ConVnVenção de Salvador: toda viagem é d’Exu

Lembrancinhas de Salvadô

Sexta passada, no pátio do Pestana Convento do Carmo, realizamos a mais chique das ConVnVenções até o momento. À luz de velas — para não interferir na iluminação das belíssimas arcadas do claustro –, mais uma leva de trips pôde se conhecer e trocar idéias ao vivo. Pelas minhas contas, chegamos a ser 17. Um grupo de tamanho perfeito para um happy-hour.

ConVnVenção de Salvador

Entre um folhado de pato, uma espetada de camarão com abacaxi e uns profiteroles salgados, falamos de Boipeba, Bonito, Peru, Berlim, Alagoas, Portugal, Noronha…

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

Nosso departamento jurídico não conseguiu entrar em contato com os agentes de todos os que compareceram, então não vou poder legendar as fotos. Mas quem quiser se auto-legendar é só usar a caixa de comentários :mrgreen:

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

Vou só registrar as duas presenças internacionais: a Ângela que veio do Rio e a Manu que veio de Vitória. Isso é que é viajar na viagem!

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de Salvador

ConVnVenção de SalvadorConVnVenção de Salvador

No final, depois do sorteio do concurso cultural, a surpresa: a Adriane Lima e a Eunice prepararam um kit de lembracinhas — ou seriam souVnVenirs? — para os viajandões presentes. Bem ao estilo de Salvador, sagrado e profano vinham misturados: um rosário de fuxico, uma medalhinha do Senhor do Bonfim e um texto apresentando o orixá das viagens — Exu.

ConVnVenção de Salvador

Sim, Exu! Igualzinho às viagens, a sua má fama lhe é injustamente atribuída.

Claro que fizemos a Adri ler o texto em voz alta:

Viagem e Orixás

Não existe um orixá dedicado às viagens ou aos viajantes. Cada indivíduo tem o seu orixá que o protege nas jornadas, além do orixá que o rege.

Exu, entretanto, é o orixá que mais se aproxima dos objetivos dos que viajam. Ele é o guardião de todas as passagens, das tirlhas das cidades, dos caminhos, encruzilhadas e das entradas das casas. É um leva-e-traz, o comunicador, fazendo a ligação entre todos os orixás e os seres criados.

Exu é alegre e brincalhão, mas também pode ser ciumento e trancar os caminhos, provocando discórdias. Equivocadamente,  muitas pessoas o associam às forças malignas. Mas ele não é mau, não — talvez, inclusive, ele seja é por demais humano!

Ele adora inverter a ordem estabelecida, para incentivar mudanças e desenvolvimento. Além disso, ele é muito irreverente, adorando resolver e propor enigmas. Caminha no tempo e espaço com tranqüilidade, buscando coisas no passado, presente e futuro.

Além do tridente, ele pode ser representado por uma espiral — a expansão constante e infinita que traduz a própria evolução dos seres vivos, do planeta e do universo. Seu dia é a segunda-feira, e suas cores, vermelho e preto.

E para terminar, virando a folha a gente encontra um poema de Mario Cravo apresentando Exu a Jorge Amado. Os últimos versos são esses:

Sou agito, vida, ação

Sou os cornos da lua nova

A barriga da rua cheia

Quer mais? Não dou

Não tou mais aqui

ConVnVenção de Salvador

Obrigado, Adri e Eunice! Obrigado aos trips que vieram (e aos que quiseram mas não puderam também!). E um super-obrigado ao Pestana, que por duas horas transformou o seu hotel mais espetacular em ConVnVento do Carmo. Valeu!

ConVnVenção de Salvador


39 comentários

Uepa!! não tenho avatar. Como faz para colocar? só com site linkado?

    Esses tutoriais são ótimos. Voce ensinou alguns, relativos a RSS e outros. Pesquisei e – ignorante que estou – não achei. Se tiver uma pausa no trabalho de campo pode dar o link?

Salve Riq!
Descobri seu blog em meados de 2006 quando ainda nem tinha aquela Linkbar ali em cima, era só a boia nos levando por lugares deliciosos e eu ficava sonhando em ser como você quando crescer! hehe. Tinha meus 19 anos na época.
Hoje, com 24, preciso fazer o seu comentódromo de confessódromo, passei muito tempo sem te acompanhar e agora tenho que correeeer para tirar o atraso, perdoe essa leitora fiel porém escondida feito caranguejo na concha. síndrome de canceriana.
Pois bem, estou aqui de volta, ávida por viajar na viagem (mesmo que seja, ainda e apenas, interneticamente) e maravilhada com tanta evolução e coisas novas no blog!
Só gostaria de lhe parabenizar por todo o gás em manter esse trabalho maravilhoso! O VnV é, sem dúvida, fonte de inspiração nos mais variados sentidos da palavra!
Bon voyage e que todos os orixás estejam sempre contigo! =)

Quero aproveitar o post p pedir desculpas públicas à Adri Lima por ter furado com ela em Lisboa. Falhas da comunicação (mensagens de celular q so chegaram horas depois) e menino cansado, mas que me deixou super triste de não poder encontrá-la !

Desculpa Dri !

    Oxe, Dani, bobagem!

    Explicando pro povo… eu e a Dani G. estávamos em Portugal na mesma época, em cidades diferentes. Combinamos de encontrar no sábado, no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, confiando em nossos celulares… bom… Gabs não aguentou o tranco e ela teve que mudar os planos. Eu rodei a bilheteria do Castelo preocupada de ter mais de uma entrada e a gente se desencontrar. E dá-lhe SMS sem resposta, de um lado e de outro…

    HORAS DEPOIS, cada uma (eu, durante o jantar; ela, de madrugada) recebeu os SMS que a outra parte tinha enviado. Pode? Os serviços de telefonia celular nos deixaram na mão…

    Dani G., tem grilo não. A gente ainda se encontra, mundo afora!

Conheço o Riq(íntimo assim?Claro!Afinal são vários anos de seguidora fiel!)desde os tempos de Freires.com.br(e lá se vão uns 10 anos…)
Trip muda agora muda de fase por aqui(perdoem-me o infeliz trocadilho).Afinal ,tem muito tempo que “viajar” por aqui tem modificado meus roteiros ,desde a decisão do local da minha lua de mel até as viagens de fds..
Mas hoje me deu uma pontinha de inveja(inveja saudável,claro!Que demais essa ConVnVenção !!!!)..Acho que minha limitação por aqui era por timidez,ou pelo número reduzido de milhas por este mundão afora.Calada era minha melhor participação(?????).Não,melhor justificativa é o comodismo.Afinal ,raras foram as perguntas que não me foram respondidas por aqui.Talvez faltou algo na minha viagem as cidades históricas de Minas ,alguma coisa do Tocantins..
Liberta da lei do silêncio,hoje não estou postando para fazer nenhuma pergunta obvia ,nem para dizer que o site e todos os links de viajantes são demais.Afinal,dou dicas para os amigos dos lugares que visitei e também dos que não fui AINDA..(com o maior poder de convencimento…viagem é viagem ,não é?).
Hoje é só para dizer um oi de uma trip tão costumaz como desconhecida.
Valeu,comunidade!!!!(poder ser “ouvido” com ritmo ,tá!)

Finalmente consegui estar em uma ConVnVenção e tudo foi mais que especial: o grupo, o lugar, a noite linda, a cidade… Viajar é justamente isto, né? O frio na barriga, a decisão, a compra da passagem, roupas enfiadas na mala pra, no final, estar em um lugar lindo, aprendendo mais um pouco sobre outras culturas, conhecendo outras pessoas e sendo muito feliz!!
Riq, conhecer o dono da bóia não tem preço. Adorei!
Adri e Eunice, obrigada pela mega-chique-ultra organização. Adorei!
Vivi, Ana, foi MASSA! (pra não perder o sotaque. rs)
Angela, seu sorriso é tudo.
Rosana, Carol, conhecer Sete Portas foi ótimo! rs Adorei!
Povo, ficou com gostinho de quero mais…
Obrigada pela acolhida baiana (que NUNCA me decepciona)!

Manu

Nossa, que encontro 😛 Ainda vamos à Bahia passear e conhecer um pouco mais desse estado tão “Sagrado e Profano” 😛

Adri, onde eu deixo meu endereço pra ganhar esses souVnVenirs também heheheh ADORO lembrançinhas :mrgreen: Muito interessante o texto também!

Parabéns!

    Fred, venham mesmo! Já prometi à Natalie que ia levá-la pra comprar umas coisinhas, vai ser óoootemo acrescentar itens à lista…

    Sobre endereço, não tem que mandar nada, e sim aparecer por aqui!

    Eu também quero um souVnVenir desse eheheheh …
    Mas na boa… que encontro gostoso! Aliás o Riq está de parabéns por anunciar com antecedência por onde vai passar. Assim ele abre alas para os tribulantes desse “navio VnV online” se encontrarem ao vivo e a cores! Coisa boa demais!
    E o melhor é ter pessoas tão bacanas e dispostas, que ainda pensam nos souVnVenirs e em detalhes que faz o encontro ficar ainda mais especial 🙂
    Fantástico!!!

Vcs conseguiram um lugar tão legal, hein, adorei!
Deve ter sido ótima!
A lembrancinha, a cara da Adri!
E olha a Carol aí, a primeira que conheci hehe

    Carlinha, foi super legal mesmo! Era uma boa oportunidade pra vc vir! Mas haverão outras…

    A lembrancinha foi bolada em conjunto com a Eunice, que também tem a baianidade a flor da pele, e de nascença (a minha é adquirida, hehe).

    Sim, a Carol foi pra ConVnVenção! Quem sabe apareço com ela aí pelo Rio??? 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.