ConVnVenção de Salvador: toda viagem é d’Exu

Lembrancinhas de Salvadô

Sexta passada, no pátio do Pestana Convento do Carmo, realizamos a mais chique das ConVnVenções até o momento. À luz de velas — para não interferir na iluminação das belíssimas arcadas do claustro –, mais uma leva de trips pôde se conhecer e trocar idéias ao vivo. Pelas minhas contas, chegamos a ser 17. Um grupo de tamanho perfeito para um happy-hour.

ConVnVenção de Salvador

Entre um folhado de pato, uma espetada de camarão com abacaxi e uns profiteroles salgados, falamos de Boipeba, Bonito, Peru, Berlim, Alagoas, Portugal, Noronha…

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

Nosso departamento jurídico não conseguiu entrar em contato com os agentes de todos os que compareceram, então não vou poder legendar as fotos. Mas quem quiser se auto-legendar é só usar a caixa de comentários :mrgreen:

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

Vou só registrar as duas presenças internacionais: a Ângela que veio do Rio e a Manu que veio de Vitória. Isso é que é viajar na viagem!

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de SalvadorConVnVenção de Salvador

No final, depois do sorteio do concurso cultural, a surpresa: a Adriane Lima e a Eunice prepararam um kit de lembracinhas — ou seriam souVnVenirs? — para os viajandões presentes. Bem ao estilo de Salvador, sagrado e profano vinham misturados: um rosário de fuxico, uma medalhinha do Senhor do Bonfim e um texto apresentando o orixá das viagens — Exu.

ConVnVenção de Salvador

Sim, Exu! Igualzinho às viagens, a sua má fama lhe é injustamente atribuída.

Claro que fizemos a Adri ler o texto em voz alta:

Viagem e Orixás

Não existe um orixá dedicado às viagens ou aos viajantes. Cada indivíduo tem o seu orixá que o protege nas jornadas, além do orixá que o rege.

Exu, entretanto, é o orixá que mais se aproxima dos objetivos dos que viajam. Ele é o guardião de todas as passagens, das tirlhas das cidades, dos caminhos, encruzilhadas e das entradas das casas. É um leva-e-traz, o comunicador, fazendo a ligação entre todos os orixás e os seres criados.

Exu é alegre e brincalhão, mas também pode ser ciumento e trancar os caminhos, provocando discórdias. Equivocadamente,  muitas pessoas o associam às forças malignas. Mas ele não é mau, não — talvez, inclusive, ele seja é por demais humano!

Ele adora inverter a ordem estabelecida, para incentivar mudanças e desenvolvimento. Além disso, ele é muito irreverente, adorando resolver e propor enigmas. Caminha no tempo e espaço com tranqüilidade, buscando coisas no passado, presente e futuro.

Além do tridente, ele pode ser representado por uma espiral — a expansão constante e infinita que traduz a própria evolução dos seres vivos, do planeta e do universo. Seu dia é a segunda-feira, e suas cores, vermelho e preto.

E para terminar, virando a folha a gente encontra um poema de Mario Cravo apresentando Exu a Jorge Amado. Os últimos versos são esses:

Sou agito, vida, ação

Sou os cornos da lua nova

A barriga da rua cheia

Quer mais? Não dou

Não tou mais aqui

ConVnVenção de Salvador

Obrigado, Adri e Eunice! Obrigado aos trips que vieram (e aos que quiseram mas não puderam também!). E um super-obrigado ao Pestana, que por duas horas transformou o seu hotel mais espetacular em ConVnVento do Carmo. Valeu!

ConVnVenção de Salvador


39 comentários

Quanta criatividade nesse souVnVenir… e o texto de apresentação, então! Desmistifica essa coisa de que Orixá só se mete em urucubaca. Amei! Parabéns aos organizadores e aos participantes! Estou cada dia mais preparada psicologicamente para uma ConVnvenção. (Tradução: meu psiquiatra anda trabalhando bem minhas fobias sociais!) E quando ela acontecer aqui em Curitiba – e eu for uma das organizadoras, claro – prometo não dar de souVnVenir sacolinhas ecológicas nem imã de geladeira em forma de pinhão! :mrgreen:

    Não sei se rio mais do souVnVenir ou do ConVnVento do Carmo ! Esse poVnVo tá impossível !!!!!!!!

