Como estimar gastos de viagem? 1

Como estimar gastos de viagem?

Uma das dúvidas que mais aparecem nas caixas de comentários não tem resposta exata: “quanto dinheiro eu vou gastar em tal cidade?”. Não responder não é má vontade nossa, acredite. É que a gente não tem como conhecer os hábitos de cada leitor. Tem gente que viaja e se esbalda nas compras, e tem gente com horror a outlet. Tem quem almoce sanduíche de pé, e quem prefira sentar à mesa em todas as refeições. Tem quem visite todos os museus, e quem não entre em nenhum. Tem quem adore atrações tipo museu de cera e aquário; tem quem que se contente em avistar os monumentos. Tem quem ache que o city-tour hop-on hop-off no ônibus de dois andares é obrigatório, tem quem sequer cogite essa possibilidade. Tem quem ande de ônibus, quem ande a pé, quem ande de táxi. As variáveis são infinitas.

Dólar e euro

Isso quer dizer que a única pessoa que pode fazer o orçamento da sua viagem é, realmente, você.

Mas como saber quanto você vai gastar em um lugar onde nunca foi? Bem, normalmente já saímos do Brasil com passagens e hospedagem pagas ou reservadas. O que resta saber é quanto vai ser gasto em alimentação, atrações e transporte.

O Riq avalia que 50 a 75 dólares por pessoa por dia, por pessoa (na Europa, 45 a 70 euros por dia, por pessoa) são suficientes para se alimentar dignamente. Quando você extrapola o limite num dia, naturalmente compensa no outro. Da barrinha de cereal ao jantar sentado de 3 pratos, sempre haverá uma alternativa que cabe no seu bolso (ou na sua capacidade de endividamento no cartão de crédito).

Veja as dicas do Comandante para controlar os gastos em alimentação:

Veja como calcular cada item:

Restaurantes

Eu tenho um truque: procuro por sites de restaurantes do lugar e vejo alguns cardápios na internet. Isso é bom para ter uma idéia mais aproximada de custos, e também para programar um ou outro jantar especial na viagem.

Atrações

Para as atrações eu faço a mesma coisa: já sabendo mais ou menos os museus, passeios e shows que vou incluir no roteiro, procuro pelos sites e vejo, em média, quanto custam; verifico também os passes de museus ou atrações para ver se vale a pena.

Transportes

Pesquiso sobre passes e tarifas de transporte público, e sobre as alternativas de locomoção do aeroporto para a cidade. Simulo corridas de táxi usando o World Taximeter ou sites similares.

Como até hoje não passei aperto, acho que esse esquema funciona. E, para qualquer comprinha inesperada, sempre tem o cartão de crédito.

Mas queremos saber é de você: como você organiza o seu orçamento de viagem? Tem algum truque para estimar quanto vai gastar? Já passou algum aperto, ou voltou com dinheiro sobrando? Aos comentários!

Leia mais:

 

263 comentários

Na Europa se encontra bons hotéis de 1 ou 2 estrelas. O importante é que sejam limpos, não tenham excesso de barulho e tenham acesso ao transporte público.
Nos países do norte o café da manhã nos hotéis costuma ser em torno de 12 a 15 euros por pessoa, e nos do sul por 8 a 10 euros. Na viagem de 25 dias que vou fazer juntamente com minha esposa, optei por hotéis que têm cozinha, onde podemos preparar nosso café. No meu caso é bom, pois adoro cozinhar. Também já comprei kits de talheres de viagem e pratos de plástico laváveis, pois poderemos fazer alguma refeições no quarto do hotel, especialmente à noite. Lá tem supermercados que vendem comida quente e fria de boa qualidade, pães, salada pronta, queijos, frios e frutas. Dessa forma vamos economizar um bom dinheiro, que poderá ser usado para atrações e para comprinhas. Já em Portugal e Espanha vamos ficar em apartamentos do aiBnb.

Boa tarde!! adorei o site as dicas e comentarios certamente vai a judar muito orgamizar minha viagem desde da compra de passagens aos roteiros prontos pra escolher o que mais agrada a nos… agradeço e vou começar minha viajem aqui primeiro…

No início dos comentários alguém falou algo de muita valia: “o problema verdadeiro é com nosso auto controle para tentar não sair comprando e comendo tudo que vê pela frente”!

Acho que uma grande economia é alugar apartamento.Eu é meu marido fazemos sempre isso e tem dado certo.
Pode-se ir no mercado e fazer muitas refeições em casa o que traz uma baita economia .

Vejo q muitos aqui dizem q levam “também” cartão de crédito.Entao levam principalmente cash? Nao da’ na mesma pagar tudo com cartão e tambem sacar nas ATMs pequenas quantias?

    Olá, Jurandir! Não é bom retirar pequenas quantias em caixa automático, porque há tarifa fixa de uso do equipamento. Essa tarifa pesa muito se você saca pouco. Procure sempre fazer saque máximo.

Costumo ler vários comentários e tirar uma média do que as pessoas costumam gastar. Dessa média, acrescento uns 10% para comprinhas pequenas. Sempre dá certo assim, as vezes sobra mais do que esperava, pois acabo escolhendo opções mais baratas de alimentação na maioria das vezes!

Meus orçamentos sempre correspondem a realidade. Viajo sempre com as hospedagens e deslocamentos pagos, bem como, algumas atrações. Isso ajuda muito! NY, por exemplo, um cartão de passes ajuda muito! Quanto ao valor, gosto de boas refeições e acabo gastando nisso, mas divido a quantidade de dias (incluindo o dia da ida e da volta com escalas) em valores iguais e nunca corro o risco de passar aperto. É a melhor tática!

Em todas as minhas viagens tenho ficado dentro do orçamento. Faço uma planilha com a programação diária, e já incluo o custo dos ingressos, transporte e refeição (já saio de casa com pelo menos 2 ou 3 indicações de restaurantes próximos ao local dos passeios, para poder fazer a projeção dos gastos com alimentação). Gastos maiores como hotel ou eventualmente uma viagem de trem entre duas cidades ficam fora do meu orçamento por já estarem pagas antes de sair do Brasil. Os gastos são pagos principalmente em euros que levo do Brasil. Levo 2 cartões.

Eu sempre faço uma pesquisa de todas as atrações que quero ir e os preços. Até pra ver se vale a pena comprar com antecedência ou esss tickets de atrações de algumas cidades.
Tb estimo qunto vou gastar de transporte público e uma grana media de alimentação por dia.
Adiciono mais no mínimo 10% pra eventuais comprinhas e gastos inesperados.

Truque para economizar nas compras? É só pensar no planejamento da próxima viagem…Para mim sempre funciona!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito