luxuosas, a Morena pode ser considerada do pelotão intermediário.

Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/pousadas-em-noronha-pelotao-intermediario/

Dicas de Fernando de Noronha | O tour nosso de cada dia nos dai hoje...

[...] custa R$ 1.026), você nem nota que são chiques ao passar por elas. No blog Viaje na Viagem tem um post bem bacana para quem pensa em ficar em uma pousada top das tops em Noronha. Há nativos que alugam quartos, e [...]

Ricardo
RicardoPermalink

Muito obrigado!

Barbara
BarbaraPermalink

Estive em Noronha em agosto de 2013. Realmente é DIVINO, sem palavras. Quanto a pousada, escolhi a Teju-Açu e NÃO recomendo. Paguei mais de 1000 reais a diária e o quarto era bem confortável, a piscina ótima, porém: por 2 vezes não tinham toalhas para levarmos a praia; a recepcionista agendou 2 passeios errados para mim, um consegui resolver no porto, na hora, o outro PERDI e não consegui resolver. Além disso, o café da manhã fraquíssimo, iogurte Activia nos 2 primeiros dias, depois acabou e tinha um iogurte meia boca, frutas passadas e a variedade do café em geral era pouquíssima. O restaurante (jantar) era ok, porém os da Bejupirá, Triboju e Zé Maria muito melhores. Bem, entendo que em Noronha é tudo 3 x mais caro, no entanto, de outra vez, certamente não ficarei na Teju, procurarei outra pousada mais em conta, na faixa dos 500, 600 ou até 700. Se for para ter uma atendimento meia boca, prefiro não pagar a bagatela de 1.200 reais a diária. Piscinha em hotel, sempre gosto e muito, aproveito demais no fim de tarde, mas, em Noronha, ver o por do sol cada dia de um local diferente, com aquela água cristalina e quente em qualquer praia, realmente torna a piscina bastante desnecessária. De todo modo, AMEI A viagem, Noronha é o máximo.

Lili
LiliPermalink

Pessoal, boa tarde!
Alguem já se hospedou nos aptos Standard da Pousada Zé Maria ? o preço é tentador, mas vi que tem 80 degraus para chegar lá. Será que o incomodo é "somente" esse ?
Achei uma boa aproveitar a estrutura da pousada ( bela piscina e bom restaurante ) pagando menos, mas fiquei na duvida se o mico são só os degraus ou se há uma outra pegadinha.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lili! A pousada está em ligeiro declive, mas não há escadaria íngreme. Os quartos standard são dispostos em grupos de 4, ao contrário dos bangalôs luxo, que são avulsos.

Moises Ribeiro
Moises RibeiroPermalink

Acabei de voltar de Noronha e ficamos nesses aptos standard da Zé Maria. Valeu a pena, o custo-beneficio dos 80 degraus foi muito bom (no segundo dia você acostuma). Os quartos são bem compactos, mas tem frigobar, wi-fi e tv plana com HD. Alem disso fica proximo à saida pra praia da conceicao.

6 Dias em Fernando de Noronha: o paraíso é aqui! | Giros Por Aí

[...] pelo quarto duplo com um bom café da manhã).  Há opções de estadias mais em conta e mais luxuosas também. Para aqueles com orçamento apertadíssimo, e que ainda assim buscam um super visual em [...]

Andy G
Andy GPermalink

Coincido 100% con Ricardo, sin duda Teju Açu es la mejor alternativa dentro de las posadas top.
Maravilha tiene una ubicacion increíble, pero tiene un estilo mucho más formal.
El servicio en Teju Açu es increible, el cariño que ponen Joyce y Juliana para hacerte sentir en casa es incomparable.
Ademas acaban de cambiar el Cheff y probablemente tengan la mejor comida de la isla.

Alberto
AlbertoPermalink

Olá, na opinião de vocês, vale mais a pena ficar na Solar de Loronha ou na Pousada do Vale? Estou numa dúvida cruel entre as duas! São as duas melhores que tem disponibilidade na data da minha viagem. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alberto! A Solar de Loronha é mais luxuosa que a Pousada do Vale, tem piscina e vista para o mar e o Morro do Pico. Já a Pousada do Vale está mais próxima da Vila dos Remédios e das praias urbanas: dá para ir caminhando.

Renata
RenataPermalink

Existe alguma pousada em Noronha em frente ou beira mar? É muito difícil ir com criança de 2 anos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Não existe hospedagem pé na areia em Noronha, não. Se a sua filha se contenta com baldinho e pá na areia, vai gostar da viagem. Leve carrinho para fazer a caminhada ao mirante do Sancho. Para a praia do Sancho você vai querer ir de barco, não pela escada.

Renata
RenataPermalink

Obrigada , mas acho melhor fazer outra viagem com ela. O q vc me indica de paraíso no Brasil sem ser Noronha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Para ajudar na escolha, dê uma olhada no nosso Praiômetro para ver quais as melhores praias para visitar no período das suas férias:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

Claudia
ClaudiaPermalink

Gostei muito das dicas. Estou muito em dúvida de qual pousada hospedar: triboju ou solar dos ventos. O que vcs indicam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! O Ricardo Freire comenta sobre a Solar dos Ventos no post acima. Veja comentários sobre a Triboju no Booking.