    🙂

    Nada disso, Silvia.
    Por questão geográfica, a ConVnVenção de Vitória tá na frente de Curitiba… É só o Riq descer mais um pouquinho! rs

Eu quero happy hour no Convento do Carmo, pôr-do-sol no largo da Igreja de Santo Antônio, caminhada pela Rua Direita parando de bar em bar com varanda pra baía…
Ai que djilicia!

nossa, fiquei com mais vontade ainda de ter ido… ainda hoje fiz duas guias de Exu – embora nunca tenha relacionado o Orixá às viagens (“guardião dos caminhos” – muito boba eu).
Como bem dito no texto, Exu não é mal, não. Exu é espelho de nós mesmos. Laroiê!

Lista dos presentes ( 20 ): Riq, Adri, Caetano, Carol Lima, Sandríssima, JC, Ilsa e esposo, Ana Karenina e esposo, Gabriela, Viviane, Rosana, Carol ( outra ), Manu, Angela, Eunicio, Eunice e Eunicinha, André.

Riq, que todos os santos e orixás conservem essa maravilhosa qualidade de agregar que você tem e abram sempre seus caminhos. Adorei reencontrar os conhecidos e conhecer os demais. Como diz Eunicinha, uns fofos .Além do encontro no Convento, uma parte do grupo conseguiu chegar a tempo e assistir ao pôr-do-sol no largo da Igreja de Santo Antônio;depois, entrar no forte de Santo Antônio, ver as sete academias de capoeira que funcionam lá ( Rosana e Carol ficaram para assistir uma amiga que estava jogando ). Voltamos caminhando pela Rua Direita, com paradas nos bares e restaurantes com varanda para a baía, até chegarmos ao Convento. Ficou um gostinho de quero mais. Pela minhas contas eramos 19. Ontem, sai com a Angela, e terminamos jantando no Amado.

    Que chiques!

    Esqueci da primeira parte! Memória seletiva — tudo pra não lembrar da hora e quarto que passei perdido tentando chegar de carro no Carmo!

Oi Riq!
Mais um encontro espetacular!!!
Vamos às legendas (galera, me ajudem…) esq-dir na foto 3: Manu, Ana Karenina e agregado, Viviane e Carol (amiga da Rosana), Angela Bruno, Ilza, Rosana, Eunice e Familia. Embaixo, Adri, Caetano e Claudio, agregado da Ilza. 

Foto 4: Carol (minha irmã) e Caetano aproveitando a espreguiçadeira.

Foto 5: Gabriela, Claudio e Ilza

Foto 6: Ana Karenina e Viviane + agregado da Ana em segundo plano (Ana, ajudaí,  esqueci o nome dele…)

Foto 7: Adri Lima, Angela Bruno e Rosana

Foto 8: Manu e Andre Urso

Foto 9: Adri Lima

Foto 10: Sandrissima, Ilza e agregados

Foto 11: Rosana, Carol (amiga da Rosana), Adri Lima

Penúltima foto: todos os listados acima, misturados! 🙂

Gente , se eu tiver feito alguma confusão, dêem uma mão aí por favor…

Foi muito bom conhecer todos. E que venham as próximas!

Vixe, que ConVnVenção legal! Ambiente lindo! E que souVnVenir, hein, muito alegre. O casal Adri/Caetano e Ângela Bruno , os conheci na ConVnVenção Rio/2010; os demais são novos rostos. Quem sabe numa futura ConVnVenção Nacional? Trips identifiquem-se, por favor. Abraço a todos.

Foi muuuuito bom encontrar vocês e conhecer o Comandante! Eu estou até engraçadinha de lenço e blusa rosa. JC, o Imperador, está se achando…
Eunicinha – um amor de adolescente – a Eunice e o Euniço, que família mais simpatica! A Adri, quando eu crescer quero conhecer tudo como você! A Angela Bruno, o casal ao nosso lado, a Moça in red – super agradádaveis. À “auditora” Rosangela e todos os demais: obrigada pelo happy hour feliz!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito