Descubra a Alemanha com a Angela

Alemanha, por que não?A Angela não é a Merkel, mas domina a Alemanha. Ou pelo menos as duas regiões em que morou: a Baviera e, agora, os arredores de Colônia. Abriu um blog praticamente anteontem (maio deste ano!) e já tem um senhor arquivo de lugares bacanas para visitar no país.

Uma passadinha no Alemanha! Por que não? serve para deixar qualquer viagem mais slow (ou langsam): são tantos lugarezinhos legais descritos, que só para cobrir os que estão perto de Munique você precisaria dedicar férias inteiras. Mesmo que você não tenha esse tempo todo, é uma excelente fonte de consulta para você salpicar no seu roteiro algum passeio fora do circuitão básico. Recomendo!

Munique no Alemanha! Por que não?:

Munique: intro

Munique: Oktoberfest

Munique: Palácio Nymphenburg

Munique: Palácio Residenz

Munique: a Marienplatz

Munique: o Museu BMW

Munique: o Olympiapark

Munique: a Hofbräuhaus

Munique: aquário Sea Life

Munique: Deutsches Museum

Arredores de Munique no Alemanha! Por que não?:

Freising e sua catedral (37 km)

Roseninseln (Ilha das Rosas) e Possenhofen, o palácio de Sissi (35 km)

Palácio Schlei?heim (25 km)

Landshut (77 km)

Ingolstad e o Museu da Audi (90 km)

Dachau (20 km)

Castelo de Neuschwanstein (130 km)

Castelo de Burghausen (115 km)

Regensburg/Ratisbona (130 km)

Riedenburg, Prunn e Kelheim (120 km)

Nuremberg (e seu zôo) — 170 km de Munique

Passau e seu cruzeiro pelo Danúbio — 190 km de Munique

Colônia e arredores no Alemanha! Por que não?:

Colônia

Aachen (90 km)

Bonn (30 km)

Brühl (20 km)

Zündorf (20 km)

Zons (30 km)

Niederkassel (15 km)

87 comentários

Olá Renato, já respondi suas dúvidas lá no meu site!!
Vou colocar um post sobre a Rota Romântica em breve!
Seu roteiro está ótimo,nao mexa em nada!
Muita coisa mudou nas cidades da rota nestes últimos anos. Muitos restaurantes e lojas fecham mais tarde.As cidades recebem muito bem os turistas! Estou indo novamente no dia 4 de junho fazer a rota. Vem novidades por aí!
Abraços!

    Angela, td bem?
    Que novidades vc me traz da rota romântica.
    Estou indo dia 11 de agosto e volto dia 28.
    Como estará o tempo?
    Chuvoso, meio frio?
    Abraço e obrigado
    Curto demais seu blog
    Renato Xavier

Renato, eu fiz um roteiro parecido no ano passado. Eu só tiraria uma noite de Rothemburg, que é muito pequena para tanto tempo, e acrescentaria uma noite a Heidelberg, como sugeriu o Bruno.

Renato,
Sua escolha de cidades está fantástica.Coincidentemente conheci todas com excessão de Bratislava e estive mais de 01 vez na maioria delas.Te sugiro o seguinte, palpitando também em hotéis:
Wurzburg-1 noite
Rothenburg-2 noites-Eisenhut(melhor escolha)
Fussen 2 noites- Sonne ( excelente , não mude!)
Salzburg – 2 noites, retiraria uma noite de Budapeste pois se você vai passar por Innsbruck antes, e acho que deve mesmo, 1 noite é muito pouco pra Salzburg
Viena – 3 noites
Budapeste- 2 noites
Munique – 3 noites ( te indico 2 hotéis tb próximos a estacão central muito bons: Metropol e Flemings, já fiquei em ambos , ficaria novamente em qualquer dos 2)
Heidelberg- 2 noites se possível, tb é muito bonita pra 1 noite apenas, a não ser que não tenha outro jeito. Te indico o Crowne Heidelberg-fantástico e muito bem localizado.
Quanto à kilometragem, não se preocupe, dirigir na Alemanha é uma delícia!
Se precisar de mais alguma opinião e puder te ajudar, é só falar.
Bruno Beltrão.

Oi Renato
Quanto ao seu roteiro, achei meio aflitivo, mas eu sou meio lerda em viagem. Eu faria diferente.
Já fiquei no Ibis Mariahilf de Viena: tem um bom custo-benefício (paguei 65 euros a diária pro casal).Não esqueça de pedir andar alto, o hotel fica em frente a uma avenida super movimentada, onde passam inclusive trens.
Em Munique fiquei no Ibis ao lado da estação central de trem, gostei bastante. Honesto e limpo.
Um abraço

    Olá Anderson (e Mariana).
    Os hotéis Íbis não possuem muito charme, são corredores longos cheios de portas. Por outro lado, vc não leva nenhum susto, sabe o que vai encontrar. Para mulher fresca com banheiro como eu e marido alérgico como o meu, achei perfeito! Os quartos são confortáveis na medida, os banheiros são modernos e sempre muito limpos, apesar de pequenos. Não há xampu, apenas aquele sabonete líquido multiuso, aquecimento funcionando, a TV é local, wi-fi gratuito apenas no saguão e a vista, dependendo de onde for, pode ser bacana.

    Em Munique, atenção: o atendente nos colocou em um quarto muuuito pequeno. Pra vc ter uma idéia, era impossível abrir completamente a porta do quarto pois esbarrava na cama. Solicitamos outro quarto e fomos prontamente atendidos. A vista era para uma pequena vila com árvores ainda sem as folhas e muito silêncio…isso tudo no centro da cidade. Gostamos também do preço: 59 euros a diária.

    Um abraço
    Patricia

Hóteis:
Wurzburg: Maritim Hotel Würzburg
Rothenburg:Hotel Eisenhut
Fussen:Hotel Sonne
Salzburg:Mercure Salzburg City
Viena: Ibis Mariahilf
Budapeste: Danubius Hotel Gellért
Munique: Mercure City center
Heidelberg:Ibis

    Olá Renato,
    Fiz a rota romantica em 2000 e tenho fotos no papel, ainda não existia câmara digital, mas vou digitalizar e fazer um blog com relatos, há muitos bed and breakfasts bons pelas cidades, são limpos e oferecem café da manhã, mas so que tem que chegar até o anoitecer para encontrar aberto, mas se vc tem “bala na agulha” procure redes de hotéis conhecidos, eu vou rever meu álbum de fotos e te passo algumas dicas de cidades, uma mais linda que a outra, eu fui no outono, onde as árvores ficam num tom amarelado que aprecio muito.

Total de 16 noites de viagem. Acharam muito corrido?
São mts km a rodar.
Abc a todos

Estou programando uma viagem pra agosto com minha noiva. Chegaremos dia 12 em Frankfurt, onde alugaremos um carro. Pernoitamos em Wurzburg, início da rota romântica. Seguiremos pela rota até Rothenburg, onde ficaremos duas noites. Depois partiremos para Fussen, onde permaneceremos por duas noites. No dia seguinte, partiremos para Salburg passando por insbruck. Ficaremos uma noite em Salzburg. Dia seguinte partiremos pra Viena, onde ficaremos treis noites. Sairemos pra Budapeste, passando por Bratilslava. Ficaremos treis noites em Budapeste. Seguiremos, pra Munique, onde ficaremos treis noites. Saíremos pra Heindelberg, onde ficaremos uma noite. Dia seguinte, seguiremos pra Frankfurt. Deixaremos o carro no aeroporto e retornaremos ao Brasil.
O que vcs acharam do roteiro? Todos hotéis já reservados.

    Com carro e espírito de aventura, é factível. Tenha certeza que o carro pode entrar no Leste Europeu, principalmente na Hungria.

    Quanto à rota, meus pitacos pessoais. Eu trocaria Fussen for Garmisch-Parternkischen, pq Füssen é abarrotada de gente nessa época, e o castelo que existe lá é fake mesmo.

    Indo de Salzburg a Wien, recomendo um pequeno desvio: ao invés da auto-estrada direta, pegue a A10 sentido Villach, saia em Radstadt (rodovia B-320), e siga pela Ennstal Straße, uma estrada cência cercada por dois vales muito bonitos. Em Lieze, siga pela A9 setindo Graz, até encontrar a S6, outra auto-estrada, que te leva direto a Wien. Além de ter menos movimento, é bem mais bonita, uma dessas auto-estradas que, embora velozes, valem a viagem. Isso vai te acrescentar 2h-2h40 no seu tempo total de viagem, mas garanto que vale a pena se o tempo não estiver chuvoso ou com neblina.

    Eu deixaria Budapest para outra viagem, e distribuiria os dias que vc vai passar lá para, desde Salzburg, passear no parque nacional de Gloßglockner, perto de Salzburg, para ficar mais um dia em Salzburg e para ficar um dia em Frankfurt propriamente dita.

    Ótima lembrança do André! Ano passado aluguei um carro em Innsbruck, e no contrato estava claramente expresso que o carro não poderia ir para o Leste Europeu, e eles indicavam os países para não dar margens à dúvida.
    Renato, entre em contato com a locadora para ver se a ida até o Leste é permitida. Não deixe de fazer isso.

Boa tarde , Angela! Adorei seu blog sobre Alemanha! Irei fazer uma viagem para Alemanha em maio 2011 e gostaria de sugestão roteiro no sul , partindo de Frankfurt e terminando em Munique , total de 8 noites. Não gostaria de pernoitar em Frankfurt, pois prefiro viajar no interior , em cidades menores.Qual roteiro você me sugere-Heidelberg e folesta negra, passando pelo lago constance ou Rota romântica , saindo de Wurzburg até Fussen?Não conheço nada da Alemanha! Adoraria sua sugestão. Abraço, Daniela

Angela
Muito legal suas dicas. Estou traçando minha viagem para Alemanha em 2011 e gostaria de saber qual mes voce aconselha e com 13 dias qual roteiro voce indicaria.
Abraços

    Olá Conceiçao, a melhor época para vir à Alemanha é maio. Ainda nao está tao quente e nao neva mais. A Alemanha tem lugares maravilhosos para conhecer e fica difícil fazer um roteiro. Que regiao da Alemanha gostaria de conhecer? Em cima disto, posso fazer um roteiro personalizado para vc! Entre em contato comigo através do meu blog, ou: gafmeyer arroba yahoo ponto de. Abraços

Ola Angela,
vc tem alguma sugestão de ida de trem para a Alemanha a partir de Amsterdam, onde ficarei 20 dias? Para nao ser tao cansativo e por uns 2 ou 3 dias, vc sugeriria qual cidade da Alemanha + proxima?
obrigada

    Olá Telma,
    A cidade grande mais próxima, e com ligacao fácil de trem, é Colônia.
    É perfeita para passar uns dias e conhecer também as redondezas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito