Confirmado: IOF do cartão de crédito no exterior vai a 6,38%

Atenção para o novo IOF

O noticiário de ontem à noite e os jornais deste sábado confirmam o furo da edição de sexta-feira da Folha de S. Paulo: a presidente Dilma Rousseff já assinou a medida provisória que eleva de 2,38% para 6,38% o imposto sobre compras com cartão de crédito no exterior.

A medida será anunciada na segunda-feira, quando então será possível fazer uma análise definitiva do conteúdo.

As notícias de hoje não falam nada sobre elevação do IOF para compra de moeda (que hoje é de 0,38%). A medida não teria como objetivo atingir apenas os viajantes, mas também quem faz compras no exterior pela internet.

Segunda-feira, de olho no texto completo da medida, vou abrir outro post, com minha opinião e as considerações de vocês.

Em princípio, continuo achando as mesmas coisas que achei ontem, ao ler a notícia na Folha:

– A medida é um baita alavanca para os cartões de débito internacional pré-carregados, como Visa Travel Money e seus novos concorrentes (o Cash Passport com bandeira MasterCard e o Global Traveler da American Express), sobre os quais incide apenas o 0,38% da venda de moeda estrangeira;

– O aumento da demanda por moeda forte pelo consumidor final deve elevar sensivelmente a cotação do dólar-turismo (usado pelos cartões de débito) e do dólar paralelo;

– O uso do cartão de crédito no exterior pode continuar sendo vantajoso, desde que o banco emissor trabalhe com a cotação interbancária, que é próxima ao câmbio comercial.

No comecinho da semana eu volto ao assunto…

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


32 comentários

Olá, gostaria de uma ajuda. estou indo pra EUA e Canada no mes de maio e estava procurando algum cartão pré pago q pudesse carregar em dólar americano e canadense. Entao, achei na turmalina, com bandeira visa (http://www.turmalinacorretora.com.br/) vcs conhecem essa corretora? é confiável? tem algum cartão pré pago q aceite essas duas moedas?
preciso de um norte.obrigada, debora

    Olá, Débora! É possível que a corretora venda cartões nas duas moedas, mas ainda não sabemos de cartões que carreguem duas moedas diferentes, não.

Pô!
Vc compra algo lá fora que não tem aqui. Já paga um absurdo de imposto (60%) e agora mais isso? Cambada!!!! Dinheiro na cuéca já!!! rss

oi gentennn alguém pode me ajudar…..
tem alguns lugares que devolve uma parte do imposto como na França, eu queria saber se eu pagar em dinheiro na hora do reembolso do imposto o valor do IOF vem cobrado em cima do valor da compra total ou do valor do imposto devolvido
Bjs.

    Olá, Renata! O IOF é cobrado sobre o valor que aparece no cartão de crédito, não há como estornar isso.

Para os EUA, uma boa opcao sao os cheques de viagem em papel, considerando-se o novo IOF, que pelo que sei, não serao cobrados nesta modalidade (por enquanto)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.